Cartilha sobre proteções contra queda em altura é lançada em Ribeirão Preto

Trabalho é fruto de estudos do Comitê Permanente Regional da cidade

Cerca de 100 pessoas participaram, nesta quarta-feira (25/11), do lançamento do manual de orientações técnicas “Sugestão Técnica de Procedimento – Proteções Coletivas contra Queda em Altura”, editado pelo Comitê Permanente Regional de Ribeirão Preto (CPR Ribeirão Preto).

“Uma das atribuições do CPR é propor medidas de prevenção, afinal o trabalhador é o maior patrimônio da nossa indústria”, afirmou o vice-presidente de Relações Capital-Trabalho e Responsabilidade Social do SindusCon-SP, Haruo Ishikawa, que também é um dos representantes patronais no Comitê Permanente Nacional (CPN).

O manual, cuja produção teve início há dois anos, visa demonstrar a necessidade das empresas em adotarem uma política real de prevenção de acidentes ancorada no princípio do não improviso através da elaboração e implementação de Programa de Condições de Meio Ambiente de Trabalho (PCMAT). O objetivo é aplicar medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na indústria da construção.

O CPR Ribeirão Preto promoveu estudos de situações consideradas de risco grave e iminente, relacionadas ao método construtivo e medidas de proteção contra quedas de altura tendo como base modelos de procedimentos técnicos implantados por construtoras locais que demonstraram excelentes resultados na prática.

Todos os presentes receberam um exemplar da cartilha, que também será distribuída gratuitamente aos profissionais e demais envolvidos no segmento. “Se você dá segurança, o trabalhador cumpre feliz suas funções. Se ele trabalha feliz é mais produtivo e faz com mais qualidade. Quando se faz com mais qualidade, vende-se imóveis para pessoas felizes. E quando o comprador fica feliz compra mais imóveis, gerando mais empregos”, completou.

O evento, realizado na sede da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP), contou também com as presenças do diretor da Regional do SindusCon-SP em Ribeirão Preto, Fernando Paoliello Junqueira, dos auditores fiscais do trabalho, Édson Bim e Nara Borba, do secretário do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de Ribeirão Preto (Siticoncirp), Marcelo Gomes da Silva, e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil de Jaboticabal, Ademar Vital, além de representes dos integrantes do CPR Ribeirão Preto.

Fonte: SindusCon-SP