OKR: nova metodologia adotada pela Sisloc

OKR (Objectives and Key Results, que traduzido para o português significa Objetivos e Resultados Chave) é uma estrutura de definição de metas criado pela Intel no final da década de 90 e que foi adotado por diversas empresas de tecnologia como Google, Twiter, LinkedIn, Dropbox e GoPro. O método pode ser utilizado em qualquer segmento e empresa, sendo ela de grande porte ou não. A finalidade é sempre definir aonde a empresa quer chegar e as metas que cada colaborador deve cumprir neste processo.

A Sisloc se preparou em 2015 para adotar essa estrutura este ano, tendo em vista a participação de todos os colaboradores para o alcance dos objetivos propostos por cada área, com foco na meta geral da empresa. Os resultados serão analisados a cada três meses, podendo levar a reestruturação do objetivo e a criação de novos desafios.

“Com a metodologia OKR haverá um maior envolvimento das pessoas para resultados em curto prazo, além de proporcionar um aprendizado contínuo sobre ações, metas e pessoas”, diz Adriano Ceccarelli, Analista de Processos e introdutor da metodologia na Sisloc. Ele propôs a adoção do OKR por ver a necessidade de novos objetivos e resultados. A empresa continua visando o crescimento de 5X mais, mas agora definiu os objetivos que devem ser priorizados.

O processo é flexível visando agilidade e redução dos riscos, já que são possíveis ajustes rápidos, tendo uma comunicação mais transparente sobre os objetivos e prioridades. Cria-se assim um time com foco, onde cada um tem seu papel para atingir os resultados em conjunto. “Com o OKR os colaboradores passam a ter a oportunidade de se envolverem nas decisões estratégicas da empresa, 60% será definindo pelos funcionários, o que gera mais dedicação e visão empresarial”, afirma Juliana Almeida, Analista de Recursos Humanos. Já Rafael Freitas, Gerente de Produto, acredita que com a nova estrutura os objetivos se tornam mais claros para toda a equipe Sisloc, gerando melhores resultados.

 

Aprenda como implantar a metodologia OKR, acesse: http://goo.gl/M0ZlLU