Voltar

Ordem de Manutenção

Disponível para:

A ordem de manutenção controla os serviços executados e substituições de peças, que sejam realizados por técnicos da oficina, ou por técnicos terceirizados ou mesmo por empresas terceirizadas, em equipamentos próprios ou de terceiros.

Através da ordem de manutenção o estoque será movimentado. Existem dois tipos de manutenção a corretiva e a preventiva. A manutenção preventiva é cadastrada através da tela de programa de manutenção preventiva, clique aqui para mais informações, e será utilizado para prevenção de problemas no equipamento fazendo revisões periódicas necessárias de acordo com o programa do equipamento. Já a manutenção corretiva é aquela que deve ser executada em um equipamento em que houve o problema, esta será cadastrada e executada pela tela de ordem de manutenção.

Pré-requisitos:

 

Procedimentos

Ao acessar o caminho "Iniciar -> Manutenção -> Ordem de Manutenção", é aberta a tela de pesquisa das ordens de manutenções cadastradas, conforme mostra a imagem abaixo:


Figura 1 - Listagem de Ordem de Manutenção

Para fazer uma pesquisa siga as instruções do tópico "Pesquisa" deste manual, clique aqui para ter acesso.

Existem atalhos para visualizar algumas informações de cada OM, esses ficam agrupados no processo , conforme mostra abaixo os seguintes processos podem ser executados:


Figura 2 - Listagem de Ordem de Manutenção - Processos

Ao clicar sobre as opções serão exibidas as informações conforme o nome da opção:

Figura 3 - Tela de exemplo

Através do processo será possível abrir uma tela que permite gerar uma ordem de manutenção avulsa, que possibilitará selecionar um equipamento que  esteja no almoxarifado de imobilizado disponível,  inspeção ou defeito. Ao executar este processo o parâmetro "Bloquear criação/geração de Ordem de Manutenção para clientes bloqueados ou vencidos" (Opções > Parâmetros > Geral > aba Ordem Manutenção > aba Parâmetros 2) será verificado para que o sistema permita ou não gerar a Ordem de Manutenção. Outro parâmetro que será consultado é "Tipo padrão de OM" (Opções > Parâmetros > Geral > aba Ordem Manutenção > aba Parâmetros 2) para que seja preenchido o campo "Tipo", que identifica a finalidade da manutenção que está sendo registrada.

O processo disponível na Listagem e no Detalhe desta tela, tem a finalidade de duplicar a OM e tem as seguintes regras:

Cabeçalho

 

Aba Dados

Aba Complemento

Aba Faturamento

Aba Peças

Aba Serviços

Dados referente a aba deverão ser copiados da OM selecionada. Sendo os campos, preenchidos:

 

Aba Serviços de terceiro

Aba Parcelas

 Aba Defeitos

 

: Permite a geração de um Pedido de Venda com as peças que serão utilizadas (previstas) ou com as peças gastas em uma ou mais ordens de manutenção. Através do pedido de venda é possível gerar nota fiscal para o emprego das peças (uso e consumo, por exemplo).
Este processo estará disponível quando um dos parâmetros gerais abaixo estiver preenchido:

Ao executar o processo será exibida a tela abaixo:


Figura 4 - Formulário para geração do Pedido de Venda a partir de uma ou mais Ordens de Manutenção

É necessário informar a transportadora, o vendedor e a quantidade desejada (prevista ou gasta) para criação do Pedido de Venda com as peças inseridas na OM. Em seguida, clique em . Será exibida a mensagem abaixo:


Figura 5 - Mensagem de confirmação para
geração do Pedido de Venda

Ao confirmar será criado o Pedido de Venda com as peças inseridas na(s) Ordem(ns) de Manutenção selecionada(s).

Para incluir uma nova OM clique no botão , será aberta a tela "Ordem de Manutenção", quando o equipamento estiver locado a OM deverá ser gerada através da ficha de locação, neste caso será uma manutenção externa, necessitando do envio do técnico à empresa.

Seção Ordem Manutenção

5 Peças

10 Campos Customizados

1 Dados

6 Serviços

Seção Valores

2 Complemento

7 Serviços de Terceiros

Processos

3 Faturamento

8 Parcelas

 

4 Inf. Adicionais

9 Defeitos

 

 

Seção Ordem de Manutenção

Essa seção é exibida em todas as abas e contém as principais informações da manutenção.


Figura 6 - Seção "Ordem de Manutenção"

Os seguintes campos serão apresentados:


OBS.: Os campos "Viabilidade Técnica", "% Viabilidade Econômica" e "Viabilidade pendente?" somente serão exibidos quando o parâmetro "Utilizar controles de viabilidade econômica e técnica" estiver habilitado.

TOPO

Aba "1 Dados"

Figura 7 - Ordem de Manutenção, aba "Dados"

Os seguintes campos serão exibidos:

A conclusão deste novo processo alterará o valor em aba 1-Dados, campo "Cadastro"; e também na aba 2-Complemento > Seção orçamento, campo "Início". Este último será alterado se o processo "Início de levantamento" foi executado.

Equipamento


Figura 8 - Formulário para Informação da Previsão
de Entrega do Equipamento enviado na OM

Agrupamento


Figura 9 - Lista dos Registros disponíveis para o Agrupamento de OM

Clique no botão para selecionar as OMs que serão agrupadas, será aberta a tela de agrupamento na seção "Selecione OMs a serem agrupadas". Marque a coluna "X" em frente às manutenções a serem agrupadas, caso queira marcar pelo número de cada uma basta digitar o mesmo no campo "Informe o número da OM" e teclar [Enter], clique no botão para gravar.

O sistema abrirá novamente a tela inicial de agrupamento, mostrando a lista da manutenções que estão agrupadas. Clique no botão para gravar e voltar à tela da manutenção com o campo "OM grupo" preenchido com o número da OM mais antiga do agrupamento.

Ainda na tela de agrupamento, ao clicar no botão será aberta a tela semelhante aquela que foi aberta através do botão "Agrupar", porém as manutenções disponíveis para seleção serão aquelas que estão agrupadas.

Será possível fazer agrupamentos de OMs e agrupamentos de agrupamentos das OMs, por exemplo, existem o agrupamento 'A' e 'B'. O agrupamento 'A' possui as OMs 01,02 e 03, o agrupamento 'B' possui as OMs 04 e 05. Ao cria um novo agrupamento com a OM 06, será gerado o agrupamento 'C' com as OMs 01, 02, 03, 04, 05 e 06, sendo que o número de identificação deste será o número da OM mais antiga dentre todas estas incluídas no agrupamento.

Ao clicar no botão e selecionar a opção que será utilizado para abrir o formulário a ordem de manutenção com o número preenchido neste campo, esta será a OM com a data mais antiga dentre as manutenções do agrupamento.

Notas fiscais geradas

TOPO

 

Aba "2 Complemento"

Nesta aba serão inseridas as informações complementares da ordem de manutenção.


Figura 10 - Ordem de Manutenção, aba  "Complemento"


Figura 11 - Tela para informar o motorista e datas de retirada do equipamento


Figura 12 - Tela para informar o motorista e datas de devolução do equipamento

Local de entrega / retirada

Esta seção terá as informações do endereço de entrega e retirada do equipamento. Ao clicar no botão será aberta a tela de busca dos locais de entrega cadastrados para o cliente, selecione o endereço e clique no botão . Clique aqui para mais informações sobre a tela de buscar do local de entrega.

Dados da execução

Nesta seção ficarão os dados da execução da OM.

Ao clicar no botão localizado em frente o campo será aberta a tela "Alterar OM retrabalho" onde deverá ser indicado o retrabalho, essa opção por padrão será preenchida como "Não". Marcando a opção "Sim" será habilitado o campo "OM retrabalho" para a inclusão do número da manutenção a qual esse retrabalho se refere, neste campo clique no botão para abrir a tela de pesquisa das ordens, essa indicação pode ser realizada a qualquer momento da manutenção, bem como sua retirada. Na listagem aparecerão apenas aquelas que possuírem o mesmo equipamento que está em manutenção na ordem atual.

Informe a OM referida e clique no botão .


Figura 13 - Formulário para Apontamento de Retrabalho na OM

Dados da parada

Esses dados serão informados apenas quando a manutenção for gerada de um equipamento que está locado. Neste caso a locadora pode optar por dar o desconto dos dias em que o equipamento ficou parado por motivo de manutenção. O botão estará habilitado para a informação da autorização dos dias parados do equipamento. Ao clicar neste, será aberta a tela "Autorizar Desconto Dias Parados", conforme mostra a imagem abaixo:


Figura 14 - Formulário para Informação dos Dados da Parada
do Equipamento na Remessa de Equipamentos

Na seção "Locação - Próximo Período a Faturar" será indicado qual o próximo período a ser faturado da ficha de locação. A seção "Dias Parados - Período Parada" será indicado o período da parada, informe a:

- "Desconto autorizado (data final provisória)": O desconto na ficha de locação será dado na data prevista para o fim da OM;

- "Desconto autorizado (data final definitiva)": O desconto na ficha de locação será dado na data final da OM;

- "Desconto não autorizado": O desconto não será dado.

- "Categoria": Informe a categoria da anotação que está sendo incluída. Clique no botão para abrir a tela de pesquisa do cadastro de categoria. Serão exibidas as categorias que possuírem o campo "Desconto dias parado OM" preenchido com "Sim".

- "Observação": Informe as observações que se façam necessárias para o desconto de dias parado.

Clique no botão .

Quando o parâmetro "Validar desconto dias de parada na OM" estiver habilitado será verificado se o usuário que está executando o processo possui permissão para a quantidade de dias de desconto informado. A configuração para que o usuário possa conceder o desconto deve ser realizada no cadastro de usuário, através do campo "Qt. máxima dias parada".

O botão será utilizado para alterar os dados do desconto efetuado, esses dados só podem ser alterados se o processo "Estornar desconto dias parados" for executado, pois é através deste que ocorre o estorno do desconto devido à parada do equipamento.

O acesso aos processos desta seção (processos disponíveis através do botão ) deve ser liberado através do cadastro de nível de acesso dos usuários.

Na geração da fatura para o tipo de locação "Diária c/ fator" serão considerados os dias parados do equipamento. A quantidade total de horas da franquia do período será abatida em dias parados vezes a franquia diária.

Para que seja abatido esse desconto, ao gerar o faturamento o sistema irá verificar a existência de registro de dias parados na manutenção e que esteja autorizado, assim o valor calculado será com base no valor diário de locação do período e quantidade de dias parados. Caso não tenha autorização para desconto, será exibida uma mensagem informando ao usuário que é preciso realizar o processo para a autorização.

Ao gerar fatura para uma remessa complementar da locação do tipo "Diária c/ fator", os cálculos serão realizados da seguinte forma:

Orçamento

Nesta seção serão exibidos os dados do orçamento para a manutenção. Os campos serão preenchidos de acordo com os processos que estão sendo executados.

Execução

Nesta seção serão exibidos os dados da execução da manutenção. Os campos serão preenchidos de acordo com os processos que estão sendo executados. Caso o parâmetro "Permitir a alteração da Data e Hora da Autorização de Execução" esteja marcado, esta seção exibirá uma processo "raio" para que as informações sejam alteradas. Além da condição do parâmetro, o usuário deve ter permissão de acesso ao processo.

Finalização

Nesta seção serão exibidos os dados da finalização da ordem de manutenção.


Figura 15 - Formulário para alteração da data de encerramento da OM

NF's emitidas pelo cliente

Nesta seção serão exibidos os dados das notas fiscais emitidas pelo cliente, os campos desta seção serão habilitados para as manutenções geradas de locações.

TOPO

 

Aba "3 Faturamento"

Nesta serão preenchidos os dados sobre o faturamento da ordem de manutenção.


Figura 16 - Ordem de Manutenção, aba "Faturamento"

"Opção de faturamento"

"Impressão e proposta (informado pelo usuário)"


Figura 17 - Formulário para Inserção de Dados da Proposta de Manutenção

Informe os novos dados e clique no botão .

TOPO

 

Aba "4 Informações adicionais" (opcional)

Nessa aba serão exibidos os campos adicionados no processo de "Rótulos da Ordem de Manutenção".


Figura 18 - Ordem de Manutenção, aba "Informações adicionais"

Essa aba é opcional e se não houver rótulos cadastrados para Manutenção então não será exibida, assim as próximas abas terão numeração diferentes, por exemplo, a aba "5 Peças" seria "4 Peças" e assim por diante.

TOPO

 

Aba "4 Peças"

Nesta aba deverão ser cadastradas as peças a serem utilizadas para a execução da  manutenção.


Figura 19 - Ordem de Manutenção, aba "Peças"

Clique  no botão para incluir a peça, esta inclusão só poderá ser feita após os processos "Requisitar equipamento" e "Iniciar levantamento" serem executados.

Nesta aba existem os seguintes campos:

Obs: Caso o parâmetro "Restringir requisição de peças pelo cadastro de equipamento" estiver marcado, serão listados apenas os materiais vinculados ao produto da OM pelo cadastro do mesmo.


Figura 20 - Materiais previstos para Efetuar o Serviço na Manutenção

Garantia Anterior: contém os campos somente leitura com as informações da última OM que fez a troca da peça em garantia com sua respectivas datas de conclusão e de vencimento da garantia.

Liberação Trocas de Peças: contém os campos somente leitura com as informações do "Usuário lib. troca peça", "Dt. lib. troca peça" e "Qt. permitida". Existe o processo (ícone raio) que informa a quantidade permitida e neste momento é gravado o usuário e a data que foi liberada a peça. A troca de peça é bloqueada caso a mesma esteja em garantia ou conforme regra indicada no cadastro de produto do campo "Restrição req. material OM". É possível desfazer este processo através do estorno, limpando os campos do usuário que fez a liberação, data e hora de execução e a quantidade liberada. Somente poderá ser executado o estorno caso não tenha saldo requisitado da respectiva peça.


Figura 21 - Formulário de alteração da Quantidade Prevista da Manutenção

Nesta tela serão exibidas as informações da peça solicitada, no campo "Nova Quantidade Requisitada" informe a nova quantidade e clique no botão para alterar o campo "Qtd. prevista" da aba "2 - Peças".


Figura 22 - Busca de Material previsto /gasto

Nesta será mostrado o produto que está sendo buscado (código e descrição), quantidade em estoque, quantidade prevista, quantidade gasta e o valor unitário. Na coluna "QT a Requisitar" dê duplo clique e informe a quantidade a ser requisitada. Clique no botão para copiar a quantidade prevista para a orçada, o botão será utilizado para copiar a quantidade gasta para a orçada. Após informar os dados clique no botão .


Figura 23 - Processo de Atualização de Valor

Será aberta a janela "Informe a compra", informe o número da compra de onde o valor será buscado e clique no botão para buscar os valores.


Figura 24 - Formulário para Informação do número
de Pedido de Compra para buscar o valor


Figura 25 - Inserção de novas peças

No momento da execução do processo, para incluir no cadastro de produto os parâmetros serão consultados: "grupo padrão utilizado no processo cadastrar novas peças", "unidade padrão utilizada no processo cadastrar novas peças" e "NCM padrão utilizado no processo cadastrar novas peças". Todos esses parâmetros se encontram em "Iniciar/Parâmetro/Geral" aba "Ordem Manutenção sub aba "Parâmetro 2".

Ao habilitar o parâmetro "Calcular valor do IPI para as peças orçadas na Ordem de Manutenção", no caminho Iniciar >> Opções >> Parâmetros >> Geral >> Aba Ordem de Manutenção >> Sub Aba Parâmetros 3, o campo  "% IPI / Valor IPI" é liberado. E caso o status da oficina seja igual a "4 - Oficina aguarda autorização para execução" dois processos são liberados ao clicar no  para o usuário informar/alterar tanto a alíquota de IPI quanto o valor do IPI da peça que será utilizada na Ordem de Manutenção.

Figura 25 - Processos do IPI

TOPO

 

Aba "5 Serviços"

Nesta aba serão cadastradas as informações dos serviços prestados na manutenção.


Figura 26 - Ordem de Manutenção, aba "Serviços"

Clique no botão para inserir o serviço. Nesta tela serão mostrados os seguintes campos:

O botão será utilizado para visualizar os serviços a serem executados na OM. Nesta tela podem ainda ser inseridos mais serviços informando os dados: Código/Serviço, quantidade prevista, lauto técnico e descrição do orçamento. Clique no botão para inserir o serviço.


Figura 27 - Serviços previstos para Efetuar a Manutenção

O botão será utilizado para buscar os materiais do cadastro de serviço e inseri-los na aba "2 - Peças" da ordem de manutenção (Clique aqui para mais informações sobre o cadastro de serviço) ao clicar neste botão o sistema remeterá para a aba "2 - Peças" com os materiais associados ao serviço incluídos. Caso o serviço seja diferenciado por equipamento, os materiais previstos serão buscados do cadastro de serviço conforme equipamento.

Garantia Anterior: contém os campos somente leitura, "OM", "Dt. Conclusão OM", "DT. Vencto garantia", "Fornecedor garantia", indicando a última OM que executou o serviço em garantia com sua respectivas datas de conclusão, data de vencimento da garantia e fornecedor. É preenchido automaticamente pelo sistema ao inserir um serviço.

Liberação Serviço em Garantia: contém os campos somente leitura com as informações do "Usuário lib. execução", "Dt. lib. execução". Existe o processo (ícone raio) que ao ser executado registra o usuário e a data que foi liberada a execução do serviço. Se o serviço tiver em garantia, fica bloqueado a execução do mesmo, logo será necessária a liberação.

Orçamento


Figura 28 - Informação da busca de serviços previstos / gastos

Nesta existem as colunas: código, descrição, unidade, quantidade prevista, quantidade gasta, valor e quantidade a requisita, sendo que os dois últimos campos (valor e quantidade prevista) podem ser alterados de acordo com a necessidade. Ao clicar no botão a quantidade prevista será copiada para a quantidade a requisitar, o botão será utilizado para copiar a quantidade gasta. Clique no botão .

 

Depois de incluir as informações, clique no botão .

Através do processo é possível autorizar a execução da OM sem realizar a cobrança do serviço. Ao executá-lo o usuário poderá alterar a quantidade prevista do serviço para "0" (zero) e deverá informar uma justificativa para zerar a quantidade.  A não cobrança do serviço pode ser estornada através do processo  .

Estes processos somente estarão disponíveis quando o parâmetro "Utilizar controles de viabilidade econômica e técnica" estiver habilitado.

TOPO

Aba "6 Serviços de terceiros"

Nesta aba serão incluídos os serviços de terceiros para a geração do Contas a Pagar, utilizado apenas quando há a necessidade de execução de um serviço de terceiros na ordem de manutenção. A inclusão de um serviço de terceiro depende do parâmetro "Bloquear inserção de serviços de terceiro na OM". Caso esteja marcado, o serviço de terceiro da OM somente poderá ser gerado através do processo "Gerar serviço de terceiro" (aba Serviço > Processo que está na frente do campo "Serviço de terceiro (ID)").


Figura 29 - Ordem de Manutenção, aba "Serviços de terceiro"

Clique no botão para incluir um serviço de terceiros, nesta tela existem os campos:


Figura 30 - Formulário de geração do Lançamento de Contas a Pagar

      • "Nome": Será apresentado o nome do fornecedor terceirizado prestador do serviço, este campo será preenchido com o mesmo nome informado no campo "Fornecedor" da aba "4 - Serviços de terceiros" da ordem de manutenção.

      • "Valor Previsto": Será preenchido com o valor total do serviço prestado, este campo será preenchido com o mesmo valor informado no campo "Valor Contas a Pagar" da aba "4 - Serviços de terceiros" da ordem de manutenção.

      • "Tipo Documento": Informe o tipo de documento a ser gerado para a cobrança. Na listagem deste campo aparecerão os itens incluídos no cadastro de documento do sistema, clique aqui para mais informações sobre este cadastro.

      • "Número": Será preenchido com o mesmo número preenchido no campo "Documento Contas a Pagar" informado na sub-aba "4 - Serviços de terceiros" da ordem de manutenção, é utilizado para identificar o número do documento a ser gerado para a cobrança. Este campo pode ser alterado manualmente pelo usuário.

      • "Tipo de Cobrança": Informe o tipo de cobrança que será feita deste lançamento. Na listagem deste campo aparecerão os itens incluídos no cadastro de tipo de cobrança do sistema, clique aqui para mais informações sobre este cadastro.

      • "Conta": Informe de qual conta será tirado o valor deste lançamento. Na listagem deste campo aparecerão os itens incluídos no cadastro de contas do sistema, clique aqui para mais informações sobre este cadastro.

Clique no botão para efetuar a geração do lançamento, será aberta a tela de classificação financeira conforme mostra a imagem abaixo:


Figura 31 - Classificação financeira do Lançamento

      • "Total": Será preenchido com o valor total do lançamento, este campo não pode ser alterado.

      • "Classificado": Será preenchido de acordo com que o lançamento está sendo classificado, exibirá o valor já classificado.

      • "á classificar": Será preenchido de acordo com que o lançamento está sendo classificado, exibirá o calor ainda não classificado.

      • "Valor": Informe o valor que está sendo classificado.

      • "Crédito Classif.": Será preenchido de acordo com que o lançamento está sendo classificado, exibirá o valor de crédito a classificar.

      • "Débito Classif.": Será preenchido de acordo com que o lançamento está sendo classificado, exibirá o valor de débito classificado.

      • "Natureza Financeira": Informe a natureza financeira para a classificação do valor informado no campo "Valor". Clique no botão para abrir a listagem de naturezas financeiras cadastradas no sistema, clique aqui para mais informações sobre este cadastro.

      • "Centro de Resultado": Informe o centro de resultado para a classificação do valor informado no campo "Valor". Clique no botão para abrir a listagem de centros de resultados cadastrados no sistema, clique aqui para mais informações sobre este cadastro.

O botão será utilizado para incluir a classificação. Para excluir uma classificação já realizada selecione-a e clique no botão .

O botão será utilizado para ratear os valores automaticamente de acordo com o rateio selecionado, para que este rateio funcione corretamente é necessário que a(s) sua(s) natureza(s) financeira(s) seja(m) de débito. Clique aqui para mais informações sobre o rateio automático.

Clique no botão para finalizar a classificação. Este ainda não será o Contas a Pagar definitivo e o lançamento terá a opção "Provisório" indicando que o lançamento é provisório, clique aqui para mais informações sobre o Contas a Pagar.

Registros gerados

Para empresas configuradas como Simples Nacional, o Sisloc irá gerar nota fiscal com as seguintes configurações para PIS/COFINS:

CST PIS

99

 

CST COFINS

99

Base de cálculo de PIS

0,00

 

Base de cálculo de COFINS

0,00

Alíquota de PIS

0,00

 

Alíquota de COFINS

0,00

Valor de PIS

0,00

 

Valor de COFINS

0,00

 

 

Para abrir pedido de compra gerado da tela de "Ordem de Manutenção" basta clicar no "raio" do pedido de compra e selecionar opção "Abrir Pedido de Compra". O processo de "Estornar Pedido de Compra" ficará disponível assim que for gerado o pedido. O processo excluirá os pedidos de compra gerados e removerá o vínculo dos mesmos com os respectivos serviços na OM. Essa exclusão só será permitida se o pedido de compra estiver no status "aberto".

: Utilizado para gerar as parcelas do contas a pagar. Ao clicar neste botão será aberta a tela "Parcelas dos Serviços de Terceiros" conforme mostra a imagem abaixo:


Figura 32 - Geração das Parcelas da Manutenção

Clique no botão para incluir cada parcela, serão exibidos os campos:

Tecle [Enter] para gravar. Repita o procedimento para cada parcela a ser cadastrada.

No cabeçalho aparecerá o valor das "Parcelas" já cadastradas e o total de "Serviços" da manutenção.

Clique no botão para gerar as parcelas.

 

Ao clicar no processo "Imprimir" dessa aba você poderá gerar o relatório dos serviços de terceiros solicitados. Será aberta a tela para a escolha do tipo de relatório:


Figura 33 - Formulário de Seleção do Modelo de
Relatório de Serviços de Terceiros

Se o seu sistema estiver utilizando a tecnologia três camadas (disponível apenas para Sisloc Premium) então a tela de exportação do relatório será exibida.

Os seguintes tipos podem ser selecionados:


Figura 34 - Relatório de Serviços de Terceiros

TOPO

 

Aba "7 Parcelas"

Nesta aba serão informadas as parcelas para pagamento da manutenção efetuada para o equipamento.


Figura 35 - Ordem de Manutenção, aba "Parcelas"

Nesta tela existem duas rotinas para o cadastro das parcelas. É possível cadastrar uma a uma, ou ainda gerar todas as parcelas com apenas um processo.

Cadastro avulso, preencha os campos:

Cadastro automático, através de processo: Ao clicar no processo , será aberta a tela "Parcelamento" para a informação dos dados de parcelas a serem geradas.


Figura 36 - Formulário para Geração de Parcelas da Manutenção

Clique no botão para gerar as parcelas com base nos dados informados. Na tabela abaixo do botão serão mostradas as parcelas geradas, clique no botão para transportar os dados para a tela principal das parcelas.

Observação: se o parâmetro "Recalcular_automaticamente_as_parcelas_de_acordo_com_a_data_de_geração_da_NF" estiver marcado, as parcelas serão automaticamente recalculadas com base na data que está gerando a fatura.

TOPO

Aba "8 Defeitos"

Nesta aba serão informados os defeitos encontrados no equipamento, é possível incluir um ou mais defeitos, porém a manutenção também pode não ter defeitos a relatar do equipamento.


Figura 37 - Ordem de Manutenção, aba "Defeitos"

Clique no botão , no campo "Defeito" informe o defeito encontrado e clique no botão para incluir o defeito.

TOPO

 

Aba "9 Campos Customizados"

Nessa aba serão exibidos os campos criados para o formulário customizado com aplicação de "Ordem de Manutenção", será exibida apenas se houver tal formulário criado.


Figura 38 - Ordem de Manutenção, aba "Campos Customizados"

TOPO

 

Seção "Valores"


Figura 39 - Seção de valores da Ordem de Manutenção


Figura 40 - Formulário para Seleção da
Forma de desconto de Peças na OM

      • "Valor final": Marque essa opção para indicar que a informação do campo "Valor" será o valor total final das peças;

      • "Desconto (valor)": Marque essa opção para indicar que a informação do campo "Valor" será o valor a ser descontado no total das peças;

      • "Desconto (percentual)": Marque essa opção para indicar que a informação do campo "Valor" será o percentual a ser descontado no total das peças;

      • "Acréscimo (valor)": Marque essa opção para indicar que a informação do campo "Valor" será o valor a ser acrescido no total das peças;

      • "Acréscimo (percentual)": Marque essa opção para indicar que a informação do campo "Valor" será o percentual a ser acrescido no total das peças;

      • "Valor": Informe o valor da alteração.

Clique no botão para gravar a alteração.


Figura 41 - Formulário para Seleção da Forma
de desconto de Serviços na OM

        • "Valor final": Marque essa opção para indicar que a informação do campo "Valor" será o valor total final das peças;

        • "Desconto (valor)": Marque essa opção para indicar que a informação do campo "Valor" será o valor a ser descontado no total das peças. Se o valor de desconto informado ultrapassar o percentual permitido para o usuário que executar o processo, o sistema não permitirá que tal desconto seja dado e exibirá mensagem de erro;

        • "Desconto (percentual)": Marque essa opção para indicar que a informação do campo "Valor" será o percentual a ser descontado no total das peças. Se o percentual de desconto informado ultrapassar o permitido para o usuário que executar o processo, o sistema não permitirá que tal desconto seja dado e exibirá mensagem de erro;

        • "Acréscimo (valor)": Marque essa opção para indicar que a informação do campo "Valor" será o valor a ser acrescido no total das peças. Se o valor de acréscimo informado ultrapassar o percentual permitido para o usuário que executar o processo, o sistema não permitirá que tal desconto seja dado e exibirá mensagem de erro;

        • "Acréscimo (percentual)": Marque essa opção para indicar que a informação do campo "Valor" será o percentual a ser acrescido no total das peças. Se o percentual de acréscimo informado ultrapassar o permitido para o usuário que executar o processo, o sistema não permitirá que tal desconto seja dado e exibirá mensagem de erro;

        • "Valor": Informe o valor da alteração.

      Clique no botão para gravar a alteração.

  1. Clique no botão para alterar o valor deste desconto, será aberta a tela "Desconto OM" onde deverá ser informado o valor do desconto no campo "Valor".


Figura 42 - Formulário para Informar o Valor de
Desconto da OM

Se o valor de desconto informado ultrapassar o percentual de desconto permitido para o usuário que executar o processo, o sistema não permitirá que tal desconto seja dado e exibirá mensagem de erro.

TOPO

 

Processos

Requisitar Equipamentos

Autorizar Execução

Apontar Horas

Encerrar

Iniciar Levantamento

Requisição Material

Gerar NF Fatura

Anotações

Concluir Levantamento

Definir Situação Execução

Gerar NF Entrada

Últimas Manutenções

Autorizar Faturamento

Concluir Execução

Gerar NF Saída

Alterar mov. levant.

Abrir Compras

Não Faturar

Checklist de Equipamentos

Entregar Equipamento

Relatórios

Gerar Proposta

Desvincular NF Fat. Peças

 

 

: Utilizado para requisitar o equipamento do almoxarifado disponível para o almoxarifado de manutenção. Ao executar o processo o status do equipamento ficará como "Em trânsito". Depois de executar este processo, o mesmo será modificado para que será utilizado para efetuar o estorno da requisição.

Detalhes:

Se for uma OM avulsa, ao ser executado permitirá o usuário escolher um equipamento que encontra-se em inspeção, valendo tanto para equipamento patrimoniado ou não. Para equipamentos não patrimoniados, este processo permitirá retirar quantidades de uma ou mais inspeções do mesmo equipamento. Caso o usuário escolha um equipamento não patrimoniado e informe uma quantidade existente em duas ou mais registros de inspeção, a rotina movimentará o estoque considerando da mais antiga para a mais nova.

Exemplo:

Inspeção 0001 – Equipamento Andaime – Qtd 7

Inspeção 0002 – Equipamento Andaime – Qtd 10

Aberta OM 0001 para o equipamento Andaime e informando a quantidade de 15. A rotina retirará as 7 qtd. da inspeção 0001 e 8 qtd. da inspeção 0002.

Caso o usuário escolha um equipamento não patrimoniado e informe uma quantidade existente em duas ou mais registros de inspeção, o processo deverá verificar se essa quantidade encontra-se no mesmo almoxarifado, ou seja, só é possível retirar quantidades do mesmo almoxarifado de inspeção. Ao tentar realizar a movimentação, caso a quantidade de equipamentos esteja em almoxarifados diferentes, será levantado mensagem: “Quantidade disponível no almoxarifado "xxxxxx" é insuficiente para a realização desta operação”.

No caso do "Estorno Req. Equipto" haverá a devolução dos equipamentos para uma nova Inspeção e não para a originalmente utilizada.
Exemplo: Ao abrir uma OM retirando do almoxarifado de inspeção a quantidade 04 e considerando que a inspeção possuía uma quantidade total de 10, ao realizar o estorno essas 04 unidades não voltarão para a inspeção inicial que era de 10 e sim, será aberto uma nova inspeção com a quantidade total de 04.

Processos

: Utilizado para iniciar o levantamento de peças e serviços a serem utilizados na ordem de manutenção, quando este processo é executado o usuário ficará habilitado a cadastrar as quantidades previstas de materiais e serviços necessários para a execução. O campo "Início" da seção "Orçamento" na sub-aba "Complemento" será preenchido com a data do sistema em que o processo foi executado. Se o equipamento/patrimônio for próprio e a ordem de manutenção não estiver vinculada a ficha de locação, o mesmo deverá estar disponível para que o processo seja executado.  Após clicar neste processo, deve ser feito o levantamento de peças a serem substituídas e dos serviços a serem executados no equipamento. Se a opção "Inicia levantamento automático ao incluir OM" das configurações gerais do sistema, aba "Ordem de manutenção, estiver marcada este processo será executado automaticamente ao incluir a OM, o mesmo acontecerá caso a opção "Efetuar processo automaticamente ao incluir uma OM a partir de uma ficha de locação" e a OM tiver sido gerada de uma ficha de locação, clique aqui para mais informações sobre essas configurações.

Se o módulo "Checklist de Equipamentos" estiver habilitado no sistema, a opção "Levantamento OM" do parâmetro "Gerar Checklist" localizado na aba "Checklist" das configurações gerais estiver marcada e o equipamento da manutenção estiver associado a um formulário de checklist então, ao executar este processo, será vinculado (caso já exista um checklist de conferência para o patrimônio e este esteja dentro do prazo de expiração para vínculo) ou gerado (se o patrimônio não possuir checklist) um registro de Checklist de equipamento para o patrimônio selecionado na OM, clique aqui para mais informações sobre o checklist de equipamentos. Em ambos os casos o checklist terá o campo "Responsável" alterado para o usuário referente ao responsável pelo levantamento da OM.

Depois de executado, o processo será modificado para que deve ser utilizado para efetuar o estorno do início de levantamento. Ao efetuar o estorno, se a OM possuir algum checklist relacionado ao processo "Iniciar levantamento" o mesmo será excluído quando tiver sido gerado automaticamente pelo sistema e estiver com status "A Executar". Caso contrário, o checklist será transferido para "Conferência", perdendo o relacionamento com a OM em questão.

Processos

: Utilizado para concluir o levantamento dos serviços a serem realizados e peças a serem substituídas. Quando este processo é executado, o usuário fica habilitado a alterar as quantidades do orçamento de forma a indicar o que realmente será cobrado do cliente e por outro lado a quantidade prevista não poderá ser alterada. Os valores de custo previsto são totalizados pelo sistema. Ao clicar no botão do processo será exibida a tela "Ordem de  Manutenção: Conclusão Levantamento", onde deverão ser inseridas as informações:

Ao executar este processo:

  1. O campo "Conclusão" da seção "Orçamento" da sub-aba "Complemento" será preenchido com a data do sistema. Se a opção "Efetuar processos automaticamente ao incluir uma OM a partir de uma ficha de locação" estiver marcada nas configurações gerais do sistema, aba "Ordem de Manutenção", e a OM tiver sido gerada da ficha de locação, este processo será executado automaticamente. Clique aqui para mais informações sobre essas configurações.
  2. O valor gasto das peças será considerado conforme a configuração do parâmetro "Valor considerado para custo de peças da OM":

    LOTE: os preços serão atualizados conforme o cadastro de lotes do produto (valor de entrada do lote (PEPS)).
    COMPRA: o preço de compra do cadastro de produto (sendo que esse preço de compra é sempre o atual);
    CUSTO MÉDIO: será o custo médio do cadastro de produto da respectiva empresa.

  3. O valor base do equipamento será atualizado de acordo com o parâmetro geral "Valor do equipamento a ser considerado", localizado em Iniciar > Opções > Parâmetros > Geral > aba Ordem de Manutenção > sub aba Parâmetros 3.

  4. O campo "Peso" será atualizado conforme faixa do percentual do "valor de custo previsto da OM" sobre o "valor base do equipamento". As faixas de percentual são definidas conforme parâmetros de faixa "Faixa de preço a considerar peso leve" e "Faixa de preço a considerar peso médio", sendo:

 

Para o sistema que possuir o módulo "Checklist de Equipamentos" habilitado, a conclusão do levantamento só poderá ser efetuada caso o checklist esteja vinculado à OM e relacionado ao processo "Iniciar levantamento" esteja com status "Concluído", caso contrário o sistema não permitirá a execução do processo.

Depois de executado, o processo será modificado para que deve ser utilizado para efetuar o estorno do início de levantamento.

Processos

: selecione esse processo para gerar orçamento de proposta. Será aberta a seguinte tela de opções:


Figura 43 - Formulário para geração da proposta

Será gerado o relatório conforme as opções selecionadas. Abaixo veja um modelo de ORÇAMENTO:


Figura 44 - Modelo de orçamento

: Utilizado para indicar a autorização do faturamento da ordem de manutenção, este processo indica que o cliente aprovou o orçamento. Ao executá-lo o sistema validará o percentual de desconto que está cadastrado para o usuário, se o valor ultrapassar o limite cadastrado será necessário solicitar a outro usuário com o devido limite para autorizar.

Obs: Caso a ordem de manutenção não tenha parcelas e o parâmetro "Bloquear faturamento sem parcelas" estiver marcado, a execução deste processo será bloqueada.

Ainda na execução desse processo, se a pessoa vinculada à OM (Cliente) estiver com a situação igual a "Bloqueado" e o parâmetro "Bloquear faturamento de cliente com cadastro bloqueado" estiver marcado, o sistema não permitirá a execução do processo e a seguinte mensagem será exibida:


Figura 45 - Mensagem de alerta ao autorizar faturamento de cliente bloqueado

Caso o cliente não esteja bloqueado, ao clicar no botão deste processo a tela "Autorização do faturamento" será exibida, conforme mostra a imagem abaixo:


Figura 46 - Formulário para Informação do Responsável
pela Autorização de Faturamento da Manutenção

Informe o nome do responsável pela autorização e clique no botão . O campo "Autorização faturamento" da seção "Orçamento" na sub-aba "Complemento" será preenchido com a data do sistema no momento em que o processo foi executado.

Depois de executado, o processo será modificado para que deve ser utilizado para efetuar o estorno da autorização e o processo "Não faturar" será desabilitado na tela da OM.

Processos

: Utilizado para indicar que a ordem de manutenção não será faturada, este processo indica que o cliente reprovou o orçamento. O campo "Não faturamento autorizado" da seção "Orçamento" na sub-aba "Complemento" será preenchido com a data do sistema no momento em que o processo for executado. Clicando no botão deste processo a tela "Autorização do Não Faturamento" será exibida, conforme mostra a imagem abaixo:


Figura 47 - Formulário para Informação de Responsável
por Não Autorizar o Faturamento da Manutenção

Informe o nome do responsável pela autorização e clique no botão . Depois de executado, o processo será modificado para que deve ser utilizado para efetuar o estorno da autorização e o processo "Autorizar faturamento" será desabilitado na tela de OM.

 

: Utilizado para autorizar a oficina a executar a ordem de manutenção. Quando este processo é executado, a oficina fica liberada para cadastrar os serviços executados e a requisitar os  materiais para a execução.

Se o patrimônio selecionado na manutenção possuir a data de garantia maior que a data de execução do processo, o usuário deverá ter permissão de autorizar a execução de patrimônio em garantia (configurado no nível de acesso associado ao usuário) para executá-lo. Ao tentar efetuar a autorização de execução sem essa permissão o sistema exibe a seguinte mensagem:


Figura 48 - Mensagem de bloqueio de permissão

Nesse caso, é necessário solicitar que um usuário com as devidas permissões execute tal processo. Ao executar esse processo, a tela "Confirma a autorização" será exibida conforme mostra a imagem abaixo:


Figura 49 - Formulário para Informar a Data e Hora de Previsão
de Entrega do Equipamento

Informe a data prevista para entregar o equipamento consertado e clique no botão . O campo "Autorização" da seção "Execução" na sub-aba "Complemento" da OM será preenchido com a data em que o processo for executado. Se a opção "Efetuar processos automaticamente ao incluir a OM a partir de uma ficha de locação" localizada nas configurações gerais do sistema, aba "Ordem de Manutenção" estiver marcada e a OM tiver sido gerada da ficha de locação, este processe será executado automaticamente. Clique aqui para mais informações sobre essas configurações.

Quando o parâmetro "Utilizar controles de viabilidade econômica e técnica" estiver habilitado, a autorização da execução somente poderá ser realizada se o usuário possuir permissão para tal. A permissão é concedida no cadastro de usuário (Iniciar > Opções > Configuração > Usuário > campo "Viabilidade Econômica"), informando a partir de qual viabilidade o usuário pode executar a autorização da OM.

Depois de executado, o processo será modificado para que deve ser utilizado para efetuar o estorno da autorização de execução da manutenção.

Processos

: Utilizado para efetuar a requisição das peças a serem usadas na ordem de  manutenção. Ao clicar neste botão a tela "Requisição de Material para OM" será exibida, clique aqui para mais informações sobre os processos para a requisição das peças. Essa requisição será enviada ao almoxarifado para que seja feita a separação das peças e essas sejam disponibilizadas ao técnico.

Ao final da execução dos serviços, antes de concluir a OM, é importante que o processo de requisição de materiais seja executado novamente e os materiais não utilizados sejam devolvidos ao almoxarifado para que a contabilização das peças previstas e gastas seja real.

Processos

: Utilizado para indicar a situação da execução da ordem de manutenção. Ao clicar neste botão será aberta a tela "Ordem de Manutenção - Situação da OM em execução", conforme mostra a imagem abaixo:


Figura 50 - Formulário para Alterar a Situação da Manutenção em Execução

Indique os campos:

Clique no botão . Através do botão é possível fazer o estorno da informação de situação da OM em execução, ou seja, apaga a situação da ordem de manutenção em execução e data prevista de saída da situação.

Os campos "Situação OM em execução" e "Data da previsão saída situação" localizados na seção "Execução" da sub-aba "Complemento" da OM serão preenchidos de acordo com o preenchimento deste processo.

Processos

: Utilizado para indicar que a oficina finalizou a execução dos serviços. Se o parâmetro geral "Res. execução obrigatório na conclusão da OM" estiver marcado e o campo "Res. execução" da OM não estiver preenchido a seguinte mensagem será exibida:


Figura 51 - Mensagem de alerta para conclusão

O processo não poderá ser executado, informe o Responsável pela execução e tente concluir novamente. Caso o parâmetro esteja desmarcado o sistema não efetuará essa verificação e o processo poderá ser executado normalmente.

O processo somente poderá ser executado se o campo "Patrimônio" estiver preenchido (para as OMs criadas a partir da ficha de locação). Caso não esteja, deve ser informado um patrimônio da respectiva ficha (locado, disponível ou inspeção) e que não tenha tido movimentação de estoque.

Quando este processo é executado os custos dos materiais e serviços gastos na execução da OM são totalizados  e a partir deste momento a oficina não está autorizada a efetuar requisição ou devolução de materiais para esta manutenção ou ainda indicar serviços efetuados. Ao executar o processo a tela "Ordem de Manutenção: Conclusão Execução" será exibida, conforme mostra a imagem abaixo:


Figura 52 - Formulário para Configuração de Conclusão da Manutenção

Ao efetuar a conclusão devem ser informados os seguintes campos:

Ao executar o processo para atualização do medidor, o novo valor para o medidor do patrimônio não poderá ser menor que o valor da última medição, ou seja, o campo "Atual" não poderá ser menor que o "Último". Caso seja informado um valor menor o sistema apresentará uma mensagem informando a divergência.

O valor do medidor nunca poderá ser menor que zero (0). Neste processo, também, será aplicada a restrição conforme limite diário definido no cadastro da unidade do medidor. Clique aqui para mais informações.

"Nesta OM não foram apontados gastos de:": Esta seção não será exibida para os casos em que os gastos de serviços e peças da ordem de manutenção forem apontados.

Clique no botão , o campo "Conclusão" na seção "Execução" da sub-aba "Complemento" será preenchido com a data do sistema no momento da execução deste processo. Ao concluir a execução, para as peças com quantidade gasta maior que zero e com peça com prazo de garantia indicado, o sistema preenche o campo "data de vencimento da garantia" da OM da respectiva peça com o valor da data da conclusão da execução somada ao prazo de garantia do cadastro da respectiva peça.

Quando o parâmetro "Não preencher quantidade gasta para serviços automaticamente" estiver habilitado serão validados os campos de quantidade gasta de peças e serviços da OM:

1. Se todos os campos de quantidade gasta estiverem preenchidos: a conclusão da execução será realizada;

2. Se um ou mais campos de quantidade gasta estiverem vazios: será aberta a tela abaixo com os serviços e peças que não tiveram a quantidade gasta apontada para que o usuário a informe. Para os serviços e peças que não foram executados/utilizados deverá ser informado "0" para cada item.


Figura 53 - Formulário para inserção das quantidades gastas de serviços e peças

 

OBS.: Não será aceito outro valor além de 0 (zero) para as peças pois o campo "Qt. Gasta" da aba Peças é atualizado ao concluir a execução, de acordo com os materiais que foram requisitados.

Ao executar esta conclusão, o sistema observará o parâmetro "Gerar checklist", se a opção "Execução OM" estiver marcada e o equipamento da manutenção estiver associado a um formulário de checklist o sistema irá vincular (caso já exista um checklist de conferência para o patrimônio e este esteja dentro do prazo de expiração para vínculo) ou gerar (se o patrimônio não possuir checklist) um registro de Checklist de equipamento para o patrimônio selecionado na OM, clique aqui para mais informações sobre o checklist de equipamentos.

Em empresas que possuírem controle de multiestoque a geração do checklist dependerá também da execução da movimentação de estoque, caso contrário o processo será executado automaticamente em sequência.

Para mais informações do multiestoque, clique aqui.

Se a manutenção for realizada para um patrimônio que possui programa de manutenção preventiva, ao executar o processo de conclusão da OM o sistema realizará a validação dos serviços programados para o patrimônio e os serviços realizados na manutenção, considerando as datas previstas e/ou medidores dos serviços programados e os serviços registrados na OM. Será aberta a tela "Relação de Próxima Execução de Serviços":


Figura 54 - Manutenção programa para o equipamento

Nesta haverá a relação gerada desta validação listando todos os serviços cadastrados na manutenção programada com o respectivo status, conforme regra:

Serviço vencido (vermelho): Todos os serviços que estão com sua manutenção programada atrasada, considerando tanto a data prevista quanto o medidor da próxima execução;

Serviço a vencer (verde): Todos os serviços que estão com sua manutenção programada a vencer, considerando tanto a data prevista quanto o medidor da próxima execução.

Serão avaliados os seguintes casos:

Se o serviço estiver mencionado na OM que está sendo concluída, o campo "Qtd. Gasta" da lista das manutenções programadas virá preenchido com o valor da quantidade gasta descrita na mesma.

Estando o serviço na lista das programadas e na OM, mas nesta última com a quantidade gasta igual a zero, o campo "Qt. Gasta" da lista das manutenções programadas virá habilitado para edição permitindo que o cliente insira uma quantidade e esta seja inserida no campo correspondente na OM, ou seja, o usuário deverá realizar a manutenção programada e atualizar no sistema através da OM que está sendo realizada.

Por último, se o serviço constar na lista das programadas e não estiver na OM, o campo "Qtd. Gasta" da lista virá habilitado para edição permitindo que o usuário insira uma quantidade e este serviço será inserido na manutenção, neste caso somente os seguintes campos da aba "3-Serviços" serão preenchidos:

Ao continuar a conclusão, existindo algum serviço com status vermelho e sem quantidade gasta, o sistema exibirá a mensagem: "Existem manutenções programadas atrasadas a serem realizadas. Deseja prosseguir sem executá-las?", podendo o usuário decidir se sim ou não e finalizar normalmente a OM.


Figura 55 - Mensagem para Confirmação de Execução de Manutenção Programada

Os dados da manutenção programada do equipamento serão atualizados conforme a conclusão realizada, clique aqui para mais informações sobre a manutenção programada.

Neste processo o valor gasto das peças será considerado conforme a configuração do parâmetro "Valor considerado para custo de peças da OM":

Quando o parâmetro "Utilizar controles de viabilidade econômica e técnica" estiver habilitado, ao concluir a execução da OM serão calculadas as viabilidades (econômica e técnica).

Depois de executado, o processo será modificado para que deve ser utilizado para o estorno da conclusão da execução caso necessário. Ao efetuar o estorno, se a OM possuir algum checklist relacionado ao processo "Concluir execução" o mesmo será excluído quando tiver sido gerado automaticamente pelo sistema e estiver com status "A Executar". Caso contrário, o checklist será transferido para "Conferência", perdendo o relacionamento com a OM em questão. O sistema bloqueia o estorno da conclusão da execução da OM, caso a mesma esteja vinculada a alguma peça ou serviço como garantia de outra OM.

Processos

: Processo utilizado para visualizar o checklist de verificação para a ordem de manutenção, clique aqui para mais informações sobre o cadastro de Checklist do patrimônio. Ao executar este processo o sistema abrirá a tela de cadastro do Checklist da manutenção mostrando apenas os registros gerados a partir da OM através da qual o processo foi executado e não apresentando filtros, conforme mostra o exemplo abaixo:


Figura 56 - Listagem de Checklists gerados a partir da OM

Processos

: Este processo é habilitado de acordo com a opção selecionada no parâmetro "Apontar horas trabalhadas da OM" na aba "Ordem de manutenção", (clique aqui para mais informações sobre os parâmetros). Esse parâmetro possui três opções e dependendo de qual for selecionada o sistema terá um comportamento diferente.

Horas por OM

Ao selecionar essa opção o sistema não exibira o processo na página da Ordem de Manutenção.

Horas por técnico

Utilizado para efetuar o apontamento total de horas gastas por técnico na ordem de manutenção. Ao clicar neste processo a tela "Ordem de manutenção - Apontamento de horas" será aberta, conforme mostra a imagem abaixo:


Figura 57 - Tela de Apontamento de total de horas Trabalhada na Manutenção

O cabeçalho da tela será preenchido com as informações da ordem de manutenção, logo abaixo existem as colunas:

Intervalo por técnico

Utilizado para efetuar o apontamento por intervalo de data de inicio e fim da execução por técnico na ordem de manutenção. Ao clicar neste processo a tela "Ordem de manutenção - Apontamento de horas" será aberta, conforme mostra a imagem abaixo:


Figura 58 - Tela de Apontamento de horas por intervalo,Trabalhada na Manutenção

O cabeçalho da tela será preenchido com as informações da ordem de manutenção, logo abaixo existem as colunas:

Para inserir uma linha clique no botão e tecle [Enter] para salvar o registro. Para exclusão selecione o registro e clique no botão . Após a inclusão de todo o apontamento clique no botão . Verificar se esse apontamento será detalhado no faturamento e como será o detalhamento.

Processos

: Utilizado para gerar a nota de faturamento da ordem de manutenção, se a mesma possuir autorização para o não faturamento este processo não poderá ser executado. O faturamento da OM pode ser feito a qualquer momento após a etapa de aprovação, esta fatura pode ser gerada da própria OM ou ainda pode ser realizada no momento da fatura de locação.

Ao gerar NF de fatura:

  • O valor unitário das peças será arredondado conforme modelo de NF definido no cadastro da empresa.
  • O CST do PIS e do COFINS serão buscados primeiramente do NCM relacionado ao produto do faturamento, caso não possua então serão buscado do cadastro de CFOP associado à venda.

Para empresas configuradas como Simples Nacional, o Sisloc irá gerar nota fiscal com as seguintes configurações para PIS/COFINS:

CST PIS

99

 

CST COFINS

99

Base de cálculo de PIS

0,00

 

Base de cálculo de COFINS

0,00

Alíquota de PIS

0,00

 

Alíquota de COFINS

0,00

Valor de PIS

0,00

 

Valor de COFINS

0,00

 

  • A tributação de ISS na emissão de nota fiscal de fatura será definida pelas as informações de % Mão de Obra e Alíquota de ISS conforme configuração do cadastro da empresa (Cadastro Empresa > aba Parâmetro por empresa > Seção Ordem de Manutenção).

  • Para as notas fiscais configuradas para reter IR (Modelo Nota Fiscal), o sistema verifica se, no mesmo mês, o valor total das notas fiscais emitidas para o cliente ultrapassa o valor mínimo da retenção de acordo com o parâmetro geral (aba Impostos / Impostos retidos sobre serviços / campo Mínimo). Caso o valor da NF mais o valor das notas fiscais emitidas extrapole o valor mínimo da retenção, o sistema cobra na última NF emitida a retenção do somatório de todas as notas emitidas para aquele fornecedor no próprio mês. Exemplo:

PARÂMETRO GERAL

ALÍQUOTA IRRF

1,5%

CLIENTE NÚMERO DA NF DATA EMISSÃO VALOR DA NF VALOR DA RETENÇÃO CÁLCULO PARA RETENÇÃO
CLIENTE A1 000050 10/09 300,00 0,00 300,00 x 1,5 = 4,50 (Menor que o valor mínimo de 10,00)
CLIENTE B1 000051 12/09 850,00 12,75 850,00 x 1,5 = 12,75 (Maior que o valor mínimo de 10,00)
CLIENTE A1 000052 15/09 200,00 0,00 (200,00 + 300,00) x 1,5 = 7,50 (Menor que o valor mínimo de 10,00 --> 200 + 300 = Mesmas NF do mesmo cliente )
CLIENTE A1 000053 18/09 500,00 15,00 (200,00 + 300,00 + 500,00) x 1,5 = 15,00 (Maior que o valor mínimo de 10,00 --> 200 + 300 + 500 = Mesmas NF do mesmo cliente)

 

Ao clicar neste processo a tela "Geração Nota Fiscal" será aberta, conforme mostra a imagem abaixo:


Figura 58 - Formulário para Geração de Nota fiscal de Manutenção

Preencha os seguintes campos:

Clique no botão para gerar a nota. Depois de executado, o processo será modificado para que deve ser utilizado para o estorno da geração da fatura, ao fazer esse estorno a(s) nota(s) gerada(s) será(ão) excluída(s).

Se na Ordem de manutenção houverem outras OM´s agrupadas e se o parâmetro "Unificar/agrupar itens da OM" estiver marcado, ao gerar a NF, o sistema unificará os itens em comum em apenas um item na NF. Caso contrário, cada item das OM´s serão registrados na NF individualmente com seu respectivo valor e quantidade.

 

Processos

: Utilizado para gerar ou importar (emitida por terceiros) a nota fiscal de entrada do equipamento para a manutenção. Este processo será executado para equipamentos de terceiros e desde que a nota de entrada ainda não tenha sido emitida pelo cliente.

Para empresas configuradas como Simples Nacional, o Sisloc irá gerar nota fiscal com as seguintes configurações para PIS/COFINS:

CST PIS

99

 

CST COFINS

99

Base de cálculo de PIS

0,00

 

Base de cálculo de COFINS

0,00

Alíquota de PIS

0,00

 

Alíquota de COFINS

0,00

Valor de PIS

0,00

 

Valor de COFINS

0,00

 

 

Ao clicar no botão de processo a tela será aberta, conforme mostra a imagem abaixo:


Figura 59 - Formulário para Indicação de Operação
da NF de Entrada da Manutenção

Através desta tela selecione a opção correta do processo que irá executar, se vai realizar a emissão própria com a informação do tipo de operação ou se será importada a NF de terceiro, podendo optar NF-e (modelo 55) com a importação do XML ou inserindo a chave de acesso da NF-e ou modelo 1 informando os dados corretamente. Conforme a opção escolhida a tela irá alternar na exibição dos campos solicitados. Após o preenchimento correto, basta cliente em OK.

Observações:

Depois de executado, o processo será modificado para que deve ser utilizado para estornar a geração da nota, ao fazer esse estorno a nota será excluída.

Processos

: Utilizado para gerar a nota fiscal da saída do equipamento da manutenção. Este processo deve ser executado para equipamentos de terceiros e desde que a nota não tenha sido emitida pelo cliente.

Ao gerar a NF, o CST do PIS e do COFINS serão buscado primeiramente do NCM relacionado ao produto do faturamento, caso não possua então será buscado do cadastro de CFOP associado à venda.

Para empresas configuradas como Simples Nacional, o Sisloc irá gerar nota fiscal com as seguintes configurações para PIS/COFINS:

CST PIS

99

 

CST COFINS

99

Base de cálculo de PIS

0,00

 

Base de cálculo de COFINS

0,00

Alíquota de PIS

0,00

 

Alíquota de COFINS

0,00

Valor de PIS

0,00

 

Valor de COFINS

0,00

 

Ao clicar no botão de processo a tela "Escolha a Natureza de Operação" será exibida, conforme a imagem abaixo.


Figura 60 - Formulário para Indicação de Operação
da NF de Saída da Manutenção

Informe a natureza de operação para a saída de prestação do serviço e clique no botão para gerar a nota com os dados do equipamento como mercadoria, a tela de detalhamento de nota será exibida, dê duplo clique na aba da nota fiscal para voltar à ordem de manutenção.

Depois de executado, o processo será modificado para que deve ser utilizado para estornar a geração da nota, ao fazer esse estorno a nota gerada será excluída.

Processos

: possibilitará o usuário alterar a movimentação de levantamento na manutenção. Somente poderá ser executado se processo "Iniciar Levantamento" tenha sido executado. Pois as movimentações já foram criadas com o almoxarifado e assim podem ser alteradas; e também  o processo "Entregar Equipamento" não tenha sido executado. Pois a movimentação de saída da manutenção ainda não foi criada.

Processos

 

: Utilizado para efetuar a entrega dos equipamentos da ordem de manutenção ao almoxarifado de estoque disponível, inspeção ou sucata, de acordo com o que foi informado no parâmetro "Permitir entregar equipamento para":

- "Disponível": Indica que o equipamento saiu de manutenção, se este for próprio e a ordem de manutenção não for vinculada a ficha de locação, o equipamento/patrimônio voltar a ficar disponível. Caso o equipamento esteja vinculado à ficha de locação ele volta a ser cobrado normalmente. Ao clicar no botão do processo será exibida a mensagem de confirmação da entrega.

- "Inspeção": Caso opte por "Inspeção", ao abrir a tela de Inspeção de Equipamentos (Menu Iniciar > Manutenção > Inspeção de Equipamentos) e selecionar o(s) item (ns), as opções "Todos" ou "Interna" serão habilitadas no campo "Inspeção".
Atenção! A opção de enviar para "Inspeção" não estará disponível para OMs abertas de dentro da ficha de locação, pois neste caso o equipamento encontra-se locado e mesmo que esteja em uma OM,  continuará no almoxarifado de equipamentos locados.

- "Sucata": Indica que o equipamento não está em condições de uso e reparo e será enviado para o almoxarifado sucata.

Para o sistema que possuir o módulo "Checklist de Equipamentos" habilitado, a entrega do equipamento só poderá ser efetuada caso o checklist vinculado à OM e relacionado ao processo "Concluir execução" esteja com status "Concluído", caso contrário o sistema não permitirá a execução do processo.

Depois de executado, o processo será modificado para que deve ser utilizado para fazer o estorno da entrega do equipamento.

Processos

: Este será o último processo a ser executado durante a manutenção, utilizado para indicar o encerramento da ordem. Este processo deve ser executado após a OS ter sido executada ou cancelada, não houver fatura a ser gerada e nem geração de conta a pagar pendente. Ao clicar no botão do processo será exibida a mensagem de confirmação do encerramento. Quando o parâmetro "Informar Tipo de Encerramento na OM" estiver habilitado, após a confirmação do encerramento será exibida a tela abaixo:


Figura 61 - Formulário para informar o tipo de encerramento da OM

De acordo com o momento em que a OM for encerrada serão exibidos os tipos de encerramento disponíveis:

- Ordem de Manutenção aprovada pelo cliente, faturamento realizado e manutenção realizada: serão exibidos apenas os tipos de encerramento cadastrados com o motivo igual a “Aprovado”.

- Ordem de Manutenção em que não foi autorizado o faturamento pelo cliente: serão exibidos apenas os tipos de encerramento cadastrados com o motivo igual a “Perda”.

- Ordem de Manutenção em que foi realizado o levantamento e na sua conclusão foi verificado que o equipamento está em perfeito estado de conservação e uso: serão exibidos os tipos de encerramento cadastrados com o motivo igual a “Cancelado”.

A OM não poderá ser encerrada caso tenha alguma solicitação de compra não concluída e/ou serviço de terceiro com fornecedor não informado. Depois de executado, o processo será modificado para que deve ser utilizado para fazer o estorno da entrega do equipamento.

Processos

: Através deste processo será aberta a tela de anotações e anexos da ordem de manutenção, onde poderão ser inseridas observações e pendências na OM. Clique aqui para mais informações sobre o funcionamento da tela de anotações e anexos.

Processos

: Através deste relatório é possível visualizar as peças solicitadas nas OMs que ainda não foram entregues, serão mostradas as informações da ordem de manutenção para a qual a peça será entregue, sua quantidade a ser entregue e a previsão de entrega do equipamento pronto.


Figura 62 - Necessidade de Peças para Manutenção

: Utilizado para gerar o relatório com o histórico das últimas manutenções efetuadas no equipamento informado na ordem de manutenção, ao clicar no processo será exibido o relatório conforme mostra a imagem abaixo:


Figura 63 - Relatório de Histórico de Manutenção por Equipamento - Última Manutenção

Neste serão exibidos os seguintes campos:

Processos

: Utilizado para exibir as últimas compras relacionados com a ordem de manutenção. Ao clicar neste botão será aberta a tela de filtro do pedido de compra, onde poderão ser visualizados os pedidos de compra gerados da manutenção.

"Relatórios": Ao clicar no botão processo (aba Dados) será possível gerar o relatório dos detalhes da mesma, será aberta a tela de filtro para o relatório:


Figura 64 - Formulário para Filtro do relatório de Manutenção

Selecione o tipo de relatório a imprimir ("Ordem de Manutenção", "Ordem de Inspeção" ou "Serviços e peças em garantia"), o tipo do Documento ("Modelo" ou "HTML"). Caso a opção "Modelo" seja escolhida, o campo "Modelo do documento" terá as seguintes opções :Modelo 1, Modelo 2, Modelo 3, Modelo 4 (sem endereço - papel A4 ou carta ) e Modelo 4 (com endereço -  papel A4). Se for selecionado uma das  opções do Modelo 4 o sistema habilita o campo Número de OM's, como na imagem abaixo.

Figura 65 - Formulário para Filtro do relatório de Manutenção Número OM's

 

Caso a opção escolhida seja "HTML", o sistema também habilita o campo Número de OM's.

Figura 66 - Formulário para Filtro do relatório de Manutenção documento HTML

assim que finalizar clique no botão  .

Será gerado o relatório conforme as opções selecionadas.

Quando for selecionado "modelo" no campo "documento" poderá observar que nos "quatro" modelos aparece informações de EXTERNA ou INTERNA, conforme imagem abaixo:


Figura 67 - Relatório de Manutenção

A palavra INTERNA - marcada de vermelho na imagem - representa que a OM se refere a uma manutenção de um equipamento que está no pátio da locadora.

Se estiver com a palavra EXTERNA, representa uma OM que a manutenção é ou será executada no cliente.

Observação: Caso o parâmetro "Exibir horímetro da expedição no relatório de OM" esteja marcado, o relatório modelo 4 passa a imprimir o horímetro da remessa. Neste caso o nome do campo é definido como Medidor OM. Portanto, neste relatório pode ser impresso Medidor Rem (horímetro buscado da remessa) e Medidor OM.

Processos

: Este processo permite o cancelamento do faturamento da OM. As notas fiscais geradas (de peças e serviços) terão sua geração estornada. Caso a NF de peças esteja emitida, o vínculo entre ela e a OM será removido. Ao ser executado será exibida a mensagem conforme imagem abaixo:


Figura 68 - Mensagem de alerta ao desvincular a NF de peças

A entrada da nota de peças deve ser realizada através do Pedido de Compra.

O processo somente será exibido quando:

1) O processo "Gerar NF Fatura" tiver sido executado e a NF peça estiver emitida;

2) Se a OM não estiver fechada;

3) Se os códigos das notas de peça e serviço forem diferentes;

4) Se o módulo "Movimentação Contábil" estiver desabilitado.

 

Processos

 

Aba "2 - Peças"

Nesta aba deverão ser cadastradas as peças a serem utilizadas para a execução da  manutenção.


Figura 69 - Ordem de Manutenção, aba "Peças"

Clique  no botão para incluir a peça, esta inclusão só poderá ser feita após os processos "Requisitar equipamento" e "Iniciar levantamento" serem executados.

Nesta aba existem os seguintes campos:


Figura 70 - Materiais previstos para Efetuar o Serviço na Manutenção


Figura 71 - Formulário de alteração da Quantidade Prevista da Manutenção

Nesta tela serão exibidas as informações da peça solicitada, no campo "Nova Quantidade Requisitada" informe a nova quantidade e clique no botão para alterar o campo "Qtd. prevista" da aba "2 - Peças".


Figura 72 - Tela de Busca de Material previsto /gasto

Nesta será mostrado o produto que está sendo buscado (código e descrição), quantidade em estoque, quantidade prevista, quantidade gasta e o valor unitário. Na coluna "QT a Requisitar" dê duplo clique e informe a quantidade a ser requisitada. Clique no botão para copiar a quantidade prevista para a orçada, o botão será utilizado para copiar a quantidade gasta para a orçada. Após informar os dados clique no botão .

Através do botão será buscado o valor do material conforme tabela de preço cadastrada no sistema. Em frente a esse botão existe ainda o processo que será utilizado para sincronizar o valor da peça com o valor dela na compra, ao clicar neste botão serão visualizadas as opões:


Figura 73 - Processo de Atualização de Valor

Será aberta a janela "Informe a compra", informe o número da compra de onde o valor será buscado e clique no botão para buscar os valores.


Figura 74 - Formulário para Informação do número
de Pedido de Compra para buscar o valor

Após informados os dados necessários clique no botão .

TOPO

 

Aba "3 - Serviços"

Nesta aba serão cadastradas as informações dos serviços prestados na manutenção.


Figura 75 - Tela para cadastro de Ordem de Manutenção, aba "3-serviços"

Clique no botão para inserir o serviço. Nesta tela serão mostrados os seguintes campos:

O botão será utilizado para visualizar os serviços a serem executados na OM. Nesta tela podem ainda ser inseridos mais produtos informando os dados: Código/Serviço, quantidade prevista, lauto técnico e descrição do orçamento. Clique no botão para inserir o serviço.


Figura 76 - Tela para seleção de Serviços previstos para Efetuar a Manutenção

O botão será utilizado para buscar os materiais do cadastro de serviço e inseri-los na aba "2 - Peças" da ordem de manutenção (Clique aqui para mais informações sobre o cadastro de serviço) ao clicar neste botão o sistema remeterá para a aba "2 - Peças" com os materiais associados ao serviço incluídos.


Figura 77 - Tela de Informação da busca de serviços previstos / gastos

Nesta existem as colunas: código, descrição, unidade, quantidade prevista, quantidade gasta, valor e quantidade a requisita, sendo que os dois últimos campos (valor e quantidade prevista) podem ser alterados de acordo com a necessidade. Ao clicar no botão a quantidade prevista será copiada para a quantidade a requisitar, o botão será utilizado para copiar a quantidade gasta. Clique no botão .

Depois de incluir as informações, clique no botão .

TOPO

 

Aba "4 - Serviços de terceiros"

Nesta aba serão incluídos os serviços de terceiros para a geração do Contas a Pagar, utilizado apenas quando há a necessidade de execução de um serviço de terceiros na ordem de manutenção.


Figura 78 - Ordem de Manutenção, aba "Serviços de terceiro"

Clique no botão para incluir um serviço de terceiros, nesta tela existem os campos:

Portanto, a nota fiscal de que representa a entrada do produto na locadora pode ser:

Conforme se observa na tela abaixo, se a opção "Própria" estiver marcada e clicar em OK, o SISLOC gerará a nota fiscal para o cliente considerando que este é uma pessoa física e não gera notas, por exemplo.


Figura 79 - Tela de geração de nota fiscal própria

Porém, na tela abaixo, considera-se que o cliente é uma PJ e que é obrigatório emitir nota fiscal. Assim, está configurado como nota fiscal eletrônica e o usuário pode importar o XML que o SISLOC fará o processo restante gerando uma nota fiscal a ser registrada no sistema, com o status de EMITIDA POR TERCEIRO, representando que é uma nota que não foi gerada pelo sistema. Para isto, deve-se utilizar o campo "Importar arquivo XML". Várias consistências são realizadas neste ponto, como o valor informado no XML do produto não ser igual ao informado no SISLOC na indenização, gerará uma exceção. Atente-se para as mensagens que porventura apareçam.


Figura 80 - Tela de geração de nota fiscal de terceiro eletrônica

Já se a nota fiscal recebida for modelo 01 (em papel e não eletrônica) deve informar os dados: data de emissão, data de entrada, série e número da nota. Desta forma, o SISLOC gerará uma nota fiscal com status de EMITIDA POR TERCEIRO, representando que é uma nota que não foi gerada pelo sistema.


Figura 81 - Tela de geração de nota fiscal de terceiro modelo 1

TOPO

Processos

: Utilizado para gerar as parcelas do contas a pagar. Ao clicar neste botão será aberta a tela "Parcelas dos Serviços de Terceiros" conforme mostra a imagem abaixo:


Figura 82 - Geração das Parcelas da Manutenção

Clique no botão para incluir cada parcela, serão exibidos os campos:

Tecle [Enter] para gravar. Repita o procedimento para cada parcela a ser cadastrada.

No cabeçalho aparecerá o valor das "Parcelas" já cadastradas e o total de "Serviços" da manutenção.

Clique no botão para gerar as parcelas.

: Utilizado para gerar o lançamento provisório de contas a pagar. Ao clicar neste botão será exibida a janela "Gerar Título", conforme mostra a imagem abaixo:


Figura 83 - Formulário de geração do Lançamento de Contas a Pagar

Clique no botão para efetuar a geração do lançamento, será aberta a tela de classificação financeira conforme mostra a imagem abaixo:


Figura 84 - Classificação financeira do Lançamento

O botão será utilizado para incluir a classificação. Para excluir uma classificação já realizada selecione-a e clique no botão .

O botão será utilizado para ratear os valores automaticamente de acordo com o rateio selecionado, para que este rateio funcione corretamente é necessário que a(s) sua(s) natureza(s) financeira(s) seja(m) de débito. Clique aqui para mais informações sobre o rateio automático.

Clique no botão para finalizar a classificação. Este ainda não será o Contas a Pagar definitivo e o lançamento terá a opção "Provisório" indicando que o lançamento é provisório, clique aqui para mais informações sobre o Contas a Pagar.

: Utilizado para gerar o lançamento de contas a pagar definitivo. Sua funcionalidade será a mesma utilizada no processo do Contas a Pagar provisório porém o campo "Provisório" não estará marcado e o lançamento é o definitivo o que será pago realmente para o fornecedor.

: Ao gerar o lançamento Contas a Pagar (provisório ou definitivo) este processo será habilitado para que o estorno da geração do Contas a Pagar seja efetuado.

: Utilizado para gerar a nota de remessa do equipamento para que seja enviado ao fornecedor que fará o serviço. Sempre que o equipamento sair da empresa, para transportá-lo é necessário que o mesmo seja acompanhado por sua respectiva nota justificando o seu transporte. Ao clicar neste botão a nota de remessa será emitida.

: Utilizado para gerar a nota de devolução do equipamento no momento do retorno do fornecedor para a empresa. Sempre que o equipamento for transportado é necessário que o mesmo seja acompanhado por sua respectiva nota, justificando o seu transporte. Ao clicar neste botão a nota de devolução será emitida.

Ao clicar no botão da tela poderá ser gerado o relatório dos serviços de terceiros solicitados. Será aberta a tela para a escolha do tipo de relatório:


Figura 85 - Formulário de Seleção do Modelo de
Relatório de Serviços de Terceiros

Se o seu sistema estiver utilizando a tecnologia três camadas (disponível apenas para Sisloc Premium) então a tela de exportação do relatório será exibida.

Os seguintes tipos podem ser selecionados:


Figura 86 - Relatório de Serviços de Terceiros

TOPO

 

Aba "5 - Parcelas"

Nesta aba serão informadas as parcelas para pagamento da manutenção efetuada para o equipamento.


Figura 87 - Ordem de Manutenção, aba "Parcelas"

Nesta tela existem duas rotinas para o cadastro das parcelas. É possível cadastrar uma a uma, ou ainda gerar todas as parcelas com apenas um processo.

Cadastro avulso, preencha os campos:

Cadastro automático, através de processo: Ao clicar no processo , será aberta a tela "Parcelamento" para a informação dos dados de parcelas a serem geradas.


Figura 88 - Formulário para Geração de Parcelas da Manutenção

Clique no botão para gerar as parcelas com base nos dados informados. Na tabela abaixo do botão serão mostradas as parcelas geradas, clique no botão para transportar os dados para a tela principal das parcelas.

TOPO

 

Aba "6 - Defeitos"

Nesta aba serão informados os defeitos encontrados no equipamento, é possível incluir um ou mais defeitos, porém a manutenção também pode não ter defeitos a relatar do equipamento.

Esta aba será exibida apenas se o sistema for Sys ou Premium e o módulo de Alocação estiver habilitado.

 


Figura 89 - Ordem de Manutenção, aba "Defeitos"

Clique no botão , no campo "Defeito" informe o defeito encontrado e clique no botão para incluir o defeito.

 

O processo de execução das manutenções corretivas e preventivas são os mesmos, diferenciado apenas pelas origens. Uma ordem de manutenção não pode ser corretiva e preventiva ao mesmo tempo.

 

Outros processos da tela:

Na tela de listagem de ordem de manutenção existe ainda o processo "Gerar OM" (Inserção Rápida de OM) para abertura de OM para máquinas/equipamentos que estão inicialmente disponíveis mas que fisicamente estão em manutenção. Este processo transfere o status dos produtos de "Disponível" para "Manutenção" e é utilizado apenas durante a implantação do Sisloc ou após a realização de um novo inventário das máquinas em manutenção. Ao clicar neste será aberta a tela "Geração de OM para equipamento", conforme mostra a imagem abaixo:


Figura 90 - Tela para Geração de Ordem de Manutenção para Equipamentos

Primeiramente será necessário filtrar o equipamento, para isso informe os campos:

Clique no botão para buscar os equipamentos que se relacionam com o filtro efetuado.

Os equipamentos buscados serão mostrados na seção logo abaixo do filtro, o equipamento que tiver patrimônios serão repetidos mostrando uma linha para cada patrimônio. As seguintes colunas serão apresentadas:

Após marcar os equipamentos dos quais serão geradas as OMs, na última seção da tela ("Informe os dados abaixo para geração da Ordem de Manutenção:") informe os seguinte dados:

Clique no botão para gerar as manutenções, para cada equipamento marcado será gerada uma manutenção.

TOPO

 

"Relatórios":

Processo para fazer a impressão de relatórios da ordem de  manutenção.

Este tem dois comportamentos bem distintos:

  1. se for executado da aba "Serviços de terceiros" será impresso o relatório com as informações da prestação do serviço de terceiro, é possível emitir os tipos de relatório "Padrão", "HTML" e "Modelo". Para emitir os tipos "HTML" e "Modelo" é necessário efetuar a configuração de cada um anteriormente. O modelo "HTML" pode ser configurado através do cadastro de textos (clique aqui para mais informações) e com a ajuda do suporte da Sisloc, o modelo "Modelo" deve ser modificado através da configuração de modelo da OM (clique aqui para mais informações). O modelo "Padrão" como o próprio nome já diz é um relatório com configuração padrão do sistema, não é possível modificá-lo.

    Abaixo segue o exemplo do relatório padrão, visto que o restante pode ser modificado. Este mostrará o cliente da ordem de manutenção, equipamento e patrimônio no qual o serviço será prestado, a marca e modelo do equipamento, fornecedor que irá prestar os serviços, número do documento Contas a Pagar a ser gerado para pagamento, data da saída do equipamento da locadora para o fornecedor prestador, data de retorno do equipamento após a execução do serviço, valor cobrado pelo serviço prestado, descrição e itens enviados para que seja feito o serviço. E por fim as informações sobre as parcelas a serem pagas do serviço prestado.

    Se o parâmetro "OM \ Relatório de Serviços de Terceiros: Imprimir Cliente", localizado na aba "Ordem de Manutenção" das configurações gerais do sistema, estiver desmarcado, o campo "Cliente" não será impresso no relatório, clique aqui para mais informações sobre os parâmetros.

    Todas as informações acima serão buscadas da tela da manutenção na aba "Serviços de terceiros". Este relatório poderá ser utilizado para controle interno da empresa.


Figura 91 - Relatório de Serviços de Terceiros

 

  1. Relatório nas demais abas: Ao clicar neste botão será aberta a tela "Opção de Relatório" para emitir diversos relatórios em relação a ordem de manutenção, conforme mostra a imagem abaixo:


Figura 92 - Formulário para seleção de Opções do Relatório da OM

 


Figura 93 - Relatório de Orçamento da Ordem de Manutenção

Neste relatório será mostrado o número da ordem de manutenção, data da emissão do orçamento (essa data será sempre a do dia atual que é quando o processo da impressão do orçamento foi efetuada), nome do cliente e informações de seu endereço e contato, endereço de entrada/retirada do equipamento, nome do equipamento, patrimônio, número de série, valor de seu medidor (para aqueles equipamentos que possuem medidor), horário de chegada do equipamento esta será a data de abertura da ordem de  manutenção, data prevista para a entrega do equipamento, descrição da ordem de manutenção, problemas encontrados.

Será mostrada ainda a relação de peças a serem utilizadas mostrando a quantidade, código da peça, descrição e valores total de cada peça e total de peças, logo abaixo a relação de serviços a serem executados será mostrada com a quantidade, descrição do serviço e valores total de cada serviços e total de todos os serviços. Depois da relação de serviços e peças, será mostrado o total do orçamento.

O orçamento possui ainda a seção onde você poderá informar os dados de início e término da execução da OM e a condição de pagamento mostrando o número de dias para cada vencimento e o valor da prestação.

Por fim, serão impressas as observações do orçamento, o campo para informar se o mesmo foi aprovado ou não juntamente com a data dessa aprovação e a linha para assinatura do técnico responsável pela manutenção e do cliente. Além das informações extras de acordo com o que foi selecionado no filtro do mesmo.

No cabeçalho do relatório serão mostrados os dados do cliente, equipamento e técnico responsável pela OM, além do número da ficha de inspeção, data em que a OM foi aberta (este será o campo "Chamada ocorrida em") e a data de emissão da ficha de inspeção.

No restante do relatório (item 1 ao 6) serão mostrados os detalhes que devem ser verificados no equipamento e as notas que foram dadas a cada um (bom, regular e ruim). No item 7 informe a data e horário da realização da inspeção e o número do equipamento, item 8 informe o gasto com mão de obra e no item 9 os materiais utilizados.

Ao final da ficha é necessário ter as assinaturas do cliente, assistente de montagem e manutenção e o cliente do setor de assistência técnica e manutenção.

Este relatório é impresso de acordo com a organização da empresa, podendo ou não necessitar dele.


Figura 94 - Relatório de Ordem de Inspeção da OM


Figura 95 - Relatório de Ordem de Inspeção da OM

No relatório serão exibidos os dados da manutenção, cliente, equipamento e as peças com sua quantidades solicitadas, entregues e a entregar.


Figura 96 - Relatório de Peças a serem Entregues

Clique no botão para gerar o relatório, conforme opções marcadas.

Se o seu sistema estiver utilizando a tecnologia três camadas (disponível apenas para Sisloc Premium) então a tela de exportação do relatório será exibida.

 

TOPO

Geração de nota fiscal de mercadoria após a reforma tributária (a partir versão 12.2 do sistema)

Após obter os dados: CFOP, ICMS próprio, ICMS ST, diferimento/redução, MVA, dispositivos legais, CST ICMS e IPI, percentuais do ICMS e IPI, bem como obter seus valores ao gerar uma nota através de uma movimentação do sistema (transferência, manutenção, locação) os dados serão gerados automaticamente.

Para a emissão da nota basta que o sistema possua as informações do cliente, emitente (própria empresa) e mercadorias vendidas, que a nota e seus impostos serão gerados de acordo com o tipo de operação configurado nos parâmetros gerais do sistema.

Lembrando que os cálculos e informações automáticas serão válidos exclusivamente para as operações de venda do sistema (tipo de operação igual a "Venda"). Outras entradas e outras saídas deverão obter os impostos manualmente pelo usuário.

Na ordem de manutenção, ao clicar no processo "Gerar NF fatura" o sistema calculará os valores de impostos automaticamente, bem como buscará as informações fiscais da nota conforme configurações do usuário, este cálculo será feito apenas para as notas geradas das opções materiais e materiais ST (caso exista).