![]() |
Visão geral da movimentação contábil |
Disponível para: |
O Módulo de Movimentação Contábil tem a finalidade de registrar a contabilidade da locadora através dos lançamentos contábeis automaticamente ou manualmente se baseando nos parâmetros. Também nos diversos cadastros de histórico, plano de conta, rateio de centro de resultado, papel contábil, relatórios como razão, balancete, balanço patrimonial e muito mais.
Para utilizar este módulo, entre em contato com a SISLOC. Este está particionado em três partes:
Para a correta utilização deste módulo, é necessário cadastrar e configurar diversos pontos do sistema. Acompanhe as explicações abaixo.
Veja abaixo um diagrama completo do módulo de movimentação contábil:
Figura
1 - Fluxo do módulo
de movimentação contábil
A base do contábil está apoiada nestes itens:
Figura
2 - Base do contábil
As contas contábeis são representadas em suas interações e que no final são utilizadas para nas Regras de Contabilização:
Figura
3 - Fluxo para as
regras de contabilização
E o movimento da contabilização Financeiro e Fiscal tem o seguinte fluxo:
Figura
4 - Fluxo do movimento
de contabilização financeira e fiscal
Nos parâmetros gerais deve-se configurar as informações iniciais e vitais relativas a contabilização utilizando a aba "Contabil".
Processo que permite importar o plano de contas contábil de um arquivo no formato XLS do Excel. Clique aqui para os detalhes.
O cadastro de Grupo de Conta Contábil tem a finalidade de organizar a ordenação do DRE e foi criado automaticamente com vários registros como referência. Clique aqui para os detalhes.
Neste cadastro deve ser configurado a Prefeitura da cidade de sua locadora para que seja utilizado automaticamente quando for realizado a movimentação contábil.
Neste cadastro informa-se as contas a serem utilizadas pela Contabilidade, que agrupadas recebem o nome de Plano de Contas. Clique aqui para os detalhes.
Neste cadastro informa-se o saldo das contas a serem utilizadas no Plano de Contas. Clique aqui para os detalhes.
Este cadastro tem a finalidade de permitir ao Contador que saiba quais centros de custo gastaram ou receberam dinheiro ao longo do exercício Contábil. Será utilizado em "Regra de rateio do centro de resultado contábil". Clique aqui para os detalhes.
O rateio de centro de resultado tem a finalidade de distribuir o valor entre um ou mais centros de resultado através de percentual ou quantidade. Clique aqui para os detalhes.
O período contábil registra os lançamentos contábeis compreendidos entre uma data inicial e final. Clique aqui para os detalhes.
É o texto que fica antes de cada crédito ou débito facilitando o entendimento do setor Contábil. Clique aqui para os detalhes.
Caracteriza por configurar as pessoas envolvidas numa determinada movimentação na contabilidade com o "papel contábil" que ela exerce nesta transação, ou seja, a pessoa pode ser cliente e em outros momentos fornecedor. Clique aqui para os detalhes.
No cadastro de Pessoa que se vincula os "Papéis contábeis" que ela pode desempenhar no sistema e consequentemente ter seus lançamentos contábeis automaticamente direcionadas para a conta certa. Clique aqui para os detalhes.
No cadastro de Estado vinculamos a SEFAZ (Secretaria da Fazenda) que está informada no cadastro de Pessoa para fins de lançamentos contábeis corretos. Clique aqui para os detalhes.
Tem a finalidade de organizar os produtos e serviços em suas respectivas contas contábeis. Clique aqui para os detalhes.
Configurar para que o cadastro de Produto consiga gerar informações contábeis e também ativar o controle de Ativo e sua respectiva depreciação. Clique aqui para os detalhes.
Informar a vida útil do ativo da locadora em anos para controlar a depreciação. Clique aqui para os detalhes.
Configurar o cadastro de Serviço para que nas operações que o utilize, seja contabilizado corretamente. Clique aqui para os detalhes.
Informar a conta do Plano de Contas que representa a conta bancária. Clique aqui para os detalhes.
Informar se o CFOP será utilizado para contabilizar ou não. Também poder informar o vínculo com as regras contábeis. Clique aqui para os detalhes.
As regras de contabilização tem a finalidade de utilizar praticamente todos os cadastros e configurações realizados para a medida que se gera uma nota fiscal, realiza um pedido de compra, faturar e outros processos no sistema SISLOC, será automaticamente contabilizado e gerado todos os lançamentos detalhadamente. Clique aqui para os detalhes.
O usuário pode realizar lançamentos contábeis manualmente, ou seja, sem ser automático e nem ter uma origem definida.
Também pode realizar consultas de qualquer lançamento contábil gerados com ou sem origem. Clique aqui para os detalhes.
Para os lançamentos do CAR ou CAP quando é avulso, deve ser informado a classificação contábil que norteia a contabilização das partidas. Clique aqui para os detalhes.
O controle de ativo tem a finalidade de controlar a depreciação de bens do ativo imobilizado corresponde à diminuição do valor dos elementos ali classificáveis, resultante do desgaste pelo uso, ação da natureza ou obsolescência normal. A referida perda de valor dos ativos, que têm por objeto bens físicos do ativo imobilizado das empresas, será registrada periodicamente nas contas de custo ou despesa (encargos de depreciação do período de apuração) que terão como contrapartida contas de registro da depreciação acumulada, classificadas como contas retificadoras do ativo permanente (RIR/1999, art . 305). Clique aqui para os detalhes.
O Livro Razão é obrigatório pela legislação comercial e tem a finalidade de demonstrar a movimentação analítica das contas escrituradas no diário e constantes do balanço. Discrimina cada conta com seus lançamentos e saldo. Clique aqui para os detalhes.
É o relatório que lista de forma sintética o grupo de conta contábil com possibilidade de escolher qual o nível de totalização de conta se deseja visualizar. Clique aqui para os detalhes.
O encerramento do exercício e a apuração das demonstrações contábeis é o fechamento do ano contábil. Clique aqui para os detalhes.