Ataques aos dados: garanta a segurança da sua locadora

Incidentes envolvendo dados são tão comuns no Brasil que 60% das empresas já sofreu alguma ocorrência do tipo. Essa informação é do Security Report 2020, uma pesquisa da ESET, uma companhia especializada em segurança dos dados e detecção proativa de ameaças. Isso só evidencia, ainda mais, a necessidade de proteger a sua empresa desse tipo de ataques.

 

Aumento dos casos

Recentemente, os sistemas do STJ (Superior Tribunal de Justiça) sofreram uma invasão hacker que acabou interrompendo julgamentos de mais de 12 mil processos que estavam em andamento. Além disso, os peritos temem que os criminosos tenham copiado e possam vazar o material ao qual tiveram acesso.

É provável que tenha sido um ataque de ransomware, que criptografou os dados, impedindo sua restauração. No entanto, eles foram recuperados por meio do backup. O Tribunal de Justiça de Pernambuco também sofreu um ataque, provavelmente, do mesmo vírus.

Diante disso, o Supremo Tribunal Federal anunciou a criação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que nada mais é, do que um comitê cibernético para monitorar e zelar pela segurança dos sistemas eletrônicos dos órgãos ligados à justiça brasileira.

 

Como acontece

O tipo mais comum de ataque, a infecção por ransomware, funciona da seguinte maneira: a pessoa recebe um e-mail, aparentemente inofensivo, contendo um documento ou foto em anexo. Quando o documento é clicado, o vírus começa a agir, criptografando todo o banco de dados.

Assim, se torna impossível encontrar informações básicas com o nome do cliente, CNPJ, valor da venda, nota fiscal, verificar os equipamentos em estoque e diversos outros dados, parando a operação da locadora. Geralmente, nesses casos, os hackers determinam um resgate com valor altíssimo para devolver os dados roubados, e em alguns casos, não os devolvem, mesmo mediante o pagamento.

 

Ataques a locadoras

Nenhuma empresa ou órgão está totalmente a salvo desses ataques, e infelizmente, as locadoras também não. Muitas vezes os criminosos optam por atacá-las, pois têm mais chances de serem bem sucedidos no golpe. Isso porque, normalmente, as locadoras investem muito pouco em tecnologia e segurança da informação. Além disso, os dados têm grande valor, são vitais para o negócio. Para te ajudar a se proteger desse tipo de ataque e manter seus dados seguros, preparamos algumas dicas, confira a seguir:

  1. Diretrizes de segurança

Sua locadora deve ter normas de segurança da informação e utilização dos equipamentos. Instrua sua equipe a ter cuidado ao abrir e-mails, seguir links e acessar sites suspeitos. Além disso, oriente-os a criarem senhas fortes, contendo letras, número e símbolos, dificultando o acesso às máquinas e redes da empresa.

 

  1. Acesso controlado aos dados

Defina critérios claros de confidencialidade dos seus dados, ou seja, nem todos os colaboradores devem ter acesso a todas as informações. Determine o nível de acesso de cada usuário e compartilhe apenas as informações que sejam adequadas para cada função e setor.

 

  1. Softwares atualizados

Manter todos os softwares, e principalmente, os antivírus atualizados é essencial para manter a vida útil dos computadores. Além disso, essa prática também ajuda a dificultar os ataques. Utilizar a última versão de programas e até mesmo do seu sistema operacional garante boa parte da segurança dos seus dados.

 

  1. Backups constantes

O Backup é uma proteção essencial, é necessário fazê-lo periodicamente, a fim de garantir a segurança dos seus dados contra qualquer falha ou ataque. É aconselhável manter pelo menos duas cópias físicas, em diferentes mídias e locais e/ou manter uma cópia em nuvem, preferencialmente que conte com o recurso de redundância, que garante o backup em mais de um servidor.

 

  1. Sistema em nuvem

Contar com um sistema de gestão é uma grande ajuda para quem administra uma locadora, mas contar com um sistema em nuvem é garantia de muito mais segurança. Além de administrar sua locadora, o Sisloc conta com a opção de armazenar o sistema em nuvem. Dessa forma, você tem mais segurança contra qualquer incidente envolvendo os dados. Eles estarão um ambiente controlado e monitorado 24/7, que só pode ser acessado por meio de protocolos muito rígidos.

Nossos bancos de dados também contam com um recurso chamado redundância, que nada mais é do que o armazenamento desses dados em mais de um local, garantindo que, mesmo se forem destruídos, haverá outra cópia à disposição.

Além disso, o armazenamento em nuvem é a solução ideal para empresas que não dispõem de uma equipe de TI. Isso porque a responsabilidade sobre os assuntos técnicos relacionados ao sistema será da Sisloc, não havendo necessidade de pessoal especializado em sua equipe. Para executar quaisquer coisas relacionadas ao sistema, nosso suporte e atendimento já reconhecidos estarão à disposição.

 

Conclusão

Infelizmente é muito frequente nos depararmos com relatos de várias locadoras de máquinas e equipamentos que foram reféns de golpes virtuais, não queremos que isso aconteça com você. O Sisloc é um sistema de gestão especializado em locadoras e conta com tecnologia de ponta, proteção de dados e toda a segurança que você precisa para administrar sua locadora. Fale com um de nossos especialistas e conheça.