Coluna do Gestor Sisloc: “Por que investir em sistemas de gestão em tempos de crise?”

Por Rafael Freitas – Gerente de Produto da Sisloc Softwares

Os sistemas de gestão possuem todos os recursos que uma locadora precisa para funcionar, eles são indispensáveis e não podem ter seu investimento interrompido nunca, principalmente em tempos de crise.

Quando estamos em tempos de crise, o que a maioria dos empresários pensam é em não investir. Correto? Mas será que esse é o melhor caminho? Até onde uma empresa que está passando por um recesso financeiro ou uma crise financeira do mercado pode ser ajudada quando se investe em um determinado serviço ou produto?

Quando se fala em investimento vem logo à cabeça custo x benefício, muitas locadoras estão com seu pátio cheio, locando menos e até mesmo diminuindo sua mão de obra, por consequência a isso são menos funcionários e consequentemente menos qualidade no serviço prestado, fazendo com que o seu maior risco seja seu cliente ficar insatisfeito com seu atendimento que pode piorar.

Os sistemas de gestão vêm para gerenciar toda sua empresa, proporcionando um melhor controle sobre os processos operacionais e administrativos, além do seu enorme potencial em baixar despesas, com a automação de tarefas e melhor controle dos gastos, possibilitando o corte de despesas desnecessárias.

Em momentos de crise econômica o uso de um sistema de gestão lhe dará vantagens na preparação e antecipação nas mudanças do mercado, por exemplo, vendo antecipadamente as mudanças que estão ocorrendo no seu faturamento por meios de indicadores,  esses que irão lhe auxiliar na readequação para esse novo ciclo da economia.

Uma pesquisa realizada pela Nucleus Research (Boston, MA) no ano de 2014, mostra que cada R$ 1,00 investido em um sistema, o retorno é de até 700%. E as empresas que investem em ferramentas de gestão cresceram, em um período de cinco anos, no mínimo 36%.

Quando seus concorrentes estão à sua frente no quesito gestão, eles têm uma potencial vantagem sobre a sua locadora. Mas quando isto se verifica em tempo de crise, a vantagem é ainda maior. Mais um motivo para readequar seus processos.

O que precisamos ver é que o investimento em um sistema de gestão tem a ver com redução de custos, melhoria no acesso à informação, flexibilização e integração entre áreas e agilidade nos processos. Ter tudo isso alinhado principalmente em tempos de crise representam um diferencial competitivo o que pode salvar seu negócio.