Sequestro de dados. Sua locadora está segura?

Sequestro de dados. Sua locadora está segura?

Infelizmente temos visto relatos de várias locadoras de máquinas e equipamentos, em todo o Brasil, que viraram reféns do golpe virtual que impõem resgate altíssimo para reaver os dados sequestrados.

Na prática, os Cybers Criminosos enviam um e-mail aparentemente inofensivo, contemplando um documento em PDF ou foto, que ao ser clicado, é executado um vírus da categoria ransomware, que criptografa todo o banco de dados da locadora. Dessa forma, não é possível encontrar informações básicas com o nome do cliente, CNPJ, valor da venda, nota fiscal, verificar os equipamentos em estoque, dentre diversos outros dados. Com isso, a operação simplesmente para!

Para que a sua locadora não seja a próxima vítima, a Sisloc preparou 5 dicas:

Confira:

  1. Faça uma política de segurança da informação e treine os seus colaboradores: deixe claro para os seus colaboradores, o que é permitido fazer na rede corporativa e o que é proibido. Portanto, sua equipe deve estar ciente de que não se deve abrir e-mails desconhecidos, nem executar arquivos suspeitos ou clicar em links duvidosos. Além de manter senhas fortes no acesso aos computadores e a rede, combinando letras, números e símbolos e trocá-las com periodicidade.
  2. A importância de utilizar antivírus atualizado: utilizar um bom antivírus corporativo, de alta qualidade e em conformidade com o mercado, é essencial para manter a vida útil dos computadores e minimizar as ameaças contra a segurança de dados.
  3. A importância do backup periodicamente: Independentemente do tamanho da sua locadoras, seja pequena, média ou grande, recomenda-se fazer o backup 3-2-1 que consiste em: 1) Manter pelo menos três cópias dos seus dados; 2) Armazenar estas cópias em tipos de mídias diferentes, fisicamente separadas do computador e em um local seguro, longe da sua locadora; 3) Manter uma cópia de backup em nuvem garantindo uma maior segurança para as informações corporativas.
  4.  Selecione e restrinja os acessos aos dados: Tenha critério de confidencialidade dos seus dados, ou seja, nem todos os colaboradores devem ter acesso a todas as informações. Portanto, tenha nível de acesso de cada usuário e compartilhe as informações que sejam pertinentes apenas para aqueles colaboradores e setores.
  5. Mantenha as atualizações dos softwares: Os fabricantes de softwares estão sempre lançando novas atualizações que implicam em diversas revisões, como a adição e remoção de recursos, atualização de drivers, correções de bugs e de vulnerabilidades de segurança recém-descobertas. Portanto, não perca tempo! Faça as atualizações de todos os seus softwares.

Agora, quer realmente ter tranquilidade na gestão da sua locadora e segurança das suas informações?

Conheça o Sisloc In Cloud.

Um sistema de gestão da Sisloc que permite armazenar dados por meio da nuvem, com acesso de qualquer lugar com internet, além de proporcionar a segurança digital que a sua locadora precisa. Sendo um ambiente seguro, estável e altamente escalável, com estratégias de backup automático e eficaz, com cópias diárias para dois data centers separados geograficamente, sendo auditado e monitorado diariamente, o que aumenta consideravelmente a segurança e a confiabilidade dos processos, além de reduzir custo de infraestrutura para as locadoras.

Para saber mais sobre o Sisloc In Cloud ou das nossas outras soluções, envie um e-mail para [email protected] ou ligue:

31 3269-6600

11 3508-8600

WhatsApp: 31 99988-0863