Seminário realizado pelo CPR debateu programas de saúde e segurança no ambiente de trabalho

No último dia 16, gestores das áreas de saúde, segurança e recursos humanos de empresas do setor de Construção debateram as exigências e os procedimentos do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), Norma Regulamentadora (NR 09), que visa dispõe sobre preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, durante o Seminário Diretrizes Fundamentais na Elaboração de PCMAT, PPRA E PCMSO.

Organizado pelo Comitê Permanente Regional sobre Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção de Minas Gerais (CPR/MG), do qual o Sinduscon-MG é membro, o evento reuniu cerca de 200 profissionais.

A palestra inicial, intitulada “O que é e como deve ser desenvolvido um PCMSO, do ponto de vista do MTE”, foi proferida pelo médico e auditor fiscal do trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, Airton Marinho. Em seguida, a médica do trabalho do Seconci-MG Juliana Silva Rocha falou sobre as particularidades da Construção (Civil e Pesada) na elaboração de um PCMSO.

Já a palestra “Abordagem sobre a elaboração de PCMAT (incluindo o PPRA) do ponto de vista do MTE e das Empresas” foi ministrada pela supervisora do Departamento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG, Andreia Kaucher Darmstadter, e pelo engenheiro de segurança e auditor fiscal do MTE, Ricardo Fleury Barcelos.

Associados do Sinduscon-MG podem acessar as palestras na seção Arquivos para Download, dentro de Eventos Sinduscon-MG. Os arquivos são listados em ordem alfabética nesta seção e as palestras começam com o nome do evento: Seminário Diretrizes Fundamentais na Elaboração de PCMAT, PPRA E PCMSO.

 

Fonte: SindusCon-MG