Voltar

Observação de Lançamentos Fiscais

Disponível para:

Através deste processo é possível informar as observações necessárias do lançamento para ser exportado para o arquivo EFD Fiscal, as informações incluídas neste processo serão utilizadas para a geração do registro 'C195' (Observações do lançamento fiscal - Este registro deve ser informado quando, em decorrência da legislação estadual, houver ajustes nos documentos fiscais, informações sobre diferencial de alíquota, antecipação de imposto e outras situações. Estas informações equivalem às observações que são lançadas na coluna "Observações" dos Livros Fiscais previstos no Convênio SN/70 – SINIEF, art. 63, I a IV) e 'C197' (Outras obrigações tributárias, ajustes e informações de valores provenientes de documento fiscal - Este registro tem por objetivo detalhar outras obrigações tributárias, ajustes e informações de valores do documento fiscal do registro C195, que podem ou não alterar o cálculo do valor do imposto).

Ao executar o processo será aberta a tela "Observação lançamentos fiscal", com a listagem das observações já registradas para a nota, conforme mostra a imagem abaixo:


Figura 1 - Listagem de Observação de Lançamentos Fiscais

 

Clique no botão para incluir uma observação:


Figura 2 - Cadastro de Observações dos Lançamentos Fiscais

 

Nesta tela devem ser informadas as observações conforme o registro C195 e C197 do EFD Fiscal e Contribuições, clique aqui para visualizar o guia prático para mais informações dos campos solicitados.

O campo "Observação" buscará as informações dos registros de cadastro de texto do sistema (este campo se refere ao registro C195 do EFD Fiscal e Contribuições), clique aqui para mais informações sobre este cadastro. Se não houver o texto desejado será necessário cadastrá-lo.

Podem ser inseridas várias observações, conforme necessidade do usuário.

Depois de gravar a observação o sistema voltará a tela de edição da nota fiscal para prosseguir com sua geração, clique aqui para voltar ao tópico de Emissão de Notas Fiscais.