O Módulo de Alocação |
Disponível para: |
O termo "Alocar" significa destinar algo para um determinado fim.
Em relação à estoque, significa endereçar uma mercadoria, tal como peças, acessórios, componentes... Dar endereço, localização para produtos em geral. Depois de realizar a alocação é possível realizar a consulta de onde se encontra determinado item através de um sistema ou catálogo.
Segue abaixo o fluxo do módulo de alocação:
Figura
1 - Fluxograma de
alocação
Este módulo utiliza diversas funcionalidades do sistema como: CADASTROS, ESTOQUE, ALOCAÇÃO e OPÇÕES.
Ao implantar o módulo de "Alocação", este não possuirá dados pertinentes para seu funcionamento. Portanto, ao utilizá-lo pela primeira vez é necessário fazer a importação inicial através do menu de fornecimento, clique aqui para mais informações.
Os seguintes cadastros são obrigatórios:
Os cadastros de LOCAL e ALMOXARIFADOS não são feitos nesta aplicação, pois são importados na inicialização do sistema, durante o fornecimento inicial. Os almoxarifados são os locais para armazenamento dos equipamentos que não estão sendo utilizados (equipamentos não implantados, reservados ou devolvidos). Este cadastro de almoxarifado deverá possuir um código a ser fornecido pela Matriz para que os dados sejam sincronizados corretamente. Os locais e almoxarifados serão cadastrados na MATRIZ, exportados via arquivo e importados no sistema para que os dados sejam sincronizados corretamente. Após a importação deverá ser dado acesso no cadastro de USUÁRIO de qual local ele poderá visualizar no sistema. Cada local deverá conter dois almoxarifados para distinguir se são equipamentos disponíveis ou equipamentos a serem enviados para a MATRIZ. |
Setor:Cada diretoria, gerência geral, gerência de área, coordenação e supervisão representa um setor com um nível diferente, sendo: nível 1, 2, 3, 4 e 5 respectivamente. É no cadastro de Centro de Custo que a hierarquia entre os setores será definida. Todos os setores deverão ser incluídos neste cadastro.
Centro de Custo: Este cadastro serve para relacionar a hierarquia entre os setores e o local. Os relatórios de "Apropriação de Custos" e "Rádios Locados" utilizam a estrutura de setores definida neste cadastro.
Responsável: Contém as pessoas responsáveis pela utilização dos equipamentos. Este cadastro contém a matrícula, nome, e-mail e telefone.
Rateio: Este cadastro serve para informar os valores das infraestruturas que serão rateados entre os rádios de cada localidade em um período. Este período será utilizado no relatório de Apropriação de Custos para aplicar o valor da infraestrutura corretamente.
Kit: Este cadastro contém os kits fornecidos pela Matriz juntamente com os equipamentos que os compõem. Deve ser informado o valor de locação e se o kit representa um rádio ou não. Não é permitido incluir kits, somente alterar as informações citadas acima.
Depois que todos os cadastros acima citados estiverem corretamente realizados, é possível efetuar o processo de alocação, realizando fornecimentos, devoluções, substituições...
O fluxograma básico do funcionamento desta rotina está demonstrado no esquema a seguir:
Figura
2 - Fluxograma de
funcionamento da alocação
Este módulo deve ser habilitado junto ao suporte da Sisloc Softwares, clique aqui para mais informações sobre o contato. |