Coluna do Gestor Sisloc: “Capacite para lucrar”

“O conhecimento era um bem privado, associado ao verbo SABER. Agora, é um bem público ligado ao verbo FAZER.” Peter Drucker

Por Daniela Gouvea

Na era da informação são vários os desafios encontrados pelas empresas: mudança, competitividade, incerteza, entre outros. Por outro lado, tem-se o mundo oferecendo uma variedade de dados, informações e conhecimento a todo instante. Diante deste cenário, que tal ter um diferencial e proporcionar aos colaboradores um estímulo motivacional?

As pessoas são uma fatia considerável dentro das organizações, são elas que movem o negócio, que ajudam a obter o resultado esperado e que fazem a diferença para o seu cliente. Uma das maneiras que possibilitam mantê-las sempre engajadas é através da capacitação, provendo o conhecimento, o saber.

O repasse de conhecimento não pode ser considerado como um evento ou um custo, e sim como parte do processo, um investimento. Pense: uma equipe bem qualificada realizando suas atividades gera melhores serviços, eficiência e maior produtividade. Além disso, serão pessoas trabalhando motivadas e engajadas, já que houve um aumento no seu capital intelectual.

A capacitação pode ser absorvida de diversas formas: treinamentos internos, treinamentos à distância, bases de conhecimento com documentos e procedimentos internos compartilhados, bem como os próprios colaboradores com suas experiências e habilidades.

Isto é valor agregado para a organização, é do tipo ganha-ganha, ganha a empresa, ganha o colaborador. A gestão do conhecimento como prática interna representa crescimento, alinhamento interno, diminuição de rotatividade, elevação na produtividade e motivação pessoal.

Invista, capacite, treine e lucre!
”Se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um carregando um pão, e, ao se encontrarem, eles trocam os pães, cada homem vai embora com um. Porém, se dois homens vêm andando por uma estrada cada um carregando uma ideia, e, ao se encontrarem, eles trocam as ideias, cada homem vai embora com duas. Sempre que possível troque ideias, elas esclarecem, acrescentam, ajudam, evoluem… ainda que você não precise, servirão para o outro.” – Ditado Chinês.