![]() |
O módulo Locação de Caçamba |
Disponível para: |
Este módulo irá controlar toda a operação de entrega, troca e retirada de caçambas estacionárias (utilizadas para remoção de entulho e/ou armazenagem de areia, pedra, gesso, etc), assim como o faturamento referente a esses serviços.
Para a utilização deste módulo foi criado o produto Sisloc Caçamba, que atenderá exclusivamente à prestação do serviço de locação das caçambas e possuirá as seguintes restrições:
Esse produto possuirá o módulo de Multiestoque, porém não terá o Multiempresa habilitado só poderá existir uma empresa;
A base de instalação é configurada no máximo com 05 licenças locais, 1 remota e 1 WTS;
Alguns módulos e recursos de outros produtos Sisloc (Start, light, sys e Premium) não estarão disponíveis para o Caçamba.
Para iniciar a utilização do módulo, devemos conferir/criar os seguintes cadastros:
Alterar/incluir os Grupos de Equipamentos que serão utilizados nas locações e efetuar o seu vínculo ao cadastro de produto: todo equipamento a ser utilizado na ordem de serviço deve ser vinculado a um cadastro de grupo cujo o campo "Caçamba" esteja preenchido com "Sim". Além do campo "Caçamba", você deve informar no cadastro de grupo os seguintes campos: "%ISS Locação", "Código de serviço NFS-e" e "Item Lista de Serviço NFS-e";
No cadastro de Produto, inclua as caçambas necessárias de acordo com as particularidades da empresa e vincule-as ao grupo de caçamba criado no tópico anterior;
Criar os tipos de Descartes que podem ser realizados pela empresa. Não é possível concluir a ordem de serviço se não tiver um descarte vinculado, ou seja, é necessário incluir ao menos um descarte no cadastro do sistema;
Criar todas as tabelas de preço necessárias para as locações. Para incluir um produto na tabela, é necessário que os descartes tenham sido cadastrados. A tabela pode ser utilizada em: cadastro de obra, pessoa, região e na própria ordem de serviço;
Efetuar a inserção dos bairros a serem vinculados às regiões. Através deste cadastro será possível agrupar as ordens de serviço por região e bairro, na tela de ordem de serviço;
Alterar o cadastro de região relacionando-a ao cadastro de tabela de preço, se necessário. Através deste cadastro você vai vincular quais bairros pertencem a quais regiões;
Conferir e inserir, no cadastro de pessoa, as informações da seção de Caçamba nas abas: Informações adicionais e Local. Cada local cadastrado para a pessoa se torna um registro de pessoa com o tipo de relacionamento "Obra".
Alterar o(s) almoxarifado(s) disponível(is) indicando seu tipo de descarte específico, se houver. Para a locação de caçamba, cada local onde são jogados os resíduos será considerado um almoxarifado diferente, pois este também pode armazenar as caçambas e se tornar parte do estoque da empresa;
Por fim, vamos incluir, se necessário, os limites de acréscimo e descontos para cada usuário que utilizará o sistema.
Além destes cadastros, execute a configuração dos parâmetros gerais de caçamba.
Segue abaixo o fluxo principal para o processo da ordem de serviço, clique sobre o processo desejado para mais informações:
Após a criação dos cadastros básicos, você poderá iniciar a geração das ordens de serviço. Vamos executar os processos de logística para a locação seguindo o fluxo:
Criar E/T/R: Neste passo você deve acessar a tela de "Ordem de Serviço" e criar a entrega (início da locação), troca (final da locação de caçamba entrega e início da locação de uma nova caçamba - substituição) e retirada (ao final da locação).
Aprovar Orçamento: Logo em seguida, se a ordem de serviço for incluída "Como orçamento", é necessário aprovar tal orçamento para enviá-lo a tela de serviços pendentes, onde será programado e executado o serviço de entrega.
Obs.: Apenas serviços de entrega podem ser incluídos como orçamento e por sua vez aprovados.
Programar OS: A OS será enviada para a tela de "Ordem de Serviços Pendentes", onde você deve indicar o motorista que transportará a caçamba até o cliente.
Executar OS: Depois de programada, ainda na tela de "Ordem de Serviços Pendentes", vamos "Executar" o serviço(E/T/R).
Concluir OS: Assim que o motorista retornar, ao final do dia, é necessário acessar a tela de "Ordem de Serviços Prestados", preencher o restante das informações da locação e concluir a entrega. Através da execução deste processo é que ocorrerá a movimentação de estoque.
Depois de concluída a Ordem de serviço, o sistema entende que a caçamba já está no cliente e o período já está sendo contado. Neste ponto, o serviço do setor de logística é finalizado e inicia o serviço de faturamento.
Faturar: Uma Ordem de Serviço pode ser faturada ou não. Em ambos os casos, é necessário acessar a tela "Faturas a Gerar" para finalizar o faturamento/não faturamento de cada OS conforme processo de recebimento da empresa.