Coluna do Gestor Sisloc: “O que os olhos veem o coração sente” uma perspectiva sobre a Programação de Sistema.

Por Luciano Guimarães

Há bem pouco tempo atrás, a tecnologia triunfava no desenvolvimento de sistemas. Ter o conhecimento de uma determinada linguagem de programação, acesso aos dados de forma rápida e precisa e a lógica bem feita para um sistema bastava. Contudo algo incomodava os clientes: a interface e a usabilidade.

A interface do sistema é aquilo que se vê. Já a usabilidade está ligada aos mecanismos de utilização do sistema, gerando, assim, uma “experiência” positiva ou negativa para o cliente. Podemos tomar como exemplo, um sistema que possui telas bonitas e bem trabalhadas, portanto, a estética do mesmo está adequada. Dizemos neste caso que a interface é boa. Já quando utilizamos este mesmo sistema, notamos que apesar da boa estética, temos que passar por várias telas, algumas são lentas e trazem mais informações do que precisamos. Assim, o usuário não tem uma boa experiência ao utilizar a ferramenta.

Os fabricantes de software têm investido cada vez mais nestes dois aspectos. E o motivo parece ser simples, o que os olhos veem o coração sente! Para o cliente se apaixonar pelo produto de software, não importa a tecnologia no qual o mesmo foi desenvolvido, mas sim se o que ele está vendo e sentindo ao usar o sistema está o agradando. Neste movimento, foi incluída a figura do (web) designer na composição da equipe de desenvolvimento de software. Papel cada vez mais relevante no sucesso do produto, ainda mais quando acrescentamos o fato de que a utilização de sistemas mobile, onde a experiência positiva do usuário é fator vital, está em pleno crescimento.

Mas e os programadores e seu vasto conhecimento em tecnologia ? Eles devem manter o seu dever de casa bem feito, mas também ficar atentos a estes aspectos. Afinal, uma lógica de programação excelente, otimizada e bem escrita será valorizada pela equipe, porém, um pequeno campo com uma informação certa na hora certa pode fazer toda a diferença para o cliente.