Apontamento com P.D. |
Disponível para: |
Utilizaremos neste modelo de apontamento a "Parte Diária". Nela podemos configurar os horários, dias, emitir a "Ordem de Serviço", etc. Esta O.S. será controlado pelo SISLOC considerando se já foi faturada, se foi apontado parcialmente ou todo o período.
Figura
1 - Fluxo do Apontamento
com Parte Diária
Ao acessar o caminho "Iniciar -> Locação -> Tabela de preço de locação", é aberta a tela "Tabela de preço", com a lista dos registros já existentes:
Figura
2 - Listagem de Tabela
de Preço de Locação
Depois, utilize o para
informar o preço de cada equipamento dentro desta tabela permitindo alterar
o preço de locação de equipamento:
Os campos que deverão ser informados para este apontamento são: "Vl. hora apontamento", "Mobilização", "Desmobilização", "Franquia KM", "KM excedido" e "Ao exceder KM".
Estes valores serão utilizados quando definir "Parâmetros de apontamento" utilizado no módulo Medição Parte Diária Locação/Operador.
As configurações de apontamento foram idealizadas para armazenar como a locadora atua no mercado. Inclusive, pode-se definir uma configuração diferente para cada empresa do grupo de sua locadora.
Portanto, crie uma nova configuração e informe os dados conforme abaixo:
Figura
4 - Configurações
de Apontamento, aba "Dados"
Figura
5 - Configurações
de Apontamento, aba "Horário de Referência"
E por fim Salvar.
Em iniciar > opções > configuração > Empresa, na aba "4-Ficha de Locação" informe o apontamento que foi criado, ou seja, "Apontamento PD".
Figura
6 - Cadastro de Empresa
Os parâmetros de apontamento tem a finalidade de fornecer os dados necessários para o correto funcionamento da Ficha de Locação.
Para cada ficha de locação pode haver um tipo de parâmetro configurado.
Pode ser acessado de dentro da Ficha através de Iniciar > Ficha de Locação > filtrar e acessar o registro clicando em seguida em "Parâmetros de apontamento". Desta forma, com a ficha de locação aberta pode-se facilmente vincular os parâmetros a ela.
Figura
7 - Parâmetros do
Apontamento
Ao criar um novo "Parâmetros de Apontamento", automaticamente é trazido ou herdado o que foi configurado em "Cadastro da Empresa", aba "4-Ficha de locação" no campo "Apontamento".
Também será trazido todos os valores definidos em "Tabela de Preço Locação", como se pode verificar nas imagens acima de tabela de preço e dos parâmetros do apontamento.
Defina os valores dos campos: "Vl. hora apontada". Na seção "Mínimo de horas" informe 08h. Assim, estamos comunicando que deve ser cobrado no mínimo 8h dia, independente se foi apontado uma quantidade de horas menor.
Os demais campos virão preenchidos automaticamente, conforme explicado acima.
O apontamento dependerá da configuração realizada nos "Parâmetros de apontamento" da ficha.
Figura
8 - Ficha de Locação,
com destaque para os processos "Parâmetros de Apontamento" e
"Controle Parte Diária"
Ao criar um novo Apontamento, automaticamente é trazido informações das configurações do apontamento informado no cadastro de empresa e que permite que altera alguns de seus parâmetros, conforme se vê abaixo.
Figura
9 - Parâmetros do
Apontamento
Permite controlar o apontamento do operador na obra através de assinatura do cliente e também gerenciar os status de faturamento e apontamento de cada Parte Diária emitida pelo sistema.
No controle de Parte Diária, tem diversos campos a serem preenchidos. Veja abaixo suas particularidades.
Figura 10 - Controle Parte Diária
Figura
10.1 - Processos
da tela Controle Parte Diária
Figura
11 - Tela para escolher
o modelo do documento para impressão da Parte Diária
A impressão somente é possível tendo um HTML devidamente configurado. Este deve ser informado em Cadastro de Texto, selecionando o campo "Documento" como "Controle parte diária". Mais explicações clique aqui.
Veja um exemplo abaixo imprimindo a O.S. do modelo construido em HTML após clicar no botão "Relatório".
Figura
12 - Parte Diária
impressa modelo HTML
Tem a finalidade de demonstrar os parâmetros que foram informados nesta Parte Diária e poder assim consultar ou alterar de forma fácil os dados. Se alterar haverá impacto somente nesta Parte Diária que se está em editando, sem influenciar outras fichas de locação que utilizaram as mesmas "Configurações de apontamento".
Figura
13 - Parâmetros do
Apontamento - tela aberta a partir do processo "Visualizar Parâmetros"
permite a digitação dos apontamentos realizado pelo Operador. Veja o exemplo abaixo:
Figura
14 - Apontamento,
aba "Apontamentos"
Na aba "2-Eventos" foi adicionado duas manutenções sendo uma que cobra e a outra não:
Na aba "3-Acréscimo/Desconto" adicionado um desconto e um acréscimo:
E na última aba "5-Operadores e Auxiliares" foi adicionado o operador responsável pelo equipamento:
Observação: se estiver controlando horas do Operador, deve-se informar o operador a fim de poder utilizar o "Relatório de Apontamento do Operador".
Após o preenchimento pode ser utilizado o outro processo "Simular Fat. Apont." que realiza a simulação do apontamento com a finalidade de se ter uma ideia relativa a valores.
Figura
18 - Simulação do
faturamento do apontamento
Neste exemplo acima, temos o valor apurado com base nos apontamentos e também na configuração que foi realizada dos "Parâmetros do apontamento".
O apontamento pode ter interseção com várias partes diárias. Para exemplificar, considere a situação que uma ficha de locação tem duas partes diárias, sendo uma para cada operador.
Um operador inicia às 07h - 14h e o outro de 14h até as 22h. Então, na ficha de locação haverá 02 P.D. com numerações diferentes para os mesmos dias. E é justamente para identificar quais são estas P.D. que existe este processo. Ao acioná-lo, aparecerá no rodapé a relação das P.Ds que estão na interseção.
De maneira geral, é o operador diferente, na mesma ficha de locação, independente de equipamento, com apontamento que tenha algum dia igual a outro P.D. e clicar sobre o dia desejado aparecerá o P.D. relacionado.
Em Ficha de Locação > processo "Gera Fatura", gere a fatura como ANALÍTICO ou SINTÉTICO:
SINTÉTICO
Figura 19 - Demonstrativo
de Faturamento - Sintético
No dia 10/02/2016 é feriado de "Quarta feira de cinzas". Neste dia considera somente 04h de feriado, iniciando os trabalho a partir de 12h. No apontamento foi realizado o apontamento de 8h trabalhadas, logo, o sistema considerou o mínimo de horas que deveria ser apontado que é de 4h (de 14h às 18h) e as outras 4h trabalhadas considerou com hora extra. Pela configuração dos parâmetros de apontamento indica que é 100% acima de 2h de extra, então cobrou como 8h, totalizando assim 1.200,00 reais no faturamento.
ANALÍTICO
Figura
20 - Demonstrativo
de Faturamento - Analítico
Nesta primeira página temos:
Figura
21 - Demonstrativo
de Faturamento - Analítico
Na página 2 destaca-se:
A nota fiscal final do processo de faturamento com base no apontamento ficará semelhante a esta abaixo:
Figura
22 - Nota fiscal
de faturamento do apontamento com parte diária