Voltar

NCM (Classificação Fiscal)

Disponível para:

A Classificação Fiscal de mercadorias é importante não somente para determinar os tributos envolvidos nas operações de importação e exportação, e de saída de produtos industrializados, mas também, em especial no comércio exterior, para fins de controle estatístico e determinação do tratamento administrativo requerido para determinado produto.  

Fonte: Receita da Fazenda  

O cadastro do NCM no Sisloc será utilizado para definir, além do código NCM, alguns tributos como IPI e MVA de compra. Estes dados serão utilizados para a geração de nota fiscal, cada NCM deve ser relacionado no cadastro de produto para que possa ser utilizado. Clique aqui para mais informações sobre o cadastro de produto.

 

Procedimentos

Para efetuar o cadastro do NCM acesse o caminho "Iniciar -> Estoque -> Tributação -> NCM (Classificação Fiscal)", é aberta a tela "NCM (Classificação Fiscal)" onde podem ser pesquisados os registros existentes ou ainda incluídos novos registros:


Figura 1 - Listagem do Cadastro de NCM

Clique no processo para abrir a tela de inclusão:


Figura 2 - Tela de Cadastro de NCM

Os seguintes campos serão exibidos:

A MVA ou Lucro Substituído é aplicada para permitir o equilíbrio no preço das aquisições interestaduais e internas. A medida se justifica ainda em razão da necessidade de se reduzir a vantagem competitiva no preço final da mercadoria sujeita à ST - Substituição Tributária.

Quando a mercadoria é adquirida de outro Estado, a operação interestadual é tributada pela alíquota de 12% ou 7%; se a aquisição é realizada dentro do estado de origem, a operação é tributada ao percentual de alíquota interna. Como o valor do imposto compõe a sua própria base de cálculo, o preço de partida para o cálculo da substituição tributária reflete desequilíbrio em relação às duas alíquotas e, consequentemente, no preço final da mercadoria.

O NBM é a nomenclatura brasileira de mercadorias, a correlação NCM x NBM refere-se aos códigos da NCM atualmente em vigor e aqueles da NBM válidos quando da substituição para a NCM.

Somente cerca de um terço dos códigos NCM/NBM tem correlação direta entre si, pois, quando da criação da NCM, diversos códigos ou foram suprimidos ou sofreram desdobramentos.

Dessa forma, quando o resultado apresentar mais de um código, procure identificar a correlação correta através da descrição da mercadoria que mais se aproximar do produto objeto da análise.

Clique aqui para efetuar o download da tabela de correlação NCM x NBM.

O "Ex" Tarifário é um mecanismo utilizado para redução temporária do imposto de importação de bens de capital (BK) e de informática e telecomunicação (BIT), quando não houver a produção nacional.

A utilização desse recurso possibilita o aumento da inovação tecnológica da empresa que por sua vez gera empregos e aumento de renda, afetando a economia nacional.

O Convênio ICMS 143/2006 instituiu a Escrituração Fiscal Digital – EFD, de uso obrigatório para os contribuintes do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação - ICMS ou do Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI.

A EFD é de uso obrigatório para todos os contribuintes do ICMS ou do IPI, podendo os mesmos serem dispensados dessa obrigação, desde que a dispensa seja autorizada pelo fisco da unidade federada do contribuinte e pela Secretaria da Receita Federal do Brasil.

Tributação acobertada por lei:

A seção "Tributação acobertada por lei" não é de preenchimento obrigatório, porém os produtos que estiverem associados a um NCM que possuir esses campos preenchidos considerarão o PIS e COFINS selecionado no NCM no momento de sua venda (emissão de nota fiscal e processos que geram essa emissão: Manutenção (Gerar NF saída, Gerar NF fatura), Pedido de Venda (Gerar NF), Venda de Balcão (Gerar NF) e Locação de equipamentos (Venda Locação, Venda Devolução).

Controle de Ativo

 

Fundo de Combate a Pobreza

Deve ser informado o estado destino e o percentual aplicado para o NCM. Este percentual varia de 1% a 2% e cada estado define os NCMs que integram este fundo.

São obrigatórios apenas os campos: "Código NCM" (Nomenclatura Comum do Mercosul) e "Descrição" no cadastro das classificações. Os demais campos do formulário não são exigidos. Porém, para que os impostos deste cadastro sejam considerados corretamente nas notas, é necessário preenchê-los.


Figura 3 - Tela de Cadastro de NCM, seção "Fundo de Combate à Pobreza (FCP)"

Clique no botão .

Esta classificação poderá ser utilizada no cadastro da nota fiscal, aba "2-Mercadorias", no campo "NCM" e no cadastro de produto, aba "1-Produto" na sub-aba "Produto" campo "NCM". É possível configurar em qual(is) estado(s) o cálculo será realizado automaticamente pelo sistema. Clique aqui para saber como efetuar a configuração.