Voltar

Sublocação

Disponível para:

A sublocação é definida como o ato de sublocar, alugar algo que já esteja em regime de locação a terceiros.

O processo de sublocação do Sisloc é utilizado para que a empresa possa locar um equipamento de um fornecedor e sublocá-lo para um de seus clientes.

O processo de sublocação é usado pela locadora quando a mesma não consegue suprir a necessidade do volume de equipamentos dos seus clientes ou mesmo quando uma demanda é gerada em cima de um equipamento que ela não trabalha. Para que a empresa não tenha que fazer aquisição de um patrimônio para satisfazer uma necessidade, seja ela temporária ou não, existe o processo de sublocação.

Este processo é utilizado principalmente para evitar a concorrência de outra locadora.

 

Procedimentos

Para efetuar a sublocação acesse o caminho "Iniciar -> Estoque -> Sublocação", é aberta a tela de pesquisa "Sublocação", conforme mostra a imagem abaixo:


Figura 1 - Listagem de Sublocação

Nesta tela é possível efetuar a pesquisa das sublocações existentes, bem como visualizar os registros. Clique aqui para mais informações sobre as telas de pesquisas do sistema.

Clique no botão , será aberta a tela de inclusão da sublocação:

Figura 2 - Tela de cadastro de Sublocação, aba "1-Sublocação"

Os seguintes campos serão exibidos:

Na seção CAP informa-se sobre o valor do CAP a ser gerado e sua periodicidade. Desta forma, quando clicar no processo "Gerar CAP", será recalculado o próximo vencimento do CAP, utilizando como base o campo "Periodicidade". Veja o detalhe de cada campo:

Observação: havendo alguma Sublocação que tenha CAP a ser gerado em atraso, aparecerá na  tela de avisos, como abaixo:


Figura 4 - Tela de Avisos

Clique no botão para incluir o registro.

Na seção "Equipamentos" clique no botão para incluir o equipamento da locação, os seguintes campos serão exibidos:

Para os equipamentos que possuem patrimônios, clique no processo para cadastrá-los, será aberta aberta a tela "Incluir Patrimônios", conforme mostra a imagem abaixo:


Figura 5 - Tela de Inclusão de Patrimônios da Sublocação, aba "1-Patrimônios FORNECEDOR"

 

Utilize o botão para incluir os dados dos patrimônios, é necessário incluir a mesma quantidade de patrimônios que está sendo locada informando obrigatoriamente sua descrição na coluna "Patrimônio". A coluna "Sublocadora" será preenchida automaticamente com o nome do fornecedor informado na aba "1-Sublocação" da sublocação.

Existe ainda a possibilidade de escolher patrimônios que estejam em outras sublocadoras, para isso acesse a aba "2-Outros Patrimônios" e então selecione os patrimônios desejados.


Figura 6 - Tela de Inclusão de Patrimônios da Sublocação, aba "2-Outros Patrimônios"

 

Clique no botão , o sistema transfere a posse do patrimônio para a nova sublocadora logo na confirmação da escolha.

Voltando a tela de sublocação, clique no botão . Podem ser incluídos vários equipamentos na mesma sublocação.

 

Processos

Depois de cadastrar os dados, acesse novamente a aba "1-Sublocação" onde os seguintes processos estarão disponíveis:

Anotações

Marcadores

Atualizar Estoque

Gerar Nota Fiscal

Gerar CAPs

CAPs Geradas

Encerrar

Abrir Mov. de Estoque

Alterar Valor Próx. CAP

Abrir Nota Fiscal

Associar ficha de locação

Patrimônios

 

: Este processo permite que sejam visualizadas e inseridas anotações relacionadas à sublocação. Clique aqui para maiores informações sobre a tela de Anotações e Anexos.

: O processo permite vincular o registro à um ou mais marcadores. Para saber mais sobre os marcadores do sistema, clique aqui.

: Através deste processo e efetuada a atualização do estoque com os produtos sublocados de acordo com o tipo da movimentação realizada, é exibida a mensagem de confirmação da atualização do estoque dos equipamentos desta sublocação, clique em "Sim" para processar. Para estornar essa atualização utilize o processo . Após este processo poderão ser alterados os campos: nr. contrato, nr. da nota fiscal e observação.

: Através deste processo é gerada a nota fiscal para a sublocação realizada de acordo com o seu tipo de movimentação, esta será apresentada na tela para visualização, conforme imagem abaixo:


Figura 7 - Tela de Geração da NF

Através desta tela selecione a opção correta do processo que irá executar, se vai realizar a emissão própria com a informação do tipo de operação ou se será importada a NF de terceiro, podendo optar NF-e (modelo 55) com a importação do XML ou inserindo a chave de acesso da NF-e ou modelo 1 informando os dados corretamente. Conforme a opção escolhida a tela irá alternar na exibição dos campos solicitados. Após o preenchimento correto, basta cliente em OK.

Para estornar a nota gerada execute o processo . Ao emitir a nota fiscal de entrada ou de saída da sublocação, pode-se configurar em Iniciar > Opções > Parâmetros > Geral > Nota Fiscal (aba) > Parâmetros 1 (sub aba) > “Máscara para geração das informações sobre” > Patrimônio (aba do parâmetro) para compor o campo “Descrição para impressão” na nota fiscal, juntamente com o nome do equipamento. Esta é a TAG (patrimônio) do equipamento na nota fiscal.

Exemplo: Betoneira (Patrimônio ABC).

Caso o parâmetro "Entrada/Saída/Ind, de sublocação: 1 patrimônio p/ linha" esteja marcado em parâmetro geral aba "nota fiscal" sub-aba "Parâmetros 2" será impresso um patrimônio por linha.

: Através deste processo é possível gerar um ou mais títulos a pagar para o fornecedor referente à sublocação. É possível gerar vários Contas a Pagar para a mesma sublocação, este não valida o valor do contrato da sublocação e pode ser gerado com valor maior ou menor que o da operação.

Ao executar o processo será exibida a tela "Gerar CAPs", conforme imagem abaixo:


Figura 8 - Tela para geração de CAP

Nela, serão exibidos os campos:

Ex.: Para o provisionamento de 3 títulos com número inicial 10, serão gerados os títulos: 10, 11 e 12.

Logo abaixo da opção "Qt. títulos a gerar" será exibida a simulação dos títulos a serem gerados com suas datas de emissão e vencimento de acordo com o que foi configurado anteriormente.

Clique no botão e os títulos serão gerados. Podem ser geradas várias provisões de contas a pagar de uma mesma sublocação.

 

: Através deste processo é possível exibir os títulos gerados desta sublocação, ao executá-lo será aberta a tela "Contas a Pagar Geradas", conforme mostra a imagem abaixo:


Figura 8 - Tela de Visualização dos Lançamentos de Contas a Pagar gerados da Sublocação

 

Utilize o botão para realizar o estorno da geração do lançamento, será exibida a mensagem de confirmação, clique no botão "Sim" para estornar. Neste caso, na seção "CAP", será retornado a "Dt. próximo CAP" a data antes de haver sido gerado o CAP.

 Através do botão será fechada a tela de Contas a Pagar geradas e o sistema voltará para a tela da sublocação.

: Através deste processo é feito o encerramento da sublocação, para efetuar o estorno do encerramento utilize o processo . Após este processo poderão ser alterados os campos: nr. contrato, nr. da nota fiscal e observação.

: Através deste processo é possível visualizar o registro da movimentação de estoque. A movimentação somente será exibida se o processo "Atualizar Estoque" tiver sido executado.

: Através deste processo é realizada a alteração do campo "Valor próximo CAP".

: Este processo possibilita a visualização da nota fiscal gerada. A nota somente será exibida se o processo "Gerar Nota Fiscal" estiver executado.

: Através deste processo é possível associar uma ficha de locação à sublocação realizada. Ao executá-lo, será aberta a tela abaixo para que seja informada a ficha de locação a ser vinculada.

: Processo utilizado para incluir os patrimônios dos equipamentos patrimoniados. Clique para saber como fazer a inclusão.

 

Tipos de sublocação

Depois de ver como é feito o cadastro e os processos da sublocação, vamos ver como deve ser feito cada tipo, separadamente:

Tipo: Entrada

Tipo: Saída

Tipo: Compra

Tipo: Indenização

 

Tipo: Entrada

Na operação de entrada, você vai informar todos os equipamentos sublocados e executar o processo para Atualizar o Estoque. Se não houver uma entrada para o equipamento não é possível efetuar a sua saída.

Depois de incluir um produto através da sublocação o mesmo ficará no estoque de produtos sublocados e não pode ser vendido, exceto se for realizada a venda de equipamentos através da ficha de locação, neste caso será criada a sublocação do tipo "Indenização".

 

Tipo : Saída

Na operação de saída, depois de informar as informações básicas e gravar a sublocação, será aberta a tela "Equipamentos" onde você deve selecionar os equipamentos a serem devolvidos. O sistema apresentará apenas aqueles equipamentos e patrimônios sublocados:


Figura 9 - Tela para seleção dos equipamentos a serem devolvidos

Selecione os patrimônios sublocados e clique em "Ok". Depois basta executar o restante dos processos para finalizar a sublocação (Atualizar estoque, geração de notas, geração de CAP, etc).

 

Tipo: Compra

A sublocação de compra indica que os equipamentos sublocados foram comprados, neste caso deve ser incluída através do Pedido de compra com o tipo "Sublocado":


Figura 10 - Tela de pedido de compra

Depois de gravar o pedido de compra, ao efetuar o processo "Entrada estoque / NF" e Gravar as informações sobre o recebimento, será aberta a tela com a lista dos equipamentos sublocados, selecione quais deles serão comprados:


Figura 11 - Tela para seleção dos equipamentos sublocados a serem comprados

Selecione os equipamentos e patrimônios a serem comprados e clique em "Gravar". Na tela de sublocação, o sistema criará automaticamente um novo registro com o tipo "Compra" e o campo "Compra" preenchido com o código do pedido de compra que gerou a sublocação:


Figura 12 - Tela de sublocação, tipo "Compra"

 

O patrimônio sublocado será transferido do estoque disponível de terceiros (sublocado) para o estoque disponível próprio da empresa.

 

Tipo: Indenização

A sublocação do tipo Indenização pode ser gerada através de dois processos: quando o equipamento sublocado foi enviado para "Inspeção de Equipamentos" e sua Conclusão foi "4 Indenizar" ou, quando o cliente loca o equipamento e você necessita indenizá-lo por algum motivo.

Depois de fazer os procedimentos de indenização da inspeção ou indenização da locação, será necessário incluir uma sublocação com o tipo "Indenização" e o mesmo fornecedor da sublocação de entrada do equipamento.

Ao salvar o registro, a tela para informar os equipamentos a serem indenizados será apresentada.


Figura 13 - Exemplo de indenização sublocado, indenização inspeção


Figura 14 - Exemplo de indenização sublocado, indenização locação


Figura 15 - Tela para informar os equipamentos a serem indenizados na sublocação

 

Este equipamento será retirado de seu estoque, não ficará disponível em nenhum almoxarifado uma vez que foi indenizado indica que não pode mais ser utilizado.

 

A indenização só poderá ser incluída se o equipamento for devidamente enviado para a inspeção e, a conclusão desta, for de indenização. Caso contrário, o sistema não possuirá estoque para indenização do equipamento sublocado.

 

Ao clicar no botão é possível gerar um relatório modelo padrão ou modelo HTML personalizado. A tela abaixo será exibida:

Figura 16 - Seleção do modelo a ser impresso


Figura 17 - Relatório de Informações da Sublocação

Neste serão mostradas as informações gerais da sublocação e os dados dos equipamentos locados. Pode ser utilizado como comprovante interno da sublocação.

Os ganhos com sublocações podem ser verificados através do relatório: Ganho com locação de produtos sublocados que fará o calculo das receitas menos as despesas mostrando o total de ganho.