Coluna do Gestor Sisloc “O olhar do dono”

Por Leonidas Ferreira Junior

Na atual conjuntura política e econômica, as empresas têm que estar atentas aos detalhes de suas operações, reduzindo custos e fazendo ajustes diversos.

Logo, os investimentos não acontecem, e os mercados param. São poucas as empresas que estão investindo, essas são as de capital estrangeiro, pois com a alta do dólar, elas pagam mais barato pelos serviços contratados internamente. Exceto essas, as demais têm sido muito cautelosas e com razão, pois investir para quê? Se não há expectativas favoráveis a retomada do crescimento.

Ou seja, o cenário mudou e temos que nos adaptar à redução do volume de vendas, e consequente redução de faturamento, pois as margens estão cada vez mais apertadas. Por último, procurarmos cada vez mais fazer com que nossos custos e despesas estejam no limiar do necessário.

Mas essa tarefa não é de responsabilidade apenas da empresa, e sim de todos os colaboradores. Cada vez mais, os profissionais precisam se entregar as suas tarefas e funções, de tal forma que consigam produzir acima do esperado, superando as expectativas de seus líderes. E por consequência seus líderes superarem as expectativas de seus diretores.

Hoje, o que tem feito a diferença nas empresas é a capacidade dos profissionais de fazer mais com menos. E isso, só é possível se todos tiverem no seu dia a dia, o olhar do dono, procurando pensar no negócio o tempo todo, de tal forma a trazer sempre novas ideias, inovações, sugerindo melhoria de processos, com mais interação, com energia positiva, motivados e felizes.