6 dicas que todo locador de equipamentos precisa saber

A locação de equipamentos é uma área muito promissora, que não sofre muito com a sazonalidade. Além disso, como os equipamentos são necessários, mas trata-se de um investimento alto, é comum que a escolha seja o aluguel. Com ele, os custos são menores, o locatário pode escolher o equipamento ideal para a situação e não precisa se preocupar com ele após a devolução.

No entanto, apesar das facilidades, é preciso se organizar antes de abrir uma locadora. É essencial se planejar e estruturar sua empresa para que ela lhe renda os lucros esperados e não seja mais uma dor de cabeça. Neste post, vamos dar algumas dicas que todo locador de equipamentos precisa saber para manter sua empresa crescendo saudável.

Atualização constante

É importante estudar e saber o que anda acontecendo no seu mercado. Conhecer os lançamentos, novas técnicas de utilização e o os trabalhadores do setor têm feito. Além de pesquisar por conta própria, você pode conversar com parceiros, ir a feiras, eventos e workshops. Não deixe de dar atenção ao seu cliente, ele também é uma fonte de informações valiosa. Por meio do cliente, é possível detectar demandas que existem mas ainda não foram exploradas, pontos de atenção e novidades do mercado.

Investimento planejado

Para ter um negócio próprio, é preciso fazer um grande investimento inicial, além de aplicações priódicas para a manutenção da empresa. Planejar como o capital disponível será gasto te ajudará a fazer melhor uso dele, por isso, é essencial mapear as suas necessidades, para comprar exatamente o que vai te atender. Cotar os preços em vários lugares antes de fazer a compra é uma prática recomendada.

Depois de adquirir os novos equipamentos, é preciso mapear cada um, levando em conta suas especificações como cor, tamanho, tipo etc. Além disso, é importante estar ciente e planejar a manutenção preventiva e corretiva nos equipamentos que já existem e incluir os custos no planejamento, para não ser pego de surpresa.

Controle de locações

Para assegurar, o máximo possível, a segurança do seu patrimônio, você deve tomar alguns cuidados no ato da locação. Para isso, é essencial não confiar na memória, você precisa saber quem está locando seus equipamentos e assegurar que aquela pessoa vai devolvê-los, ou que você poderá, pelo menos, cobrá-la caso não devolva. Faça um cadastro para cada cliente, onde você deve armazenar o máximo de informações pessoais e empresariais dele. Além de contribuir para a devolução ou ressarcimento, isso também ajuda a sua locadora a atendê-lo melhor, de maneira personalizada e conhecendo as suas necessidades.

Atendimento ao cliente

Mais do que alugar um equipamento, procure proporcionar uma experiência agradável para aquela pessoa que foi até a sua loja buscando a resolução de um problema. É importante entender a necessidade de cada cliente, ajudá-lo a chegar à melhor solução, recomendando o equipamento ideal, mas não é só isso. Instrua a pessoa sobre como usar aquele equipamento, assim, você o ajuda a ter uma boa experiência e reduz o risco de danos ao seu patrimônio.

Proteção contra danos

Mesmo com o cadastro do cliente e um bom atendimento, dando instruções claras de utilização, podem acontecer acidentes ou, na pior das hipóteses, fraudes. Por isso, deixe claro no contrato e fale com o cliente que ele é responsável por eventuais danos ao produto e deverá pagar uma indenização ou substituir o mesmo se acontecer algum problema durante o período da locação.

Sistema de gestão

Isso lhe garantirá, além de muitas facilidades no processo de administrar uma locadora, ter uma visão detalhada de cada um dos processos. Internamente, será possível gerir seu estoque, padronizar procedimentos e coordenar todos os setores da empresa, de forma eficaz e completa. Externamente, vai te ajudar desde a captação de clientes, até a elaboração do contrato de locação. Um sistema de gestão é um investimento com retorno garantido, pois ajuda a locadora a economizar tempo, recursos e mão de obra, entregando produtividade e facilidades por meio da automatização de atividades.

 

Agora que você já sabe essas dicas imprescindíveis para todo locador de equipamentos, tenho certeza que vai ter um olhar mais atento para todos estes processos e potencializar o crescimento da sua empresa.