Voltar

Ordem de Produção

Disponível para:

Uma Ordem de Produção é utilizada para iniciar o processo de fabricação de um produto/equipamento, relacionando todos os materiais utilizados e o produto final da produção. Esta é essencial para realizar a movimentação de estoque através de requisições de materiais e conclusão da OP.

As ordens de produção são fundamentais no sistema de planejamento de produção da empresa, visto que os processos operacionais de fabricação de uma empresa são executados através de ordens.

Economicamente, produção é a atividade da combinação dos fatores de produção que têm como finalidade satisfazer as necessidades do ser humano.


Figura 1 - Ilustração de Produção

Produção implica o processo que disponibiliza uma oferta de um produto para o mercado. Pode ser classificada em "Produção de Bens Tangíveis" e é dividido em quatro partes:

No Sisloc existe a rotina de Ordem de Produção onde o usuário poderá gerar a produção de um item a partir de matérias primas indicadas na requisição de materiais, dando entrada no estoque do produto final e baixando o estoque das matérias-primas utilizadas. Esta rotina faz, automaticamente, a movimentação do estoque da empresa informando os materiais utilizados e o produto final acrescentado.


Figura 2 - Fluxo de Ordem de Produção

A ordem de produção é utilizada por empresas que produzem os equipamentos que são vendidos/locados. Esta rotina faz a baixa do estoque de materiais utilizados e o acréscimo dos equipamentos fabricados automaticamente no sistema. Na OP, será necessário informar o produto acabado, na tela principal e acessar o processo de requisição de materiais para solicitar ao almoxarifado os materiais necessários para concluir a OP.

Ao incluir uma ordem de produção a mesma ficará com status "Em Levantamento", ao finalizar a produção e concluir a OP o status da mesma passará para "Concluído".

A OP pode ser utilizada para uma industrialização terceirizada, neste caso coloque o valor da mão de obra no campo "Outros Custos" da OP, ou ainda para uma industrialização interna, algumas empresas produzem os equipamentos que são locados ou vendidos e utilizam esse recurso para a movimentação do estoque.

 

Procedimentos

Ao acessar o caminho "Iniciar -> Estoque -> Ordem de Produção", é aberta a tela de pesquisa "Ordem de Produção", conforme mostra a imagem abaixo:

Figura 3 - Listagem de Ordens de Produção

 

Processos

"Patrimônio": Ao ser executado será exibido um detalhe no registro selecionado com o patrimônio criado, caso o processo "Gerar Patrimônio" tenha sido executado. Caso contrário o detalhe será exibido, mas sem a informação do patrimônio, como na imagem abaixo.

Figura 4  - Processo Patrimônio

 

"Material": Ao ser executado será exibido um detalhe no registro selecionado com o material escolhido, caso o processo "Requisição de Materiais" tenha sido executado. Caso contrário o detalhe será exibido, mas sem a informação do material, como na imagem abaixo.

Figura 4  - Processo Material

 

Será possível efetuar a pesquisa das ordens em aberto, clique aqui para mais informações sobre as telas de pesquisa do sistema.

Para inserir uma nova ordem de produção, clique no botão e cadastre os dados:

 Figura 5 - Tela de cadastro de Ordem de Produção

 

Aba "Produto Destino"

Seção "Ordem de Produção":

Subseção "Industrializador"

Seção "Produto Destino"

Quando o parâmetro "Contabilizar baixa estoque por Tipo de Mov." estiver ativo, a sessão "Gestão Contábil" será disponibilizada. Nesta sessão, serão visíveis os campos "Tipo de Movimentação", "Conta Contábil" e "Centro de Resultado". Ao selecionar o tipo de movimentação, os demais campos serão preenchidos com as informações fornecidas no Cadastro de Tipo de Movimentação.

Após preencher as informações clique no botão .

Após gravar o registro, o próximo passo consiste em informar os materiais, serviços/mão de obra utilizados para a produção do item. E, logo depois de preencher as abas 4 e 6, é necessário acionar o processo "Concluir Levantamento".

Concluir Levantamento: Ao criar uma OP, o status inicial é "Em levantamento" para que sejam registrados todos os materiais/mão de obra/serviços necessário para produzir o item. Após essa etapa é preciso executar este processo para que o status seja modificado para "Em execução". Para desfazer este processo, o sistema exibe o Estorno de Conclusão de Levantamento.

Anotações e Marcadores: Processos de usabilidade do Sisloc. Para mais informações clique aqui.

  Visível se o produto destino for um ativo imobilizado. Será mostrada uma tela para selecionar o equipamento e informar o código dos patrimônios a serem gerados. Executando esse processo, o equipamento fica com o status "Em fabricação" e assim que a ordem de produção é concluída o mesmo passa para o status "disponível".

Figura 6 - Tela de criação de patrimônio

Nessa tela, será necessário a inclusão de um almoxarifado que tenha o campo "Tipo quantidade" como Imobilizado Fabricação. Para saber mais sobre a criação do almoxarifado, clique aqui. Logo abaixo, o equipamento selecionado na página anterior e o apelido sugerido pelo sistema, o campo apelido pode ser alterado como preferir.

Estornar Patrimônio: Ao gerar o(s) patrimônio, este processo será exibido para caso seja necessário desfazer o processo acima.

Visualizar Patrimônio: Após executar o processo "Gerar Patrimônio", dentro da Ordem de Produção será habilitado outro processo Visualizar Patrimônio que lista todos os patrimônios da OP selecionada.

 

Para requisitar os materiais a serem utilizados na OP, clique no processo ao lado direito da tela. Será aberta a tela de requisição de material:


Figura 7 - Tela de Requisição de Materiais para Ordem de Produção

Será aberta a tela de requisição de estoque, clique no botão "Entregar" para selecionar os materiais que serão utilizados para a produção do equipamento, será aberta a tela "Requisição de Material", conforme mostra a imagem abaixo:

Figura 8 - Tela de Entrega de Materiais para a Requisição de Materiais da Ordem de Produção

Informe o material e a quantidade que será gasta e clique no botão "Adicionar", caso queira mudar a quantidade inserida após clicar no botão "Adicionar" o campo "Quantidade" é editável. .Após selecionar todos os materiais clique no botão "Ok" para voltar à tela de requisição para a ordem de produção. Na listagem são apresentados os equipamentos que têm o campo ‘Estocável’ igual a ‘SIM’.

Através do botão "Busca", será possível buscar os itens previstos no cadastro produto, aba "Peças" do respectivo produto da ordem de produção e, também, todos os materiais (insumos) que compõem as peças do produto, multiplicando as quantidades de peças pela quantidade que está sendo produzida do mesmo para assim sugerir como quantidades previstas da OP.


Figura 9 - Tela de Seleção de Materiais a serem entregues na Requisição de Materiais para Ordem de Produção

Na tela de busca dos materiais o único campo editável será "QT a Requisitar", os itens que estiverem com o campo "QT Prevista" menor que zero serão destacados de vermelho e ao clicar no botão "OK" apenas os materiais com a quantidade prevista maior que zero serão inseridos na requisição de material.


Figura 10 - Tela de Requisição de Materiais para Ordem de Produção

Para devolver um dos materiais solicitados, selecione-o e clique no botão "Devolver". Para estornar uma requisição, selecione-a e clique no botão "Estornar".

Clique no botão "Fechar" para voltar à tela de Ordem de produção.

Observação: Caso o módulo contábil esteja habilitado, esse processo de requisição de material gerará as contabilizações para cada finalidade: entrega, estorno e devolução.

Seção "Composição Destino"

Caso o campo "Tipo de Produção" na seção Ordem de Produção seja "Conjunta", o sistema habilita alguns os campos que seja selecionada uma composição cadastrada. Se selecionada, o sistema entende que será produzido todos os produtos dentro da mesma.

 

Aba "Materiais"

Nesta aba o usuário irá informar os insumos que fazem parte da fabricação do produto.

Para cada material utilizado, deve ser informada, num primeiro momento, a quantidade prevista que será gasta na Ordem de Produção. Esta quantidade prevista pode ser informada manualmente como também poderá ser preenchida executando o processo Buscar Ficha Técnica . O campo de quantidade gasta que será preenchido quando ocorrer a Requisição de Materiais (processo visto anteriormente). Caso seja realizada uma requisição de materiais de um equipamento que não estava previsto, o Sisloc adicionará na aba Materiais este insumo mas a sua quantidade prevista ficará zerada, demonstrando que foi um material não previsto anteriormente.

O processo Buscar Ficha Técnica também possibilita a identificação de todos os materiais (insumos) existentes em produtos já acabados que estejam compondo a Ficha Técnica do produto em fabricação, ou seja, para cada material do produto acabado localizado, o processo acessa a Ficha Técnica do produto e "coleta" materiais que compõem o item que está sendo produzido. Após essa coleta de informação, é possível visualizar todos os insumos que compõem o produto final e os produtos intermediários por meio do processo  , como no exemplo abaixo:

 Tela de Visualização Materiais na Ordem de Produção.

Nesta tela são exibidos todos os materiais e produtos necessários para produzir o Produto final. Aqui, são exibidos até 10 níveis destes subconjuntos de itens, caso existam subconjuntos.

Processo Buscar Ficha Técnica: O Sisloc trará e preencherá todos os insumos que estão cadastros na Ficha Técnica do Equipamento (Menu Estoque >  Produto > Aba Ficha Técnica) e suas respectivas quantidades.

Aba "Mão de Obra/Serviços"

A tela exibe os serviços já cadastrados inicialmente no cadastro do produto que será produzido, mas se houver necessidade de incluir mais serviços ou até mesmo criar um novo é possível.

Através desta aba, é possível realizar também os apontamentos das horas trabalhadas pela mão de obra para cada serviço informado. Utilize o processo "Apontamento de horas" para registrar os horários, horas trabalhadas e o técnico responsável.

Figura 13 - Tela Serviços

Processo Buscar Ficha Técnica: O Sisloc busca os serviços vinculados no cadastro da Ficha Técnica do equipamento (Menu Estoque > Produto > Aba Ficha Técnica) e suas respectivas quantidades. Neste processo, a coluna "previsto" será preenchida com "Sim" e a "Qt. hora prevista" com o valor informado no cadastro. É possível adicionar novos serviços que não estão previstos, desse modo, no momento da sua inclusão a coluna "Qt. hora prevista" fica zerada.

Processo Apontar Horas: O processo de apontamento além de gravar horas apontadas, apura os valores envolvidos na operação de apontamento. Caso o módulo Contábil esteja habilitado, o processo de apontamento irá além de gravar horas apontadas, apura os valores envolvidos na operação de apontamento, grava e utiliza para disparar a contabilização deste valor conforme sua regra de contabilização. O valor de apontamento é composto por: Valor de Custo do Serviço somado à quantidade de horas apontadas multiplicado pelo valor HH do cargo. Se o valor estiver zerado, será gerada uma exceção com esta informação. Para o estorno do apontamento: segue o padrão de estorno contábil do sistema, encontra-se o lançamento originado pelo apontamento origem e executa o lançamento inverso conforme já previsto pela estrutura de lançamentos contábeis.

Processo Abrir Absorção Serviço: Processo que permite incorporar uma lista de serviços que foram necessários comprar para execução da produção, portanto, são valores agregados ao custo total do produto final. Somente é possível executar o processo após a fase de levantamento da O.P. e enquanto a mesma não foi concluída. Serão mostrados os serviços relacionados aos Pedidos de Compra que: a) faça parte da mesma empresa; b) esteja no status acima de '09-Entregue no estoque' e c) Serviços que ainda não foram absorvidos em nenhuma O.P. ou O.M. (saldo de absorção do serviço). Será absorvida a quantidade total, consequentemente o valor total do serviço da compra. Não permite absorção parcial, neste caso é necessário realizar a inserção de serviços na compra já com quantidades separadas.

 

Processos para "Ordem de produção interna"

Após conclusão da produção na empresa, para dar entrada com os produtos fabricados no estoque, execute o processo "Concluir ordem de produção", localizado ao lado direito da tela. O sistema exibirá a mensagem de confirmação: "Confirma a conclusão do processo?", clique em "Sim" para processar a OP.

Depois de concluir a ordem de produção o estoque será automaticamente atualizado e a OP ficará com status "Concluído", o processo "Estornar conclusão da ordem de produção" ficará disponível para estorno da operação.

Ao produzir um equipamento patrimoniado, será possível editar os seus patrimônios. Para isso, utilize o processo , que só pode ser executado após a conclusão da ordem de produção. Será aberta a tela de cadastro do patrimônio conforme mostra a imagem abaixo:

Figura 12 - Cadastro de Patrimônios gerados de uma Ordem de Produção

Através da tela de edição dos patrimônios, será possível efetuar o preenchimento em massa dos campos do cadastro do mesmo. Para isso, selecione o primeiro registro que será alterado e no campo "Campo" selecione a informação que deseja preencher e informe os dados dos campos: "Prefixo", "Qtde dígitos numéricos" e "Nº Inicial", na seção "Qtde de patrimônios a preencher" marque quais registros deverão ser preenchidos se "Registro atual até o final" ou "Registro atual até a qtde informada" (serão preenchidos do registro atual até a quantidade informada, ou seja, se o registro atual é 1 e a quantidade é 3 então será preenchido do registro 1 até o registro 3). Após preencher as informações clique no botão .

Será exibida a mensagem de confirmação da alteração "Este processo poderá sobrescrever informações de algum(ns) patrimônio(s). Deseja continuar?", clique em "Sim" para confirmar.

Ainda na ordem de produção, após conclui-la, será possível gerar uma nota de entrada para isso utilize o processo "Gerar NF entrada". A nota só pode ser gerada se a operação do campo "Ordem de Produção" (aba "Tipo op." das configurações do sistema) estiver definida.

As seguintes regras serão seguidas nesta geração:

Após esta geração, o processo "Estornar NF entrada" ficará disponível para efetuar o estorno da nota de entrada.

Processos para "Ordem de transformação externa via Industrializador"

Configuração

A configuração necessária para este processo se refere aos Opções > Parâmetros gerais > Tipo de Op., campo "Ordem de produção sai". O tipo de operação deve ser do tipo Outras Saídas, senão não será listado.

Também deve ser configurado na mesma tela, o campo "Ordem de Produção ent". O tipo de operação deve ser do tipo Outras Entradas, senão não será listado.

Processo

Quando necessitar industrializar fora da locadora, deve-se preencher o campo "Pessoa" da seção "Industrializador".

Depois gerar a Nota Fiscal de saída através do processo , ficando o status em "Enviado para Terceiro", conforme demonstrado abaixo:

Figura 13 - Ordem de Produção após execução do processo "Gerar NF Ind. Saída" em uma Ordem de Produção

Quando o industrializador acabar o serviço, ele deve gerar uma nota fiscal, Podendo ser modelo 55, ou seja NF-e, ou modelo 1. Sendo modelo 55, importe esta nota fiscal para o SISLOC via o processo que demonstrará uma tela como abaixo:


Figura 14 - Tela de Geração da NF de terceiro - modelo 55

 

Sendo modelo 1, os campos serão habilitados e deverá ser preenchidos de acordo com os valores da Nota Fiscal como demonstrado abaixo:


Figura 15 - Tela de Geração da NF de terceiro - modelo 1

 

Ao confirmar clicando em OK observe que devemos informar o "Produto Associado" e também a "Família CFOP" para a correta entrada dos dados no SISLOC:


Figura 16 - Tela de retorno de industrialização

Após clicar em OK, o processo será habilitado na aba 2 Parcelas. Ao executá-lo será exibida a tela abaixo:


Figura 17 - Tela de geração de parcelas

Finalmente, chega-se em "Concluir Ordem de Produção". Ao iniciá-lo, deve ser informado a "Classificação financeira" e então estará CONCLUÍDO o processo de Produção.


Figura 18 - Ordem de Produção no status "Concluído"

Se necessário utilize dos processos para abrir as notas fiscais geradas da "Industrialização" clicando sobre o "raio" respectivo.

Ao realizar o processo Concluir OP, caso a Regra de Contabilização utilize a variável TIPO_MOVIMENTACAO, a conclusão da ordem de produção utilizará a Conta Contábil e o Centro de Resultado informados no Tipo de Movimentação.

 

 

Para empresas configuradas como Simples Nacional, o Sisloc irá gerar nota fiscal com as seguintes configurações para PIS/COFINS:

CST PIS

99

 

CST COFINS

99

Base de cálculo de PIS

0,00

 

Base de cálculo de COFINS

0,00

Alíquota de PIS

0,00

 

Alíquota de COFINS

0,00

Valor de PIS

0,00

 

Valor de COFINS

0,00

 

 

 

Ordem de Produção automática

A Ordem de Produção Automática tem a finalidade de ter cadastrado um produto que tem vinculado Peças/Insumos para sua produção, e que considerando os parâmetros informados gera automaticamente uma Ordem de Produção a partir de um Pedido de Venda que esteja realizando a venda deste equipamento.

Para a correta utilização deste processo deve-se seguir as etapas abaixo (clique em cada link abaixo para os detalhes):

 

Ordem de Produção - Modalidade: Modificação

O Sisloc possibilita utilizar a ordem de produção para atender a seguinte situação: existem empresas que trabalham com containers, onde uma produção pode gerar um novo tipo de produto ou até mais de um. Exemplo, um container foi dividido para montar dois outros menores com características diferentes.

Para atender esta funcionalidade foi adicionado na tela de ordem de produção um novo campo chamado ‘Modalidade’, onde deverá ser informado a opção "Modificação". A informação deste campo é alterada a partir do processo "raio" desde que o usuário tenha permissão de acesso. Veja na figura abaixo:


Figura 19 - Ordem de Produção com a modalidade igual a "Modificação"

Quando a modalidade é igual à Modificação, as regras serão:

Ordem de Produção - Modalidade: Transformação

O Sisloc possibilita utilizar a ordem de produção para uma finalidade de modificação com absorção de requisições e apontamentos na contabilização. Existe uma listagem de produtos (08-Ativo Imobilizado) para representar os produtos a serem utilizados (de Entrada) que são chamados de 'Equipamento(s) de insumo' e uma listagem que representa os produtos (08-Ativo Imobilizado) a serem Transformados, chamados de 'Equipamentos resultante(s)'.

Nesta modalidade não existe a busca pela relação de Peças e Serviços da Ficha Técnica. Portanto, o processo 'Buscar Ficha Técnica' não ficará visível.


Figura 20 - Ordem de Produção com a modalidade igual a "Transformação".

Na Ordem de Produção de modalidade Transformação, há alguns adendos acerca do Controle de Ativo gerado para o(s) equipamento(s):

  • Em uma Ordem de Produção com modalidade de Transformação, caso o produto de insumo possua um acréscimo de vida útil, este não será absorvido para o produto resultante. Ao concluir uma OP de Transformação, o valor do controle de ativo principal será absorvido na OP e seu cadastro será baixado, já o acréscimo de vida útil que estiver ativo não será absorvido na transformação;
  • Quando a Ordem de Produção de Transformação for de apenas um Controle de Ativo de insumo para um Controle de Ativo resultante, o acréscimo de vida útil será transferido do produto de insumo para o produto resultante. Esta transferência do acréscimo de vida útil herdará o valor e o tempo de depreciação restante;
  • Caso haja mais de um produto de insumo e/ou mais de um produto resultante, serão baixados todos os Controles de Ativo do(s) equipamento(s) de insumo(s) para o custo do equipamento resultante;
  • Caso o grupo contábil definido no cadastro do produto de insumo for diferente do grupo contábil definido no cadastro do produto resultante e possuir acréscimo de vida útil que será transferido do produto de insumo para o produto resultante, não será permitido concluir o levantamento da Ordem de Produção, pois o Controle de Ativo do tipo “acréscimo de vida útil” não irá contabilizar quando for transportado para o equipamento resultante.  

Processo Referenciar produto: utilizado para definir qual é o produto referência da contabilização para o processo de absorção temporária dos custos na Ordem de Produção de modalidade 'Transformação', visto que este cenário que permite mais de um produto resultante. Somente pode ser executado quando a O.P. ainda estiver no status de 'Em Levantamento'.

Regras para a Ordem de Produção quando o Módulo Contábil estiver habilitado

Processo Entregar material: o Sisloc executa a Regra de Contabilização da finalidade Requisição de Materiais buscando o valor do custo médio dos insumos utilizados e aplicando no conta de absorção informada pelo usuário (Cadastro de Grupo Contábil > Aba Absorção).

Processo Estornar material: o Sisloc executa o ESTORNO da Regra de Contabilização da finalidade Requisição de Materiais.

Processo Devolução material: O processo de devolução de material trata-se do mesmo conceito e condições registradas na requisição de material. O valor a contabilizar em sua finalidade não é o custo médio atual, mas sim o custo ao qual ele foi requisitado originalmente.

Processo Concluir Levantamento: Caso o ativo imobilizado tenha controle de ativo vinculado em uma ordem de produção O.P. de modalidade 'Modificação' ou 'Transformação' o processo gerará uma movimentação de baixa deste controle de ativo. A baixa recebe a referência da O.P., e no campo observação deve receber a descrição do tipo/modalidade de O.P e também aplica a regra de contabilização de finalidade 'Controle ativo - Baixa Gerencial' para zerar os valores contábeis da baixa e considera-los como absorção.

Processo Estornar Conclusão de Levantamento: Estorna a baixa do controle de ativo e também, estorna a contabilização associada no processo de conclusão.

Processo Executar Apontamento: Caso exista a Regra de Contabilização - Apontamento H.H devidamente preenchida, o Sisloc gera a contabilização dos serviços que foram executados e apontados através do Valor Homem Hora x Quantidade de Horas apontada e contabiliza na linha Valor Apontamento O.P..

Processo Estornar Apontamento: Caso exista a Regra de Contabilização - Apontamento H.H devidamente preenchida, o Sisloc gera os lançamentos de estorno desta contabilização que foi realizada.

Processo Abrir Lançamentos Contábeis: processo visível para visualizar os lançamentos gerados no decorrer de Ordem de Produção.

Absorção de serviços: Processo de absorver (relacionar) serviços de uma compra a algum processo, neste caso na OP, o sistema dispara a contabilização conforme previsto em regra contábil.

Estornar absorção de serviços: Segue o padrão de estorno contábil do sistema. Encontra-se o lançamento originado pelo absorção de serviço origem e executa o lançamento inverso conforme já previsto pela estrutura de lançamentos contábeis.

Processo Conclusão da OP:  o Sisloc executa a regra de contabilização Conclusão OP, gerando lançamentos contábeis das operações de Absorção para a conta de Custo Resultante (É a soma de todos os valores envolvidos na operação de produção. Portanto, será a soma do Custo Médio dos insumos requisitados, valor total de H.H apontadas e total de serviços adquiridos (pedido de compra) relacionados). Nesse processo também é verificado o cadastro do produto resultante (sendo produzindo) para checar a definição do campo "Gera controle ativo" e caso esteja marcado como Sim Manual ou Sim Automático, será criado um movimento do tipo Entrada de Ativo, e neste, a coluna Dt. lançamento e Dt. movimento receberão a data de conclusão da Ordem de Produção. Para produtos que controlam patrimônio cria um controle de ativo imobilizado por patrimônio e para produtos que não controlam patrimônio o processo não cria o controle de ativo. O valor de ativação do Ativo é a soma dos custos das requisições, valores derivados do apontamento de horas (mão de obra) e Serviços absorvidos (compras). A vida útil para depreciação é a vida útil informada no NCM do produto.

-> Na conclusão da OP, caso seja a modalidade de Transformação, existe o processo de distribuição de custos quando a O.P possuir mais de um equipamento/patrimônios de 'saída' (múltiplos equipamentos resultantes). Nesta situação deve-se conferir e redistribuir 100% do total dos custos envolvidos no processo. É essencial para que a definição de custos dos produtos fiquem acertadas em todos o processo de criação dos novos produtos, controles de ativos e contabilizações. O valor a ser distribuído é: Custo de materiais + Apontamentos H.H + Serviços terceiros + saldo do controle de ativo de cada imobilizado utilizado como insumo (Saldo a depreciar).

Processo Estorno da Conclusão da OP: Sisloc executa o estorno dos lançamentos contábeis da regra de contabilização Conclusão OP.

No processo "Rateio Conclusão", são exibidos os campos "Depreciação acumulada" e "Equipamentos de Insumo". O campo "Equipamentos de Insumo" tem como finalidade exibir o valor do Controle de Ativo dos Insumos de Entrada. No campo "Depreciação acumulada", deve-se informar qual depreciação deverá ser importada para os Controles de Ativo de Produto Resultante.

Exemplo de aplicação: Cria-se uma Ordem de Produção do tipo Transformação para converter 2 barras de 5m em uma barra de 10m. Para tanto, adiciona-se os Equipamentos de Insumo e os Equipamentos Resultantes na OP em suas respectivas abas. Ao executar o processo "Rateio Conclusão", a seguinte tela será exibida:

O campo "Vl. Rateio" exibe os valores referentes à requisição de material, apontamentos de hora e absorção de serviços de terceiros. Já o campo "Equipamentos de insumo" exibe os valores de todos os equipamentos de insumos da Aba 3 da OP somados. O totalizador "Vl. ordem de produção" soma os valores exibidos nos dois campos. Ao concluir o rateio e, também, a Ordem de Produção, o sistema executa a baixa dos controles de ativo previamente cadastrados (que são os controles de ativo referentes aos equipamentos de insumo, neste exemplo, as barras de 5m), e cria um novo controle para o produto resultante (neste caso, a barra de 10m):

Esta função tem como objetivo deixar o cálculo do valor de absorção do produto de insumo mais completo e, também, deixar explícitos os vínculos do Equipamento de Insumo com o Equipamento resultante, facilitando a visualização e controle dos ativos.