Voltar

Devolução de Equipamentos

Disponível para:

A devolução é feita assim que o cliente retorna com o equipamento para a empresa. Nesta será identificado a perda de algum equipamento, ou defeito causado pelo usuário para que a locadora defina o que será feito, pode-se enviar o equipamento para a manutenção sem cobrar pelo serviço no caso de defeitos e para os casos de perdas é possível aplicar a indenização para o cliente, neste processo é cobrado do cliente o valor de indenização informado no produto, gerando assim uma nota da venda indenizada.

A devolução só pode ser criada através de sua ficha de locação, não é possível a inserção de uma devolução através do caminho "Iniciar -> Locação -> Devolução de equipamentos", este será utilizado apenas se houver alguma alteração a ser realizada na devolução ou para pesquisa e visualização das mesmas.

As etapas da devolução são:

- aprovar a devolução;

- programar a retirada do equipamento indicando motorista, a data e a hora;

- fazer a recepção dos equipamentos;

- imprimir a nota fiscal de devolução;

- gerar manutenção;

- apontar defeito;

- efetuar substituição;

- imprimir comprovante, romaneio e boletim técnico do equipamento.

Ao fazer a devolução, é possível configurar os parâmetros gerais do sistema e fazer com que o equipamento seja enviado para inspeção. Assim será definido se o equipamento está em perfeitas condições para ser locado novamente, se será necessário alguma manutenção ou, ainda, a sua indenização.

 

Procedimentos

Ao acessar o caminho "Iniciar -> Locação -> Ficha de  locação", na ficha para a qual será feita a devolução e clique no processo "Devolução".


Figura 1 - Tela de cadastro de Locação com foco no processo de "Devolução"

A tela de pesquisa "Devolução de equipamentos locados" será aberta. Esta é a mesma acessada através do caminho "Iniciar -> Locação -> Devolução de equipamentos", porém neste caminho é possível visualizar as devoluções de todas as locações e não será possível fazer uma inclusão:

Figura 2 - Listagem de Devoluções de Equipamentos

Clique no botão para inserir uma nova devolução, disponível apenas se a tela de devolução for aberta através da tela de ficha de locação.

Será aberta a tela para inserir as informações da devolução do equipamento. Este processo será realizado assim que termina o período da locação e o cliente retorna com o equipamento para a locadora:

Figura 3 - Tela de cadastro de Devolução de Equipamentos

Nesta tela terão os seguintes campos:


Figura 4 - Tela para alteração da data de cobrança


Figura 5 - Mensagem de Alerta na Geração da NF de Devolução

 

: Quando a data de cobrança ("Cobrar até") for diferente da data atual do sistema, será necessário executar este processo para prosseguir com a recepção da devolução, ao clicar na opção a seguinte tela será apresentada:


Figura 6 - Tela para informar o motivo da liberação da devolução
com data de cobrança diferente da data atual

Informe as data mínima e máxima em que a recepção pode ser realizada e o motivo da liberação. Em seguida clique em . O usuário deve possuir permissão de nível de acesso para executar esse processo. Além da permissão de acesso ao processo, é necessário também que o usuário tenha permissão de quantidade de dias para informar as data mínima e máxima. A permissão deve ser concedida no cadastro de usuário.


Se o processo não for executado e a data de cobrança estiver diferente da atual, o sistema não permitirá que a devolução seja recepcionada e apresentará a mensagem: "A data de cobrança está diferente da data atual do sistema. É necessário realizar o processo de liberação para prosseguir."

Os campos "Limite recepção" e "Motivo da liberação" serão exibidos quando o parâmetro "Liberação de saída/entrega com data de cobrança diferente" estiver preenchido com as opções "Obrigatório" ou "Alertar".

Ao final da inclusão ou alteração da devolução, se o parâmetro "Verificar quantidade de frete do serviço extra ao aprovar uma remessa e/ou devolução" estiver marcado e o "Transporte" estiver selecionado como "Locadora", o sistema exibirá o alerta:


Figura 7 - Mensagem de frete obrigatório

Esse alerta lembrará a necessidade da inclusão de um serviço extra, relacionado à devolução, com cobrança de frete.

Seção "Campos adicionais":

Além do campo de observação, se houver rótulos configurados para a devolução, estes serão apresentados como campos de informações extras.

 

Processos

Anotações

Fazer Recepção

Substituição

Marcadores

Checklist Devolução

Medidores

Itens da Devolução

Gerar Nota Devolução

Comprovante de Devolução

Serviço Extra

Gerar OM

Romaneio de Devolução

Aprovar Devolução

Apontamento de Defeito

Boletim Técnico

Programar Retirada

 

 

 

: Através deste processo será possível adicionar anotações e anexos à devolução. Clique aqui para mais informações sobre o cadastro de anotações e anexos.

:  Através deste processo será possível adicionar marcadores à devolução de equipamentos. Clique aqui para mais informações sobre o cadastro de marcadores.

: Processo utilizado para informar os itens a serem devolvidos. Ao clicar neste processo será aberta a tela mostrando os itens locados para a ficha, caso exista mais de uma remessa locada, irão aparecer os itens de todas. Informe a quantidade de devolução para cada item na coluna "Devolução" e clique no botão "Gravar". Para fazer a devolução total do equipamento clique no botão "Devolução total", a coluna "Devolução" ficará igual a coluna "Saldo". O botão "Zerar quantidades" irá preencher toda a coluna de devolução com o valor '0'. As quantidades a serem devolvidas podem ser sugeridas ou não conforme o parâmetro "Sugestão de saldo ao fazer uma devolução". Clique aqui para mais informações sobre o parâmetro.
Por fim o botão "Localizar patrimônio" irá abrir a tela "Localização de patrimônios" onde é possível visualizar a posição do mesmo no estoque, mostrando se está locado, qual a previsão de devolução do mesmo e outras informações. Clique aqui para mais informações sobre a rotina de localização de patrimônios. Já o "Visualizar patrimônio" apresenta ao usuário os patrimônios locados em qualquer remessa da ficha de locação em questão.

O processo de visualizar patrimônios estará visível na devolução enquanto a aprovação do item não tiver sido executada.


Figura 8 - Tela de cadastro dos Itens da Devolução

Na visualização das informações sobre os itens da devolução, tem-se:

Utilizando o valor de aquisição do produto/patrimônio

Quando o Sisloc estiver configurado para gerar as notas fiscais de remessa e devolução com o valor de aquisição dos itens, os patrimônios a serem devolvidos devem ser selecionados na tela "Itens da Devolução". Eles serão listados conforme a imagem abaixo:


Figura 9 - Tela de Itens da Devolução listando todos os patrimônios e as remessas

Após informar os patrimônios e gravar, estes não poderão ser alterados ao fazer a recepção dos equipamentos.

Processos

: Processo utilizado para inclusão dos serviços extras prestados na ficha de locação.

Ao clicar neste processo a tela "Ficha de locação - Serviços" será aberta. Clique no botão para incluir um serviço.

Figura 10 - Listagem de Serviços Extras cadastrados para a Devolução de Equipamentos da Ficha de Locação

Na tela de inclusão de serviços extras, os seguintes campos serão preenchidos:

Figura 11 - Tela de cadastro do Serviço Extra na Devolução de Equipamentos da Ficha de Locação

  1. Seção Serviço Extra

    Seção Dados

    Informações do produto

    Informações da execução

    Valores

  2. Impostos

    Total

Clique em para salvar as informações.

Para os serviços terceirizados, o processo será habilitado para que seja efetuado um lançamento de contas a pagar para o fornecedor escolhido, será considerado serviço terceirizado aquele com o campo "Fornecedor" preenchido.

Processos

: Processo utilizado para efetuar a aprovação da devolução, o campo "Data Aprovação" será preenchido com a data do sistema no momento da execução deste processo. Ao executá-lo ele será modificado para "Estornar aprovação" e pode ser utilizado para realizar o estorno da aprovação.

Processos

: Processo utilizado para agendar a retirada do equipamento do local onde foi utilizado. Ao executar este processo será aberta a tela: "Programar Retirada", onde deve ser informado o motorista responsável (este motorista deve estar cadastrado como um funcionário da empresa ou funcionário de terceiro), a data e a hora da retirada, o sistema preencherá com as informações do sistema, porém essas informações podem ser modificadas. Na informação do veículo são listados os produtos cujo o grupo de estoque é do tipo "Veículo". No caso do sistema ser multi-empresa, podem ser visualizados veículos pertencentes a empresa ativa ou a todas (configuração definida por parâmetro: Geral > Aba Cadastros > Produto).


Figura 12 - Formulário para inserção do Motorista que fará a
Retirada do Equipamento locado

Ao programar a retirada, os campos "Motorista" e "Retirada em" serão preenchidos respectivamente com o motorista e data/hora informada na programação. O processo será modificado para e poderá ser utilizado para realizar o estorno da programação.

Processos

: Processo utilizado quando o equipamento chega na empresa, para que seja feita a recepção deste. Ao clicar neste processo será aberta a tela com os itens da remessa e seus respectivos patrimônios para que seja feita a conferência.


Figura 13 - Tela para seleção de Patrimônios a serem Recebidos

Observações:

1) Ao executar o processo de recepção e o parâmetro 'Permitir devolver patrimônio com OM externa aberta' estiver desmarcado e existir OM em andamento, será abortado o processo e solicitado ao usuário que termine primeiramente a OM para depois realizar a devolução.

2) Ao executar o processo de recepção, se o parâmetro "Permitir devolver patrimônio com OM externa aberta" estiver marcado e a OM aberta na ficha de locação tiver o levantamento iniciado, será questionado ao usuário:

"Existe(m) OM aberta(s), com equipamento(s) não entregue, vinculada(s) ao(s) patrimônio(s) a ser(em) devolvido(s). Ao realizar a recepção esta(s) OM será(ão) alterada(s) de externa para interna. Deseja realizar essa modificação?
OM [nº] - Patrimônio [nº]"

Se confirmado então a OM (ou OMs devido ao parâmetro 'Permitir mais de uma OM para o mesmo patrimônio') será vinculada à devolução tornando-a interna senão, continuará a ser externa. Também será adicionado o na OM, aba 1-Dados, no campo "Descrição" os dizeres:

Equipamento retornado conforme Devolução [N° Contrato]

Sublocado de [Nome Sublocadora]

Locado de [data] até [data]

OM alterada de externa para interna

 

3) Quando o parâmetro "Itens da Devolução: informar equipamentos/patrimônios por remessa" estiver habilitado serão exibidos os patrimônios selecionados em "Itens da Devolução" e não será possível alterá-los.

 

4) Se o parâmetro "Liberação de saída/entrega com data de cobrança diferente" estiver preenchido com as opções "Obrigatório" ou "Alertar" e a data de cobrança ("Cobrar até") estiver diferente da data em que o processo está sendo executado será necessário executar o processo "Informar Limite Recepção", localizado no campo "Limite recepção". Clique aqui para mais informações sobre o limite de recepção.

Nesta tela existem ainda os botões:


Figura 14 - Formulário para indicar a Quantidade
de Itens devolvidos


  1. Figura 15 - Lisa para Seleção de Patrimônios


Figura 16 - Lista da Disponibilidade de Patrimônios

Se ao clicar em "Gravar" ocorrer a mensagem abaixo, representa que foi marcado o parâmetro "Bloquear data de Recepção menor que a data Cobrar até" e não se pode receber um equipamento com data menor que a definida no campo "Cobrar até" da tela de Devolução. Veja:


Figura 17 - Mensagem de alerta

Neste caso, o usuário deve alterar o campo "Cobrar até" para a data que está ocorrendo a recepção. Se o parâmetro "Bloquear data de Recepção menor que a data Cobrar até" for desmarcado esta verificação deixa de ser executada. Veja o parâmetro abaixo:


Figura 18 - Tela de Parâmetros

Após conferência clique no botão para finalizar a recepção. Para os equipamentos que possuírem controle de medidor será aberta a tela "Patrimônio - Medidores", para que seja informado o valor atual do medidor no momento da devolução.


Figura 19 - Formulário para atualização de Medidores dos Patrimônios devolvidos

Ao executar o processo para atualização do medidor, o novo valor para o medidor do patrimônio não poderá ser menor que o valor da última medição, ou seja, o campo "Atual" não poderá ser menor que o "Último". Caso seja informado um valor menor o sistema apresentará uma mensagem informando a divergência.

O valor do medidor nunca poderá ser menor que zero (0).

Ao confirmar a recepção os campos "Conferência" e "Data da entrada", na devolução, serão preenchidos automaticamente com a data atual do sistema.

Ao executar a recepção, o sistema considera os seguintes requisitos para gerar um cadastro de Checklist de Equipamento (módulo "Checklist de Equipamentos" deve estar habilitado) para cada patrimônio inserido na devolução:

Caso seja realizado o estorno da recepção da devolução, todas as movimentações geradas serão estornadas. Caso haja checklist relacionado à devolução, o mesmo sofrerá as seguintes alterações:

Ao concluir a recepção dos equipamentos é validado o parâmetro geral "Gerar devolução automática com itens pendentes":

Ao realizar o estorno da recepção será validado se existe relação entre a devolução com alguma outra. Caso exista:

 

Particularidades da geração da nota fiscal para COMODATO

COMODANTE   = pessoa que entrega a outrem um bem;

COMODATÁRIO = pessoa que recebe o bem;

Quando a recepção da devolução ocorrer para uma ficha de locação com a operação definida como "Comodato" a manipulação de estoque será baseada no processo de devolução de locação de comodato. Então o equipamento sairá do estoque de sublocado da empresa de origem (cliente da ficha de locação que representa a empresa) para ser inserido no estoque disponível da empresa que registrou a ficha de locação (Empresa ativa - emitente da locação).

Condições:

1- Deverá considerar como empresa origem a empresa que realiza a devolução. Então irá considerar a empresa representada pelo cliente da ficha de locação.

2- Empresa destino será aquela que registrou a ficha de locação.

Neste caso, após gerar  a nota fiscal e executar o processo "Imprimir" tornando a nota como EMITIDA, será gerado automaticamente uma nota fiscal de entrada na empresa destino, ou seja, a que vai receber o equipamento.

Executando a sequência de devolução de um comodato:

1) Na devolução da ficha de locação definida como COMODATO, gerar a nota de devolução a partir da empresa que é COMODANTE:


Figura 20 - Tela de Devolução

2) Na tela que se abrir, selecionar "Própria" e clicar OK para gerar a nota fiscal na empresa COMODATÁRIA:


Figura 21 -  Tela de Geração da NF própria


Figura 22 -  Mensagem de aviso

3) Nota fiscal gerada na empresa que está devolvendo o equipamento (COMODATÁRIA). É necessário "Imprimir" quando realmente for transportar o equipamento:


Figura 23 - Tela da nota fiscal emitida pela empresa

4) Então, será  gerada uma nota fiscal de entrada na empresa que recebe o equipamento (COMODANTE) conforme se observa abaixo:


Figura 24 - Tela da nota fiscal emitida por terceiros

Ao estornar uma recepção em uma ficha de locação que tenha a operação igual a "Comodato" o estoque será manipulado realizando o processo inverso da execução de devolução, ou seja, realizar a transferência do equipamento considerando como empresa origem a emitente da ficha de locação e empresa destino a empresa representada pelo cliente da ficha de locação.

Processos

: Processo utilizado para visualizar o checklist de verificação criado para a devolução de equipamentos. Ao executar este processo, o sistema abrirá a tela de cadastro do Checklist da devolução mostrando apenas os registros gerados a partir da devolução através da qual o processo foi executado e não apresentando filtros.

Processos

: Processo utilizado para ter o registro da nota fiscal que acompanhará o transporte da mercadoria sendo devolvida. A nota fiscal de devolução pode ser:

Conforme se observa na tela abaixo, se a opção "Própria" estiver marcada e clicar em OK, o SISLOC gerará a nota fiscal para o cliente considerando que este é uma pessoa física e não gera notas, como abaixo:


Figura 25 - Tela de Geração da NF própria

Porém, nesta próxima imagem abaixo, considera-se que o cliente é uma PJ e que é obrigatório emitir nota fiscal. Então, está configurado como nota fiscal eletrônica e o usuário pode importar o XML ou informar a chave de acesso da NF-e que o SISLOC fará o processo de validação das quantidades, equipamentos, NCM e demais informações relativa a esta devolução. Os detalhes referente as validações e consistências da importação do XML, clique aqui.

 


Figura 26 - Tela de Geração da NF de terceiro - modelo 55

Já se a nota fiscal recebida for modelo 01 (em papel e não eletrônica) deve informar os dados: data de emissão, data de entrada, série e número da nota. Desta forma, o SISLOC gerará uma nota fiscal com status de EMITIDA POR TERCEIRO, representando que é uma nota que não foi gerada pelo sistema.


Figura 27 - Tela de Geração da NF de terceiro - modelo 1

Observação: se for uma ficha de locação do tipo COMODATO, não poderá informar uma nota fiscal emitida por terceiro. Quando COMODATO, automaticamente, gerará uma nota fiscal no COMODATÁRIO (empresa que está de posse do produto). Neste caso, favor selecionar opção PRÓPRIA.

O tipo de operação da nota seguirá a opção informada nas configurações gerais do sistema.

  • Para empresas configuradas como Simples Nacional, o Sisloc irá gerar nota fiscal com as seguintes configurações para PIS/COFINS:
CST PIS

99

CST COFINS

99

Base de cálculo de PIS

0,00

Base de cálculo de COFINS

0,00

Alíquota de PIS

0,00

Alíquota de COFINS

0,00

Valor de PIS

0,00

Valor de COFINS

0,00

 

  • Ao gerar uma nota fiscal da devolução e a ficha possuir o tipo de operação como "Comodato", essa deve ser gerada com o destinatário igual à empresa que emitiu a nota de saída (filial responsável pela locação do equipamento), pessoa relacionada ao cadastro da empresa.

Exemplo: A empresa 'A' efetua um comodato para a empresa 'B'.

Na nota fiscal de remessa, o destinatário é a pessoa vinculada à empresa 'B' que recebe o equipamento. No processo de devolução, ao gerar a nota, o destinatário será a pessoa vinculada à empresa 'A' que emprestou.

 

Processos

: Processo utilizado para enviar o equipamento para manutenção após a devolução do mesmo. Quando um equipamento volta com defeito ou de acordo com os procedimentos da empresa, ao fazer a devolução do equipamento é necessário enviá-lo para manutenção, assim sendo basta executar o processo de "Gerar OM" que o sistema cria uma ordem de manutenção para o mesmo. Ao clicar neste processo será aberta a tela "Geração de O.M. para equipamentos devolvidos":


Figura 28 - Lista para Geração de Ordem de Manutenção

Para filtrar os equipamentos da locação selecione a situação em que o mesmo deverá estar, escolha entre "Ambos", "Devolvido" ou "Locado" e clique no botão . Selecione o(s) equipamento(s) a ir para a manutenção e informe os dados da seção "Informe os dados abaixo para a geração da Ordem de Manutenção":

Clique no botão para gravar a ordem de manutenção. Ao gerar a OM o sistema consulta o parâmetro "Tipo padrão de OM" (Opções > Parâmetros > Geral > aba Ordem Manutenção > aba Parâmetros 2) para que seja preenchido o campo "Tipo", que identifica a finalidade da manutenção que está sendo registrada.

Processos

: Ao efetuar a devolução do equipamento, caso o mesmo possua algum defeito é possível informá-lo. Isto será feito através do processo "Apontamento de Defeito", ao clicar neste será aberta a tela para a indicação de quantos e quais equipamentos estão defeituosos.


Figura 29 - Lista para Apontamento de equipamentos com Defeito na Devolução

Feito o apontamento, o equipamento ficará com status "Defeito" e através do cadastro de produto no processo "Defeito/inspeção" é possível retirá-lo deste status. Para os equipamentos que possuem patrimônio existe ainda a possibilidade de se abrir uma OM para ele. Clique aqui para mais informações sobre o cadastro de produto.

Processos

: Processo utilizado quando há uma substituição de equipamentos na locação. Caso seja enviado um equipamento de patrimônio 'X' para o cliente e este dê defeito é possível fazer a substituição deste patrimônio por outro, pode ser utilizado em qualquer caso que leve a ter uma substituição (troca) dos equipamentos locados. Para isso é necessário fazer uma nova remessa na locação com o novo equipamento e executar o processo de devolução do equipamento que foi locado anteriormente. Ao clicar neste processo será aberta a tela "Substituição de Equipamentos".

Uma tela semelhante deve aparecer em sua tela para ser selecionado a Remessa e o equipamento respectivo a ser substituído:


Figura 30 - Tela de Substituição de Equipamentos

Atenção: caso esteja marcado o parâmetro "Permitir substituir apenas equipamentos semelhantes" e o equipamento não for do mesmo tipo enviado na remessa ou em quantidade, será levantando a mensagem de erro demonstrada abaixo. Neste caso, os produtos são totalmente diferentes:


Figura 31 - Tela de Substituição de Equipamentos - mensagem de alerta

 

Quando o parâmetro "Bloquear substituição de item devolvido pelo mesmo item enviado" estiver habilitado não será permitido efetuar a substituição do item devolvido pelo item que foi enviado.

Exemplo:

Equipamento A foi enviado na remessa 1 e depois foi devolvido na devolução 1. O sistema não permitirá que na devolução 1 seja incluída a substituição desse equipamento.

Ao selecionar uma remessa na substituição serão ocultados os equipamentos que foram devolvidos da remessa selecionada.

 

Na tela de Substituição temos os seguintes campos:


Figura 32 - Formulário para inclusão de Observação da Substituição na Devolução de equipamentos

Existirão ainda os botões:


Figura 33 - Mensagem dos procedimentos a serem seguidos na Substituição

Clique no botão para executar a substituição.

Ao realizar a gravação será verificado o parâmetro "Alertar após substituições (Quantidade)" e se houver excedido a quantidade informada neste parâmetro, surgirá a pergunta para o usuário validar, exemplo:


Figura 34 - Mensagem de alerta

 


Figura 35 - Tela para Alteração das informações de Substituição

Processos

: Processo utilizado para fazer a alteração de valor do medidor do equipamento da devolução. Quando um equipamento que possui medidor é devolvido, é necessário atualizar o valor do medidor, que é utilizado para mensurar a quantidade trabalhada do equipamento, caso no momento da devolução o valor informado não foi o correto ou haja a necessidade de fazer a alteração deste, clique neste processo e informe o novo valor.

Ao executar este processo será aplicada a restrição conforme limite diário definido no cadastro da unidade do medidor. Clique aqui para mais informações.


Figura 36 - Formulário para Alteração de Medidores do Patrimônio da Devolução

Processos

: Processo utilizado para gerar o comprovante de devolução, também pode ser acessado através do botão na tela. Ao clicar neste processo será aberta a tela para seleção do tipo de comprovante, o formato "HTML" deve ser configurado pelo suporte da empresa Sisloc, o modelo "Padrão" terá as informações básicas da remessa em formato de recibo e o modelo "Modelo" será feito através da configuração do modelo de comprovante de devolução.


Figura 37 - Formulário para Seleção de Modelo da
Impressão do Comprovante de Devolução

Se o parâmetro "Indicar Local na Ficha de Locação" estiver marcado o cabeçalho do comprovante apresentará as informações: nome da empresa, telefone e endereço completo, de acordo com o cadastro da pessoa vinculada ao local de estoque relacionado à ficha. Se a ficha não possuir um local vinculado, as informações apresentadas serão da empresa emitente da ficha.

Se o seu sistema estiver utilizando a tecnologia três camadas (disponível apenas para Sisloc Premium) então a tela de exportação do relatório será exibida.

Se o parâmetro "Imprimir equipamentos substitutos no Comprovante de Devolução" estiver marcado imprimirá os equipamentos de forma concatenada em observações a descrição do equipamento e o patrimônio.

Se o parâmetro "Imprimir comprovante somente para devoluções concluídas" estiver marcado este documento somente poderá ser impresso após a recepção do equipamento.

Os seguintes tipos podem ser gerados:


Figura 38 - Relatório do Comprovante de Devolução de equipamento

Serão mostrados os dados do cliente da locação, a data prevista para a devolução, data da entrada do equipamento, local de retirada, contato e os dados do equipamentos da devolução.

Processos

: Processo utilizado para gerar o romaneio de devolução que é semelhante ao comprovante de devolução, porém ao executar este processo será possível definir alguns filtros. Ao clicar neste processo será aberta a tela de filtro "Romaneio Devolução" apresentada abaixo:


Figura 39 - Formulário de Filtro para Impressão
de Romaneio de Devolução

Preencha os filtros:

Figura 40 - Formulário de Filtro para Impressão
de Romaneio de Devolução fora da Ficha de Locação.

Clique no botão para gerar o romaneio.

Se o parâmetro "Indicar Local na Ficha de Locação" estiver marcado o cabeçalho do romaneio apresentará as informações: nome da empresa, telefone e endereço completo, de acordo com o cadastro da pessoa vinculada ao local de estoque relacionado à ficha. Se a ficha não possuir um local vinculado, as informações apresentadas serão da empresa emitente da ficha.

Se o seu sistema estiver utilizando a tecnologia três camadas (disponível apenas para Sisloc Premium) então a tela de exportação do relatório será exibida.

Se o parâmetro "Imprimir código junto à descrição do produto" (Parâmetro Geral > Aba Relatórios) estiver marcado a descrição do equipamento será concatenada com o código.



Figura 41 - Relatório de Romaneio para Devolução de Equipamentos

Gerando Romaneio a partir da opção "Obra":

Figura 42- Relatório de Romaneio agrupado por Obra.

Processos

: Processo utilizado para gerar o boletim técnico, que pode ser um manual do equipamento a ser enviado ao cliente com algumas instruções básicas sobre o funcionamento e manutenção do mesmo ou qualquer outra informação técnica que seja interessante mandar ao cliente junto com o equipamento. O boletim técnico será criado no cadastro de texto (Iniciar -> Cadastros -> Textos) e deve ser relacionado ao produto que foi locado para que a impressão do boletim possa ser realizada. Será gerado um boletim técnico para cada patrimônio que esteja associado ao produto.

 

Aba 2 - Equipamentos da devolução

Na aba "2 - Equipamentos da Devolução" será possível visualizar os equipamentos inseridos na devolução. Esta aba serve apenas para visualização, não sendo possível fazer a inclusão ou alteração dos equipamentos, para isso é necessário acessar o processo na aba "1 - Devolução de Equipamentos".


Figura 43 - Tela de cadastro de Devolução de equipamentos, aba "2-Equipamentos da Devolução"

: ao marcá-lo será exibida uma tela listando a(s) nota(s) de envio relacionada(s) ao equipamento selecionado e ao selecionar a informação da nota com duplo clique, será direcionada à tela da nota fiscal.

 

Após executar os processos da tela, seus respectivos botões serão modificados para que seja feito o estorno do mesmo. Para estornar basta clicar no mesmo processo.