Coluna do Gestor Sisloc “O Segredo do Atendimento ao Cliente”

O Segredo do Atendimento ao Cliente

SAM WALTON já dizia “Só existe um chefe: o Cliente. E ele pode demitir todas as pessoas da empresa, do presidente do conselho até o faxineiro, simplesmente levando o dinheiro para gastar em outro lugar”.

Por Cristiane Mesquita

Então nos perguntamos: como agir, o que fazer, qual ação tomar para tornar o negócio mais rentável, mais aderente? Temos que manter os Clientes da carteira, conquistar novos Clientes e fidelizá-los. A chave do sucesso é encantar o Cliente, chegar na frente, ir além de sua expectativa, oferecer Produtos ou Serviços que o surpreenda, ser proativo e buscar satisfazê-lo ao longo de todo o relacionamento.

O Cliente só começa a se encantar pela sua empresa quando o valor por ele percebido, pelo bem ou serviço adquirido, é maior do que o preço que ele pagou. E isso só se consegue através de atitudes voltadas à busca incessante pela excelência nas entregas. Dessa forma se faz necessário um enorme senso de urgência nas ações de todas as áreas da empresa e, processos eficazes e ágeis em todos os aspectos que o envolvam, desde a pré-venda até o pós-venda.

Serviços e Produtos são cada vez mais semelhantes em tecnologia e preço. A atenção e o serviço prestado ao Cliente passam a ser diferenciais, e cada vez mais valorizados.

E o detalhe se encontra nas pequenas coisas… Saber identificar o que o Cliente realmente precisa, como ele quer ser atendido e tratado, quando e por que. Antecipar-se, estudar o mercado continuamente, fazer benchmark e parcerias é muito importante para ampliar a visão da percepção de qualidade do Cliente. Com toda essa amplitude você trará novas ideias para a empresa o que te possibilitará crescer, expandir o negócio, abrir os horizontes. Transformar em ações o estudo feito, tirar o projeto do papel, aproximar-se de seu Cliente e crescer junto com ele, entendendo e passando por cada fase, das mais difíceis ao sucesso, sempre lado a lado em todo o relacionamento!

O Cliente é um formador de opinião, seja ele grande ou pequeno, ele promove a empresa. O sucesso da mesma está intimamente ligado a essa imagem no mercado.