Grupo |
Disponível para: |
Nesta tela poderemos criar grupos de produtos e/ou serviços para a classificação dos itens do estoque e serviços da empresa conforme a necessidade. Não será possível cadastrar grupos e subgrupos.
Acesse o caminho "Iniciar -> Estoque -> Grupo" para abrir a tela de cadastro de grupos:
Figura
1 - Listagem de Grupos
de Equipamentos
Clique no botão :
Seção "Grupo"
Figura
2 - Tela de Cadastro
de Grupo, seção "Grupo"
Os seguintes campos podem ser observados:
"Situação": Informe em qual situação se encontra o cadastro, escolha entre "Ativo" ou "Inativo". Os grupos Inativos não serão apresentados para seleção nas telas de cadastro;
"Grupo": Informe o nome do grupo. Você não pode cadastrar grupos de produtos/serviços com o mesmo nome.
"Grupo markup": Indique se o registro estará associado a algum grupo de markup cadastrado no sistema. O sistema utiliza esse relacionamento para calcular o preço de venda dos itens classificados dentro desse grupo na execução do processo de entrada de estoque ou encerramento de um pedido de compra. Se não houver tal relacionamento com o grupo nem com o produto, o cálculo de preço não será feito e o preço à vista não será atualizado.
"Centro de Resultado": Selecione o centro de resultado padrão para os produtos deste grupo, a partir desse relacionamento alguns relatórios serão filtrados por centro de resultado e buscarão os produtos por grupo.
Este relacionamento não será válido para as classificações financeiras das operações, pois uma operação pode possuir vários produtos de grupos diferentes com referências diferentes. |
"Código hierárquico": Defina o código hierárquico desse grupo. O campo estará habilitado apenas se a máscara do código hierárquico estiver definida nas configurações gerais do sistema. É necessário definir toda a hierarquia dos grupos, criando grupo 'pai' e 'filho', como exemplo abaixo:
Máscara NN.NN.NN:
01 - Geradores
01.01 - Geradores de alta potência
01.01.01 - Geradores 500 KVA
01.01.02 - Geradores 600 KVA
01.02 - Geradores de baixa potência
01.02.01 - Geradores 150 KVA
Para cadastrar um código 'filho' é necessário possuir o código 'pai'. Observe que o grupo '01 - Geradores' fica como um centralizador geral, os grupos '01.01 - Geradores de alta potência' e '01.02 - Geradores de baixa potência' também são centralizadores em um nível abaixo e os demais grupos estão em um nível analítico.
Se o parâmetro "Utilizar apenas grupos no nível analítico" estiver marcado, apenas os grupos no nível mais baixo (analíticos) poderão ser selecionados no cadastro de produto e serviço no sistema.
"Exibir no demonstrativo de faturamento": Defina a exibição dos itens relacionados a este grupo no demonstrativo e nota fiscal. Quando essa opção estiver como "Não", os itens relacionados ao grupo não serão exibidos no demonstrativo de faturamento e na nota fiscal, o valor referente à eles será rateado entre o restante dos itens do contrato. Se houver "Ambiente" informado na remessa, o rateio será feito apenas entre os itens de mesmo ambiente. Se todos os itens da remessa estiverem relacionados à grupos que possuam esse campo determinado como "Não", o demonstrativo não será emitido e o sistema apresentará um erro, é necessário sempre incluir um item para que seja exibido no demonstrativo.
"Cálculo": Selecione a forma de cálculo da locação do equipamento a partir da segunda fatura:
"Normal (parâmetros)": O cálculo da fatura seguirá as configurações para o tipo de locação da ficha;
"Pró-rata": As faturas de locação geradas para os equipamentos relacionados a este grupo serão cobradas, a partir da segunda fatura, proporcionalmente ao tempo utilizado.
Ex.: Faturamento de locação com período de 15 dias iniciando no dia 01/05. O equipamento foi devolvido no dia 26/05.
1ª fatura: Integral dia 01/05 ao dia 15/05;
2ª fatura: Pró-rata do dia 16/05 ao dia 26/05.
Valor: (Vl loc período / 15) x 10, onde '10' é o tempo que ficou locado no segundo período da locação (26 - 16).
"Medidor": Selecione a forma de cálculo do apontamento de horas, essa opção só será válida para os produtos que possuem medidor:
"Medidor final menos inicial": ao final da locação, será informado o valor do medidor atual e cobra-se a diferença entre o medido inicial e o atual;
Ex.: Locação de um equipamento que foi enviado com medidor no valor de 1500hs de utilização, ao recebê-lo o medidor estará com 2200hs. Você deve informar o valor de 2200 e o sistema executará o cálculo: Medidor = Medidor final - Medidor inicial => Medidor = 2200 - 1500 => Medidor = 700hs utilizadas durante a locação.
"Apontamento": ao final da locação você deve efetuar o cálculo do valor utilizado durante a locação e informá-lo.
"Tabela Fator": Selecione a tabela com os fatores que o sistema utilizará para o cálculo dos valores das locações para os equipamentos associados a este grupo. Esses fatores serão aplicados no momento do cálculo das faturas
O campo "Tabela Fator" estará visível apenas se o seu sistema possuir o tipo de locação "Diária c/ Fator". |
"Tipo": Campo disponível apenas se o módulo "Ordem de Serviço" estiver habilitado. Defina o tipo do grupo identificado se os produtos deste é "Caçamba" (utilizado no processo de locação de caçamba), "Veículo" (utilizado para ser associado à motoristas que executarão serviços na Locação de Caçamba) ou "Outros" (podem ser utilizados em qualquer outro ponto do sistema, exceto no processo de locação de caçamba). O valor padrão para este campo será "Outros".
"Equipamento pesado": Selecione se o grupo é específico para equipamentos pesados ou não, esta informação será utilizada para filtrar informações no relatório de localização de equipamentos locados.
"Prefixo/Tam. código produto": defini-se um prefixo e a numeração inicial para este "Grupo" de equipamentos. Desta forma, atingirá todas os cadastros de produto daquele grupo para ter uma numeração sequencial e uniforme. O prefixo está atualmente limitado a três caracteres. Veja o exemplo:
Produto:
Gerador 500KVA
Grupo: Geradores
Prefixo do Grupo: G
Tamanho do Código: 4
Último código cadastrado do Grupo: G-0030
Código sugerido pelo Sisloc: G-0031
Detalhes:
Ao habilitar o parâmetro "Sugerir código do equipamento" irá bloquear o campo "CÓDIGO" do cadastro de produto para que ele seja sugerido pelo Sisloc, evitando inconsistência/redundância ;
Quando criar um novo produto, no momento em que for clicado no botão salvar, o Sisloc irá gerar um código automático para este produto de acordo com o Grupo que ele estiver associado. O Sisloc buscará o prefixo do Grupo + o próximo número sequencial que correspondente aquele grupo;
Ao salvar um novo produto, o sistema irá validar se o parâmetro "Sugerir código do equipamento" está habilitado. Caso esteja, o Sisloc irá buscar o prefixo que foi cadastrado no grupo daquele novo produto e buscará dentro dos produtos de mesmo grupo o próximo número a ser salvo.
E ainda há dois processos neste campo tendo as finalidades de:
"Alterar
código do produto": Através do processo de alteração de código
do produto o usuário consegue alterar o código do produto sugerido
pelo sistema. Este processo somente estará ativo quando o parâmetro
geral "Sugerir código do equipamento" estiver habilitado.
Ao informar o novo código, o sistema irá validar para verificar se
o código informado já existe no sistema. Caso exista, mostra uma mensagem
para usuário que este novo código já existe e que ele deverá informar
outro código.
"Alterar
prefixo do grupo": Se o usuário alterar o prefixo do grupo
de produtos para um prefixo já existente, o sistema avisará que este
novo prefixo já está associado a outro grupo de produtos e caso usuário
deseje continuar com a alteração o sistema irá alterar também os códigos
dos produtos para as numerações seguintes à última numeração do prefixo
alterado.
EXEMPLO:
No cadastro do Grupo do Produto tem um grupo nomeado de Motoserras
configurado com o prefixo "M". E neste grupo já possui
um produto com código M-0001. O prefixo do Grupo "Motoserras"
será alterado para o prefixo "T".
Entretanto, o prefixo "T" já possui 5 produtos cadastrados,
ou seja, os códigos T-0001 até T-0005. Portanto, o Sisloc irá alterar
o produto com código M-0001 para o código T-0006, pois não pode passar
de M-0001 para T-0001 pois já existe.
Seção "Dados"
Figura
3 - Tela de cadastro
de grupo, seção "Dados"
"% ISS Locação": Informe o percentual do ISS de locação para os itens relacionados ao grupo.
"NR-18": Informe a regra para NR-18 dos itens relacionados
ao grupo. Através do processo você pode consultar
o texto da NR-18 selecionada para o grupo.
"Retenção": "INSS", "I.R." e "PIS /COFINS /CSLL": Marque para indicar os impostos que serão retidos para as faturas dos itens relacionados ao grupo.
"Código do serviço NFS-e SP": Informe o código padrão para os serviços relacionados ao grupo. Considerado apenas para o estado de SP.
"Código do serviço NFS-e": Informe o código de tributação para as notas fiscais de serviços dos demais Estados, efetuar cadastro conforme tabela de códigos de serviços.
"CNAE ": Informe o código de classificação nacional de atividades econômicas para os produtos deste grupo. Esse código é enviado para a SEFAZ e é obrigatório nas notas eletrônicas conjugadas, atualmente o Sisloc não emite este tipo de nota, então este campo será apenas informativo.
"Descrição CNAE": A informação preenchida neste campo será considerada para que a descrição do CNAE seja impressa associada ao seu referente "Código" na NFS-e/RPS , quando esta for do tipo "Integração NFS-e".
"Item lista de serviço NFS-e": Informe o número do item da lista de serviços para geração de nota fiscal eletrônica de serviços.
"Incentivo fiscal": Informe se o serviço possui incentivo fiscal de ISSQN ou não. Esta informação é apenas para aa emissão da NF-e Conjugada.
"Exigibilidade do ISS": Informe a exigibilidade do ISS para emissão da NF-e Conjugada. Esta informação é apenas para aa emissão da NF-e Conjugada. Opções: 1 - Exigível; 2 - Não Incidência; 3 - Isenção; 4 - Exportação; 6 - Exigibilidade por decisão judicial; 7 - Exigibilidade suspensa por processo administrativo; 8 - Imunidade.
Aplicar os novos campos criados no cadastro de grupos aos serviços que são preenchidos na geração da nota fiscal eletrônica conjugada. (Serviços vinculadas à NF-e). Deverão ser preenchidos os campos de Código do Serviço NFS-e e Item lista de serviço NFS-e da aba Serviços da Nota Fiscal e também os campos Lista de Serviço (ISSQN) Exigibilidade do ISS Incentivo Fiscal ISSQN do processo Abrir Dados NFS-e.
"Descrição item do serviço": A informação preenchida neste campo será considerada para que a descrição do Serviço seja impressa associada ao seu referente "Código" na NFS-e/RPS, quando esta for do tipo "Integração NFS-e".
"Mapa de faturamento": Informe a ordem do grupo na geração do mapa de faturamento, ao informar '0' o total dos itens relacionados ao grupo será somado na coluna de venda sem destaque no mapa.
"Formulário Customizado": Selecione o formulário customizado criado para os produtos deste grupo.
"Cód. do Município - ISS": Selecione o registro já cadastrado na tabela de código do município de ISS para que o Sisloc considere o código do município e a alíquota de acordo com os municípios vinculados.
O Código do Município - ISS só estará disponível para o Sisloc Premium. |
"NBS": Informe o código de acordo com o grupo de serviço cadastrado.
A Nomenclatura Brasileira de Serviços (NBS) é o classificador nacional para a identificação dos serviços, utilizado como referência no cálculo da Lei da Transparência. |
Ao gerar uma nota fiscal conjugada são preenchidos automaticamente os campos de Código do Serviço NFS-e e Item lista de serviço NFS-e da aba "Serviços da Nota Fiscal" e também os campos "Lista de Serviço (ISSQN)", "Exigibilidade do ISS" e "Incentivo Fiscal ISSQN" do processo Abrir Dados NFS-e. |
Seção "Natureza financeira/tipo e contrato"
Essa seção é apresentada apenas quando o parâmetro "Preço de locação composto" estiver marcado.
Figura
4 - Tela de cadastro
de grupo, seção "Natureza financeira/tipo de contrato"
Nesta seção é necessário relacionar as naturezas financeiras para classificação automática das receitas geradas pelo faturamento da ficha de locação relacionada ao grupo de equipamentos locados, ou seja, cada grupo pode ter uma classificação financeira por tipo de contrato e essa classificação é utilizada conforme o tipo de contrato selecionado na ficha de locação.
A classificação financeira também ocorrerá automaticamente quando houver na ficha de locação serviços extras dos tipos A, B, C ou G, sendo que estes serviços estão associados a grupos que contém esse relacionamento entre tipo de contrato x natureza financeira e a ficha é de um determinado tipo de contrato.
Clique em e selecione a natureza financeira para
cada tipo de contrato.
Clique em
para finalizar o cadastro. O relacionamento dos grupos com os equipamentos
e serviços é feito através do cadastro de produto
ou serviço, respectivamente.
O botão ficará ativo apenas se a modalidade "Diária
com fator" estiver habilitada no sistema, através desse é indicada
a tabela de fatores que serão utilizados para o cálculo da fatura de locação
dos produtos associados a este grupo.
|
Entre em contato com o suporte da Sisloc Softwares para mais informações sobre a habilitação deste tipo de locação, clique aqui para mais informações de contato com nosso suporte. |
Ao clicar neste botão será aberta a tela "Grupo - Fatores para
tabela de preço" onde serão informados os fatores de cada grupo para
as respectivas locações existentes no sistema.