Voltar

Série de Nota Fiscal

Disponível para:

As notas fiscais são numeradas com seis dígitos, ou seja de 000.001 até 999.999, a série serve para destacar uma nova numeração que se inicia diferenciando-a das outras de mesma numeração. Assim quando uma empresa esgotar a série 1 com a nota fiscal número 999.999, iniciará nova série que será a 2 iniciando com o número 000.001. As notas sem série são as primeiras impressões, ao esgotar as notas sem série inicia-se a série 1.

A série, número do documento e data de emissão são utilizados na emissão de um documento fiscal. Essas informações devem ser padronizadas de acordo com a orientação da contabilidade de cada empresa.

Através do cadastro de série do Sisloc será possível identificar as diferentes séries de nota fiscal utilizadas na empresa.

A partir da série cadastrada, o sistema irá controlar a numeração do sequencial de cada modelo de nota fiscal. Uma mesma série poderá ser utilizada em mais de um modelo. A série da nota fiscal deve ser associada ao modelo de nota para que seja possível a correta emissão das notas fiscais da empresa. Clique aqui para mais informações sobre o modelo de nota fiscal.

 

Procedimentos

Acesse o caminho "Iniciar -> Nota Fiscal -> Série de Nota Fiscal", é aberta a tela "Série de Nota Fiscal":


Figura 1 - Tela de listagem da série de nota fiscal

 

Clique no botão para cadastrar uma nova série. Exemplo de uma série preenchida:


Figura 2 - Tela de cadastro de Série de Nota Fiscal com exemplo de NFC-e

 

O Convênio ICMS 143/2006 instituiu a Escrituração Fiscal Digital – EFD, de uso obrigatório para os contribuintes do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação - ICMS ou do Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI.

A EFD é de uso obrigatório para todos os contribuintes do ICMS ou do IPI, podendo os mesmos serem dispensados dessa obrigação, desde que a dispensa seja autorizada pelo fisco da unidade federada do contribuinte e pela Secretaria da Receita Federal do Brasil.

 

 

     Para mais informações sobre a emissão de venda com cupom fiscal através do Sisloc entre em contato com o suporte da empresa Sisloc Softwares. Clique aqui para mais informações sobre o contato com o suporte.

                 Para emitir NSU no sistema é necessário que o módulo para tal funcionalidade esteja habilitado, entre em contato com o suporte da Sisloc Softwares para realizar esta habilitação de módulos, clique aqui para  mais informações sobre o contato com o suporte.

Será exibido um alerta sobre a expiração do certificado na tela de AVISOS do sistema: Será emitido o aviso para as séries que estão a vencer nos próximos 30 dias e as que estão sem data de vencimento do certificado informada.

 

Clique no botão para salvar as informações da série da nota fiscal.

 

Processos

: Ao executar este processo será possível fazer a relação entre a série e as contas cadastradas no sistema. Este relacionamento será utilizado na tela de emissão da nota fiscal, aba "Cobrança". Clique aqui para mais informações sobre o cadastro de contas.

: Através deste processo escolha o certificado digital que será utilizado para assinatura das notas fiscais eletrônicas. Este certificado deve ser adquirido por empresas especializadas e autorizadas pela SEFAZ a efetuar comercialização deste, a instalação e configuração do certificado digital é de responsabilidade da empresa, a Sisloc não presta esse tipo de serviço.
Este processo somente estará disponível quando o campo "Tipo nota fiscal eletrônica" estiver preenchido com uma opção de NFS-e, NF-e, CT-e ou MDF-e.

: Através deste processo serão removidas as informações sobre o certificado digital (nº, data de expiração, diretório e senha). Este processo somente será visualizado quando um certificado tiver sido selecionado.

: Clique neste processo para alterar a situação da emissão da nota fiscal eletrônica. Ao alterar a situação da emissão para contingência FS-DA, será necessário informar a data e hora de início e o motivo.


Figura 3 - Formulário para alteração de Situação de Contingência da Série

 

Clique no botão para gravar a nova situação.

: ao executar este processo será aberta a tela "Configurar proxy para Nota Fiscal", conforme imagem abaixo:


Figura 4 - Formulário para configuração de proxy

Serão exibidos os seguintes campos:

O processo "Configurar proxy" somente estará disponível para as séries que estiverem configuradas previamente no campo "Tipo nota fiscal eletrônica" como "NF-e Estadual", "NFC-e Estadual", "MDF-e" ou "CT-e".