Apontamento 5 

Disponível para:

 

Neste Apontamento 5 consideraremos que o apontamento em alguns dias ficou pouco tempo ou por outros motivos não possível trabalhar. Mas, como foi definido o mínimo de horas dia, o SISLOC cobrará corretamente na fatura gerando os valores mínimos diários. Veja abaixo como fazer.

 


Figura 1 - Fluxo do Apontamento

Tabela de preço de locação

Procedimentos

Ao acessar o caminho "Iniciar -> Locação -> Tabela de preço de locação", é aberta a tela "Tabela de preço", com a lista dos registros já existentes:


Figura 2 - Listagem de Tabela de Preço de Locação

 

Depois, utilize o para informar o preço de cada equipamento dentro desta tabela permitindo alterar o preço de locação de equipamento:


Figura 3 - Atualizar Tabela de Preço de Equipamentos

Os campos que deverão ser informados para este apontamento são: "Vl. hora apontamento". Os outros campos não foram preenchidos para facilitar o exemplo deste "Apontamento  5".

Estes valores serão utilizados quando definir "Parâmetros de apontamento" utilizado no módulo Medição Parte Diária Locação/Operador.

 

Configurações de apontamento

As configurações de apontamento foram idealizadas para armazenar como a locadora atua no mercado. Inclusive, pode-se definir uma configuração diferente para cada empresa do grupo de sua locadora.

Portanto, crie uma nova configuração e informe os dados conforme abaixo:


Figura 4 - Configurações de Apontamento, aba "Dados"


Figura 5 - Configurações de Apontamento, aba "Horário de Referência"

E por fim Salvar.

Cadastro da Empresa

Em iniciar > opções > configuração > Empresa, na aba "4-Ficha de Locação" informe o apontamento que foi criado, ou seja, "Apontamento 3".


Figura 6 - Cadastro de Empresa

 

Parâmetros de apontamento

Os parâmetros de apontamento tem a finalidade de fornecer os dados necessários para o correto funcionamento da Ficha de Locação.

Para cada ficha de locação pode haver um tipo de parâmetro configurado.

Processo

Pode ser acessado de dentro da Ficha através de Iniciar > Ficha de Locação > filtrar e acessar o registro clicando em seguida em "Parâmetros de apontamento". Desta forma, com a ficha de locação aberta pode-se facilmente vincular os parâmetros a ela.


Figura 7 - Parâmetros do Apontamento

Ao criar um novo "Parâmetros de Apontamento", automaticamente é trazido ou herdado o que foi configurado em "Cadastro da Empresa", aba "4-Ficha de locação" no campo "Apontamento".

Defina os valores dos campos: "Vl. hora apontada". Na seção "Dia normal" = 08h. Assim, estamos informando que deve ser cobrado no mínimo 8h dia, independente se foi apontado uma quantidade de horas menor.

Os demais campos virão preenchidos automaticamente, conforme explicado acima.

Apontamento

O apontamento dependerá da configuração realizada nos "Parâmetros de apontamento" da ficha.


Figura 8 - Ficha de Locação, com destaque para os processos "Parâmetros de Apontamento" e "Apontamento"

Ao criar um novo Apontamento, automaticamente será sugerido as horas padrões já previamente configuradas em "Configurações de Apontamento".

Aponte as horas trabalhadas conforme o exemplo abaixo, indicando a O.S. e o operador se necessário. Faça as adequações nas horas também:


Figura 9 - Apontamento, aba "Apontamentos"

Neste apontamento 5 foi informado horas que não conseguem completar o dia inteiro de trabalho. Desse jeito, conseguiremos simular o faturamento que será completado até atingir as horas faltantes. Também foi adicionado um dia com 01h a mais para gerar horas extras.

Informe os operadores e auxiliares na aba 5.


Figura 10 - Apontamento, aba "Operadores e Auxiliares"

Após todos os dados informados pode-se consultar os valores finais do faturamento através do processo "Simular Fat. Apont".


Figura 11 - Simulação do faturamento do apontamento

Fatura

Em Ficha de Locação > processo "Gera Fatura", gere a fatura como ANALÍTICO ou SINTÉTICO:

SINTÉTICO


Figura 12 - Demonstrativo de Faturamento - Sintético

No dia 10/02/2016 é feriado de "Quarta feira de cinzas". Neste dia considera somente 04h de feriado, iniciando os trabalho a partir de 12h. No apontamento não foi realizado nenhum lançamento para ele. Desse modo, o sistema considerou o mínimo de horas que deveria ser apontado que é de 4h (de 14h às 18h) e realizou o faturamento.

 

ANALÍTICO


Figura 13 - Demonstrativo de Faturamento - Analítico

 

Explicação de cada item destacado no "Demonstrativo de faturamento - Analítico":

  1. O mínimo de horas diário definido é de 8h;
  2. Para o dias normais (Seg à Sex), se trabalhando além de 8h será cobrado um adicional de 50%;
  3. No dia 02/02/2016 foi apontado somente alguns minutos, mas foi considerado 08:00 de serviço, conforme se pode visualizar na imagem.
  4. No dia 03/02/2016 foi trabalhado uma hora a mais. Assim, temos a fórmula Vl. hora + (Vl. hora * %Excedente dia normal), ou seja,
    100 + (100 * 50%) = 150,00;
  5. Demonstra a hora extra deste dia e seu respectivo valor abaixo;

Nota Fiscal

A nota fiscal final do processo de faturamento com base no apontamento ficará semelhante a esta abaixo:

 


Figura 16 - Nota fiscal de faturamento do apontamento 5