Gestão financeira eficiente suaviza efeitos da crise

Um controle eficiente e boas ferramentas de gestão fazem a diferença em momentos de instabilidade econômica.

Já não é mais novidade que a crise política está afetando diversos setores e impactando o país. Porém, com planejamento e gestão, há como suavizar os reflexos na sua locadora e manter o fôlego para o crescimento econômico nos próximos anos.

Gerir financeiramente uma empresa é uma das tarefas mais substanciais quando a economia vai mal. A prática permite que a administração tenha em mãos, além do fluxo de caixa e capital de giro, um planejamento futuro com resultados tangíveis.

Dicas simples, para o dia a dia, ajudam as empresas a entender melhor como está sua saúde financeira e planejar os gastos de modo consciente. Veja alguns pontos levantados pela equipe do Administradores.com como:

Fixos vs. Variável: Entender e separar seus custos fixos dos variáveis pode ajudar a estabelecer metas e se manter no “azul”;

Raio-X no fluxo de caixa: Monitorar a entrada e saída de dinheiro na empresa, para entender onde e quanto está sendo gasto com despesas ou investimentos, é importante para analisar a relevância dos gastos e evitar desperdícios;

Fidelização da clientela: Investir em políticas que trabalhem a fidelização de clientes é fundamental em qualquer época. Mas, com a retração da economia, onde as pessoas pensam melhor antes de gastar, é preciso inovar neste relacionamento, estreitando-o. Pense que clientes fiéis continuam comprando, mantendo sua empresa com caixa positivo. Ter um cliente satisfeito com o produto é o melhor investimento de uma organização. Invista nessa relação agora pois, quando a economia voltar a crescer, seu negócio irá prosperar ainda mais;

Capacitação de equipe: em momentos como o atual é arriscado investir em novas contratações, portanto, aplicar o capital de um novo colaborador em uma equipe mais capacitada e especializada pode ser uma ótima solução. Assim, seus profissionais ganham mais conhecimento sobre seu produto e, consequentemente, atraem mais prospects. De modo geral, é sempre um grande ganho para a empresa manter colaboradores capacitados e motivados.

Confira mais dicas aqui.

 O que o SISLOC faz por você?

Um software ERP deve oferecer muito mais para as empresas do que apenas um sistema para gestão e controle financeiro. Pensando nisso, as soluções Sisloc foram desenvolvidas com muito mais opções para ajudar nestas tarefas.

Por exemplo, o SISLOC oferece aos usuários uma opção de mapa de cotação, onde o software mapeia as cotações feitas pela empresa para compra de produtos e suprimentos para equipamentos. Assim, a locadora consegue ter um controle de fornecedores, baseado nos preços das últimas compras realizadas, podendo optar pelos que oferecem o melhor custo-benefício.

Além disso, na gestão das locações, as propostas para locação levam em conta a depreciação dos equipamentos que serão alugados. O software considera a depreciação que os ativos levam ao longo do tempo, o que aumenta o número de manutenções que o equipamento precisa, e dá ao gestor a opção de avaliar os custo mensais para manter a máquina e quanto custaria para adquirir uma nova.

Uma boa opção para quem quer uma gestão estratégica mais completa são as estatísticas de locações concluídas. O software Sisloc apresenta para o gestor um comparativo completo sobre o número de cotações feitas, quantas foram transformadas em contrato de locação, quais não tiveram continuidade e por quê. Assim, as ações para fechar propostas em aberto podem ser mais estratégicas.

A economia é comumente comparada a uma montanha-russa. Há ciclos de expansões e contrações que são comuns em todos os países. Contar com uma ferramenta de gestão completa, que leva em conta todos os tipos de custos para maximizar seus ganhos e te garantir um preço justo e competitivo no mercado é o que faz a diferença.