Voltar

Ficha de Locação

Disponível para:

Através do formulário "Ficha de locação" se inicia o processo de locação no sistema, ele controla orçamento, movimentação de equipamento e faturamento de locações efetuadas pela empresa.

Pré-Requisitos

Os requisitos básicos para operar a ficha de locação são:

 

Procedimentos

Ao acessar o caminho "Iniciar -> Locação -> Ficha de Locação", é aberta a tela "Ficha de Locação". Clique em para adicionar uma nova ficha.


Figura 1 - Listagem de Ficha de Locação

Conforme configurações do sistema, o usuário poderá visualizar apenas as fichas marcadas como 'PRIVADO' e vinculada ao usuário logado (esse vínculo é observado quando campo "Atendente" da ficha possui a mesma informação do campo "Funcionário" do cadastro do usuário).

A primeira coluna da listagem das fichas de locação será utilizada para efetuar a multi-seleção dos registros de locação. Essa função deve ser utilizada, principalmente, para a execução do processo "Alt. Enviar ND/NF por" e outros processos a serem executados na tela de listagem que podem ser feitos para um registro ou mais.


Figura 2 - Lista marcada

O processo será utilizado visualizar no grid (tabela da tela de pesquisa) os serviços extras, gerados e/ou faturados vinculados à ficha de locação.

O processo será utilizado para alterar a informação do campo "Enviar ND/NF por" da ficha, selecione as fichas que serão alteradas e clique no processo para abrir a janela com as alternativas de alteração do campo:


Figura 3 - Tela do processo "Alt. Enviar ND/NF por"

Selecione a nova forma de envio da ND e clique no botão "OK". As fichas marcadas serão modificadas.

 

O processo será utilizado para alterar a informação do campo "Próximo Reajuste" de várias fichas ao mesmo tempo. Selecione as fichas no quadro de visualização e clique no processo. Será exibida uma tela para informação da data:


Figura 4 - Tela do processo "Alt. Próximo Reajuste"

Após o preenchimento clique no botão "OK". As fichas selecionadas serão modificadas.

Através do processo será possível fazer uma buscar mais detalhada das fichas de locação, conforme as opções  de filtro selecionadas.


Figura 5 - Filtro avançado da Ficha de Locação

Neste filtro constam as seguintes opções:

"Sem Equipamentos Locados": Serão listadas as fichas de locação com equipamentos que ainda não foram locados.

"Com Equipamentos a Devolver":  Serão listadas as fichas de locação que possuem ao menos um equipamento a devolver.

"Devolução Total Concluída": Serão listadas as fichas de locação que os equipamentos foram todos devolvidos.

"Todos": Listará todas as fichas de locação.

"Com devolução aguardando conferência": Serão listadas as fichas de locação cujos equipamentos foram devolvidos, mas ainda não foram conferidos, ou seja, não passaram pelo checklist de devolução.

Após preencher as opções que desejar, clique em "OK". A tela de pesquisa da Ficha de Locação será novamente exibida com todos os registros encontrados de acordo com o filtro realizado.

O processo permite a impressão do romaneio de devolução de várias fichas. Ao ser executado será aberta a tela de filtro abaixo:


Figura 6 - Filtro para geração do Romaneio de Devolução de várias fichas

Preencha os filtros:

Clique no botão para gerar o romaneio.

Se o parâmetro "Indicar Local na Ficha de Locação" estiver marcado o cabeçalho do romaneio apresentará as informações: nome da empresa, telefone e endereço completo, de acordo com o cadastro da pessoa vinculada ao local de estoque relacionado à ficha. Se a ficha não possuir um local vinculado, as informações apresentadas serão da empresa emitente da ficha.

Se o seu sistema estiver utilizando a tecnologia três camadas (disponível apenas para Sisloc Premium) então a tela de exportação do relatório será exibida.

Se o parâmetro "Imprimir código junto à descrição do produto" (Parâmetro Geral > Aba Relatórios) estiver marcado a descrição do equipamento será concatenada com o código.



Figura 7
- Relatório de Romaneio para Devolução de Equipamentos

 

1 Dados

4 Produtos

7 Contatos

2 Complemento

5 A Devolver

Processos da Ficha de Locação

3 Impostos

6 Boletim de Medição

Gerar NF a partir da versão 12.2

 

Seção "Ficha de Locação"

Essa seção será apresentada em todas as abas:


Figura 8 - Tela de cadastro da Ficha de Locação, seção "Ficha de Locação"


Figura 9 - Tela de alteração do número da Ficha de Locação


Figura 10 - Tela de alteração da data de abertura da Ficha de Locação

Para uma locação com esta operação, normalmente não será gerada fatura, contas a pagar, nem contas a receber. Porém, através do botão é possível executar o processo "Indicar Faturamento de Comodato", este será apresentado apenas quando a operação for igual a Comodato e altera o campo "Faturar comodato" também apresentado apenas para a operação de Comodato. Ao executar esse processo e este campo ficar como "Sim", o processo "Gerar fatura" poderá ser executado na ficha de locação.

Comodato tem previsão no Código Civil Brasileiro (Lei n.º 10.406 de 10 de janeiro de 2002) em seus artigos 579 a 585 e é o contrato unilateral, gratuito, pelo qual alguém (comodante) entrega a outrem (comodatário) um item, para ser usado temporariamente e depois restituída.

O processo de comodato tem o objetivo de efetuar um empréstimo de uma filial a outra, ou ainda da matriz para uma filial e vice e versa. Este poderá ser realizado apenas para bens Fungíveis, ou seja que não se deterioram durante o prazo determinado para devolução.

Ao emitir uma ficha de locação do tipo "Comodato" o sistema irá considerar o parâmetro: "Permitir somente comodato simples", se estiver marcado não será permitido o envio de um patrimônio/equipamento que já esteja em comodato para outra empresa. Ao executar a operação sem a devolução o sistema exibirá a seguinte mensagem:

"Equipamento [descrição do equipamento + patrimônio / descrição do equipamento] originado de um comodato. Escolha outro equipamento."

Para permanecer com o mesmo equipamento, você deve devolvê-lo para a empresa de origem, na ficha de locação de comodato, e efetuar a nova ficha de comodato na empresa origem.

Ex.: O equipamento é de Salvador, segue para filial de São Paulo (feito um contrato entre SA e SP). A filial de São Paulo usou o equipamento por um período e necessita enviar agora para Minas Gerais. Se o parâmetro estiver marcado, será necessário que São Paulo devolva à Salvador e depois Salvador envie para Minas Gerais.

Este tipo de operação está disponível apenas para o produto Sisloc Premium.

Configurar empresa para o Comodato

Para utilizar as operações do tipo "Comodato" é necessário realizar o vínculo, na empresa emitente, de um cadastro de pessoa já existente, bem como o cliente deve estar associado a uma das empresa cadastradas, essa operação só é permitida para operações entre as empresas da própria rede de locação (matriz e suas filiais). Caso o usuário tente realizar um vínculo para pessoas sem relacionamentos com empresas o sistema emitirá a mensagem: "O cliente escolhido não representa nenhuma empresa. Para a operação de 'Comodato' é necessário que se escolha um cliente que representa uma empresa".

O cliente também não poderá ser o mesmo relacionado ao cadastro da empresa ativa, neste caso a seguinte mensagem de erro será emitida: "A empresa de destino para um comodato não pode ser a empresa de origem que é representada por este cliente".

Utilize o botão e selecione a opção "Alterar Locação para Empréstimo/Demonstração/Comodato e vice-versa" para alternar o tipo entre Empréstimo, Demonstração e Comodato após a inclusão da ficha, na mensagem exibida pelo processo o botão "Comodato" estará disponível e irá alterar o tipo de operação para Comodato.

Configurar o cadastro da Ficha de locação

Alterando o tipo de operação da ficha de locação para "Comodato" o sistema validará se o cliente utilizado está associado a uma empresa, caso não esteja emitirá a mensagem: "O cliente escolhido não representa nenhuma empresa. Para a operação de 'Comodato' é necessário que se escolha um cliente que representa uma empresa", se o cliente estiver associado à empresa emitente da ficha será emitida a mensagem de erro: "A empresa de destino para um comodato não pode ser a empresa de origem que é representada por este cliente".

Gerar Nota de Remessa

Após executar o processo de expedição da remessa em uma ficha de locação o sistema não permite alterá-la para comodato ou sair de comodato, nestes casos será emitida a mensagem explicando a impossibilidade: "Operação não permitida. Existe uma expedição realizada para esta ficha de locação.".

O relatório de ociosidade de equipamentos desconsidera a movimentação dos equipamentos em uma locação que possua a operação definida como "Comodato", este não constará no cálculo de suas colunas porque o equipamento não terá o status de locado, nem ocioso. O equipamento participará do cálculo deste relatório na empresa que o recebeu, pois ficará como estoque sublocado nela.

 

Através dos parâmetros gerais do sistema é possível definir uma operação padrão para inclusão de novas fichas. Clique aqui para mais informações sobre os parâmetros gerais do sistema.

  1.  


Figura 11 - Formulário para alteração do Cliente da Ficha de Locação

Para a ficha de locação com o tipo de operação igual a "Comodato" não será permitido a vinculação de um cliente que não represente uma empresa, bem como o usuário não pode escolher o mesmo cliente relacionado ao cadastro da empresa ativa.

Ao clicar no botão e selecionar a opção "CAR" é possível visualizar os lançamentos de contas a receber vencidos e a vencer para esse cliente.


Figura 12 - Tela do resumo de Lançamentos do Contas a Receber para o Cliente


Figura 13 - Tela de Listagem dos Contatos do Cliente da Ficha de Locação

Se uma nota fiscal possuir origem da ficha de locação, a informação do centro de resultado estará restrita ao CR vinculado ao local informado neste campo da ficha(Local). Ou seja, se informado no cadastro de local da ficha o centro de resultado 01, na nota já virá preenchido com esse valor e essa informação não será alterada. Esta regra funciona apenas se o parâmetro "Indicar Local na Ficha de Locação" estiver marcado.


Figura 14 - Formulário para Alteração do Atendente da ficha de Locação

Figura 15 - Formulário para Alteração do Captador da ficha de Locação


Figura 15.1 - Formulário para Alteração do Captador da ficha de Locação
com parâmetro "Trabalhar captador por carteira de clientes” marcado

 

Aba "1 Dados":

Figura 16 - Tela de cadastro de Ficha de Locação, aba "1-Ficha de Locação" na sub-aba "Dados"

Figura 17 - Tela para Seleção do Local de Entrega

Na tela de seleção do local de entrega serão listados todos aqueles locais cadastrados para o cliente, além destes pode ainda ser selecionado um outro local cadastrado no sistema para outro cliente, isto é feito através do campo "Outros endereços de entrega/retirada". É possível filtrar os contatos "Ativos" e "Inativos" bastando marcar a opção correspondente na tela.

O botão é utilizado para o caso de clientes que não possuem o local onde será a entrega cadastrado, daí basta inseri-lo e selecioná-lo. Os dados informados na tela de inserção são os mesmos que devem ser informados no momento da inclusão do contato do cadastro de pessoa.


Figura 18 - Formulário para Inserção de Local de entrega

  1. Em frente ao campo "Endereço" existe o botão na opção "Localizar endereço no Mapa", através da qual será possível localizar o endereço no mapa do "Google maps" na tela "Internet".


Figura 19 - Tela do Google Maps no Sisloc

 

Informe a nova tabela a ser utilizada, será exibida a lista das tabelas de preço do sistema. Para o sistema que possui controle de multiempresa, a lista se restringe somente às tabelas de preço que não possuem vínculo com a empresa ativa e com status "Ativa".

Este campo "Tabela de preço" da ficha de locação poderá ser alterado somente através deste processo. E quando estiver efetuando o processo de inclusão ou alteração da ficha ficará desabilitado.


  1. Figura 24 - Formulário para Suspensão do faturamento
    da Ficha de Locação

  2.                 a) Alterar o valor, através do botão localizado em frente ao campo, ao clicar sobre este botão e escolher

  3.                     a opção      a seguinte tela será aberta:


Figura 25 - Tela para informar novo valor para o projeto

O novo valor não pode ser menor que o valor já faturado na ficha de locação, informe o valor e clique no botão

b)  Visualizar o histórico de alterações de valores do projeto.  Através do botão , escolha a opção .

  1.  

Ao acessar uma ficha de locação que possuir valores, projeto e residual, o sistema apresentará um alerta sobre este controle com os valores atuais de verba e resíduo:


Figura 26 - Mensagem dos valores de contrato

Na tela de avisos do sistema serão apresentadas todas as fichas que possuem um saldo inferior a 'x%' do valor total da verba. Para exibir as fichas o sistema irá considerar o parâmetro "Apresentar fichas de locação que estejam com valor residual % abaixo do valor do projeto".

TOPO

 

Aba "2 Complemento":

 Figura 29 - Tela de cadastro de Ficha de Locação, aba "1-Ficha de locação" na sub-aba "Complemento"

Nesta tela serão colocadas as informações complementares da ficha de locação:


Figura 30 - Opções de Cópia de endereço


Figura 31 - Opções de Cópia de endereço de Cobrança

TOPO

 

Aba "3 Impostos":


Figura 32 - Cadastro de Ficha de Locação, aba "1-Ficha de locação" na sub-aba "Impostos"

- “Faturar mão-de-obra” = Mão-de-obra junto à locação;

- “I.S.S. sobre locação” = marcado;

- “Retenção de I.R.” = desmarcado;

- “% Mão de obra” = 100,00000%;

- “Alíquota I.S.S. (%)” = 0,00%

Esses valores não podem ser modificados na ficha exceto se a regra for alterada para "Considerar valores da ficha de locação".

Este campo só poderá ser modificado caso o parâmetro "Impostos" esteja definido como "Impostos definidos na ficha de locação".

TOPO

 

Aba "4 Produtos"

Nesta aba serão exibidos os equipamentos locados nesta ficha. Para inserir um equipamento é necessário executar o processo de remessa de equipamento localizado na aba "1 - Ficha de Locação". Clique aqui para mais informações sobre a remessa de equipamentos.


Figura 33 - Cadastro de Ficha de Locação, aba "2-Equipamentos"

TOPO

 

Aba "5 A Devolver"

Nesta aba serão apresentados os equipamentos a devolver desta ficha de locação. Para efetuar a devolução de um equipamento será necessário executar o processo de devolução localizado na aba "1 - Ficha de Locação". Clique aqui para mais informações sobre a devolução de equipamentos.

Figura 34 - Tela de cadastro de Ficha de Locação, aba "3-A Devolver"

Obsservações:

- A coluna "Valor Total" é um campo calculado sendo resultado da multiplicação entre as colunas "Vl. locação" e a "A devolver";

- A coluna "Vl. Total Indenização" é um campo calculado sendo resultado da multiplicação entre as colunas "Vl. Indenização" e a "A devolver".

Após preencher os dados da ficha de locação, clique em para salvar as informações. Automaticamente será aberta a tela de "Remessa de Equipamentos" onde serão incluídos os equipamentos da locação. Clique aqui para mais informações sobre a remessa de equipamentos.

O processo será utilizado para imprimir o relatório de Saldo de equipamentos a devolver por remessa. Ao clicar nesse processo o seguinte relatório será mostrado:


Figura 35 - Relatório de saldo por remessa

Será mostrado o número da ficha de locação, o nome do cliente, o local da obra ou evento, além dessas informações você visualizará a data de emissão da remessa, quantidade e descrição do equipamento, valor de indenização e número da nota fiscal eletrônica se a ficha possuir esse tipo de nota gerada.

Ao concluir o preenchimento da remessa de equipamentos, na tela "Remessa de equipamentos" clique no botão para imprimir o orçamento a ser aprovado pelo cliente.

Uma vez aprovado o orçamento, entre novamente na tela de remessa e execute o processo de aprovação. O tipo de locação passa de "Orçamento" para "Locação", caso o orçamento não seja aprovado faça o encerramento da ficha informando o motivo.

TOPO

 

Aba "6 Boletim de Medição"

Esta aba é habilitada apenas para o Sisloc Premium.


Figura 36 - Tela da Ficha de Locação, aba "Boletim de Medição"

Os campos desta aba serão utilizados para a geração do Boletim de medição da ficha de locação, os seguintes campos são apresentados:

TOPO

 

Aba "7 Contatos"


Figura 37 - Tela de cadastro da Ficha de Locação, aba "Contatos"

Nesta aba devem ser inseridos todos os contatos que receberão o Boletim de Medição, é possível inserir um ou vários contatos. Para incluir clique no botão e preencha os campos:

TOPO

 

Processos da ficha de locação

Remessa

Manutenção

Documentos

Preço Apontamento

Parâmetro de apontamento

Compra

Anotações

Apontamento

Controle Parte diária

Requisição Material

Marcadores

Devolução

Preço Serviço

Conformidade

Venda Locado

Serviço Extra

Encerrar

Venda Devolução

Gera Fatura

Responsável Equipamento

Enviar E-mail

Visualizar Fatura/BM

Visualizar Contratos

Extrato Ficha

Movimentações

Autorizar Geração Fatura

 

: Através deste processo é possível incluir os equipamentos a serem locados, bem como aprovar e enviá-los para o cliente. Clique aqui para mais informações.

Processos

: Através deste processo será possível definir os preços de apontamento de horas gastas do equipamento em uma locação. Estes preços serão utilizados para a geração de faturamento da locação, clique aqui para entender como funciona este cadastro.

Esse processo será utilizado para os casos de locação com apontamentos de horas. Clique aqui para mais informações.

Processos

: Através deste processo é possível efetuar os apontamentos de uma locação. Clique aqui para mais informações sobre o apontamento de horas da locação.

Processos

: Através deste processo será feito a devolução dos equipamentos locados para o cliente. Clique aqui para mais informações sobre a devolução de equipamentos.

Processos

: Através deste processo será feita a venda/indenização de um equipamento que esteja locado com o cliente, este ficará bloqueado para as locações com operação de "Comodato". Clique aqui para mais informações sobre esse processo.

Processos

: Através deste processo será feita a venda/indenização de um equipamento que foi devolvido pelo cliente, este ficará bloqueado para as locações com operação de "Comodato".

Esse processo tem por objetivo a venda do equipamento por interesse da empresa (indenização por danos do equipamento) ou ainda por interesse do cliente (o equipamento é muito utilizado e o interesse maior será na aquisição do mesmo), neste último caso cabe à empresa locatária definir a venda ou não do equipamento.

Ao clicar no botão será aberta a tela "Venda de Equipamentos Devolvidos". Clique no botão para incluir um pedido de venda. Clique aqui para mais informações sobre o preenchimento da tela do pedido de venda.

Processos

: Através deste processo será possível executar uma ordem de manutenção para os equipamentos locados. Este processo é utilizado para o caso de algum defeito ou problema que venha a ocorrer com os equipamentos locados para o cliente. Clique aqui para mais informações sobre ordem de manutenção.

Processos

: Através deste processo será possível visualizar os pedidos de compra associados ao equipamento que está sendo locado, ou ainda efetuar um novo pedido de compra para o mesmo. Clique aqui para mais informações sobre o pedido de compra.

Processos

: Através deste processo será possível requisitar, se necessário, materiais para a locação. Utilizado caso seja necessário enviar materiais para manutenção do equipamento, ou mesmo para o correto funcionamento do mesmo em seu local de trabalho.

O custo desta requisição será contabilizado no relatório de resultado financeiro da ficha de locação.

Ao clicar no processo será aberta a tela "Movimentação interna de materiais", onde será possível requisitar o necessário para uma ficha de locação. Como exemplo de materiais requisitados em uma locação podemos citar os materiais utilizados para a manutenção periódica de um equipamento locado. Clique aqui para mais informações sobre a movimentação interna de materiais.

Processos

: Este processo será exibido apenas se o módulo de apontamento de serviço estiver habilitado, será utilizado para realizar a definição de preços de apontamento de serviço. Os serviços prestados em uma ficha de locação podem ser efetuados e cobrados com base na medição do que foi gasto para execução e na quantidade executada.

Para isso será necessário fazer um cadastro de cada um dos serviços executados que serão apontados, será utilizado o tipo de serviço "Apontamento". Na ficha de locação foi criado o processo "Preço Serviço" que também será mostrado apenas se o módulo de apontamento de serviços estiver habilitado. Clique aqui para mais informações sobre este processo.

Processos

: Através deste processo será realizado o lançamento dos serviços extras prestados na locação. Este pode ser, por exemplo, uma troca de pneu, troca de óleo, abastecimento, montagem do equipamento e outros.

Esses serviços podem ser feitos pela empresa locatária ou por uma empresa terceirizada. Neste último caso será gerado um lançamento de contas a pagar para o fornecedor da mão-de-obra, podendo ou não ser acrescentado na fatura do cliente.

Processos

: Este processo estará disponível quando o parâmetro "Gerar fatura sem validar emissão das NF's anteriores" estiver preenchido com a opção "Não gerar". Quando executado, este processo permite que sejam geradas faturas de locação mesmo que a ficha possua notas não emitidas. Para desfazer a autorização, deve-se clicar em .

Processos

: Através deste processo serão geradas as faturas da locação, antes dessa geração é exibido o demonstrativo de faturamento, este lista os períodos de locação e equipamentos que estão sendo faturados.

Observações:

- quando o boletim de medição estiver com status "À enviar BM" ou "Aguardando aprovação do BM", ao acessar o processo de "Movimentações" e clicar no registro da ficha o botão "Abrir NF" estará desabilitado e o ícone "Abrir BM" ficará habilitado. Ao clicar neste último, o boletim de medição será apresentado na tela.

- A tela de emissão de nota fiscal possuirá o processo para o estorno da aprovação do Boletim de Medição.

PARÂMETRO GERAL

ALÍQUOTA IRRF

1,5%

CLIENTE NÚMERO DA NF DATA EMISSÃO VALOR DA NF VALOR DA RETENÇÃO CÁLCULO PARA RETENÇÃO
CLIENTE A1 000050 10/09 300,00 0,00 300,00 x 1,5 = 4,50 (Menor que o valor mínimo de 10,00)
CLIENTE B1 000051 12/09 850,00 12,75 850,00 x 1,5 = 12,75 (Maior que o valor mínimo de 10,00)
CLIENTE A1 000052 15/09 200,00 0,00 (200,00 + 300,00) x 1,5 = 7,50 (Menor que o valor mínimo de 10,00 --> 200 + 300 = Mesmas NF do mesmo cliente )
CLIENTE A1 000053 18/09 500,00 15,00 (200,00 + 300,00 + 500,00) x 1,5 = 15,00 (Maior que o valor mínimo de 10,00 --> 200 + 300 + 500 = Mesmas NF do mesmo cliente)

 

 

Clique aqui para mais informações sobre o processo de geração de fatura da ficha de locação.

Processos

e : Através destes processos é possível visualizar o demonstrativo de faturamento e o boletim de medição antes da sua geração. O relatório é gerado em pdf e exibe o faturamento do período de acordo com os campos "Data inicial" e "Data final" da Ficha de Locação.

Estes processos são exibidos somente quando o parâmetro "Habilitar o processo "Visualizar Fatura/BM" na Ficha de Locação" estiver habilitado.

Processos

: Através deste processo será possível visualizar as movimentações efetuadas na ficha de locação: remessas, devoluções, indenizações, faturas e serviços.

Clique no processo , será aberta a tela "Movimentações" onde serão visualizadas todas as movimentações para a ficha de locação.


Figura 38 - Tela de Lista das Movimentações Geradas na Ficha de Locação

Através desta tela é possível executar diversos processos.

Através do botão você consegue imprimir o demonstrativo de faturamento, de acordo com a movimentação selecionada. Há um detalhe importante: o processo é responsável por permitir ao usuário alterar o valor do medidor final, informado no processo de faturamento. Este processo somente poderá ser executado sobre a última fatura e não alterará o valor do faturamento.


Figura 39 - Tela do processo "Alt. Horímetro"

Mas atenção: ao ser executado o processo é irreversível, conforme pode-se ver na mensagem acima.

Ao selecionar uma movimentação vinculada à uma nota fiscal resultante de junção de notas, o sistema exibirá a mensagem: "Demonstrativo vinculado a uma junção de notas fiscais. Deseja emitir apenas as informações desta remessa?", ao informar "Sim" o demonstrativo será gerado apenas com as informações da movimentação da remessa selecionada. Se a opção selecionada for "Não" o sistema imprimirá as informações de todos os equipamentos e serviços extras das remessas relacionadas. Ex.: Se a NF000008 é o resultado da junção da NF000006 e NF000007 e você clicar em "Não" na mensagem do demonstrativo, o relatório será composto dos itens e serviços das remessas relacionadas às notas 000006 e 000007.

O botão será habilitado apenas para as fichas com Controle de boletim de medição, ao selecionar a movimentação e clicar neste botão, será apresentada a tela de controle de BM com o registro da ficha listado.

Observações:

- Para o caso de estorno da nota, esta não pode estar emitida caso esteja será necessário fazer o estorno da emissão.

- Apenas a última fatura gerada pode ser estornada, exceto para os casos em que a fatura gerada seja do tipo "A" para serviços. Neste caso esta fatura pode ser estornada a qualquer momento, mesmo que esta não tenha sido a última fatura gerada.

- O estorno de uma fatura só pode ser realizado caso ela esteja com status "à imprimir". Se o contrato efetuar o controle de Boletim de medição e este possuir status diferente de "À enviar BM", o processo de estorno não poderá ser realizado, neste caso é necessário efetuar os estornos necessários na tela de BM e, apenas depois, executar o processo de estorno de fatura.

Quando o processo tiver sido executado na ficha de locação, na tela de Movimentações será exibido também o botão .

Ele permite que serviços extras do tipo "B" ou "C" sejam vinculados ou desvinculados de uma fatura que ainda não foi emitida, ou seja, no status "À imprimir", "À enviar BM" e "Ag. aprov. do BM".  Ao ser executado será aberta a janela, conforme imagem abaixo:


Figura 40 - Tela para vincular/desvincular Serviço Extra de uma fatura - aba 1 Serviços extras vinculados

Na aba "1 Serviços extras vinculados" serão exibidos os serviços extras do tipo "B" e "C" que estão vinculados à fatura/BM. Pode-se desmarcar os serviços que serão removidos da fatura/BM e os que ficarem selecionados serão mantidos.

Não serão exibidos os serviços relacionados à locação.

Após desmarcar os serviços conforme necessidade, clique em para que seja mostrada a aba "2 Serviços extras à vincular":


Figura 41 - Tela para vincular/desvincular Serviço Extra de uma fatura - aba 2 Serviços extras à vincular

Nesta aba serão exibidos os serviços extras que estiverem no status "Aberto", dos tipos "B" ou "C" e que possuírem "Data base" dentro do período de locação da Fatura/BM. O(s) serviço(s) que for(em) marcado(s) será(ão) acrescentado(s) na Fatura/BM.

Após marcar o serviço que será incluído na fatura/BM, clique em para seguir para a próxima aba. Será aberta então a aba "3 Itens da fatura":


Figura 42 - Tela para vincular/desvincular Serviço Extra de uma fatura - aba 3 Itens da fatura

Através da aba "3 Ajustes dos Serviços" é possível editar os serviços da nota fiscal conforme for necessário. Poderão ser alterados os campos habilitados na imagem (descrição do serviço, quantidade, valor unitário, CFOP, impostos, etc). Este ajuste pode ser necessário pois os serviços extras podem ter seu valor rateado entre os itens da locação.

Poderão ser incluídos ou removidos registros de acordo com a necessidade, utilizando os botões e . Somente será possível avançar quando o valor total dos serviços da nota estiver igual ao valor total da fatura (o campo "Diferença" deve estar zerado).

PIS e COFINS serão calculados automaticamente conforme configuração do cadastro do CFOP.

Por fim, a última aba exibirá a classificação financeira dos serviços, conforme imagem abaixo:


Figura 43 - Tela para vincular/desvincular Serviço Extra de uma fatura - aba 4 Classificação Financeira

O campo "Valor serviços" exibirá o valor total dos serviços informados na fatura. É necessário que o valor total dos serviços seja classificado para conseguir gravar a operação.

Os serviços vinculados serão classificados automaticamente de acordo com a natureza financeira preenchida no cadastro do serviço.

Após classificar os valores, clique em :

Processos

: Através deste processo será possível fazer a impressão dos documentos HTML disponíveis para a ficha de locação. Esses modelos devem ser previamente cadastrados no sistema através do menu de configurações.

Processos

: Através deste processo será possível adicionar anotações e anexos à ficha de locação. Clique aqui para mais informações sobre o cadastro de anotações e anexos.

Processos

: Através deste processo será possível adicionar marcadores à ficha de locação. Clique aqui para mais informações sobre o cadastro de marcadores.

Processos

: Através deste processo será possível responder os questionários cadastrados dentro de "Conformidade" no sistema (clique aqui para mais informações sobre este cadastro). Se houverem conformidades cadastradas e ativas não será possível aprovar uma remessa sem responder as conformidade da locação, caso as mesmas sejam respondidas, porém depois reiniciadas ou as questões não forem atendidas a remessa poderá ser aprovada da mesma forma, esta obrigatoriedade é apenas para que o usuário acesse essas conformidades e responda-as, independente de seu resultado a aprovação poderá ser realizada.

Processos

: Através deste processo será efetuado o encerramento da ficha de locação, pode ser durante uma locação por uma desistência ou cancelamento de contrato ou ao final da mesma, nesse caso será necessário informar o tipo.

Ao devolver um equipamento e gerar seu faturamento, o processo de encerramento é feito automaticamente pelo sistema.

Os seguintes itens serão observados na execução deste processo:


Figura 44 - Mensagem de alerta no processo de encerramento

Se não houver verificação de limite ou o valor do faturamento for menor que o limite do usuário, o processo será executado.

Ao devolver um equipamento e gerar a fatura do mesmo, o processo de encerramento é feito automaticamente pelo sistema.

Ao clicar no processo para finalizar a locação, será aberta a tela "Encerramento" em que deve ser selecionado o tipo de encerramento e informado o motivo (campo de preenchimento opcional). Esses motivos devem estar cadastrados previamente no sistema. Clique aqui para mais informações.


Figura 45 - Formulário de Indicação do Tipo de Encerramento da Ficha de Locação

Se a ficha possui fatura gerada serão exibidos os tipos de encerramento cadastrados com o campo "Motivo" igual a "Aprovado". Caso a ficha seja encerrada sem gerar fatura serão exibidos os tipos de encerramento que possuem o campo "Motivo" igual a "Perda".

É possível usar uma ficha que esteja sem movimentações há algum tempo, porém o ideal é que a ficha seja encerrada sempre que houver uma devolução total de equipamentos e na próxima locação criar uma nova ficha. Caso contrário, na hora do faturamento, o sistema calculará todo o período em aberto e pode ser que não seja o correto.

Uma ficha não encerrada mas com os equipamentos já devolvidos continuará aparecendo para faturamento.

Processos

: Através deste processo é possível indicar um responsável técnico para cada equipamento locado na ficha, ao executá-lo a seguinte tela será apresentada:


Figura 46 - Tela para indicação do responsável técnico pelo equipamento

Nesta tela serão listados todos os equipamentos da locação, na coluna "Responsável" selecione os funcionários responsáveis por cada equipamento.

Informe também uma "Observação" que se fizer necessário e se preenchida, poderá ser impresso em Iniciar > Locação > Relatório de Localização de Equipamentos Locados.

Clique em para gravar as informações.

Esse processo será utilizado principalmente no Relatório de Localização dos equipamentos locados, assim cada funcionário poderá identificar seus equipamentos e onde estão locados.

: Através deste processo é possível visualizar todos os contratos gerados para a ficha de locação, ao executá-lo será apresentada a tela de contratos assinados. Clique aqui para maiores informações sobre o Controle de Contratos Assinados.

Processos

 

Inserção Rápida de ficha de Locação

Voltando à tela de listagem das fichas de locação é possível observar o processo , ele também fica disponível na tela de cadastro de uma locação.

Através deste será possível efetuar a inserção rápida de ficha de locação. Ao clicar neste botão a seguinte tela é aberta:


Figura 47 - Tela para inserção da ficha de locação

Esta tela possui as informações indispensáveis para a criação de uma locação. Os seguintes campos serão exibidos:

"Geral"

"Faturamento"

"Remessa":

"Observações"

"Captação"

Na seção "Itens da remessa" clique no botão para inserir o equipamento, selecione na coluna "Equipamento" o item a ser locado e na coluna "Quant." informe a quantidade a ser locada. É possível incluir também composições através do processo . Ao clicar é exibida a janela abaixo


Figura 48 - Tela para inserção de composição

Informe a composição desejada, quantidade e valor. Para gravar clique no botão .

Para facilitar a visualização dos itens da locação pode-se expandir a seção "Itens da remessa" através do processo . Para que a visualização seja retornada, clique no processo  .

Ao clicar no processo será aberta a tela de remessa para que seus processos sejam executados, clique aqui para mais informações sobre a remessa.

é um processo mais rápido para inserir os equipamentos na remessa. Ao clicar é exibida a listagem dos equipamentos cadastrados no sistema:

Figura 49 - Listagem de produtos na inserção de itens

É possível filtrar os equipamentos desejados. Em seguida, informe as quantidades de cada equipamento e clicando no processo   pode-se incluir um ou mais produtos nos itens da remessa.

A tela de inserção rápida da locação é apenas um facilitador para inclusão mais rápida de locações, ela as criará da mesma forma como na tela principal da locação.

 

Impressão do Extrato de Locação

Na ficha de locação ainda é possível imprimir o Extrato da locação, essa impressão é efetuada através do botão . Ao clicar neste botão será aberta a tela abaixo:


Figura 50 - Filtro do extrato de locação

Os seguintes extratos podem ser impressos:


Figura 51 - Impressão do Extrato completo da ficha de locação

No exemplo acima a ficha não possui Devoluções, Indenizações nem Faturas geradas. São mostradas as Remessas geradas para a locação, o saldo de equipamentos e os lançamentos de contas a receber gerados para a ficha.

Obs.: Se o parâmetro "Imprimir código junto à descrição do produto" (Parâmetro Geral > Aba Relatórios) estiver marcado a descrição do equipamento será concatenada com o código.


Figura 52 - Seleção de equipamentos a serem impressos no Extrato da Locação

Nesta tela existem ainda as opções:

Ao clicar no botão "Ok" e o relatório será mostrado:


Figura 53 - Impressão do relatório de Extrato de Remessa/Devolução


Figura 54 - Seleção de período para a impressão do Extrato de medição da Ficha

Informe o período para o qual a medição deve ser exibida e clique no botão .


Figura 55 - Impressão do relatório de Extrato da medição de Remessa/Devolução

Se o seu sistema estiver utilizando a tecnologia três camadas (disponível apenas para Sisloc Premium), ao gerar o relatório a tela de exportação do relatório será exibida.

 

"Enviar E-mail": Finalidade de enviar e-mail se estiver na aba "1-Dados" ou na aba "2-Complemento" utilizando o campo de "E-mail" de cada aba respectiva. Abrirá o Outlook ou o Windows Mail.

 

Geração de nota fiscal de mercadoria após a reforma tributária (a partir da versão 12.2 do sistema)

Após obter os dados: CFOP, ICMS próprio, ICMS ST, diferimento/redução, MVA, dispositivos legais, CST ICMS e IPI, percentuais do ICMS e IPI, bem como obter seus valores ao gerar uma nota através de uma movimentação do sistema (transferência, manutenção, locação) os dados serão gerados automaticamente.

Para a emissão da nota basta que o sistema possua as informações do cliente, emitente (própria empresa) e mercadorias vendidas, que a nota e seus impostos serão gerados de acordo com o tipo de operação configurado nos parâmetros gerais do sistema.

Lembrando que os cálculos e informações automáticas serão válidos exclusivamente para as operações de venda do sistema (tipo de operação igual a "Venda"). Outras entradas e outras saídas deverão obter os impostos manualmente pelo usuário.

Na tela de ficha de locação, acessada através do caminho "Iniciar -> Locação -> Ficha de Locação", ao clicar no processo "Venda Loc".

Ao criar uma remessa e executar o processo "Gerar nota (mercadoria)", o sistema calculará os valores de impostos automaticamente, bem como buscará as informações fiscais da nota conforme configurações do usuário.

TOPO