|
Títulos Descontados |
Disponível para: |
|
O desconto de títulos ou duplicatas é um adiantamento de recursos, feito pelo banco, sobre os valores dos respectivos títulos (duplicatas ou notas promissórias) solicitados. Neste tipo de operação, a empresa recebe antecipadamente o valor correspondente às suas vendas a prazo, transferindo para o banco o risco de suas vendas a prazo. Ao apresentar um título de vencimento futuro para desconto no presente, entretanto, o cliente não recebe seu valor total. Sobre esse valor o banco deduz a chamada taxa de desconto, além de impostos (como o IOF ) e encargos administrativos.
Normalmente, as empresas negociam suas duplicatas a receber com instituições financeiras, visando obter capital de giro, isto é, recursos financeiros a serem utilizados em suas atividades operacionais. Basicamente, a operação de desconto de duplicatas consiste na cessão ao banco de duplicatas a vencer, em troca do pagamento à vista de um valor menor que o valor de face desses títulos. Portanto o banco paga à vista, descontando do valor da duplicata as despesas bancárias e financeiras (IOF e juros referentes ao período compreendido entre a data da operação e a data de vencimento da duplicata).
Chama-se taxa de desconto a porcentagem de redução aplicada a uma série de fluxos de caixa futuros, de forma a obter o valor presente desses fluxos. Reduz-se do valor a ser obtido no futuro, a fim de torná-lo comparável ao valor presente. A taxa de desconto pode ser considerada como similar à taxa de juros e reflete o grau de preferência pela liquidez (preferência temporal por dinheiro) dos agentes econômicos. Assim, uma alta preferência temporal por dinheiro implica uma alta taxa de desconto.
À diferença de uma operação de factoring, o desconto de títulos não é uma operação de compra e venda e o banco tem direito de regresso, ou seja, no vencimento, caso o título não seja pago pelo sacado (o devedor), o cedente (a empresa que descontou a duplicata) assume a responsabilidade pelo pagamento, incluindo juros de mora e multa pelo eventual pagamento em atraso. Portanto, enquanto a duplicata não for quitada, a empresa cedente mantém uma obrigação para com o banco, devendo reembolsá-lo, se o título vencido não for pago.
No Sisloc os títulos descontados é um recurso utilizado para fazer a antecipação do recebimento de títulos.
Os títulos descontados devem ser baixados em determinada conta que contenha a opção "Descontado" marcada, clique aqui para mais informações sobre o cadastro de contas.
É possível controlar no sistema os títulos de Contas a Receber descontados em bancos ou financeiras. É uma função opcional e que necessita de procedimentos próprios para ser usada.
Para usar o controle de títulos descontados realize os passos:
1º) Criar uma conta corrente para armazenar a movimentação dos títulos descontados. Lá no cadastro da conta marque a opção: "DESCONTADO". Além disso a opção Fluxo de Caixa deve estar SIM.
2º) Os títulos descontados deverão ser baixados nesta conta e a partir deste momento esses títulos passam a ser listados na tela de "Títulos Descontados".
3º) Quando a financeira creditar o dinheiro dos títulos descontados, deve-se fazer uma transferência da conta da financeira para a conta onde o dinheiro for creditado.
4º) Se a financeira devolver algum título, ela irá fazer um débito ou você terá de pagá-la por isso. Nesse caso faça uma transferência da conta de onde esse dinheiro saiu para a conta da financeira e depois estorne a baixa do título para que ele volte a ficar em aberto.
5º) Existe uma opção de "Processar" em Títulos Descontados que serve para informar que a financeira efetivamente recebeu o título e não corre mais o risco dele ser devolvido. Ao clicar em processar, ele sai dessa lista.
6º) No fluxo de caixa, os títulos descontados irão sair como saldo na conta da financeira até o momento que a transferência for feita para outra conta.
Ao ser feito o crédito pelo banco deve ser realizada a baixa dos lançamentos de contas a receber através da conta corrente cadastrada como "Descontado" e a tarifa cobrada de juros deve ser lançada através dos lançamentos de contas a pagar. Quando ocorrer o pagamento efetivamente pelo cliente, o usuário deve acessar o caminho "Iniciar -> Contas a Receber -> Títulos Descontados", será aberta a tela "Títulos Descontados", conforme mostra a imagem abaixo:
Figura 1 - Listagem dos Títulos a serem Descontados
Os seguintes campos serão apresentados:
"Conta": Selecione a conta para a qual os lançamentos foram creditados, apenas as contas que possuírem o campo "Descontado" marcado serão listadas para escolha.
"Vencimento de ... até": Informe um período para buscar os lançamentos descontados, será considerada a data de vencimento dos lançamentos.
Clique no botão para buscar os lançamentos conforme filtro informado. Marque os títulos pagos e clique no botão
para efetuar a baixa definitiva do título, indicando que realmente o valor foi acertado com o banco e recebido pelo cliente.
O valor total destes títulos ainda não processados aparecem no fluxo de caixa na data de vencimento dos mesmos com um asterisco, pois pode ser debitado da conta corrente caso o cliente não efetue o pagamento. Neste caso o usuário deve fazer o estorno da baixa do titulo gerando o débito na conta corrente.