Coluna do Gestor Sisloc: “A Crise e suas Oportunidades”

A partir de hoje teremos em nosso blog uma coluna quinzenal com a participação de nossos gestores. Uma série com conteúdos exclusivos, informações de mercado, carreira, gestão e tecnologia. A primeira publicação é da nossa líder de Recursos Humanos, Juliane Almeida, confira:

A Crise e suas Oportunidades

Por Juliane Cristina Viana de Almeida, Líder do setor de RH da Sisloc

Vivemos em um cenário de crise econômica e política, onde o desejo de crescimento e desenvolvimento das empresas se esbarra nas possibilidades externas. Então, o que fazer para alcançarmos os resultados desejados?

Inicialmente, precisamos acreditar que esta crise vai passar, e aproveitar o momento para organizar a “casa”. É hora de fazermos mudanças, avaliar o quadro de profissionais, rever processos, planejar ações. É hora de usar a criatividade, inovar, fazer mais com menos.

E neste contexto, diante da falta de mão de obra qualificada, aumenta-se a competitividade entre as empresas pelos melhores profissionais, aqueles com maior nível de senioridade, que possuem as competências técnicas e comportamentais esperadas pelo negócio.

Portanto, o investimento em ações de desenvolvimento e retenção de pessoal é primordial, é preciso que os colaboradores estejam satisfeitos, e inseridos na cultura da empresa, motivados pelo alcance dos mesmos objetivos e resultados.

E neste processo, faz-se necessário ter políticas de gestão de pessoas bem estruturadas, que possam auxiliar as lideranças nas tomadas de decisão e práticas de gestão.

Outro fator importante que deve ser trabalhado é a gestão do conhecimento. É imprescindível ter registro dos processos, estimulo ao compartilhamento e segurança das informações, para que estas sejam de uso comum, e não fiquem centralizadas em apenas algumas pessoas.

Sabemos que ter tudo isto implantado e funcionando não é fácil, então fica lançado o desafio de aproveitar o momento para fazer a diferença, para quando o mercado voltar a aquecer, a empresa estar à frente, e mostrar o seu diferencial competitivo.