Voltar

Faturas a Gerar

Disponível para:

 

Este cadastro estará disponível apenas se o módulo "Locação de Caçambas" estiver habilitado no sistema e o produto for "Sisloc Caçamba" ou "Sisloc Premium".

Através desta tela você poderá faturar ou não faturar os serviços prestados seja de entrega, troca ou retirada. Além de efetuar o faturamento, o demonstrativo da operação também pode ser impresso.

O faturamento de um serviço estará disponível desde sua solicitação até o momento em que for efetuado, independente do tipo de operação (Entrega, troca e retirada).

Ao abrir a tela, serão apresentados os serviços de retirada efetuada com faturamento pendente e data de previsão do retorno menor ou igual ao campo "Data da próxima cobrança", porém é possível realizar filtros e executar o faturamento dos registros conforme a necessidade. O faturamento/estorno pode ser efetuado por mais de um registro por vez, seja antecipado ou não.

O processo de faturamento irá validar, além do parâmetro "Cobrar novo período como excedente", o campo "Cobrar diária extra". Se marcada como "Sim", havendo atraso na devolução, será cobrada valor de diária extra.

 

Procedimentos

Para abrir a tela de faturamento das ordens de serviços, acesse o caminho "Iniciar -> Ordem de Serviço -> Faturas a Gerar" e a seguinte tela será exibida:


Figura 1 - Tela de Faturas a Gerar

Os registros desta tela serão apresentados por cliente e obra. Ao abrir a tela são apresentados todos os registros, de clientes ou obra, que possuem Data de próxima medição menor ou igual ao dia vigente, obedecendo o filtro de status ao lado direito da tela.

Para executar os processos de faturamento, é necessário marcar a primeira coluna do(s) registro(s) desejado(s) e clicar sobre o processo a ser executado. O faturamento possui quatro status:

Ao dar duplo clique sobre um dos registros listados, será aberta a tela com os detalhes da ordem de serviço.

Os seguintes processos estarão disponíveis para execução:

: Este processo pode ser executado em mais de um produto por vez, para isso utilize a primeira coluna da listagem dos serviços e selecione aqueles que serão faturados.

Ao realizar o faturamento de um serviço (E/T/R), a rotina validará o campo "Utilizar informações do(a)", existente no cadastro da obra. Caso esteja marcado como "Obra" será necessário que exista, no cadastro de pessoa, um item com o campo relacionamento igual a "Obra" (Antes o sistema considerava "Cliente" e "Local Entrega"). Caso não exista, será apresentada uma mensagem de alerta:

Mensagem: "Serviço ID [Nº] não pode ser faturado pois, está marcado para utilizar informações da obra.

Para emitir uma fatura para uma obra, é necessário que exista uma pessoa cadastrada do tipo relacionamento igual a Obra."

Estando o campo como obra e existindo um cadastro de pessoa do tipo relacionamento Obra, a rotina de faturamento irá utilizar todas as informações da Obra (Nome, endereço, etc.).

O valor total de faturamento irá considerar os valores da Tabela de preço de ordem de serviço vinculado à obra, cliente, região ou ordem de serviço, de acordo com sua hierarquia. Esta tabela possui o valor do equipamento e o valor do descarte, no momento de utilizar o preço o sistema somará os dois valores.

Durante o faturamento, o sistema calculará os valores considerando:

Depois de selecionar os registros a serem faturados, clique sobre o processo "Faturar" e será gerado o demonstrativo de faturamento:


Figura 2 - Demonstrativo de Faturamento da Ordem de Serviço

Ao fechar esta tela, o sistema apresentará a mensagem de confirmação da geração da nota fiscal: "Confirmar a geração da fatura?", clique em "Confirmar" para finalizar o processo do faturamento. Os seguintes itens serão validados durante o faturamento:

Ao final do processo de faturamento será aberta a tela de listagem com a(s) nota(s) gerada(s) no processamento, acesse a nota fiscal para fazer sua emissão, utilize o processo de Impressão de Nota fiscal para finalizar.

Se houver mais de um serviço por obra, os CTRs serão discriminados na nota. Ex.: "Aluguel de caçamba. Código: CTR 00001, 00005 e 00010."

Depois de gerar a nota, na coluna "Código NF" da listagem de faturas, será(ão) apresentado(s) o(s) número(s) da(s) nota(s) correspondente(s).

Através do processo você pode estornar a emissão da nota fiscal.

: Através deste processo você vai indicar que o serviço não será faturado, selecione os itens que não serão faturados e clique sobre o processo "Não Faturar". Será apresentada a tela "Não faturar":


Figura 3 - Tela para não faturamento

Informa o "Motivo" para não faturar este serviço do cliente e clique no botão . Ao final do processamento o registro passará para o status "Faturamento Cancelado". Esta informação será visualizada nas telas de Ordem de Serviço, na seção Dados, após o campo "Observação cobrança" e apenas para os registros cujo faturamento foi cancelado.

Para estornar o não faturamento, selecione o(s) registro(s) desejado(s) e clique sobre o processo .

: Para gerar novamente o demonstrativo de faturamento, execute este processo. Selecione a OS para a qual deseja gerar o demonstrativo e clique sobre o processo. O relatório apresentado será o mesmo apresentado no momento da geração de fatura porém, ao fechá-lo o sistema não gerará nova nota fiscal.

Se houver mais de uma OS selecionada e estas pertencerem a obras diferentes, serão gerados demonstrativos diferentes.

A qualquer momento é possível gerar o demonstrativo, mesmo após o faturamento realizado.

: Clique sobre este processo para mostrar, no rodapé, um totalizador para a obra. Este exibirá o Valor Total (Valor faturado + Valor a faturar), Valor Faturado e Valor a Faturar. O sistema irá considerar todos os pedidos da obra vinculada ao registro selecionado.


Figura 4 - Tela de Faturas a Gerar, como foco no processo "Totalizar por Obra"