Coluna do Gestor Sisloc: “Capital Humano como Diferencial Competitivo”

Por Juliane Almeida – Líder do Setor de Talentos Humanos da Sisloc

Vivemos em um mundo globalizado, onde mudanças e inovações se fazem constantes. Investir em produtos, e conhecer seus clientes já não é mais suficiente, é preciso ir além, espera-se surpreender, encantar, fidelizar. E o que fazer para alcançar os melhores resultados, para se tornar uma empresa referência no mercado?

Após muitas pesquisas, podemos dizer que o grande diferencial das empresas de sucesso está no fator humano, no nível de motivação e conhecimento destes, na cultura em que a organização adota, e no seu modelo de gestão.

Passamos por uma mudança de paradigma, de colaboradores que eram vistos apenas como mão de obra, executores de trabalhos especializados, com pouca autonomia e baixo nível de formação, para um cenário onde há maior capacitação e criticidade, onde se busca constantemente novos conhecimentos, reconhecimento e crescimento profissional. Hoje, não basta ter um emprego, é preciso encontrar satisfação no que se faz, ter qualidade de vida, poder conciliar de forma adequada as questões pessoais e profissionais.

Nota-se que quanto maior o nível de satisfação, e alinhamento dos objetivos e valores dos colaboradores com os de suas respectivas empresas, maior a produtividade e melhores os resultados alcançados.

A saída então pode ser investir em ações que tornem os ambientes mais flexíveis e descontraídos, onde os colaboradores tenham maior autonomia, que possam contribuir e participar das decisões estratégicas. Onde seja realizada a gestão do conhecimento, com estímulos a realização de trabalhos em equipe, com trocas de informações, e canalização dos esforços para o alcance de um mesmo objetivo.

É importante humanizar as relações, conhecer a história de seus colaboradores, suas expectativas e desejos, reconhecer suas competências e apoiar suas dificuldades, com o intuito de estabelecer relações duradouras, de parceria e comprometimento.

Então, é hora de refletir sobre as formas de gestão que estamos adotando: Quanto se tem investido em capacitação? Como está o índice de turn over? Quais ações foram adotadas visando a satisfação dos colaboradores? Como se tem valorizado os seus talentos?

Ao considerar tais fatores, passaremos a construir empresas diferenciadas, com capacidade de atrair e reter os melhores profissionais. E estas reconhecerão que o principal fator competitivo consiste no seu capital humano, nos resultados que estes poderão lhe gerar.