Configuração para NFS-e |
Disponível para: |
|
A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é o documento fiscal de existência apenas digital que substituirá as tradicionais notas fiscais de serviços impressas. A NFS-e, implantada pelo Departamento de Receitas Mobiliarias da Secretaria Municipal da Receita, será emitida e armazenada eletronicamente em programa de computador da Prefeitura Municipal de cada município, com o objetivo de materializar os fatos geradores do ISSQN – Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, por meio do registro eletrônico das prestações de serviços sujeitas à tributação do mesmo.
O Sisloc realiza a emissão deste tipo de nota, para isso é necessário realizar algumas configurações para tal emissão.
Para o Sisloc emitir uma nota fiscal de serviço é necessário seguir os seguintes passos:
Certificados homologados pela SISLOC:
- A1 da PRODEMGE - modelo: Arquivo; este certificado é apenas 1 arquivo, possui validade de 1 ano e é menos seguro.
- A3 da PRODEMGE - modelo: Token (tipo Pendrive); este certificado é semelhante a um "Pendrive" (também chamado de "Token"), possui validade de 3 anos e é mais seguro, exigindo uma senha durante a emissão das NFS-e.
- A3 da SERASA - modelo: Leitora PertoSmart USB/ACS com cartão inteligente SAGEM (somente Windows XP / a leitora PertoSmart USB não funciona no Vista, somente o modelo PertoSmart EMV).
Compre o certificado digital na unidade emissora de certificados do município (em Belo Horizonte o site é o da PRODEMGE). A instalação do certificado deve ser feita pelo usuário.
|
IMPORTANTÍSSIMO! Ao instalar o tipo A1 (arquivo) lembre-se de marcar a opção para permitir exportar o certificado. Se isto não for feito o certificado será perdido pois só vai funcionar em um computador. Se não existir esta opção NÃO INSTALE o certificado e entre em contato com a empresa certificadora relatando o problema. Para instalar um certificado A1 (arquivo), se houver um certificado A3 (Token) plugado no computador retire-o antes de instalar o A1. |
Durante a instalação do A1, se houver um A3 conectado à máquina, será solicitado ao usuário permissão para adicionar o certificado A1 ao A3. Recomendamos que durante a instalação do A1 o A3 seja retirado.
Verifique no painel de controle do Windows se o programa "Microsoft .NET Framework 2.0" ou superior está instalado. Senão, fazer o download e instalar. Exceção é o Windows Server 2008 R2 que funciona sem o Framework.
É recomendável que o certificado seja instalado em mais de um computador, pois em caso de defeito, o outro poderá ser usado para enviar e receber as notas. A instalação do certificado pode não funcionar no Internet Explorer 8 (XP ou Vista). Caso ele esteja instalado, desinstale-o e volte para a versão 7 ou instale o certificado e o Sisloc em outra máquina compatível.
Pode-se tentar também configurar o Internet Explorer seguindo as instruções do item "Configuração do navegador/browser de internet". No Windows 7 com Internet Explorer 8, não foi encontrado nenhum problema.
Se a máquina possuir bloqueio de sites (Firewall), será necessário solicitar junto ao setor de TI da empresa a liberação dos links utilizados durante esta instalação e os da prefeitura.
Após adquirir o certificado, fazer a instalação do mesmo e da cadeia de certificados no(s) computador(es) onde serão emitidas as notas fiscais eletrônicas. Essas instruções devem ser obtidas junto ao fornecedor do certificado. Para Belo Horizonte veja este link com as instruções: Instruções PRODEMGE.
Configuração do navegador/browser de internet: Para configurar seu navegador siga os passos indicados pelo fornecedor, para Belo Horizonte acesse o site da PRODEMGE.
Instalar o Java Virtual Machine: Este pacote será útil para emissão das notas via site e outros testes.
Abaixo estão alguns testes para verificar se o certificado digital foi instalado corretamente:
O primeiro teste pode ser feito abrindo o navegador e verificando a existência do certificado. Para o Internet Explorer, selecione a opção "Ferramentas -> Opções de Internet -> Conteúdo -> Certificados". Na primeira aba (Pessoal) deverá aparecer um certificado com o nome da empresa. Se estiver usando o certificado A3, coloque-o na porta USB do computador e ele deverá aparecer também.
Outro teste a ser feito é através da Receita Federal. Para validar o certificado acesse a página da Receita Federal e selecione a opção "Acessar o e-CAC", clique na imagem "Certificado Digital" para acesso via certificado. Uma tela será exibida mostrando os certificados instalados. Escolha o certificado a ser testado e clique em "Ok". Se as informações sobre a empresa forem exibidas corretamente, o certificado esta instalado e é válido.
Número de série do certificado digital: Ao enviar uma nota fiscal para o WebService do município, o Sisloc irá solicitar o certificado digital a ser usado para assinar a nota. Neste momento o Windows exibirá uma tela com todos os certificados instalados no computador para que o usuário escolha qual deles será utilizado. É possível desabilitar a exibição desta janela, caso já se saiba qual certificado será usado na emissão das notas. Para obter a identificação do certificado, abra o Internet Explorer, selecione a opção: "Ferramentas -> Opções da Internet", aba "Conteúdo" e clique no botão "Certificados".
Na aba "Pessoal", clique no certificado a ser usado para emissão das notas fiscais eletrônicas. Se o certificado for o Token, então ele deve ser plugado primeiro, antes de acessar esta tela. Em seguida clique no botão "Exibir" para visualizar os dados do certificado. Clique na aba detalhes, localize o campo "Número de série" e clique nele. Copie o valor exibido na parte de baixo da tela (Ex.: 17 0b 2f 7e b0 19 69 e7 66 8f f8 54 98 82 b3 0e). Este número de série deverá ser cadastrado no Sisloc (cadastro e séries das notas) porém, ele deve ser cadastrado sem os espaços (Ex.: 170b2f7eb01969e7668ff8549882b30e)
Para configurar um certificado padrão a ser usado no Sisloc entre no cadastro de série, clique no botão ao lado do campo "Nº certificado digital" e selecione o certificado desejado, desta forma não será mais necessário selecioná-lo nas operações.
Como visualizar os certificados instalados sem usar o navegador (via "MMC.exe")?
1- Clique no menu "Iniciar";
2- Selecione a opção "Executar" e digite "mmc" e clique em "OK";
3- No menu "Console" clique em "Adicionar/Remover Snap-in";
4- Na janela seguinte selecione "Certificados" e clique em "Adicionar";
5- Na janela seguinte selecione "Minha conta de usuário" e clique em "Concluir";
6- O console de gerenciamento dos Certificados foi criado.
7- Expanda o item "Certificados" no painel à esquerda;
8- Expanda a pasta "Pessoal" e clique na pasta "Certificados";
9- Todos os certificados disponíveis para sua máquina estarão presentes no painel à direita.
|
Copiar o certificado só deve ser usado em Salvador/BA (até o momento): Para copiar um certificado de uma pasta para outra, selecione o certificado em "Certificados - Usuário Atual", copie e cole em "Certificados" (computador local) |
Figura 1 - Tela de controle dos Certificados da Máquina
|
O certificado emitido pela PRODEMGE (Minas Gerais) já foi testado pela Sisloc em Windows XP, Vista e Windows 7 (Seven). Os certificados emitidos por outros municípios ou outras Autoridades Certificadoras e outros sistemas operacionais precisam ser homologados pela Sisloc. |
É necessário fazer o cadastro da empresa para habilitá-la a emitir as NFS-e, via site da prefeitura do município. Esse é necessário para que a comunicação via WebService seja habilitada no ambiente de Homologação e Produção. E também para que se possa emitir notas via site da prefeitura do município.
Depois do cadastro ainda é necessário fazer o Credenciamento da empresa.
Para Belo Horizonte, as instruções estão neste link: PBH.
Para emitir uma nota fiscal eletrônica de serviço é necessário atualizar o sistema para a versão 9.9 em diante. Execute os seguintes procedimentos:
Instalação da "CAPICOM.DLL", "MSXML5.DLL", "MSXML5R.DLL", "MSXML6.DLL" e "MSXML6R.DLL": Executar o arquivo "Install_dlls_nfse.bat" que copiará estes arquivos para a pasta "Windows\system32" e depois os instalará. A exceção a ser observada é que no Windows 64 bits estes arquivos devem ser copiados para a pasta "C:\Windows\SysWOW64" e registrados com o "RegSvr32" que também está nesta mesma pasta. O "REGSVR32" que está na pasta "System32" não funcionará corretamente para 64bits.
|
Se a CAPICOM não for instalada, o certificado não vai aparecer no cadastro de séries da NF. |
Em caso de problemas:
Verifique se existem versões anteriores do arquivo "CAPICOM.DLL" instaladas na máquina. Se houver outras versões será necessário desinstalar
Ex.: regsvr32 capicom.dll /u
A versão em uso pela NFS-e é: 2.1.0.2 - 500 Kb - 11/04/2007
Fazer download dos arquivos XSD (Schemas) da prefeitura do Município: Esses arquivos já são distribuídos juntamente com o Sisloc. Normalmente são 2 arquivos ("nfse.xsd" e "xmldsig-core-schema20020212.xsd"), ficando o link apenas para atualizações futuras.
Para Belo Horizonte acesse: PBH e localize o link em "schemas – versão x.x (dd/mm/aaaa)". Se o município seguir o padrão ABRASF, use este link: ABRASF e clique em "Arquivo XDS".
Os arquivos baixados devem ser colocados na pasta de instalação do Sisloc.
O módulo de emissão de NFS-e deve ser habilitado, entre em contato com o Suporte da Sisloc para tal configuraçao.
Atualizar o cadastro de Empresa com todos os dados necessários para emissão das NFS-e (inscrição municipal e revisar demais campos).
Atualizar cadastro Estoque/Grupo: Preencher os campos "Item lista de Serviço NFS-e" e "Código Serviço NFS-e" (ou CNAE -BH). Estas informações podem ser encontradas no site do município ou obtidas da contabilidade. Para Belo Horizonte clique aqui.
Criar a série que será utilizada para emissão das NFS-e (Iniciar -> Nota Fiscal -> Série de Nota Fiscal), escolher a opção correspondente no campo "Nota Fiscal Eletrônica":
Preencha o campo "NFS-e (serviços)" com o endereço do WebService do município e o "Nº série certificado" com o número de série do certificado a ser usado (opcional).
Criar um novo modelo para emissão de NF usando a série criada acima. Basta informar a descrição e a série a ser usada.
Código NCM do produto: Correlação NCM / NBM. É possível fazer a verificação de um dos códigos à partir do outro.
Atualizar o cadastro dos Clientes com todos os dados necessários para emissão das NFS-e (inscrição municipal e revisar demais campos).
|
A inscrição municipal é obrigatória para tomadores de serviço que sejam do mesmo município do prestador. |
Emitir uma nota fiscal para teste de envio e recebimento de dados via WebService.
WebServices NFS-e (Nota Fiscal de Serviço Eletrônica):
|
O endereço deve começar sempre com HTTPS://.... |
BA - Salvador
Homologação (só para testes): https://nfsehml.sefaz.salvador.ba.gov.br
Produção: https://nfse.sefaz.salvador.ba.gov.br
ES - Serra
Os endereços de homologação e produção são os mesmos a identificação do tipo de nota emitido é efetuado indicando, na série, o campo "NF-e (ambiente)" como "Homologação" ou "Produção" de acordo com sua necessidade.
Homologação (só para testes): http://apps.serra.es.gov.br:8080/tbw/services/WSEntrada
Produção: http://apps.serra.es.gov.br:8080/tbw/services/WSEntrada
Consulta: http://apps.serra.es.gov.br:8080/tbw/services/WSSaida
GO - Aparecida de Goiânia
Homologação (só para testes): http://www.issnetonline.com.br/webserviceabrasf/homologacao/servicos.asmx
Produção: http://www.issnetonline.com.br/webserviceabrasf/aparecidadegoiania/servicos.asmx
GO - Goiânia
Homologação (só para testes): Usar o mesmo de produção e no cadastro da série escolher "Homologação"
Produção: https://nfse.goiania.go.gov.br/ws/nfse.asmx
|
O ambiente do WebService é apenas de produção onde o banco de dados utilizado é sempre o de produção. A utilização dele pode ser em modo Homologação ou Produção. O endereço é o mesmo para os dois. Inicialmente todos os Prestadores estão em modo Homologação. Nesse modo todas as validações e críticas são reais, porém, nenhuma Nota é gerada e, caso não existam críticas, sempre um mesmo XML com dados de uma Nota Fictícia é retornado. Para a utilização dele não é necessário Processo Administrativo ou qualquer autorização ou senha. Em modo Produção, após as validações e críticas, a Nota Fiscal é efetivamente gerada e o XML com os dados da Nota gerada é retornado. Para a sua utilização o Processo Administrativo de autorização de emissão de NFS-e junto à Secretaria de Finanças deve ter sido concluído. Após finalizados os testes e concluído o Processo de autorização na Secretaria de Finanças, o Prestador deve solicitar através desse e-mail a alteração da utilização do WebService para modo Produção, informando a Inscrição Municipal e Razão Social da empresa. |
MG - Belo Horizonte
Homologação (só para testes): https://bhisshomologa.pbh.gov.br/bhiss-ws/nfse?wsdl
Produção: https://bhissdigital.pbh.gov.br/bhiss-ws/nfse
MG - Contagem
Homologação (só para testes): http://teste.contagem.mg.gov.br/NFSEWSTESTE/Services.svc
Produção: http://nfse.contagem.mg.gov.br/NFSEWS/Services.svc
|
Dúvidas ou dificuldades na utilização do sistema entre em contato com o serviço de atendimento ao usuário pelos telefones: 3363-5644 / 3363-5660 3363-5660 / 3363-5657 Ou envie e-mail para: [email protected] |
MG - Juíz de Fora
Homologação (Só para testes): https://nfsejuizdefora-teste.pbh.gov.br/bhiss-ws/nfse
Produção: https://nfse.pjf.mg.gov.br/bhiss-ws/nfse
MG - Lagoa Santa
Esta nota fiscal de serviços está seguindo o padrão GINFES, utilizando os seguintes WebServices:
Homologação (só para testes): https://homologacao.ginfes.com.br/ServiceGinfesImpl?wsdl
Produção: https://producao.ginfes.com.br/ServiceGinfesImpl?wsdl
MG - Patos de Minas
Homologação (só para testes): https://patosdeminas-mg.treino-issintel.com.br/webservices/abrasf/api
Produção: https://patosdeminas-mg.issintel.com.br/webservices/abrasf/api
MG - Sabará
Homologação (só para testes): Usar o mesmo de produção e no cadastro de série escolher "Homologação"
Produção: http://209.126.222.200/nfe/snissdigitalsvc.dll/soap/IuWebServiceIssDigital
PB - João Pessoa
Esta nota fiscal de serviços está seguindo o padrão GINFES, utilizando os seguintes WebServices:
Homologação (só para testes): https://homologacao.ginfes.com.br/ServiceGinfesImpl?wsdl
Produção: https://producao.ginfes.com.br/ServiceGinfesImpl?wsdl
PE - Recife
Homologação (só para testes): Não tem, no cadastro da série escolher "Homologação"
Produção: https://nfse.recife.pe.gov.br/WSNacional/nfse.asmx
RJ - Rio de Janeiro
Homologação (só para testes): https://homologacao.notacarioca.rio.gov.br/WSNacional/nfse.asmx
Produção: https://notacarioca.rio.gov.br/WSNacional/nfse.asmx
SP - Campinas
Homologação (só para testes): http://treinamento.dsfweb.com.br/WsNFe2/LoteRps.jws
Produção: http://issdigital.campinas.sp.gov.br/WsNFe2/LoteRps.jws
SP - Guarulhos
Esta nota fiscal de serviços está seguindo o padrão ABRASF v1.0, utilizando os seguintes WebServices:
Homologação (só para testes): https://homologacao.ginfes.com.br/ServiceGinfesImpl?wsdl
Produção: https://producao.ginfes.com.br/ServiceGinfesImpl?wsdl
SP - São Paulo
Homologação (só para testes): Usar o mesmo de produção e no cadastro da série escolher "Homologação"
Produção: https://nfe.prefeitura.sp.gov.br/ws/otenfe.asmx