![]() |
Regra de Contabilização |
Disponível para: |
As regras de contabilização têm a finalidade de mapear todas as operações do sistema Sisloc (emissão de nota fiscal, entrada em estoque de um pedido de compra, e outros) para gerar automaticamente os lançamentos contábeis.
Por exemplo, ao realizar a liquidação de um CAP será automaticamente gerado os lançamentos contábeis com base nestas regras: de qual conta se debita e qual credita, qual histórico e assim por diante. É neste ponto que se ensina ao SISLOC como ser contabilizado os valores da finalidade escolhida.
Então, a regra de contabilização consegue responder:
"Vou realizar a liquidação de um CAR. Qual a regra de contabilização para este caso?";
"Ao emitir uma Nota Fiscal de Serviço, qual a regra de contabilização deve ser utilizada para cada valor como: ISS , VALOR, etc?".
Clicar em Iniciar > Movimentação Contábil > Regra de Contabilização para visualizar:
Figura
1 - Listagem de Regra de Contabilização
Esta tela acima tem alguns exemplos de regras de contabilização. Na prática, nenhuma é criada automaticamente pelo SISLOC pelo fato que cada locadora possui uma realidade diferente dependendo de sua cidade, região ou estado. Também cada contador tem suas particularidades nas práticas contábeis e as diretrizes governamentais permitem diferentes entendimentos para os planos de contas, ficando assim "imprescindível" a participação do setor contábil ou o contador na montagem destas regras.
Para realizar o cadastro deve ser informado o seguinte:
Figura
2 - Inclusão de nova
Regra de Contabilização
Figura
3 - CFOPs vinculados
à Regra de Contabilização
Observações:
na impressão da nota fiscal ocorre uma contabilização;
através do processo "Entrada NF/Estoque" do Pedido de Compra que ocorre uma contabilização;
a Nota Fiscal de entrada ou saída é contabilizada com base na empresa e no CFOP , tendo a regra que o mesmo CFOP pode ser utilizado mais de uma vez deste que em empresas diferentes.
Exemplo de uma tela preenchida:
Figura
4 - Exemplo de Regra
de Contabilização
Nesta tela se informa os detalhes da contabilização a ser realizado pelo SISLOC automaticamente, incluindo o histórico, contas de crédito e débito para cada item a ser contabilizado.
No exemplo abaixo foi contabilizado a "Finalidade" CAR liquidação e seus respectivos valores, impostos, juros e multas, sendo cada um direcionado para sua conta contábil específica.
A contabilização sempre tem que ter as duas Partidas, ou seja, informar o Débito e o Crédito. Vamos explorar como informar os dados.
O primeiro passo é verificar que com base na "Finalidade" informada, aparecerá um conjunto de campos disponíveis para serem contabilizados. Os campos não são obrigatórios, pois depende de cada locadora. No exemplo acima foi utilizado o CAR liquidação, mas veja outros exemplos:
Figura
6 - Regra de Contabilização
de compra de imobilizado
Figura
7 - Regra de Contabilização
de depreciação mensal
Figura
8 - Regra de Contabilização
de liquidação de CAR
Para regras de contabilização do tipo CAR/CAP liquidação, é disponibilizado o campo "Sub-Finalidade". Neste campo, determina-se o valor a ser contabilizado na liquidação de CAR ou CAP. É possível selecionar entre as opções "Valor Previsto" e "Valor Realizado".
As regras para CAP liquidação, sub-finalidade "Valor Previsto" são: a contabilização do CAP será realizada pelo valor previsto descrito no campo "Previsto", na aba de dados do CAP. Os valores a contabilizar de acréscimo e desconto obtido só terão a variável "#BANCO" disponível. Já para a sub-finalidade "Valor Realizado", as regras são: a contabilização do CAP será realizada pelo valor realizado descrito no campo "Total" da aba de dados do CAP. Os valores a contabilizar de acréscimo e desconto obtido só terão a variável "#PESSOA" disponível.
Para o CAR liquidação, sub-finalidade "Valor Previsto", as regras são: a contabilização do CAR será realizada pelo valor previsto descrito no campo "Previsto" da aba de dados do CAR. Os valores a contabilizar de acréscimo, juros, multas e desconto concedido só possuirão a variável #BANCO disponível. Já á para a sub-finalidade "Valor Realizado", as regras são: a contabilização do CAR será realizada pelo valor realizado descrito no campo "Total" da aba de dados do CAR. Os valores a contabilizar de acréscimo, juros, multas e desconto concedido só terão a variável "#PESSOA" disponível.
O campo "sub-finalidade" está disponível a partir da versão 23.1. Caso os registros de CAR/CAP liquidação tenham sido cadastrados anteriormente, quando houver a atualização para a versão 23.1 ou posteriores, os registros serão automaticamente convertidos para a sub-finalidade "valor previsto". |
Primeiramente selecione um dos campos disponíveis no grid da tela para ser o campo a ser configurado:
Figura
9 - Exemplo de preenchimento
dos dados
Depois preencha os campos seguindo as diretrizes do setor contábil de sua locadora ou do seu contador. Os campos a serem preenchidos são: Conta ou Variável.
Se necessário pode utilizar um histórico diferente para cada tipo de campo, crédito ou débito.
"Vincular CFOPs"
Neste processo pode ser selecionado um ou mais CFOP para se criar o vínculo da regra contábil.