|
Remessa |
Disponível para: |
|
Através desta funcionalidade será possível gerar e estornar o arquivo de remessa com os títulos de Contas a Receber conforme layout para a integração com a Serasa.
O arquivo de remessa possui a seguinte estrutura:
- HEADER: registro composto pelos dados do contrato da empresa com Serasa, utiliza as informações configuradas no processo "Serasa" do cadastro de Empresa e seu CNPJ.
- DETALHE - TEMPO DE RELACIONAMENTO: Lista dos CNPJs dos clientes com títulos de contas a receber no período.
- DETALHE - TÍTULOS: Lista dos títulos de contas a receber do período.
- TRAILLER: registro composto por totalizadores de quantidades dos itens enviados no arquivo.
Os registros da remessa serão gerados baseando-se nas datas de emissão ou pagamento dos títulos. A remessa será utilizada também para informar alterações em dados já registrados na Serasa em remessas anteriores e prorrogações de vencimentos, além de informar os registros a serem excluídos da base.
Para gerar o arquivo de remessa acesse o caminho "Iniciar -> Contas a Receber -> Integração Serasa -> Remessa", a tela de listagem das remessas será exibida:
Figura 1 - Listagem das remessas já geradas
Nesta tela serão exibidas todas as remessas já geradas. Os seguintes processos podem ser executados:
Gerar Remessa: Para gerar uma nova remessa clique no processo a seguinte tela será apresentada:
Figuras 2 - Filtro para a geração de Remessa
Informe o período para buscar os títulos. Este se inicia baseado na data de ativação do contrato da empresa (campo "Dt. Ativação" do processo "Serasa" do cadastro de empresa) e a periodicidade selecionada e, depois de gerada a primeira remessa, o período passa a iniciar com a "Dt. última remessa" do processo "Serasa" do cadastro de empresa e finalizar de acordo com a periodicidade selecionada.
No campo "Diretório" será apresentado o caminho configurado no processo "Serasa" do cadastro de empresa e pode ser modificado.
Clique no botão para gerar o arquivo.
As condições para a geração dos dados para a remessa são:
O cliente associado ao título deve ser uma pessoa jurídica;
Serão considerados apenas aqueles títulos cuja data de inclusão for maior que a de habilitação do módulo (informada no campo "Dt. Ativação" do processo "Serasa" do cadastro de empresa), ou seja, qualquer alteração ou exclusão em algum título já existente antes do módulo não é considerada na geração do arquivo uma vez que não há sentido enviar uma informação sobre um título que ainda não existe na base da Serasa.
As informações que serão enviadas para a base Serasa são:
CNPJ do sacado;
Data de emissão;
Data de vencimento;
Data de pagamento;
Valor;
Código do título de contas a receber.
Baseados no período solicitado no filtro, os seguintes títulos irão compor o arquivo:
Novos títulos: inclusão de um título de contas a receber ou geração dele através de uma operação no sistema;
Exclusão de um título;
Alteração dos títulos:
Ao alterar uma das seguintes informações: Sacado, Data de emissão, Data de vencimento, Data de pagamento e Valor;
Processo Várias baixas;
Processo Baixa CAR, também será válido para as baixas parciais;
Processo Estornar Baixa CAR.
Na pasta indicada será salvo um arquivo '.TXT' com as informações dos lançamentos, este deve ser enviado à Serasa via sistema EDI7 TCP Serasa Experian que é fornecido gratuitamente pela Serasa.
Estornar Remessa: Para estornar uma remessa já gerada é necessário selecioná-la e clicar no processo . Esse processo cancela a geração do arquivo de remessa, excluindo o relacionamento dos registros de movimentações associados à remessa (internamente).
Apenas a última remessa gerada poderá ser estornada e esse estorno só pode ser efetuado caso seu arquivo de retorno não tenha sido processado.
Depois do processamento da Remessa será enviado para a empresa o arquivo de retorno, clique aqui para mais informações do retorno nessa integração.