![]() |
Natureza Financeira |
Disponível para: |
O plano de natureza financeira tem como finalidade classificar a natureza das receitas e despesas da empresa possibilitando a emissão de relatórios que auxiliarão na análise financeira e gerencial. Quanto melhor elaborado for o plano de contas financeiro, melhor será a compreensão dos relatórios. Assim como um plano de contas contábil, o plano financeiro possui hierarquia.
O correto cadastro de Natureza Financeira é muito importante, pois controla e específica para qual fim o dinheiro de receita e/ou despesa da empresa é destinado. Existem dois tipos:
- Entradas: receitas da empresa, neste cadastro começa por '1.0...'.
- Saídas: despesas da empresa, neste cadastro começa por '2.0...'.
Este cadastro será utilizado no cadastro de "Iniciar > Nota Fiscal > CFOP (Natureza de Operação)" para classificação dos lançamentos pois é o CFOP que liga a natureza financeira com a operação.
O sistema apresenta alguns planos cadastrados que podem ser alterados e/ou excluídos conforme sua necessidade.
Para o sistema multiempresa (mesmo banco de dados): este cadastro é único, ou seja, é compartilhado entre as várias empresas. |
Para cadastrar um plano de natureza financeira acesse "Iniciar -> Cadastros -> Natureza Financeira", é exibida a tela "Natureza Financeira" conforme figura abaixo.
Figura
1 - Listagem de Naturezas
Financeiras
Para cadastrar
um plano de natureza financeira clique em .
A tela é exibida conforme figura abaixo.
Figura
2 - Cadastro de Natureza
Financeira
Os campos para preenchimento do cadastro serão:
"Código": Preenchido pelo sistema, sequencialmente, na conclusão do cadastro.
"Número": Número do plano de natureza financeira. Deve seguir o modelo 9.99.99.9999 correspondendo a T GG SS IIII, onde:
T = Tipo da Natureza; 1 = Receita/Entrada; 2 = Despesa/Saída
GG = Grupo da Natureza de 00 a 99
SS = Subgrupo da Natureza de 01 a 99
IIII = Item da Natureza de 0001 a 9999
Observe que todo item deve pertencer a um subgrupo, todo subgrupo a um grupo e todo grupo a um tipo. As contas terminadas em zero são sintéticas, enquanto as analíticas nunca terminam em zero. |
"Descrição": Nome da conta, informe um nome sugestivo para o que esta natureza irá classificar.
"Tipo": Selecione um dos tipos: Funcionalidade que indica se a natureza é fixa ou variável. "Fixo" para contas que não variam, independente do lucro gerado na empresa, por exemplo o valor do aluguel. "Variável" para contas que variam conforme lucro da empresa, por exemplo as compras da empresa.
"Status": Ao cadastrar, por padrão, o sistema preenche como "Ativa" para que a mesma esteja disponível nas operações da empresa. Para desativar a conta selecione "Inativa".
"Balancete": Selecione "Sim" para que a natureza financeira seja listada nos relatórios de balancete financeiro.
"Classificação": Selecione a classificação para essa natureza financeira, esta deve ser cadastrada na tela "Classificação de Natureza Financeira". As classificações a serem selecionadas são exibidas de acordo com seu tipo: Naturezas com número iniciado em '1.??.??.????' apresentam para escolha apenas as classificações de crédito e as iniciadas com '2.??.??.????' as classificações de débito.
"Acréscimo contas a receber": Informe se esta natureza é ou não uma classificação de acréscimo em um título de contas a receber. O objetivo deste campo é permitir filtrar os títulos que estão classificados ou não com esta natureza, no relatório de CAR (Menu Iniciar > Contas a Receber > Relatórios > Relatório de CAR > Listagem="tabela dinâmica");
"Desconto contas a receber": Informe se esta natureza é ou não uma classificação de desconto em um título de contas a receber. O objetivo deste campo é permitir filtrar os títulos que estão classificados ou não com esta natureza, no relatório de CAR (Menu Iniciar > Contas a Receber > Relatórios > Relatório de CAR > Listagem="tabela dinâmica");
"Result.
patrimônio": Indique "Sim" para que o valor classificado
com essa natureza financeira, na remessa de equipamentos, seja abatido
na receita do relatório de resultado
de equipamento patrimoniado. Este campo estará visível apenas
quando o parâmetro "Preço
de locação composto" estiver marcado.
Obs: Ao gerar a fatura de locação, o valor referente as naturezas financeiras
de preço composto que estiverem como “Result. Patrimônio” igual a
“sim”, deverão ser discriminadas na fatura de locação com o respectivo
texto passado no parâmetro "Destacar preço composto".
"Descrição reduzida": Informe a descrição reduzida para a natureza financeira, esta será apresentada como uma coluna na tela de itens da remessa e deve ser utilizada para informar o valor extra da locação com essa natureza. Cada natureza incluída com essa descrição preenchida, será acrescentada como coluna na tela dos itens da remessa. Este campo estará visível apenas quando o parâmetro "Preço de locação composto" estiver marcado.
"Compõe preço": Informe "Sim" para indicar que o valor da natureza financeira irá compor o preço da locação, ou seja, o valor informado na coluna da natureza financeira nos itens da remessa (texto da descrição reduzida informada no campo acima) será acrescido no cálculo do valor cobrado pela locação. Este campo estará visível apenas quando o parâmetro "Preço de locação composto" estiver marcado.
"Nat. financeira adiantamento": Informe a natureza financeira correspondente quando o título proveniente de adiantamento utilizar esta classificação financeira. Este campo preenchido será requisitado ao fazer a liquidação (CAR ou CAP) proveniente de adiantamento.
Clique no botão para gravar o cadastro.
Voltando à tela "Natureza
Financeira" clique em se desejar configurar os lançamentos contábeis,
será exibida a tela "Lançamentos Contábeis".
ATENÇÃO: Essa funcionalidade está disponível até a versão 16.3 dos produtos Sisloc. A partir da versão 16.4 a integração contábil deverá ser operacionalizada pelo novo módulo de Movimentação Contábil. Entre em contato conosco e saiba mais sobre este módulo. |
Figura
3 - Configuração
de Lançamentos contábeis da natureza financeira
O lançamento contábil associado à natureza financeira será utilizado na geração de lançamentos a partir das classificações financeiras realizadas no sistema. Sua contra partida contábil será gerada a partir da pessoa ou conta associada ao objeto alvo da classificação. Assim, caso um lançamento à débito seja gerado a partir de uma natureza financeira utilizada em uma classificação, um lançamento a crédito será gerado a partir da conta/pessoa associada ao que foi classificado.
"Código de Acesso": Oriente-se com seu contador e informe neste campo o código de acesso do lançamento.
"Natureza": Selecione "Débito" ou "Crédito" para este tipo de cadastro indicando se o lançamento gera crédito ou débito para a empresa.
"Geração": Selecione uma das opções em relação à geração do lançamento contábil:
"Na data da liquidação": o lançamento contendo CLIENTE x BANCO será gerado na data em que a operação for liquidada. Neste caso, o CENTRO DE RESULTADO não será exportado. Gera um lançamento de provisão + lançamento da liquidação, ambos na data de liquidação.
"Na data da Abertura": o lançamento contendo CLIENTE X NATUREZA será gerado na data em que a operação for aberta. Neste caso, o CENTRO DE RESULTADO será exportado. E também gera um lançamento de provisão assim que o título é criado acrescido do lançamento na data de liquidação como efetivação do valor;
"Somente liquidação": o lançamento contendo NATUREZA X BANCO será gerado na data em que a operação for liquidada. Neste caso, o CENTRO DE RESULTADO será exportado. Assim, será gerado somente o lançamento de liquidação, na data de liquidação;
Observação: as contas Ativo ou Passivo não geram Centro de Resultado. Mas, as contas de Receitas e Despesas geram.
"Gera Centro Custo": Selecione "Sim" para indicar que o lançamento gerará valor para um centro de custo.
Clique em para finalizar a configuração.