Envio de RPS |
Disponível para: |
O que é RPS ?
O RPS é o Recibo Provisório de Serviços. Documento autorizado pelo Fisco e fornecido pelo contribuinte ao tomador do serviço contendo os dados de uma prestação de serviços que deverão ser informados ou transmitidos posteriormente ao Fisco Municipal quando não for possível a geração imediata da respectiva NFS-e.
Como o RPS será gerado?
A sua Nota Fiscal deve ser preenchida com os dados cadastrais do prestador e tomador de serviço, os dados da discriminação dos serviços para somente uma atividade cadastrada no Cadastro Nacional de Atividades – CNAE , os códigos do CNAE e da lista de serviços, os dados referentes ao serviço prestado, a base de cálculo, alíquota e o respectivo Imposto Sobre Serviços – ISS .
Qual a validade do RPS?
O RPS é valido por 10 dias a contar da data de sua emissão. Após a emissão do Recibo Provisório de Serviços, o prestador de serviços deverá substitui-lo por uma Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) no prazo de 10 dias, a contar da data de emissão do RPS.
Quando devo emitir o RPS?
Quando o prestador de serviço não dispuser de infraestrutura de conectividade com o Fisco Municipal em tempo integral ou o sistema de geração da NFS-e estiver indisponível ou inacessível, excepcionalmente, o contribuinte deverá emitir o RPS.
Fonte: Prefeitura de Salvador
O envio de RPS à secretaria para geração da NFS-e será feito em lotes, ou seja, vários RPS agrupados para gerar uma NFS-e para cada um deles.
Este serviço de Recepção de Lote de RPS será definido como Assíncrono. Um processo é assíncrono quando ocorre uma chamada ao mesmo, com envio de determinadas informações (lote de RPS nesse caso) e seu retorno é dado em outro momento.
Como comprovante de envio de lote de RPS, o contribuinte receberá um número de protocolo de recebimento. O lote recebido pela secretaria será colocado em uma fila de processamento, e será executado em momento oportuno. Depois de processado, gerará um resultado que estará disponível ao contribuinte. Esse resultado poderá ser as NFS-e correspondentes ou a lista de erros encontrados no lote.
A numeração dos lotes de RPS é de responsabilidade do contribuinte, devendo ser única e distinta para cada lote.
Fonte: Receita Fazenda
Para efetuar o envio de RPS acesse o caminho "Iniciar -> Nota Fiscal -> NF Eletrônica de Serviços -> Envio de RPS", é aberto o formulário com os RPS já emitidos para serem enviados, conforme mostra a imagem abaixo:
Figura
1 - Tela para Envio
de RPS
Clique no botão "Exportar" para efetuar a exportação dos RPS das notas. Apenas os recibos que estiverem prontos para o envio serão exibidos na listagem.