Voltar

Programa de Manutenção Preventiva a Executar

Disponível para:

Através desta rotina serão executadas as manutenções preventivas pendentes para os patrimônios que possuem tais manutenções relacionadas.

Este processo deve ser executado periodicamente de acordo com a definição de cada manutenção. 

 

Procedimentos

Acesse o caminho "Iniciar -> Manutenção -> Programa de Manutenção Preventiva a Executar", é aberta a tela "Programa de Manutenção Preventiva a Executar", conforme mostra a imagem abaixo:


Figura 1 - Tela de filtro de Manutenção Preventiva

 

Os seguintes campos estarão disponíveis para realizar o filtro das manutenções:

Para as máquinas locadas, o medidor virtual é calculado com a seguinte fórmula:

VIRTUAL = ÚLTIMO_MEDIDOR + USO_DIÁRIO X (DATA_PREVISTA - DATA_ÚLTIMA_LEITURA - NR_DIAS_PARADOS)

Onde:

- VIRTUAL é o medidor que estaria indicado na máquina caso o uso diário fosse mantido desde a última leitura;

- ÚLTIMO_MEDIDOR é o medidor da última leitura efetuada;

- DATA_PREVISTA é a data informada no filtro "Execução Prevista Até";

- DATA_ÚLTIMA_LEITURA é a data da última leitura efetuada.

- NR_DIAS_PARADOS indica o número de dias em que o equipamento esteve parado, em manutenção.

Ao clicar no botão todos os equipamentos que atingiram o limite do medidor estipulado ou aqueles que não tiveram informados o campo "Próxima execução" e que se adequarem ao filtro informado serão exibidos na tela.


Figura 2 - Listagem das Manutenções Programadas a serem Executadas

 

As seguintes particularidades podem ser observadas na listagem:

- A coluna "Dias Parados" é preenchida após informar o valor da última leitura.

- O valor da coluna "Vl. Virtual" subtrai o número de dias parados vezes o uso diário.

- A data prevista é recalculada considerando os dias parados desde a última leitura.

Através do botão é possível listar os patrimônios que ainda não possuem próxima execução definida para os programas de manutenção. Ao clicar neste botão a seguinte tela será apresentada:


Figura 3 - Tela de filtro do relatório dos patrimônios que não possuem programa de manutenção preventiva

Para emitir esse relatório, os seguintes campos podem ser filtrados:

Clique em para gerar as informações da listagem, os patrimônios com próxima execução de serviços a definir serão listados conforme filtro definido.

 

O botão será utilizado para gerar o relatório dos dados buscados. Ao clicar neste botão será exibida a tela abaixo para escolher se o relatório deve exibir totalizadores ou não:


Figura 5 - Filtro para a impressão do relatório

Neste relatório será mostrada descrição do equipamento, apelido do patrimônio, o valor e a data da próxima e da última execução da manutenção e o valor do uso diário com base no cálculo preenchido no campo "Uso diário".

Se o seu sistema estiver utilizando a tecnologia três camadas (disponível apenas para Sisloc Premium) então a tela de exportação do relatório será exibida.

 

Serão exibidas também as informações da localização do patrimônio - referência da operação em que o mesmo está incluído, cliente desta locação e endereço onde se encontra e os dados da manutenção (se o equipamento estiver disponível esses campos estarão em branco) - data e  horímetro previsto para a próxima execução da manutenção preventiva, data e horímetro da última execução, serviço a ser realizado e número da manutenção que está incluído (este último para os casos em que o serviço já está em execução).


Figura 4 - Relatório de Programa de Manutenção Preventiva a Executar - Detalhado

 

É possível imprimir também o mesmo relatório porém de forma resumida, mostrando apenas as informações básicas das manutenções preventivas de cada equipamento, para isso clique no botão , será aberta a seguinte tela:



Figura 5 - Filtro para a impressão do resumo

Escolha se os totalizadores devem ser exibidos no relatório ou não.

Se o seu sistema estiver utilizando a tecnologia três camadas (disponível apenas para Sisloc Premium) então a tela de exportação do relatório será exibida.

O relatório será impresso conforme mostra a imagem abaixo:


Figura 6 - Relatório de Programa de Manutenção Preventiva a Executar - Resumido sem totalizadores

Figura 7 - Relatório de Programa de Manutenção Preventiva a Executar - Resumido com totalizadores

O botão será utilizado para ocultar os campos de filtro da tela, ao clicar no mesmo apenas o campo "Execução prevista até" e os botões serão mostrados do cabeçalho da tela:


Figura 8 - Tela de filtro das Manutenções Preventivas a Serem Executadas, filtro está oculto

 

O botão será utilizado para gerar o relatório das últimas manutenções do equipamento. Para isso selecione o patrimônio desejado e clique neste botão, as informações serão exibidas conforme mostra a imagem abaixo:


Figura 9 - Relatório do Histórico de Manutenções por Equipamento

 

Ao clicar no botão todos os equipamentos que atingiram o limite do medidor estipulado ou aqueles que não tiveram informados o campo "Próxima execução" e que se adequarem ao filtro informado serão exibidos na tela.


Figura 10 - Listagem das Manutenções Programadas a serem Executadas

 

As seguintes particularidades podem ser observadas na listagem:

A coluna "Dias Parados" é preenchida após informar o valor da última leitura.

O valor da coluna "Vl. Virtual" subtrai o número de dias parados vezes o uso diário.

A data prevista é recalculada considerando os dias parados desde a última leitura.

Nesta tela ainda é possível gerar a manutenção que estiver pendente, para isso selecione o equipamento desejado e clique no botão , será aberta a tela para gerar a ordem de manutenção conforme mostra a imagem abaixo:


Figura 11 - Tela para a Geração de Ordem de Manutenção para o Equipamento com Manutenção Preventiva a Executar

Informe o técnico responsável, o responsável pela execução da OM e o responsável pela negociação para executar a manutenção. O medidor e a última leitura virão automáticos, porém o medidor poderá ser alterado.

No campo "Horímetro acumulado", será impresso o resultado do seguinte cálculo: (medidor retirado - medido colocado + medidor patrimônio). Para os valores MEDIDOR RETIRADO e MEDIDOR COLOCADO, será considerado o valor dos campos contidos ao executar o processo "Troca medidor", na tela de troca de medidor do equipamento. E, para o valor MEDIDOR PATRIMÔNIO, será considerado o valor do campo "Medidor" da tela de cadastro do Patrimônio.

Na seção abaixo dos campos de dados da manutenção serão listados todos os serviços programados permitindo que o usuário escolha qual(is) será(ão) executado(s). Por definição, todos já aparecem marcados. Caso o serviço seja diferenciado por equipamento, os materiais previstos serão buscados do cadastro de serviço conforme equipamento, caso contrário buscará da aba peças do cadastro do produto.

Nesta seção existem duas colunas específicas:

"Últ. Exec. Acum.": Para obter o resultado desta coluna, será considerada a seguinte fórmula: Últ. Exec. Acum. = (Medidor Retirado – Medidor Colocado + Medidor Patrimônio). Obs! será considerado o valor do horímetro retirado e horímetro colocado somente até a data da última execução do serviço. Caso o horímetro nunca tenha sido trocado, o valor da última execução acumulada sempre será o mesmo valor da última execução, conforme fórmula.

"Próx. Exec. Acum.": Para obter o resultado desta, será considerada a seguinte fórmula: Próx. Exec. Acum. = (Horímetro Acumulado + Preventiva). Obs! Para o valor do "Horímetro Acumulado" deve ser considerada a fórmula (Medidor Retirado - Medidor Colocado + Medidor Patrimônio). E para o valor da Preventiva deve ser considerado o valor do campo "Periodicidade" contido na seção 'Serviços' da tela 'Programa de Manutenção Preventiva'.

Clique no botão e siga o processo normal de rotina da "Ordem de Manutenção", clique aqui para mais informações sobre esta rotina.

Para fechar a tela de manutenção preventiva a executar clique no botão .