Remessa |
Disponível para: |
Remessa é um arquivo enviado, pelo cliente, ao banco contendo instruções para pagamentos. Todo arquivo remessa gera um arquivo retorno pelo banco como contra partida, com o resultado do processamento.
Existem diversos tipos de arquivo remessa, os mais comuns são:
- Os que registram ou dão baixa de cobranças no sistema do banco;
- Os que enviam instruções de pagamento de títulos, impostos, folha de pagamento...
O arquivo de remessa é um arquivo texto que obedece aos layouts FEBRABAN e/ou CNAB padronizado pelo banco cedente que contém toda a cobrança a ser realizada com um registro por linha. Você deverá entrar em contato com o seu banco para se informar qual é o meio disponibilizado para envio deste arquivo.
Os layouts do arquivo remessa seguem as padronizações estabelecidas pelo CNAB (Centro Nacional de Automação Bancária) e pelo órgão técnico da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos). Consulte o seu gerente de contas ou a área de cobrança do seu banco para saber qual é o layout que você irá utilizar. Normalmente, o arquivo remessa é utilizado na cobrança do tipo registrada.
A cobrança "registrada" é aquela em que as informações a serem cobradas são enviadas previamente ao Banco sob os padrões CNAB e/ou FEBRABAN para a prestação de serviços adicionais, tais como: impressão e postagem de boletos, serviço de protesto, serviço de controle do recebimento da cobrança, solicitações de baixas e alterações, etc.
Alguns Bancos possuem o padrão CNAB 400 e outros FEBRABAN 240 e outros possuem os dois. Para remeter um arquivo de remessa para seu Banco informe-se primeiro com seu Gerente sobre o tipo de arquivo adotado pela instituição financeira.
Através da tela de remessa do contas a pagar é possível visualizar todas as remessas processadas com o código, data e usuário responsável pela geração, além de gerá-las e estorná-las conforme necessidade. Esta remessa será do tipo que envia instruções de pagamentos de títulos, impostos e outros ao banco, para que a empresa possa efetuar o pagamento de suas dívidas para com seus fornecedores.
Para visualizar as remessas do sistema, acesse o caminho "Iniciar -> Contas a Pagar -> Integração Bancária -> Remessas", é aberta a tela "Remessas", conforme mostra a imagem abaixo:
Figura
1 - Listagem de Remessas
a serem geradas
Nesta serão listadas todas as remessas já geradas no sistema.
Clique no processo para efetuar a geração
de uma remessa a ser enviada. Será aberta a tela de filtro:
Figura
2 - Filtro para geração
de Remessa
"Diretório": Informe o caminho para o diretório onde a remessa será gerada.
"Conta": Selecione a conta de onde será debitada os valores dos boletos.
"Vencimento de ... até": Informe o período para buscar os lançamentos da remessa.
"Borderô": Para buscar os títulos de um borderô específico, selecione-o neste campo.
"Tipos de pagamento": Selecione os tipos de pagamento dos títulos a serem buscados.
Clique para "Filtrar".
Clique no botão para gerar, o sistema buscará todos
os pagamentos desta conta no período de vencimento informado e criar o
arquivo de remessa a ser enviado para o banco.
Acesse o diretório informado e envie o arquivo que foi gerado para o banco.
Na tela de listagem das remessas ao dar duplo clique em um lançamento é possível visualizar os detalhes da geração conforme mostra a imagem abaixo:
Figura
3 - Tela de detalhes
da geração de Remessas
Depois de gerada a remessa essa deve ser enviada para o banco para que seja processada.