Voltar

Contas a Pagar

Disponível para:

Para uma eficiente gestão financeira da empresa é necessário implantar alguns controles gerenciais que forneçam informações, possibilitando o planejamento de suas atividades e controle de seus resultados.

O controle de contas a pagar fornece informações sobre os débitos da empresa, utilizadas para tomada de decisões sobre os compromissos que representam o desembolso de recursos.

A tela de Contas a Pagar será utilizada para armazenar os lançamentos a pagar (liquidados e em aberto) da empresa.

 

Procedimentos

Ao acessar o caminho "Iniciar -> Contas a Pagar -> Contas a Pagar", é aberta a tela "Contas a Pagar" mostrando a listagem dos lançamentos a Pagar do sistema, conforme mostra a imagem abaixo:


Figura 1 - Listagem do cadastro de Contas a Pagar

Através desta tela você pode Adicionar, Excluir ou Imprimir títulos de Contas a Pagar. Se precisar selecionar mais de um título utilize a primeira coluna da listagem selecionando os registros desejados e execute o processo.

 

Processos da tela

Histórico

Classificação Financeira

Liquidar Títulos

Alterar Inf. Cobrança

Autorizar Duplicado

 

 

Além da funcionalidade de consulta desta tela (clique aqui para mais informações sobre telas de consulta do sistema), existe as opções para mostrar o histórico e a classificação financeira de cada lançamento. Para isso basta clicar nos processos e localizados do lado direito, conforme mostra a imagem abaixo:


Figura 2 - Listagem de lançamentos de Contas a Pagar com foco nas opções "Histórico" e "Classificação Financeira"

Outra funcionalidade da tela de listagem é a possibilidade de efetuar várias liquidações em um único processo. Para isso, selecione os títulos desejados na tela de listagem e clique no processo . Será aberta uma tela com os títulos a serem liquidados,  conforme mostra a imagem abaixo:


Figura 3 - Tela para indicar os títulos a pagar

Nesta tela serão listados todos os lançamentos de contas a pagar que foram selecionados na listagem de contas a pagar.

Para processar a liquidação, é necessário preencher as seguintes informações da tela:

Ao manter um dos campos em branco, todas as informações deste serão buscadas.

Ex.: Campo "Favorecido", ao deixá-lo em branco o sistema buscará as informações de todos os favorecidos cadastrados no sistema.

Clique no botão para efetuar a liquidação. Caso o parâmetro "Exibir alertas a partir das anotações dos títulos de CAR/CAP" esteja marcado, será exibido o conteúdo das anotações de cada título através de uma mensagem de alerta.  Esta mensagem de alerta também será mostrada ao visualizar um título.

Se o campo "Permitir liquidar título com pessoa bloqueada" (no cadastro de Tipo de Cobrança) estiver configurado como "Não" e o cadastro da pessoa estiver com status de "Bloqueado", o Sisloc não permitirá realizar a liquidação do título. Se o campo estiver preenchido como "Sim", o Sisloc permitirá realizar a baixa sem nenhum bloqueio.

O botão será utilizado para calcular o valor do adiantamento de cada lançamento buscado, exibindo-o na coluna "Saldo do Adiantamento", que também será habilitado ao clicar neste botão, na listagem dos lançamentos para a baixa.

Para incluir novos títulos na liquidação, clique no processo e realize a pesquisa conforme desejado.

Na tela de CAP podemos ver ainda o processo que pode ser utilizado para fazer alterações rápidas nos campos "Dt. prevista", "Tipo cobrança", "Conta" e "Vl. acréscimo". Para executar o processo você deve selecionar os títulos a serem alterados, essa seleção é efetuada através da coluna de marcação:


Figura 4 - Tela de contas a pagar, processo "Alterar Inf. Cobrança"

Não será possível selecionar títulos que estiverem nas seguintes situações:

Depois de selecionar os títulos e executar o processo, será exibida a tela "Alterar Informações de Cobrança":


Figura 5 - Tela para alterar as informações de cobranças

Informe os dados a serem alterados e clique no botão . Ao acessar um dos títulos alterados, a nova informação já pode ser visualizada.

Na tela de listagem de CAP pode-se ainda realizar a autorização de duplicado de vários títulos. Para isso, selecione os títulos desejados e clique no processo . Será aberta a tela "Autorizar Duplicado", conforme imagem abaixo:

Figura 6 - Tela para autorizar duplicado

Serão exibidos os títulos selecionados anteriormente para conferência. Para confirmar a autorização de duplicado dos registros exibidos clique em .

 

Status

 
Figura 7 - Status de contas a pagar

Um título de contas a pagar pode ter vários status, dependendo da operação que foi executada envolvendo o mesmo. Veja abaixo o significado de cada um:

Status de Autorização

 
Figura 8 - Status de autorização de contas a pagar

O Sisloc tem um recurso que controla os títulos a pagar utilizando o processo de autorização por alçada. É possível definir quais os usuários que podem autorizar os títulos

Veja abaixo o significado de cada um:

Clique no botão para inserir um lançamento e a tela de dados será exibida conforme figura abaixo:

Seção "Contas a Pagar"


Figura 9 - Tela de contas a pagar, seção "Contas a Pagar"

Essa seção é preenchida com as informações gerais do lançamentos de contas a pagar:


Figura 10 - Tela para alterar empresa do CAP

Essa alteração possui as seguintes restrições:

- Permitida apenas para títulos de CAP avulso, ou seja, título sem origem (campo "Origem" em branco);

- Apenas as empresas que o usuário possuir acesso poderão ser selecionadas;

- Se o título estiver baixado ou autorizado, essa alteração não será permitida;

- A alteração também não poderá ser efetuada para títulos de CAP com baixa parcial.

- Permitido apenas de o título não estiver relacionado a um borderô de pagamento.

Selecione o nome da "Empresa" para a qual será enviado o título e clique no botão .

Figura 11 - Formulário de alteração de Documento

Ex.: Exemplos de numeração para documentos nos tipos de registro 50 e 70, no caso da geração do Sintegra:

TIPO REGISTRO 50

NÚMERO DO DOCUMENTO

Será gerado

001-123456

Série: 1 / NF: 123456

BU-741003

Série: BU / NF: 741003

1-12345678

Série: 1 / NF: 345678

Somente os 6 últimos dígitos da NF.

1234

Exceção, pois a série é obrigatória.

7-

Exceção, pois o número da NF é obrigatório.

TIPO REGISTRO 70

NÚMERO DO DOCUMENTO

Será gerado

1-B-123

Série: 1 / Subsérie: B / NF: 000123

1-12

Série: 1 / Subsérie: <vazio> / NF: 000012

001-123456

Exceção, pois a série tem o tamanho máximo de 1 dígito.

B-U1-456

Série: B / Subsérie: U1 / NF: 000456 

1-12345678

Série: 1 / Subsérie: <vazio> / NF: 345678

Somente os 6 últimos dígitos da NF.

1234

Exceção, pois a série é obrigatória.

7-

Exceção, pois o número da NF é obrigatório.

U-123-00015

Exceção, pois o a subsérie tem o tamanho máximo de 2 dígitos.

7--

Exceção, pois falta o número da NF.

Clique aqui para mais informações sobre o Sintegra.

Se o lançamento de Contas a Pagar for definitivo, o campo "Nº Documento" não poderá estar em branco, tornando-se obrigatório. 

Em frente a este campo existe o processo que é utilizado para:


 

Seção "Dados"


Figura 12 - Listagem de Contas a Pagar com foco no botão "Novo"

A inclusão de um lançamento de Contas a Pagar pode ser feita através de sua própria tela ou ainda gerado um lançamento de outra operação do sistema como: pedido de compra, ordem de manutenção, serviço extra.

Informe os campos:


Figura 13 - Formulário de alteração do Valor previsto do lançamento

Informe o novo valor para o lançamento e clique no botão , se o lançamento tiver sido gerado por outro processo do sistema esta alteração não poderá ser realizada.

Se o parâmetro "Alterar valor da classificação financeira manual" estiver desabilitado e o CAP possuir mais de uma classificação financeira, os valores classificados serão alterados automaticamente e proporcionalmente ao que havia sido informado. Com o parâmetro habilitado será exibida a mensagem abaixo:


Figura 14 - Mensagem de atualização dos valores classificados

Ao clicar em será aberta a tela de Classificação Financeira para os devidos ajustes. Clicando em os valores classificados serão ajustados automaticamente.

Em frente ao campo "Valor previsto" existe ainda o processo que será utilizado para alterar os valores retidos do lançamento, ao clicar neste será aberta a tela "Contas a Pagar - Valores Retidos":


Figura 15 - Formulário para alteração dos valores retidos do lançamento

Nesta devem ser informados os valores retidos do lançamento, caso este os possua. As retenções podem ser informados para os impostos: "I.R.", "I.N.S.S.", I.S.S.", "PIS", "COFINS" e "CSLL". Clique no botão para habilitar os campos e digitar os valores das retenções, depois de informar todos os valores desejados, clique no botão .

Se o lançamento possuir origem de um pedido de compra, ao clicar neste botão haverá um comportamento diferente, a tela "Alterar retenções de Pedido de Compra" será exibida conforme mostra a imagem abaixo:


Figura 16 - Formulário para alteração das Retenções do Pedido de Compra, apenas para o lançamento gerado através de um Pedido de Compra

Esta tela apresentará as seguintes informações:

- Pedido de compra: número do pedido de compra, data de emissão da nota fiscal, número da nota e valor total do pedido. Serão mostradas ainda as colunas com os valores das retenções para serem modificados.

- Contas a pagar: número do lançamento gerado, data de vencimento para o mesmo, data de pagamento e valor total do lançamento Contas a Pagar. Serão mostradas ainda as colunas com os valores das retenções para serem modificados.

A alteração das retenções só pode ser feita se o valor acumulado do pedido que gerou o CAP for superior ao valor informado no campo "Retenção após faturar no mês". Preencha os novos valores de retenções para o lançamento, será necessário que ao alterar o valor do lançamento seja alterado também o valor do pedido de compra para que a linha "Diferença entre totais" não seja alterada e permaneça sempre com o valor R$0,00, se houver valor diferente deste ao clicar no botão o sistema bloqueará a ação informando que existem valores diferentes entre o pedido de compra e seu lançamento de Contas a Pagar.

Este processo foi criado com o intuito de que o lançamento de Contas a Pagar provisório, já gerado, não fique divergente do pedido de compra.


Figura 17 - Tela para informar acréscimo do contas a pagar

Somente pode ser alterado o campo do valor líquido. Ao informar um valor no campo "Valor Líquido" em que este valor é maior que o Valor Previsto, o Sisloc verifica a diferença (Valor Previsto - Valor Líquido) e preenche no campo Valor Juros este valor "adicional". Para os títulos que possuem valor de juros, o sistema vincula este valor de juros à classificação financeira do título de contas a pagar (Parâmetro Geral > Classificação Acréscimo CAP ). O "Valor Líquido" não pode ser menor que o "Valor Previsto".

Outro recurso desta tela é que a partir de uma data base informada e verificando o vencimento do título, é possível calcular juros simples ou compostos e atualizar a informação no acréscimo. Basta preencher a data base para o cálculo, selecionar umas das opções de juros e clicar em "Calcular",  deste modo o campo "Valor Juros" será preenchido com o "valor", caso esteja correto, clique no processo "Atualizar" que o valor dos juros será preenchido do título a pagar.


Figura 18 - Tela para informar acréscimo do contas a pagar

Somente pode ser alterado o campo do Valor Líquido. Ao informar um valor no campo "Valor Líquido" em que este valor é menor que o "Valor Previsto", o Sisloc pegará a diferença entre "Valor Líquido - Valor Previsto" e preencherá no campo "Valor"  este valor "descontado". Para os títulos que possuem valor de desconto, o sistema vincula este à classificação financeira do título de contas a pagar (Parâmetro Geral > Classificação Desconto CAP ). O "Valor Previsto" não pode ser menor que o "Valor Líquido".

Caso seja informado o "Valor" que é o desconto ao clicar no botão OK o sistema preencherá o campo "Valor Líquido" com a subtração entre Valor Previsto - Valor do Desconto e atualiza o registro do título a pagar.

Exemplo de Adiantamento para Funcionários:

Para realizar o adiantamento, siga os seguintes passos:

1) Deve-se verificar se existe a conta de adiantamento de funcionários cadastrada e se as opções "Conciliação Automática" e "Conta de Adiantamento" estão marcadas.

2) Faz-se uma transferência da conta bancária ou caixa, para a conta de adiantamento do funcionário.

3) Criar um Contas a Pagar do funcionário. Quando baixar o título dele, baixar o débito na conta de adiantamento.

"Integração de pagamento":

Clique no botão .

Ao inserir um título semelhante à um já existente no sistema, será apresentada a seguinte mensagem:


Figura 19 - Mensagem de aviso sobre CAP duplicado

Ao clicar em "Ok" o sistema gravará o título normalmente, abrindo a tela de classificação financeira.

 

Sub-aba 2 - Lançamentos Gerados


Figura 19.1 - Informação sobre o(s) lançamento(s) gerado(s) na liquidação do título ou baixa parcial

Nesta aba você consegue visualizar:

Para saber detalhes sobre o que se trata o código, basta dar um duplo clique no número, que o sistema irá exibir uma tela com os dados.

 

Processos

Classificação Financeira

Emitir Recibo

Efetivar Título

Autorizar Duplicado

Provisão Futura

Autorização Título

Anotações

Abrir Lançtos Contábeis

Liquidar título

 

 

: Será utilizado para fazer a classificação financeira (natureza financeira e centro de resultado) dos valores do título de Contas a Pagar, ao clicar neste processo uma tela será exibida conforme mostra a imagem abaixo:


Figura 20 - Tela para Classificação Financeira do lançamento de Contas a Pagar

Obs.: Não será permitido alterar estas informações caso o título esteja relacionado a um borderô de pagamento.

Processos (localizados do lado direito):

Clique no botão para finalizar a classificação.

Processos

: Este processo efetiva um título provisório. Ao executá-lo, o Sisloc verifica a Data de Validade do título: caso o título esteja vencido, o status mudará para "Aberto (Vencido)"; caso o título não esteja vencido, o status será alterado para "Aberto (A Vencer)".

Processos

: Será utilizado para gerar lançamentos futuros iguais ao atual. É possível fazer um provisionamento de valores no Sisloc, para os casos de lançamentos parcelados de alguma compra feita ou empréstimo, por exemplo. Ao clicar neste processo a tela "Provisão Futura" será aberta conforme mostra a imagem abaixo:


Figura 21 - Formulário para geração de lançamentos de Provisão Futura

Neste serão exibidos os campos:

Se o título for considerado "Duplicado" no sistema é necessário, antes de gerar o título com a opção "Solicitação Autorização" marcado, fazer a autorização de títulos bloqueado do lançamento de origem. Veja sobre o processo de autorização de títulos duplicados deste tópico.

Ex.: Para o provisionamento de 3 títulos com número inicial 10, serão gerados os títulos: 10, 11 e 12.

Clique no botão , os títulos serão gerados de acordo com as configurações da tela "Provisão Futura". Podem ser geradas várias provisões de um mesmo título.

Processos

 

: Será utilizado para fazer a autorização dos lançamentos que sejam considerados duplicados. Os lançamentos considerados duplicados são aqueles que possuem uma das seguintes propriedades:

- número de documento e nome do credor iguais;

- credor, data prevista e valor do lançamento iguais.

Ao efetuar a autorização do lançamento o processo será alterado para que será utilizado para efetuar o estorno da autorização do lançamento duplicado.

Não será permitido executar os processos de "autorizar duplicado" e "estorno duplicado" caso o título esteja relacionado a um borderô de pagamento.

Processos

 

: Será utilizado para fazer a autorização dos títulos por alçada, este processo estará habilitado apenas se o campo "Contas a Pagar - exigir autorização do título", localizado na tela de parâmetros gerais, estiver marcado e se existirem alçadas configuradas no sistema.

Quando este processo estiver habilitado, ao clicar nele será aberta a tela "Contas a Pagar ... - Autorização de Título", conforme mostra a imagem abaixo:


Figura 22 - Tela de Autorização de Título do Contas a Pagar

Clique no processo para criar a solicitação de autorização de pagamento do título, será aberta a tela "Contas a pagar ... - Solicitar Autorização":


Figura 23 - Formulário de Solicitação de
Autorização do título

Ex.: Se um lançamento de R$100,00 e possui uma variação de 10%, caso seu valor seja alterado entre R$90,00 e R$110,00 e a autorização tenha sido efetuada, o usuário terá acesso para efetuar o pagamento.

Para os títulos provisórios, como não existe a certeza do valor, a variação pode ser indicada para ter uma noção de qual autorização será necessária.

Clique no botão . Na execução deste processo o sistema irá validar se será necessário duas autorizações.

Faça o acesso ao sistema com um usuário que possua a alçada solicitada, ou solicite o responsável que faça esse acesso e entre na tela de autorização de título do lançamento em questão, selecione-o e clique no processo , conforme mostra a imagem abaixo:


Figura 24 - Tela de Autorização de pagamento

Se a alçada do usuário não for suficiente, o sistema apresentará a seguinte mensagem: "Não foi possível executar o processo. Valores mínimo (X,XX) e/ou máximo (Y,YY) fora do limite para esta autorização (Z,ZZ - variação W,WW%)", onde "X,XX" será o valor mínimo da alçada definido no cadastro do usuário, "Y,YY" o valor máximo, "Z,ZZ" o total do lançamento e "W,WW" o percentual de variação informado durante a solicitação de autorização.

Feito isso, serão gravados os dados do responsável pela autorização, data e status.

Obs.: Se na configurações (cadastro da alçada) do sistema estiver configurado para que solicite duas autorizações então será necessário pedir a outro usuário, também com permissão de autorização, para efetuar este processo novamente.


Figura 25 - Tela de Autorização de pagamento

Para não autorizar o pagamento, basta clicar no processo e então o lançamento permanecerá com status "Ag. autorização" e não poderá ser baixado.

Se o usuário tentar realizar o processo de baixa do lançamento antes de realizar a autorização de pagamento, o sistema bloqueará o processo exibindo a seguinte mensagem: "Este título não está autorizado. Não é possível executar a baixa".

Para estornar a autorização realizada clique no processo .

Esta autorização também poderá ser realizada através da tela de autorização de títulos, clique aqui para mais informações.

 

Processos

 

"Liquidar título": Será utilizado para efetuar a baixa do lançamento no sistema, ou seja, a confirmação do pagamento. Ao executar este processo o título passa para o status "Liquidado" (quando a conta da débito for de conciliação automática) ou "Liquidado a Compensar" (quando a conta da débito não for de conciliação automática).

Obs.: Quando o título possuir a forma de pagamento "Pagamento eletrônico", não poderá ser liquidado manualmente ou através de "Liquidar títulos", apenas via processamento de arquivo, ou seja, o processo de baixa não pode ser executado para títulos com essa forma de pagamento.

Este processo poderá ser executado apenas se a autorização tiver sido realizada para o título. Ao clicar neste processo, será aberta a tela "Baixa de Contas a Pagar":


Figura 26 - Tela de Baixa de lançamentos Contas a Pagar

Os seguintes campos e seções virão preenchidos conforme dados do lançamento:

Dados da Baixa:

Dados para geração do título com valor residual:

Quando houver uma baixa parcial de um contas a pagar, o novo título gerado apresentará, no campo "Origem", o código do CAP que o originou.

Ex.:

- CAP 00020 de R$100,00;

- CAP 00020 baixado no valor de R$40,00;

- CAP 00021 gerado no valor de R$60,00 e terá como origem o CAP 00020.


Figura 27 - Mensagem sobre baixa retroativa

 

Você deve escolher qual data será considerada como data de conciliação, escolha entre:

- Sim: Data de conciliação será igual a data da baixa;

- Não: Data da conciliação será igual a data atual.

"Múltiplos lançamentos"

Nesta aba de múltiplos lançamentos pode efetuar o pagamento do título através de diversos recursos, como: uma parte em cheque, dinheiro do caixa da locadora, utilizando uma conta corrente, etc.

São os mesmos campos para a baixa normal, mas com o campo "Valor" para definir quanto será lançado em cada forma de pagamento. Após informar os dados, basta pressionar [Enter] e será adicionado na listagem localizada abaixo dos campos, conforme imagem abaixo. É possível dividir o pagamento do título em quantos lançamentos forem necessário até completar o total do título.

No exemplo abaixo, o valor do título é de R$1.239,10 e foi pago com múltiplos lançamentos sendo:

Conta Corrente Matriz

100,00

Conta 231

139,10

Conta 275

1.000,00

 


Figura 28 - Tela de Baixa dos lançamentos de Contas a Pagar com foco no detalhamento de Múltiplos Lançamentos

 

Depois de informar os dados da baixa clique no botão para finalizar o processo de baixa do lançamento.

Se o campo "Permitir liquidar título com pessoa bloqueada" (no cadastro de Tipo de Cobrança) estiver configurado como "Não" e o cadastro da pessoa estiver com status de "Bloqueado", o Sisloc não permitirá realizar a liquidação do título. Se o campo estiver preenchido como "Sim", o Sisloc permitirá realizar a baixa sem nenhum bloqueio.

Para realizar a baixa de títulos referentes à retenções (PIS, COFINS e CSLL) antes mesmo da baixa do título que originou o CAP de retenção, deve ser habilitado o parâmetro "Permitir baixar títulos de retenção (PIS/COFINS/CSLL) antes da baixa do título originário", localizado em Iniciar > Opções > Parâmetros > Geral > aba Geral > sub aba Parâmetros 1.

Ao efetuar o estorno da baixa de um lançamento Contas a Pagar que esteja vinculado a um borderô o processo irá apresentar duas alternativas no momento de sua baixa:


Figura 29 - Formulário de Estorno da Baixa de Borderô de lançamentos

 

Clique aqui para mais informações sobre o borderô de pagamento.

Na tela do lançamento Contas a Pagar o botão de processo para baixa será modificado para que será utilizado para efetuar o estorno da baixa realizada. Se o título estornado estiver vinculado à um Borderô o sistema abrirá a tela para a geração de lançamentos para estorno da baixa:


Figura 30 - Tela para gerar título de estorno da baixa

 

Se o documento baixado não estiver conciliado, selecione a opção "Remover lançamento da baixa". Com o documento conciliado, você vai selecionar a opção "Gerar lançamento contrário para estorno", os campos "Data do Estorno" e "Conta" serão habilitados para informação da data em que o estorno será efetuado e a conta onde deve ser estornado, respectivamente. O campo "Vários títulos" aparecerá quando o título estornado estiver relacionado a um borderô, indique se deseja "Estornar SOMENTE ESTE título" para estornar a baixa apenas desse título; ou "Estornar TODOS os outros títulos" participantes do borderô para estornar o pagamento de todo o borderô.

Clique no botão "Ok" para finalizar o processo.

Processos

: Através desse processo será emitido o recibo do pagamento do lançamento. Ao clicar neste botão será exibida a tela "Emissão de Recibo", conforme mostra a imagem abaixo:


Figura 31 - Formulário de Emissão de recibo do lançamento de Contas a Pagar

 

Preencha os seguintes campos para a emissão do recibo:

      • "Data": Data de recebimento do lançamento, esta data pode ser alterada conforme a necessidade do usuário.

      • "Valor": Valor total do recibo. Este pode se referir a mais de uma parcela do lançamento, de acordo como que foi pago.

      • "Referência": Informações de referência do recibo, estas podem ser alteradas conforme necessidade do usuário. Normalmente, será gerado o texto padrão: "conforme [Tipo Documento], [Nº Documento]. [Histórico]. [Total] + [Acréscimo] - [Desconto]. Nº boleto: [Nº boleto]" porém pode ser modificado durante a emissão do recibo.

      • "Anotação": Campo criado para outras anotações. Essas anotações não serão impressas no recibo.

      • "Responsável": Informe o responsável pela emissão do recibo. Esta informação não será impressa no recibo.

      • "Imprimir": Escolha se serão impressas uma ou duas vias do recibo.

      • "Modelo Padrão": Marque para que seja impresso o modelo padrão do recibo. É possível selecionar algum dos modelos criados através da configuração do modelo de recibo. Se o campo ficar marcado e o modelo estiver em branco, será impresso um modelo padrão do sistema, que mostra as informações essenciais do recibo.

      • "Modelo HTML": Marque para que seja impresso o modelo HTML do recibo, este também deve ser configurado no sistema. Se este campo ficar em branco não será possível emitir o recibo e o sistema apresentará a seguinte mensagem de alerta:


Figura 32 - Mensagem de alerta para seleção de modelo do recibo HTML

 

Clique no botão para gerar o recibo, sua impressão será apresentada conforme mostra a imagem abaixo:


Figura 33 - Relatório de Recibo de pagamento

 

De acordo com o modelo de recibo selecionado as informações impressas serão modificadas. No exemplo acima foi deixado em branco o campo para que seja impresso o modelo padrão do sistema.

Se o seu sistema estiver utilizando a tecnologia três camadas (disponível apenas para Sisloc Premium) então a tela de exportação do relatório será exibida.

 

Se o processo de emissão de boleto for executado novamente no mesmo lançamento, o sistema considerará como uma reemissão de recibo, neste caso apenas o campo "Anotação" estará disponível para alteração do usuário, o restante permanecerá conforme informado no momento da emissão do recibo.


Figura 34 - Formulário para informação de motivo de
Cancelamento do Recibo do lançamento

Processos

 

: Através deste processo é possível incluir anotações e pendências referente ao lançamento Contas a Pagar. Clique aqui para mais informações sobre anotações e anexos do sistema.

Processos

 

Na tela do lançamento ainda será possível efetuar a impressão do mesmo, esta é realizada através do botão . Ao clicar neste serão impressos todos os dados do lançamento Contas a Pagar conforme mostra a imagem abaixo:


Figura 35 - Relatório de Detalhamento dos lançamentos de Contas a Pagar

 

Se o parâmetro "Imprimir Contas a Pagar Provisório" estiver desmarcado nas configurações gerais do sistema, esta impressão não poderá ser realizada para os lançamentos que possuírem o campo "Provisório" marcado, clique aqui para mais informações sobre as configurações gerais do sistema.

Processos

"Abrir Lançamentos Contábeis": O SISLOC permite que se utilize esta tela tanto para lançar registros contábeis sem ter uma origem, como também para consultar registros contábeis realizados. clique aqui para mais detalhes.