Os 05 benefícios do software de locação de máquinas

 

Em tempos de economia, investir em tecnologia de gestão é a melhor saída!

Diante do cenário atual, em que o desafio é reduzir e controlar custos fixos e variáveis, sem perder de vista a excelência na qualidade dos serviços prestados e os resultados financeiros, muitos locadores ainda não estão convencidos se realmente vale a pena investir em um sistema de locação.

Por isso, agrupamos 05 benefícios pelos quais acreditamos que um software de locação de máquinas, como o Sisloc, poderá facilitar o dia a dia da sua locadora. Boa leitura!

1. Controle seu imobilizado

A movimentação de estoque em locadoras, à primeira vista, parece uma operação simples.

Até que num belo dia você percebe que está faltando um equipamento, mas aí já é tarde demais. Para evitar esse tipo dor de cabeça é fundamental ter um software de locação de máquinas, que possibilita:

  • Rastreabilidade dos equipamentos.
  • Controle dos acessórios, peças e dos serviços executados por equipes internas ou de terceiros.
  • Controle do inventário e muito mais!

2. Controle dos contratos ativos

Utilizando um software de locação de máquinas, você poderá acompanhar a situação de cada contrato, de tal forma que se um determinado cliente esteja com o título em atraso, o sistema de locação permite o envio de alerta ao usuário através de mensagem de texto, visualização dos títulos em atraso, ou até mesmo o bloqueio do cliente.

3. Faturamento em dia

O atual cenário favorece as pequenas locações, com menor volume de equipamentos. Apesar de gerar um volume maior de trabalho, muitas vezes a rentabilidade é melhor. Isso porque quem aluga é o pequeno construtor ou a pessoa física, que utilizam os equipamentos em períodos menores, onde o percentual sobre o retorno do investimento é maior.

Essas regras de locação podem variar por cliente, por equipamento e por região, além dos diversos períodos de locação, entregas e devoluções parciais que dificultam o processo de faturamento e a cobrança bancária. Em muitos casos, os responsáveis não podem se ausentar da empresa, pois o faturamento depende exclusivamente deles.

Com as soluções de faturamento do Sisloc, todos os seus contratos serão faturados de forma correta e sequencial, obedecendo às regras de cada período. Os responsáveis são avisados dos faturamentos que estão em atraso, além da integração com boletos bancários e envio dos comprovantes por e-mail, reduzindo custos com correios ou motoboys.

4. Redução com custos em TI

A situação em que se encontra, tanto a estrutura física como a de logística das locadoras, muitas vezes deixa a desejar. Manter um profissional de TI no quadro de colaboradores das empresas custa caro, logo, os computadores, sistemas operacionais, demais aplicativos e os dados dos clientes ficam jogados a própria sorte. Primeiro, os computadores não têm o cuidado que deveriam, como: ficar em locais com ar-condicionado, livres de poeira e com a rede configurada para bloquear acesso de hackers; segundo, sabe-se que nem todas as locadoras utilizam o sistema operacional licenciado; terceiro, o backup diário, do banco de dados do cliente, não é feito e dessa forma, qualquer problema decorrente de queda de energia, desligamento acidental, vírus, roubo dos equipamentos, sequestro dos dados (ransomware), dentre outros, deixa a empresa totalmente vulnerável, sem condições de operar e com perdas incalculáveis.

Adquirindo o Sisloc In Cloud, um software de locação de máquinas nas nuvens, sua locadora poderá reduzir investimentos em:

  • Infraestrutura (servidores, unidades externas de backup);
  • Licenciamento de sistema operacional;
  • Custos com profissionais de TI;
  • Além de facilidades com as atualizações de versões e intervenções quando necessárias;

5. Planilha de excel ou software de locação de máquinas com expertise? 

Muitas locadoras lidam com os seus processos de gerenciamento por meio de planilhas compartilhadas por várias pessoas e isso acarreta em retrabalho, perda de dados e erros graves.

Para evitar essa situação, o software de locação de máquinas Sisloc possibilita a gestão unificada das informações, a integração entre os departamentos e consequentemente traz mais eficiência e otimização aos processos da locadora. Logo, você tem informações precisas e centralizadas, muitas tarefas manuais podem ser substituídas facilmente, reduzindo as horas de trabalho da sua equipe. Assim, vocês poderão ter mais tempo para outras tarefas e projetos que tragam melhores resultados para a sua locadora.

Com esses benefícios você pode melhorar ainda mais a gestão da sua locadora, não é mesmo? Então, baixe agora mesmo o e-book “Boas práticas para manutenção dos equipamentos da sua locadora” e continue aprimorando a gestão da sua locadora!