![]() |
Emissão Nota Fiscal |
Disponível para: |
Ao clicar neste botão será aberta a tela "Número e Data de emissão da NF", se esta for uma nota eletrônica o sistema verificará primeiramente se o certificado está corretamente configurado (clique aqui para mais informações sobre as configurações para a emissão da nota fiscal eletrônica):
Figura
1 - Formulário para
Emissão de Nota Fiscal
Para realizar a impressão da Nota Fiscal, centenas de verificações são realizadas. Mas, caso o usuário estiver gerando uma NFC-e, o Sisloc validará o parâmetro geral Consumidor Final do subgrupo NFC-e. Caso o cliente for o mesmo do parâmetro, o Sisloc não irá validar a obrigatoriedade do preenchimento dos campos de Endereço do Cliente/Endereço de Cobrança, CPF/CNPJ. Esta parametrização também se aplica para a validação da obrigatoriedade da Transportadora. Se o usuário selecionar um cliente diferente do parâmetro geral Consumidor Final, o sistema irá aplicar as validações normalmente.
Nesta tela informe os dados para a emissão da nota:
"Data de Impressão": Preenchido com a data em que o processo está sendo executado, é possível alterar tal data.
"Hora da Impressão": Preenchido com a hora em que o processo está sendo executado, é possível alterar tal hora.
"Data Entrada/Saída": Preenchido com a data em que foi feita a entrada ou saída da nota, será a data do campo "Geração" da nota fiscal, é possível alterar tal data.
"Hora Entrada/Saída": Preenchido com a hora em que foi feita a entrada ou saída da nota, é possível alterar tal hora.
"Número da NF": Preenchido com o número da nota de
acordo com o sequencial da série relacionada com o modelo da nota
emitida, este número pode ser modificado de acordo com a necessidade
do usuário e a contabilidade da empresa, visto que a numeração de
modelos de notas da empresa segue uma sequência padronizada de acordo
com a autorização para geração de nota da empresa.
Se o modelo da nota emitida possuir integração com Cupom
Fiscal Casa Magalhães, para identificar o próximo número a ser
utilizado o Sisloc consultará o arquivo "SYSPMOV" gerado
pelo programa da Casa Magalhães. Ao emitir a nota o próximo número
existente na série será atualizado pela tag
"COO" existente no arquivo "SYSPMOV" (será utilizado
o maior "COO" identificado), se o arquivo não existir ou
a tag não for encontrada dentro desse o sistema apresentará o número
conforme sequência da série.
Na seção "Parcelamento" os dados de pagamento da aba "4-Parcelas" na nota fiscal serão mostrados, caso necessite alterar alguma informação é preciso cancelar o processo e acessar a aba em questão. Se a data de vencimento de uma das parcelas estiver menor que a data em que a nota está sendo emitida, o sistema não permitirá que o processo seja executado exibindo um alerta.
Ao gerar a NF, o CST do PIS e do COFINS serão buscados primeiramente do NCM relacionado ao produto do faturamento, caso não possua então serão buscados do cadastro de CFOP associado à venda. |
Depois de informar os dados da geração, clique no botão .
Se a nota possuir parcelas cadastradas será exibida a tela para geração de títulos, conforme imagem abaixo:
Figura
2 -
Formulário para geração de títulos
Informe o tipo de documento, tipo de cobrança e conta bancária para a geração do contas a receber.
As contas bancárias serão exibidas para seleção de acordo com a configuração do parâmetro "Uso de contas bancárias na emissão de Nota Fiscal". Clique aqui para mais informações sobre este parâmetro.
Clique em após preencher todos os campos.
Em seguida a tela de classificação financeira será apresentada conforme mostra a imagem abaixo:
Figura
3 -
Tela de classificação financeira da nota
Algumas notas já possuirão classificação financeira da operação (esta
classificação será associada ao contas a receber gerado), porém as que
não possuírem devem ser classificadas neste momento. Informe a classificação
dos valores da nota e clique em "Adicionar". Clique no botão
para gerar a nota.
Observações:
- Só é possível emitie uma nota com status "À emitir";
- Se o modelo relacionado na nota estiver com o parâmetro "Verifica parcelas x faturamento" igual a "Sim" e a nota possuir valor de faturamento e não possuir parcelas geradas o processo de impressão será abortado e a seguinte mensagem será apresentada:
Figura
4 -
Mensagem de erro ao emitir nota
Clique no botão "Ok" e cadastre as parcelas antes de tentar emitir a nota fiscal novamente.
- Se a nota a ser emitida for uma nota eletrônica de serviço, o sistema verificará se o valor total dos serviços é menor que a soma dos valores de base de cálculo do ISS (retirando valor de desconto). Se for, o sistema apresentará a seguinte mensagem de erro: "Valor dos serviços não pode ser menor que a soma da Base de Cálculo do ISS mais Descontos. Verifique se houve alterações de valores e totalize a nota fiscal.", será necessário corrigir o problema e executar o processo de emissão novamente.
- Se uma nota fiscal possuir origem da ficha de locação, a informação do centro de resultado estará restrita ao CR vinculado ao local informado no campo "Local" da ficha. Ou seja, se informado no cadastro de local da ficha o centro de resultado 01, na nota já virá preenchido com esse valor e essa informação não pode ser alterada. Esta regra funciona apenas se o parâmetro "Indicar Local na Ficha de Locação" estiver marcado.
A seguinte hierarquia de consideração será seguida para o preenchimento do Centro de Resultado na classificação:
CR informado no cadastro de local (apenas quando o parâmetro "Indicar Local na Ficha de Locação" estiver marcado);
CR informado no cadastro de modelo da nota a ser emitida;
CR informado no cadastro de CFOP da nota;
Caso não exista nenhum das informações acima, o campo ficará habilitado para você preencher.
Clique no botão para
classificação dos valores da nota.
- Se a NF impressa for "Fatura", automaticamente será gerado, no Contas a Receber, um título correspondente. A partir daí é possível emitir a duplicata, o boleto, gerar a remessa para o banco e enviar o arquivo, de acordo com os procedimentos do Contas a Receber, clique aqui para mais informações.
Para as notas fiscais eletrônicas de serviço, caso seu envio e retorno não seja síncrono (por meio de Webservice, envio e retorno automático), o Sisloc fará o seguinte processo:
No envio: gera o título CAR como "Provisório".
No retorno: o título é transformado em definitivo e o número do documento do título CAR será atualizado com o número da nota. Se o campo "Gera duplicata/boleto" da série relacionada à nota estiver igual a "Sim", o sistema envia as informações para geração de duplicata/boleto.
Será exibido o relatório com a nota gerada que deve estar previamente configurado através da configuração do modelo de nota fiscal.
- Se a nota for do tipo eletrônica o sistema emitirá o formulário padrão que será o "DANFE - Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica".
Sendo esta uma nota eletrônica (serviço ou mercadoria) o sistema verificará a configuração do certificado na série da nota (clique aqui para mais informações sobre as configurações para a emissão da nota fiscal eletrônica) e, depois, sua data de expiração, ocorrendo as seguintes situações: - Se o vencimento subtraído da data corrente (vencimento - data atual) for maior que 30 dias o sistema não emitirá mensagens; - Se o vencimento subtraído da data corrente (vencimento - data atual) for menor ou igual à 30 dias o sistema apresentará a seguinte mensagem: "O certificado digital expira em [data expiração], tendo [resultado da subtração] restantes."; - Se o certificado esteja vencido, apresentará: "Certificado digital expirado."; - Se o certificado expira na mesma data da execução do processo, então o sistema mostrará: "Certificado digital irá expirar hoje às [data da expiração mostrando data/hora]; - Se o certificado expirar no dia posterior a data da execução do processo: "O certificado digital expira em [data da expiração], tendo <1 dia> restante."; - Por fim, se o sistema não encontrar um certificado instalado, apresentará a mensagem: "Certificado digital não encontrado". O alerta sobre a expiração do certificado estará disponível também na tela de AVISOS do sistema: Será emitido o aviso para as séries que estão a vencer nos próximos 30 dias e as que estão sem data de vencimento do certificado informada. |
Sempre que houver uma impressão de uma nota fiscal "Cancelada", a mesma sairá com a marca d'água de "Cancelada".
- Se as informações da nota estiverem corretas tecle [ESC] para sair da visualização, o sistema exibirá a mensagem de confirmação da emissão da nota:
Figura
5 - Mensagem de confirmação
da
Impressão de Nota Fiscal
Clique em "Sim", a nota ficará com status "Emitida".
Obs.: As notas fiscais emitidas gerarão título a receber com a informação do campo "nº docto" igual ao número da nota fiscal. Esta regra é valida também tanto para notas eletrônicas síncronas (envio e retorno da prefeitura acontecem no mesmo momento) ou assíncronas (envio e retorno não seja no mesmo momento, ex. NFS-e).
O Sisloc foi configurado para atender as exigências da NT2012.003, item 03.3 que diz, entre outras coisas: - Prazo para Recepção de NF-e emitida em contingência; - As NF-e emitidas em contingência devem ser transmitida para a SEFAZ logo após a cessação dos problemas técnicos que impediam a transmissão da NF-e de forma normal, respeitando o prazo máximo definido em legislação; - Durante um período de tempo, será aceita a recepção de NF-e da versão 2.0, emitida originalmente em contingência, em Formulário de Segurança ou DPEC, independentemente da data de emissão da NF-e. Será informado um código de retorno diferente para estes casos, conforme segue: -> cStat = 100 - Autorizado o uso da NF-e; -> cStat = 150 - Autorizado o uso da NF-e, autorização concedida fora de prazo, em contingência. |
Ao emitir uma nota, serão aplicadas as regras para a Lei de Transparência onde as informações da Tabela IBPT (importada) serão aplicadas no cálculo dos impostos aproximados.
Durante a impressão da nota, venda ou locação, o sistema calcula o valor aproximado dos impostos através de seus respectivos percentuais nos cadastros de NCM e Grupo relacionados à mercadoria ou serviço comercializado. Para itens com CFOP começados em '5' ou '6' serão utilizados os valores de alíquotas do campo "% nacional", o restante utilizará as alíquotas do campo "% importação".
Se for encontrada uma mercadoria ou serviço relacionado à NCM ou Grupos que não possuam percentuais (nacional ou importação), o sistema exibirá uma das seguintes mensagens de confirmação:
“ATENÇÃO
De acordo com a lei de transparência Nº 12.741/2012 , foram encontradas algumas divergências:
A alíquota, do NCM da mercadoria, necessária para o cálculo aproximado dos impostos, não foi encontrada.
Seguem abaixo os NCMs não encontrados :
[Lista os NCMs]
Soluções :
1 - Verifique se o NCM foi digitado corretamente.
2 - Baixe a versão atualizada da tabela IBPTax, disponível no endereço "https://www.ibpt.org.br", e realize a importação para o SISLOC através do caminho INICIAR > NOTA FISCAL > IMPORTAR TABELA IBPT.
3 - Caso deseje continuar com a impressão, os valores calculados ("Total de tributos") serão impressos com zero.
Deseja continuar com a emissão da NF ?"
OU
"ATENÇÃO
De acordo com a lei de transparência Nº 12.741/2012 , foram encontradas algumas divergências:
A alíquota, do código do serviço presente no grupo, necessária para o cálculo aproximado dos impostos, não foi encontrada.
Seguem abaixo os códigos de serviço não encontrados :
[Lista os serviços]
Soluções :
1 - Verifique se o código de serviço informado no Grupo foi digitado corretamente.
2 - Baixe a versão atualizada da tabela IBPTax, disponível no endereço "https://www.ibpt.org.br", e realize a importação para o SISLOC através do caminho INICIAR > NOTA FISCAL > IMPORTAR TABELA IBPT.
3 - Caso deseje continuar com a impressão, os valores calculados ("Total de tributos") serão impressos com zero.
Deseja continuar com a emissão da NF ?”
Confirme a geração ou acesse o(s) cadastro(s) informado(s) para alteração dos campos de imposto.
Foi feita a configuração para a NT2013/003 que diz respeito sobre a impressão dos totais de tributos das notas.
Impressão da Nota Fiscal eletrônica de mercadoria: possuirá o campo "Total aproximado tributos", dentro da seção "Cálculo do imposto", conterá a soma dos impostos da nota (serão considerados os impostos: PIS, COFINS, IPI e ICMS ). Na seção de descrição dos produtos existirá uma coluna de mesmo nome que apresentará, para cada item, o valor total aproximado de seus impostos.
Figura
6 - Exemplo de nota
fiscal eletrônica de mercadoria
Impressão da Nota Fiscal eletrônica de serviço: possuirá o campo "Total aproximado tributos" que conterá a soma dos impostos de cada serviço. Na seção de descrição dos serviços também será apresentado, para cada item, o valor total aproximado de seus impostos.
Figura
7 - Exemplo de nota
fiscal eletrônica de serviço
A geração de uma nota eletrônica implica no envio da mesma por e-mail, ao efetuar esse envio o sistema exibirá a tela de novo e-mail com os arquivos da nota como anexos. Os seguintes parâmetros são considerados neste envio:
Para o envio do e-mail, os parâmetros da aba "Geral", sub-aba "Configurações SMTP", devem estar preenchidos corretamente;
Compactar arquivos: se estiver marcado, os itens (XML , DANFE, XML cancelamento e/ou ainda XML da CC-e) serão compactados e anexados ao e-mail, caso contrário estarão anexados separadamente;
Ao montar o e-mail da NF, o sistema observará os campos "Confirmação de leitura" e "E-mail para receber confirmação de leitura" do cadastro da empresa/parâmetro geral.
O sistema voltará a tela de edição da nota fiscal para prosseguir com sua geração, clique aqui para voltar ao tópico de Emissão de Notas Fiscais.
Se a série vinculado ao modelo da nota sendo impresso, for "65-NFC-e ( nota fiscal de consumidor eletrônica), o DANFE-NFC-e sairá semelhante ao exemplo abaixo:
Figura
8 - DANFE NFC-e
A emissão da nota fiscal verificará o parâmetro "Bloquear a emissão de NF com valor divergente do valor de origem". Se ele estiver será validado se o valor atual da nota é o mesmo valor da sua geração. Se os valores forem diferentes a nota não poderá ser emitida e o usuário será informado com a mensagem abaixo:
Exemplo Para que a nota possa ser emitida
será necessário alterar os valores e deixá-los conforme a sua
geração ou executar o processo
|