Talões de Cheques |
Disponível para: |
|
Cheque é ordem de pagamento à vista, emitida contra um banco (sacado), quando pós-datado (ou vulgarmente: pré-datado) perde a cartularidade (por isso não cabe ação de estelionato nos cheques pós-datados), seu modelo é vinculado (emissão no papel do banco - em talão ou avulso - sendo essencial ao cheque: a palavra "cheque" no título, a ordem incondicional de pagar quantia determinada, o nome do banco a quem a ordem é dirigia, data do saque ou menção de um lugar junto ao nome do emitente e a assinatura do emitente - sacador). Considera cheque da mesma praça a coincidência entre o município do local do saque e a agência pagadora e deve ser apresentado em até 30 dias seguintes a sua emissão, se fora da praça o prazo é de 60 dias. O Cheque tem implícita a cláusula "à ordem", significa dizer que se transmite mediante endosso, o endossante (beneficiário original) torna-se co-devedor do título, desde que não prescrita a ação cambiaria, dai a importância para atenção aos prazos de apresentação/protesto. Durante a vigência da CPMF, o cheque permitia apenas um endosso, diferentemente das letras de câmbio, onde poderá existir uma cadeia de endossos, sendo todos os endossantes devedores solidários. Com o fim da CPMF, permite-se a prática da cadeia de endosso.
O Sisloc pode realizar a habilitação de talões de cheque para pagamento de lançamentos, através da tela de talões de cheques são habilitados número de cheque para utilização durante a baixa de um contas a pagar.
Este procedimento é necessário para os casos em que o usuário for realizar a emissão de cheques através do sistema.
Para efetuar a habilitação de talões de cheque acesse o caminho "Iniciar -> Tesouraria -> Talões de Cheque", é aberta a tela "Talões de cheque", conforme mostra a imagem abaixo:
Figura 1 - Filtro para Habilitação de Talões de Cheque
Nesta tela os seguintes campos devem ser preenchidos:
"Conta": Selecione a conta para a qual serão gerados os cheques, ao selecionar a conta os campos "Banco" e "Agência" serão preenchidos conforme a opção selecionada.
"Prefixo": Informe o número do prefixo de numeração do cheque, apenas se existir tal número do talão.
"Sufixo": Informe o número do sufixo de numeração do cheque, apenas se existir tal número do talão.
"Nº Inicial": Informe o número inicial do talão de cheques, é o número da primeira folha. Esse número deve possuir oito ou mais dígitos, se houver menos complete com zeros à esquerda.
"Nº Final": Informe o número final do talão de cheques, é o número da última folha. Esse número deve possuir oito ou mais dígitos, se houver menos complete com zeros à esquerda.
Clique no botão para efetuar a geração do intervalo de cheque cadastrados. Ao acessar a tela de consulta de cheques, selecione a opção "Disponíveis" e clicar em "Filtrar" será listado o intervalo de cheques gerados, clique aqui para mais informações sobre esta consulta.
É possível gerar cheques para todas as contas cadastradas no sistema, estes serão utilizados durante o processo de baixa de um lançamento de contas a pagar, clique aqui para mais informações sobre esta operação.