Conheça as 5 vantagens da locação de equipamentos:

Se você já tem um empreendimento no ramo de locação de equipamentos, ou pretende abrir um, está diante de uma grande oportunidade de ganhar dinheiro.

Sabe-se que a locação de equipamentos é uma tendência em crescimento no mundo todo, e diante do cenário econômico-financeiro que o Brasil está passando, a situação mudou para o processo de locação da construção civil, ficando mais favorável para as pequenas locações e para o pequeno locador. Ou seja, para a pessoa física que vai reformar a casa própria, profissionais autônomos e pequenas construtoras com obras de menor volume, em detrimento as grandes construtoras.

A boa notícia é que apesar desse tipo de locação gerar um maior volume de trabalho, por questões logísticas e administrativas, muitas vezes a rentabilidade é muito melhor.

As construtoras, por terem uma grande demanda, devido aos seus diversos empreendimentos, alugam inúmeros equipamentos por períodos maiores (mensais) e espremem ao máximo os preços para reduzir os custos da obra.

Já o pequeno construtor, utiliza os equipamentos em períodos menores (diárias, semana, quinzenal), onde o percentual sobre o retorno do investimento é maior, tendo, portanto, uma melhor rentabilidade.

Confira as 5 vantagens da locação de equipamentos:

1. Redução dos custos:

Tratando-se de obras de curta duração ou de itens locados que não serão utilizados com tanta frequência, não há a necessidade de despender grandes investimentos para a compra dos equipamentos (primeiro ponto a se pensar sobre a locação de equipamentos), portanto a locação é o melhor caminho.

Outra questão que deve ser analisada é que os pagamentos dos aluguéis de equipamentos são tratados como despesas, portanto poderá ser deduzido do imposto de renda.

2. Economia e foco no crescimento:

O investimento para locação de equipamentos é inferior ao exigido para a compra do mesmo. Dessa forma, o fato de não ter que gastar muito dinheiro investindo nessa aquisição, permite que você deixe o capital da empresa livre para ser aplicado em outras áreas que são importantes e que lhe trarão bons resultados.

3. Economia em relação a logística, transporte e manutenção:

Adotando a alternativa de locação dos equipamentos, há uma grande economia em reação as despesas de armazenamento, manutenção e logística, como exemplo, podemos citar as obras mais distantes, em que a locação de equipamentos regionais se torna as vezes mais vantajoso do que trazer o maquinário da empresa, que pode estar em outro estado.

4. Permite testar e escolher o equipamento ideal para cada fase da obra: 

Flexibilidade de locar e testar diversos equipamentos que cada dia estão sendo disponibilizados com tecnologias mais inovadoras, e assim avaliar a performance e rentabilidade de determinadas marcas e modelos, antes de decidir em comprá-las.

5. Assessoria técnica, manutenção especializada e contínua: 

Sabe-se que o planejamento de obra é uma etapa fundamental para garantir o sucesso de um empreendimento, portanto ter equipamentos operando em sua totalidade é, contar com sua assessoria especializada e a manutenção contínua de um prestador de serviço, faz toda a diferença.

Esperamos que você tenha aproveitado nosso artigo!