![]() |
Multiestoque |
Disponível para: |
Em geral o módulo multiestoque é utilizado em empresas maiores, que possuem diversas filiais com estoque próprio, ou aquelas empresas que possuem o estoque em locais físicos separados, ou ainda as que possuem vários almoxarifados na mesma empresa. Nestes casos existem as solicitações de produto para o almoxarifado, sendo necessário que o setor tenha um controle dessas mercadorias.
Figura
1 - Representação
de estoque
O que é estoque?
Em administração, estoque refere-se às mercadorias, produtos (finais ou inacabados) ou outros elementos na posse de um agente econômico. É usado, sobretudo no domínio da logística e da contabilidade.
A gestão de estoques é um conceito que está presente em praticamente todo o tipo de empresa, assim como na vida cotidiana das pessoas. No meio empresarial, se por um lado o excesso de estoques representa custos operacionais e de oportunidade do capital empatado, por outro lado níveis baixos de estoque podem originar perdas de economias e custos elevados devido à falta de produtos.
A gestão de estoques é o principal critério de avaliação de eficiência do sistema de administração de materiais. Ela abrange uma série de atividades, que vão desde a programação e planejamento das necessidades de materiais em estoque, até ao controle das quantidades adquiridas, com a intenção de medir a sua localização, movimentação, utilização e armazenagem de modo a responder com regularidade aos clientes em relação a preços, quantidades e prazos.
O controle é a etapa executiva responsável pela atualização e recolhimento dos dados de movimentação, que voltam a alimentar o processo de gestão de estoques, e que faz com que algumas decisões sejam tomadas em função de uma série de parâmetros anteriormente estabelecidos.
A boa administração dos estoques é de vital importância para a saúde financeira das empresas, uma vez que grande parte do capital das empresas está nos materiais envolvidos na produção, sendo comum representarem 50% de todo o seu capital. Assim reduções no montante estocado se traduzem na liberação de grande volume do capital necessário ao andamento do negócio como um todo.
No Sisloc além do controle de um estoque da empresa, é possível ainda fazer um controle de multiestoque, que significa a existência vários locais de armazenamento do estoque chamados almoxarifados.
Segue abaixo o esquema do funcionamento do módulo multiestoque no sistema:
Figura
2 - Fluxo de Multiestoque
Para a utilização do controle de multiestoque as seguintes rotinas são envolvidas:
- Possuir produtos cadastrados, clique aqui para mais informações;
- Possuir almoxarifados cadastrados, clique aqui para mais informações;
- Possuir locais cadastrados, clique aqui para mais informações;
- Efetuar pedidos de transferências, clique aqui para mais informações;
- Efetuar a movimentação de estoque, clique aqui para mais informações.
Será possível controlar o estoque por:
- Propriedade: quantidade própria ou de terceiros;
- Almoxarifado: locais físicos ou lógicos de armazenamento;
- Tipo de quantidade: disponível, defeito, locado, em manutenção, entre outros.
- Local: agrupamento lógico de almoxarifados.
- Usuário: controle de acesso a determinado local e movimentação de entrada/saída em determinado almoxarifado.
No sistema existe ainda a funcionalidade de alteração do estoque que está sendo utilizado, este atalho se encontra no cabeçalho do sistema:
Figura
3 - Tela inicial
do Sisloc, com foco na alteração de Local do Estoque
Ao efetuar uma venda, compra... escolha em qual local deseja efetuar a movimentação.
Para o sistema multiempresa (mesmo banco de dados): alguns os cadastros básicos (Produto, Pessoa) são únicos, ou seja, são compartilhados para as várias empresas. |