O que é Fluxo de caixa e qual sua importância para sua locadora

Para que qualquer empresa consiga crescer, são necessárias diversas estratégias. Isso abrange a logística, vendas, e claro, a gestão financeira. Para isso, alguns instrumentos de gestão são fundamentais. O fluxo de caixa, por exemplo, é imprescindível para os negócios, independentemente do porte da empresa. Mas você sabe o que é, para que serve e a importância dele para sua locadora?

O que é fluxo de caixa

Entende-se como fluxo de caixa o registro e controle sobre a movimentação do caixa de qualquer empresa, expressando as entradas e saídas de recursos financeiros ocorridos em determinados períodos de tempo.

O fluxo de caixa deve refletir com precisão a situação econômica da empresa, em termos financeiros de futuro.

Para que serve o fluxo de caixa

Em resumo, o fluxo de caixa é o instrumento que permite ao administrador financeiro, planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar os recursos financeiros da empresa por determinado período.

Ao elaborar um fluxo de caixa, além de possuir um controle financeiro, o locador terá uma visão ampla de seu negócio. Com isso, você poderá antecipar algumas decisões importantes, como o planejamento de investimentos, negociação com fornecedores, redução de despesas sem comprometer o lucro, dentre outros. Tudo isso porque, com o fluxo de caixa, você poderá identificar onde e como a verba está sendo aplicada.

Como fazer um fluxo de caixa

Para estruturar o fluxo de caixa, é necessário anotar todos os recebimentos, os pagamentos previstos em um determinado período, que pode ser diário, semanal, quinzenal, mensal, anual, etc. O mais comum é que se faça o fluxo de caixa mensal e que sejam feitas análises anuais do que de fato foi realizado ano a ano, averiguando se o ano foi positivo ou negativo, ou seja, se sobrou ou faltou dinheiro. Confira o passo a passo a seguir para fazer o fluxo de caixa da sua locadora!

1) Comece separando as saídas de dinheiro de sua locadora. Separe-as em, pelo menos, três categorias: fornecedores, despesas e outras categorias. Dentro das despesas, separe subcategorias, como despesas administrativas, comerciais e financeiras. E “outras saídas”, coloque o que a locadora pagou de empréstimos, pagamentos de juros e tributos.

2) Agora, anote todas as entradas de dinheiro. Elas vêm das vendas e/ou prestação de serviços.

3) Estime despesas ainda não lançadas no “contas a pagar”, como impostos, conta de água, luz, folha de pagamento, entre outros.

4) Por fim, apure a diferença entre o total do valor dos recebimentos e pagamentos na data escolhida. O resultado do fluxo de caixa é o saldo disponível.

O saldo disponível pode ser positivo ou negativo, porém esse saldo não indica se sua locadora está tendo lucro ou prejuízo. Por isso, a importância do fluxo de caixa em sua empresa é inquestionável. É fundamental acompanhá-lo e analisar os dados regularmente, o que fornecerá fundamentação para que sua locadora cresça ainda mais.

Para facilitar o acompanhamento do fluxo de caixa de sua locadora, existem no mercado softwares de gestão que automatizam todo o processo. Com o Sisloc, por exemplo, o locador pode controlar suas contas a pagar e a receber com total eficiência, ou seja, as suas entradas e saídas de dinheiro, verificar os saldos (caixa, final, bancário e disponível), fazer projeções de caixa para períodos futuros e dessa forma gerenciar a sua locadora com mais assertividade.

Com 26 anos de experiência, a Sisloc Softwares é líder em soluções de gestão em Rental no Brasil e desenvolveu um sistema com as melhoras práticas do mercado de locação, estando do presente em mais de 450 locadoras em todo o território nacional.

Os benefícios do Sisloc para a sua locadora:

  • Controla seu dinheiro (de onde veio e para onde vai).

  • Minimiza erros (otimiza as tarefas).

  • Antecipa possíveis situações críticas

  • Reduz riscos