Voltar

Manutenção Programada - Programa de Manutenção Preventiva

Disponível para:

Processo eficaz para controlar o momento certo que um equipamento deve entrar em manutenção, evitando o desgaste indevido de seus produtos. Para fazer a implantação dessa manutenção é necessário que o equipamento possua controle de patrimônios.

Abaixo, seguem instruções para implantação e utilização da rotina de manutenção programada e orientações para acompanhamento dos produtos.

 

Pré-Condições:

Possuir cadastro de Patrimônio e Medidor são exigências de implantação da MP, só com esses dados será possível programar a inclusão dos serviços. 

 

Procedimentos

Respeitadas as pré-condições, será efetuada a inclusão dos serviços que serão programados, acesse o caminho "Iniciar -> Manutenção -> Programa de Manutenção Preventiva", é aberta a tela de pesquisa das manutenções cadastradas, conforme mostra a imagem abaixo:


Figura 1 - Tela de Pesquisa das Manutenções Preventivas

 

Nesta tela é possível efetuar a pesquisa de uma manutenção já cadastrada, visualizar a listagem dos registros e ainda incluir/excluir os mesmos. Clique aqui para mais informações sobre as telas de pesquisas do sistema.

Clique no botão , será aberta a tela de inclusão das manutenções preventivas:


Figura 2 - Tela de cadastro de Manutenção Preventiva

 

Para incluir o registro digite o "Código" (não é obrigatório), o nome do "Programa" de manutenção, selecione o "Grupo" de equipamentos que poderá utilizar essa manutenção (Se os grupos possuírem controle de hierarquia e a opção "Utilizar apenas grupos no nível analítico" dos parâmetros gerais do sistema estiver marcada, então apenas os grupos do nível analítico poderão ser selecionados. Clique aqui para mais informações sobre grupo) e a "Descrição" do programa. Clique no botão .

O processo permite a cópia de uma manutenção já cadastrada para a que acabou de ser incluída, mantendo os dados do programa de destino e adicionando os existentes na origem.


Figura 3 - Formulário para Seleção do Programa de Manutenção a ser copiado

 

Para adicionar serviços ao programa clique no botão , será habilitada a linha para a inclusão do serviço dentro da seção "Serviços":


Figura 4 - Tela de Inclusão dos Serviços na Manutenção Programada

 

Basta digitar o código ou as letras iniciais da descrição do serviço e pressionar [Enter] para selecionar o serviço. A coluna "Revisão Inicial" será utilizada para indicar que para o equipamento passar por uma primeira revisão, contem os seguintes atributos:

Exemplo 1: Suponha que a revisão inicial do seu equipamento esteja programada para 100 horas, mas o serviço foi realizado com 70 horas. Se quiser que o sistema entenda que esta é a primeira revisão, deve-se informar na coluna tolerância 30 horas. Ou seja, a tolerância indica quantas horas antes de atingir o medidor informado anteriormente o sistema considera como primeira revisão. Neste exemplo, caso a tolerância seja menor que 29 horas, continuará agendado o serviço como se o mesmo não tivesse sido executado.

Exemplo 2: Suponha que sejam planejadas manutenções preventivas a cada 250h e que, em um determinado equipamento, o  horímetro esteja igual a 470. A próxima manutenção preventiva deve ser de 500h ou 750h? Resposta: Caso a tolerância seja de 30h ou mais, o sistema aceita que foi realizada a manutenção preventiva de 500h e agenda a próxima para 750h, isto é, pode ser feita considerando 500h-30h = 470h ou mais (observe a linha em destaque no quadro abaixo). Se tolerância for menor que 30h, o sistema aceita que foi realizada a manutenção preventiva de 250h e agenda a próxima para 500h.

EXECUÇÃO DO SERVIÇO

(Tolerância de 30h)

Próxima Manutenção Preventiva

De

Até

0,0

219,9

250

220,0

469,9

500

470,0

719,9

750

720,0

969,9

1000

 

Ex.: Troca de Óleo - deve ser realizada com 5000 km ou no máximo a cada 6 meses, neste caso o campo deve ser preenchido com o número "6". Para as manutenções com prazo (meses) deve-se preencher, além do medidor da próxima execução, no programa de manutenção do cadastro de patrimônios a data da próxima execução.

A coluna "Revisão Periódica" será utiliza para as manutenções a serem realizadas após a primeira revisão, estas devem seguir os períodos pré-estabelecidos nos campos:

Ex.: Se a periodicidade informada é de 1000 horas e for realizada uma revisão com 1050 horas, a próxima será 2000 horas, se for com 1950 horas, a próxima será com 3000 horas. No Variável, se a periodicidade informada é de 1000 horas, e fizer uma revisão com 1050 horas, a próxima será 2050 horas, seguindo a nova contagem variando de acordo com o medidor em que a manutenção foi realizada.

O processo permite a troca de um serviço já gravado no programa por outro, ao clicar neste botão será aberta a tela para seleção do novo serviço:


Figura 5 - Formulário para troca de Serviços da Manutenção Programada

 

Concluído o cadastro da manutenção preventiva, passa-se à execução.

 

Gravando a manutenção

Na aba "Patrimônio” do cadastro de produto, selecione o Programa de Manutenção do Equipamento:


Figura 6 - Tela de cadastro de Produto, aba "Patrimônio" com foco no campo "Progr. Manut."

 

Depois, execute o processo para visualizar os serviços a serem executados com suas periodicidades, a tela a ser aberta exibirá os serviços que serão executados, periodicidade da execução e no último campo, destacado em azul, você deve informar qual será a próxima execução, respeitando sempre a unidade de medida que foi informada no medidor. Clique aqui para mais informações sobre este processo no cadastro de produto.

Depois de fazer a programação, o processo de execução da manutenção deve ser efetuado no menu de manutenção, execute a rotina "Programa de manutenção preventiva a executar".