Voltar

Devolução de Venda

Disponível para:

Este processo possibilita ao usuário escolher itens da venda para efetuar uma devolução. É possível realizar quantas devoluções forem necessárias.

Pré-requisitos para executar a devolução de uma venda:

- A nota fiscal do pedido de venda já estiver sido gerada.

- A nota fiscal do pedido de venda não estiver sido desmembrada ou não estiver em junção com outra.

Procedimentos

Abaixo está a tela que irá possibilitar efetuar as operações relacionadas ao processo Devolução de Venda. Nesta serão exibidas todas as devoluções já concluídas ou em aberto para o pedido de venda selecionado. Esta é uma tela de pesquisa padrão do sistema. Serão apresentados três seções sendo, uma com os dados principais da devolução, outra com os produtos/patrimônios de cada uma e mais abaixo estão as informações dos contas a receber que foram gerados na venda e ao lado, os contas a pagar provenientes da devolução da venda.


Figura 1 - Tela de listagem para a devolução de venda.

Para realizar uma devolução clique no processo "Gerar devolução".  

Pode ocorrer as situações:

  1. Transferência entre almoxarifado: demonstrará a tela abaixo indicando os almoxarifados de origem e destino necessários para o correto processo de devolução. Informe os dados e siga o restante do processo;


Figura 2 - Tela para informação dos almoxarifados de origem e destino.

  1. Devolução de venda: demonstrará a tela com os produtos para serem devolvidos. Será exibida a tela conforme figura abaixo. Marque os itens desejados e informe a quantidade a devolver para cada um, bem como a família de CFOP (caso não esteja preenchida). É possível executar o processo   para marcar automaticamente todos os produtos com quantidade total.

Figura 3 - Tela de listagem para seleção dos equipamentos a serem devolvidos

Se for devolução de imobilizado aparecerá com uma informação a mais, solicitando que marque quais os patrimônios a serem devolvidos. Neste caso, não se informa a quantidade pois a quantidade que se marcar de patrimônio será o total a ser devolvido, conforme imagem abaixo:


Figura 4 - Tela de listagem para seleção dos patrimônios a serem devolvidos

Clique no botão "OK" para processar a devolução. Ao finalizar, o sistema retorna para a tela de pesquisa das devoluções da venda apresentando o registro da devolução com status "Aberto".  Para desfazer a geração da devolução execute o processo  "Estornar devolução".

Quando é uma devolução de venda de transferência entre almoxarifado, aparecerá o processo "Visualizar Almoxarifados" que permite consultar os almoxarifados de origem e destino.

Para que a devolução esteja completa, é preciso gerar a nota fiscal através do processo "Gerar NF". Será aberta a tela conforme imagem abaixo:


Figura 5 - Tela de Geração da NF

Através desta tela selecione a opção correta do processo que irá executar, se vai realizar a emissão própria com a informação do tipo de operação ou se será importada a NF de terceiro, podendo optar NF-e (modelo 55) com a importação do XML ou inserindo a chave de acesso da NF-e ou modelo 1 informando os dados corretamente. Conforme a opção escolhida a tela irá alternar na exibição dos campos solicitados. Após o preenchimento correto, basta cliente em OK.

Após a execução deste processo o registro da devolução passará para o status "Concluído".

Observações:

* Caso a devolução represente o valor total ou parcial da venda, e os títulos a receber gerados pela venda estejam no status aberto, o processo de geração da NF será responsável por cancelar todos os CARs relacionados com a venda.

* Caso a devolução represente o valor total ou parcial da venda, e os títulos a receber gerados pela venda estejam no status liquidado ou liquidado a compensar, independente de estarem vinculados à boletos, o Sisloc gerará parcelas de contas a pagar no valor total dos títulos. A quantidade de parcelas, assim como a data de vencimento, será decidida pelo usuário, sendo que o default será uma parcela com o valor total. Esta informação será levada para a nota fiscal de devolução, aba parcelas.

* Caso a devolução represente o valor total ou parcial da venda, e os títulos a receber gerados pela venda estejam parte liquidado ou liquidado a compensar e parte em aberto, então:

-> Se o valor total dos títulos a receber, no status em aberto, seja igual ao valor total da devolução então esses serão cancelados.

-> Se o total de títulos a receber, no status em aberto, seja maior que o valor total da devolução, então os títulos abertos serão cancelados e serão criados novos contas a receber com o valor residual (Serão criados o mesmo número de títulos a receber cancelados). Para este caso, os títulos terão suas classificações financeiras, realizadas automaticamente com base nas naturezas financeiras e centro de resultados utilizados nos títulos cancelados.

-> Se o total de títulos a receber, no status em aberto, seja menor que o valor total da devolução, então os títulos abertos serão cancelados. Após cancelar estes serão geradas parcelas na nota fiscal de devolução no valor residual (diferença entre o valor da devolução e o valor dos títulos abertos).

-> Caso o sistema esteja configurado para a funcionalidade de sobre venda, os novos títulos a receber que serão gerados, terão a comissão recalculada, com base no novo valor da parcela.

-> Se houver renegociação de títulos vinculado à venda, a rotina executará o recebimento do equipamento, gerará a NF de devolução e levantará mensagem informando que valores a serem devolvidos e cancelados, deverão ser feitas manualmente.

       -> Não será possível executar a devolução, caso a venda possua títulos no status PCLD.

-> Ao realizar o estorno da devolução de venda serão excluídos todos contas a pagar gerados e os novos títulos a receber gerados e reabertura dos contas a receber cancelados.

-> Não é possível imprimir uma NF de devolução de venda, cujo o valor das parcelas seja maior que o valor total dos títulos a receber liquidados e que estão vinculados à venda.

Este processo de devolução de venda poderá ser efetuado quantas vezes forem necessárias.

Para empresas configuradas como Simples Nacional, o Sisloc irá gerar nota fiscal com as seguintes configurações para PIS/COFINS:

CST PIS

99

 

CST COFINS

99

Base de cálculo de PIS

0,00

 

Base de cálculo de COFINS

0,00

Alíquota de PIS

0,00

 

Alíquota de COFINS

0,00

Valor de PIS

0,00

 

Valor de COFINS

0,00