Material de construção está mais barato apesar da inflação

A queda nas vendas dos materiais de construção por causa da crise na construção civil fizeram os fabricantes e fornecedores de produtos diminuírem a margem de lucro, oferecendo mais promoções. Isso levou vários materiais a ficarem com preços abaixo da inflação, com descontos de até 30%.

Agora é o momento que muitos esperavam para fazer aquela reforma em casa, como trocar o piso, melhorar os encanamentos ou cabeamentos, pintar e reforçar estruturas, ampliações. Como os concorrentes estão fazendo de tudo para conquistar novos consumidores, pesquisando dá para perceber a grande mudança de preços de um mesmo produto de um lugar para outro. “Durante um mesmo dia, os preços podem variar muito, tendo pela manhã um valor e até a noite sofrer gradualmente baixas inesperadas”, conta Leonídio de Oliveira Filho, empresário e criador do Dica de Preço. Há um acúmulo de materiais nas lojas e para desovar o estoque, as lojas precisam vender. Os preços atrativos vão de materiais de hidráulica, elétrica, banheiros, iluminação, portas, janelas, ferragens, cimento, aço, tubos e até itens de acabamento. Entre janeiro e julho, eles subiram 4,26%, abaixo da inflação. Em 12 meses, a diferença é ainda maior: os materiais subiram 5,9%, enquanto a inflação ficou em 9,5%.

É necessário fazer pesquisas e descobrir as melhores ofertas. Hoje, através da internet, dá para buscar preços melhores ou pesquisar em redes sociais, como no Dica de Preço, que tem uma “Comunidade” feita apenas para trocar informações quanto a valores de produtos com outros participantes da rede, e tem também um “Comparador”, – com dois cliques – o consumidor terá uma pesquisa com as melhores ofertas em distintos comércios do segmento.

Além disso, pechinche e tente conseguir uma redução maior, e se tiver que parcelar, prefira os valores fixos e sem juros. A compra inteligente é aquela que é feita sem grande ansiedade, onde a espera e a pesquisa pelo melhor preço sempre devem prevalecer.

Fonte:Alec