Importar NF-e (Nota Fiscal Eletrônica - XML)

Disponível para:

O processo de importação da nota fiscal de mercadoria eletrônica (XML) permite ao usuário agilidade, confiabilidade dos dados e garantia que NF-e está autorizada na SEFAZ através da consulta online a SEFAZ no momento de sua importação.

Neste processo quando acionado do Pedido de Compra, demonstrará primeiro o "Distribuidor DF-e" . Para maiores detalhes sobre esta funcionalidade, clique aqui.

Este processo pode ser utilizado para o "Pedido de Compra" ou para a "Devolução de Locação", sendo ativados dos seguintes pontos do sistema:

No ato da importação do XML o Sisloc realiza diversas consistências e conferências a fim de garantir a confiabilidade do processo. Assim, esta parte do manual dividirá em algumas seções para facilitar sua pesquisa. Assim, escolha o que deseja aprender e clique sobre o item desejado:

Informações gerais

Consistências que ocorrem para todos os processo de importação da NF-e estão descritas abaixo.

Após clicar no processo de importar a NF-e, informe em qual pasta do computador está armazenado o XML da NF-e que se deseja importar. Este endereço depende de usar o SISLOC na nuvens (cloud), 3 camadas ou 2 camadas, pois é o usuário que escolhe a pasta e computador que armazena estes arquivos. Ex:

\\cloud01\locadoralocaique\xml\fornecedor

ou

\\NOTEUC-SISLOC\Sisloc3camadas\

ou

c:\fornecedor

Na tela abaixo foi selecionado o arquivo XML a ser importado:


Figura 1 - Formulário para importar NF de entrada

Ao clicar em OK será importado o XML e conferido acessando a SEFAZ se a NF-e está "Autorizada", garantindo assim que está se trabalhando com um documento válido. Qualquer problema na NF-e ou no XML como: nota cancelada, XML inválido, XML não for de uma NF-e, NF-e denegada, etc; gerará uma exceção no SISLOC impedindo que o processo seja gravado. Entretanto, se o SISLOC não conseguir consultar a SEFAZ, seja porque está sem internet ou a rede caiu, o usuário será avisado do problema e o processo continuará deixando na tela a informação que não foi conferido a veracidade desta NF-e.

Seção "Resumo XML"

Nesta seção contém os dados do emitente, dados da NF e também sobre a "Situação na SEFAZ" que foi validada considerando que a SEFAZ respondeu, a rede e a internet estão funcionando.

Seção "Itens"

Contém os dados de cada produto importado do XML. Informe o "Equipamento" e o "CFOP" para realizar a entrada dos produtos no estoque.

Quando da primeira importação do XML e não existir esta referência entre o Produto sendo importado do XML e do Produto cadastrado no SISLOC, o próprio processo de importação de XML fará o cadastro automaticamente nesta aba "4-Fornecedores".

Uma forma automática de preencher os produtos respectivos para cada item que foi importado, é configurar o cadastro do PRODUTO e realizar a configuração respectiva. Veja abaixo:


Figura 2 - Cadastro de Produto, aba "Fornecedores"

Uma vez configurado o produto com seu fornecedor, e também os parâmetros que serão utilizados para realizar a entrada no sistema SISLOC, como:

CFOP entrada, CST ICMS, CST PIS e CST COFINS. O SISLOC tem como realizar o processo de importação e já deixar pronto para somente clicar no OK, como se vê abaixo:


Figura 3 - Importação Nota de Entrada - XML

Obs.: Os produtos que têm a unidade de medida, da compra, diferente da unidade de cadastro no sistema, ao realizar a importação do XML, o Sisloc analisa a unidade que está no arquivo da NFe e aplica o fator de conversão para quantidade conforme a unidade padrão cadastrada. Para isto, é necessário que esteja vinculado no cadastro do produto, a tabela de conversão de unidade (Cadastro Produto > aba informações adicionais > Campo "conversão de unidade"). Nestes casos, a tela acima "Resumo XML" exibirá a coluna de "Fator conversão". Existe um parâmetro (Parâmetro Geral > Compra > Aba Parâmetros 2 > Permitir itens com unidades diferentes) que faz um tratamento em habilitar ou não a importação de XML onde os produtos estão com as unidades diferente das cadastradas no Sisloc .

Também pode-se imprimir o DANFE do fornecedor da Nota Fiscal utilizando o processo "Imprimir DANFE fornecedor". O SISLOC alertará que não tem qualquer participação da geração dos valores ou cálculos desta nota, sendo somente uma forma de reproduzir o documento. Veja:


Figura 4 - Impressão DANFE do fornecedor

Finalmente, clique em OK e o processo de importação estará concluído com todos os campos que existiam no XML importados para seus devidos locais no SISLOC.

Observações:

  • O CFOP de Entrada será considerado de acordo com o cadastro do CFOP informado no cadastro de produtos Regras de Escrituração de Entrada, aba FORNECEDORES. Através destas regras de escrituração de entrada, o CFOP será preenchido na nota fiscal de entrada;

  • Caso o usuário informe mais de um cadastro de CFOP nas Regras de Escrituração de Entrada, o sistema irá exibir uma lista no campo CFOP para o usuário escolher qual operação ele irá realizar;

  • Caso a nota fiscal for de fornecedor do exterior (informado na NF-e como "EX"), utilizará os campos "% PIS Importação" e "% COFINS Importação" que foram informados no cadastro "Empresa > aba Tributação, seção Alíquotas". Caso contrário, utilizará "% PIS Apuração" e "% COFINS Apuração".

Detalhe para tratamento do CST do PIS/COFINS:

    • Verificar se a empresa é regime cumulativo ou não cumulativo, em cadastro da Empresa > aba 7 - Tributação > campo “Incidência tributária”:

a. 1-REGIME NÃO CUMULATIVO:

O sistema considera o CST informado no cadastro do CFOP de entrada, absorve a base de cálculo do XML e multiplica pela alíquota informada em um dos dois lugares indicados no campo "Origem dos tributos".
IMPORTANTE: Para a importação do XML, caso esteja configurado o CST de PIS/COFINS com valores iguais a 70, 71, 72, 73, 74, 75, o Sisloc deverá preencher a Base de Cálculo de PIS e COFINS iguais a zero e o Valor de PIS e COFINS também iguais a zero. Para o CST igual a 73, o Sisloc deverá zerar também o Alíquota de PIS e Alíquota de COFINS.

b. 2-REGIME CUMULATIVO:

O sistema considera automaticamente CST 70- Operação de Aquisição sem Direito a Crédito, zerando todos os valores de PIS/COFINS, independente do CST cadastrado no CFOP.

IMPORTANTE: Caso a empresa estiver configurada como SIMPLES NACIONAL, esta configuração não será necessária.

Para empresas configuradas como Simples Nacional, o Sisloc irá gerar nota fiscal com as seguintes configurações para PIS/COFINS:

CST PIS

99

 

CST COFINS

99

Base de cálculo de PIS

0,00

 

Base de cálculo de COFINS

0,00

Alíquota de PIS

0,00

 

Alíquota de COFINS

0,00

Valor de PIS

0,00

 

Valor de COFINS

0,00

 

 

Ao realizar a importação, a nota fiscal será registrada no sistema com o status de EMITIDA POR TERCEIRO, representando que é uma nota que não foi gerada pelo SISLOC.

Gerar nota de devolução de locação

Consistências a serem realizadas:

Pedido de Compra

 

A importação pode ocorrer de duas formas:

Na tela de listagem consta o processo "Importar NF Entrada" que permite importar o XML da nota fiscal de entrada e criar automaticamente o Pedido de Compra respectivo.

Por outro lado, se o Pedido de Compra já existir, o XML também pode ser importado, necessitando que o usuário abra o registro, e clique no processo de "Importar NF Entrada", como demonstrado nas imagens abaixo:


Figura 5 - Pedido de Compra, destaque para o processo "Importar NF Entrada"

A Importação de XML pode ser realizado em três status:

Nos status 1 e 4 haverá consistências se o parâmetro "Valor/percentual máximo para ajuste no valor da compra" tiver sido informado em percentual ou em valor, sendo validado a diferença entre o valor da NF-e a ser importada e o valor do pedido de compra já existente nas seguintes condições abaixo:

Nos status 4 e 8 somente será importado se forem satisfeitas as seguintes validações:

Resumindo que a importação de XML em pedidos de compra que estão nestes status citados acima poderão atualizar o pedido de compra somente:

Esta tela aparece após a importação e consistências ocorrerem:


Figura 6 - Importação Nota de Entrada - XML

 

Nota Fiscal Eletrônica Complementar

O sistema permite realizar a Importação do XML de uma Nota Fiscal eletrônica complementar emitida por terceiros. As regras envolvidas nesta funcionalidade são:


Figura 7 - Seção Nota Fiscal do Pedido de Compra

Observação: Caso o Pedido de Compra tenha um XML importado (Modelo do Documento = 55, Campo Chave NFe preenchido e possuir um registro de anotação com XML vinculado) e o parâmetro geral "Não ratear totais quando o pedido de compra for de importação de XML" estiver marcado, o processo de Ratear Totais efetua o rateio entre os itens apenas dos valores de conhecimento de transporte.