Exemplo: Utilização do Checklist de Equipamento |
Disponível para: |
|
Problema: Uma locadora necessita realizar o controle de patrimônios durante a remessa, devolução e manutenção dos equipamentos e ainda um controle periódico gerado aleatoriamente de tempos em tempos.
Os itens a serem verificados no patrimônio serão:
- Os Pneus e Rodas do caminhão são Novos ou Gastos?
- Qual o tamanho que a mangueira do caminhão possui atualmente?
- Qual a última data da realização da troca de óleo?
- Este equipamento foi com suas baterias?
A configuração do sistema deverá ficar da seguinte maneira:
Campos Customizados: criar quatro campos customizados, um para cada item a ser verificado, a configuração deverá possuir as opções necessárias para seleção.
- Pneus e rodas:
Figura 1 - Cadastro de campo de Exemplo Pneus e Rodas
- Mangueira:
Figura 2 - Cadastro de campo de Exemplo Mangueira
- Data da realização da troca de óleo:
Figura 3 - Cadastro de campo de Exemplo Data da troca de óleo
- Baterias:
Figura 4 - Cadastro de campo de Exemplo Baterias
Formulários customizados: Depois de cadastrar os campos customizados necessários, acesse o cadastro de formulários customizados e crie o que será utilizado no checklist de equipamento vinculando-o aos campos criados.
Figura 5 - Cadastro de Formulários customizados - Exemplo de Checklist
Produtos: Acesse o cadastro do produto para o qual o controle de checklist será realizado e associe o formulário customizado ao campo "Formulário Checklist" localizado na aba "1-Produto", sub-aba "Informações adicionais":
Figura 6 - Tela de Cadastro de Produto com foco no campo "Formulário checklist"
Parâmetros geral: Efetuar a configuração dos parâmetros do sistema para que a geração de checklist da remessa, devolução e OM sejam gerados automaticamente.
Figura 7 - Tela de Parâmetros Gerais
Depois de efetuar as configurações mostradas acima, vamos utilizá-las durante os processos que se fazem necessários, informados no problema acima: Remessa, Devolução, OM e Checklist avulso.
Remessa de Equipamentos: Com o parâmetro "Remessa de locação", do "Gerar Checklist", nas configurações do sistema marcado, ao executar o processo "Fazer Expedição" da remessa o sistema gerará um registro de checklist de equipamento para cada produto incluído na remessa que possuir relacionamento com um formulário de checklist.
Figura 8 - Tela de Cadastro de Remessa de Equipamentos com foco no processo "Fazer Expedição"
Ainda na remessa, para visualizar o checklist gerado e executar o controle do mesmo, acesse o processo . Será aberta a tela de cadastro do Checklist de equipamento com o registro gerado.
Figura 9 - Listagem de Checklists gerados a partir da Remessa de Equipamentos
Devolução de equipamento: A devolução vai funcionar da mesma forma que a remessa, porém o checklist será gerado após a recepção do equipamento, e então será possível efetuar a comparação de ambos os checklists.
Ordem de Manutenção: Na ordem de manutenção o checklist será gerado no momento da execução dos processos de levantamento de OM e conclusão da sua execução, então o sistema irá gerar - de acordo com o parâmetros das configurações do sistema - o checklist do equipamento selecionado. Ao acessar o processo será possível observar o registro gerado.
Figura 10 - Listagem de Checklist gerados a partir da Ordem de Manutenção
Através da ordem de manutenção também será possível efetuar a comparação do checklist, será comparado com o anterior (independente de sua origem).
Checklist avulso: Através da tela de checklist de equipamento, será possível criar um checklist - independente se houve ou não a movimentação - ou seja, um checklist esporádico, que se faz necessário quando há uma vistoria de produtos. Ao acessar a tela de checklist adicione um novo registro para o patrimônio desejado, lembrando que este já deve estar associado a um formulário de checklist.
O checklist gerado dessa maneira possuirá o campo "Origem" preenchido como "Conferência", uma vez que não se originou de nenhum processo que possui a rotina de gerar tal registro.
Da mesma forma que os outros, o registro gerado como checklist avulso também poderá ser comparado a registros anteriores, caso o patrimônio possua tais registros.
Depois de criar o checklist os processos de execução e conclusão poderão ser executados normalmente.
A impressão do checklist dependerá da criação de um texto HTML com a configuração desejada para o relatório.