A IPAF calcula a taxa de acidentes fatais para determinar a segurança de PEMTs/PTAs

Os cálculos preliminares da taxa de acidentes fatais confirmam que as plataformas elevatórias móveis de trabalho/plataformas de trabalho aéreo (PEMTs/PTAs) são uma das formas mais seguras de realizar trabalhos temporários em altura. Esta análise recente complementa o comunicado da IPAF relativo aos dados de acidentes relacionados com PEMTs/PTAs de 2014 e indica que, embora a frota de locação/aluguer de PEMTs/PTAs tenha aumentado em número, a taxa de acidentes fatais diminuiu.

A taxa de acidentes fatais com PEMTs/PTAs calculada pela IPAF leva em consideração os seguintes fatores:
• O tamanho estimado das frotas de locação/aluguer, com base nos Relatórios do Mercado de Locação/Aluguer de Plataformas Aéreas da IPAF
• As taxas estimadas de utilização média por país e a nível mundial (a taxa de utilização é definida como a cota da frota em locação/aluguer em qualquer momento durante o período de um ano)
• A média de dias de operação por ano (5 dias por semana durante 50 semanas por ano)
• O número de acidentes fatais envolvendo PEMTs/PTAs em um determinado ano, com base no projeto de relatório de acidentes da IPAF

Durante a apresentação da pesquisa, Chris Wraith, diretor técnico e de segurança da IPAF, informou que a IPAF está calculando a taxa de acidentes fatais com base no número de acidentes fatais com PEMTs/PTAs em todo o mundo levando em consideração a frota de locação/aluguer mundial de PEMTs/PTAs e a taxa de utilização estimada pois atualmente não existem dados rigorosos disponíveis sobre o número total de máquinas de propriedade de usuários finais e respectiva taxa de utilização. Ele disse “comparar o número de acidentes fatais em toda a indústria com o tamanho total das frotas irá provavelmente apresentar uma diminuição da taxa de acidentes fatais, portanto, a IPAF está atualmente abordando essa questão de forma mais conservadora, ‘Qual o nível de segurança das PEMTs/PTAs?’ e essa é uma tentativa preliminar de avaliar e quantificar a segurança de PEMTs/PTAs.”

Com base no tamanho estimado das frotas de locação/aluguer, a taxa de utilização média e a média de dias de operação por ano, se estima que o número de dias que uma máquina alugada foi operada por ano foi de 168,4 milhões em todo o mundo no ano de 2013. Levando em consideração os 68 acidentes fatais com PEMTs/PTAs reportados em todo o mundo em 2013, a taxa de acidentes fatais (ou seja, o número de acidente fatais por cada 100.000 dias de operação de uma máquina alugada) foi estimada em 0,040. No que diz respeito a 2014, o número de dias de operação de uma máquina alugada por ano foi 182,4 milhões e o número de acidentes fatais com PEMTs/PTAs reportados foi 64, o que resulta em uma taxa de acidentes fatais de 0,035.

A taxa de acidentes fatais com PEMTs/PTAs foi relativizada com outros dados existentes relativos a acidentes e acidentes fatais em todo o mundo. As informações publicadas por entidades oficiais com base em acidentes como proporção da mão de obra dizem respeito a França, Singapura, Reino Unido e EUA relativamente ao número de acidentes fatais resultantes de quedas de alturas por cada 100.000 trabalhadores e ao número de acidentes fatais no local trabalho por cada 100.000 trabalhadores.

A comparação com as taxas de acidentes fatais resultantes de quedas de altura e com os acidentes fatais no local de trabalho revelou que as PEMTs/PTAs são uma forma segura para a realização de trabalhos em altura. Nos EUA, por exemplo, a taxa de acidentes fatais com PEMTs/PTAs por cada 100.000 representantes da mão de obra em 2013 (o ano mais recente para o qual existem dados) foi de 0,03, enquanto a a taxa de acidentes fatais por cada 100.000 representantes da mão de obra resultantes de quedas de altura foi de 0,4 (o número de acidentes fatais resultantes de quedas de altura envolvendo PEMTs/PTAs foi excluído destes números) e a taxa de acidentes fatais por cada 100.000 representantes da mão de obra resultantes de acidentes fatais de qualquer tipo no local de trabalho foi de 3,27 (o número de acidentes fatais envolvendo PEMTs/PTAs foi excluído destes números).

A taxa de acidentes fatais com PEMTs/PTAs foi revisada em comparação com outros setores relevantes da indústria. No entanto, a pesquisa revelou poucos pontos em comum entre as indústrias na forma como os acidentes fatais são reportados ou rastreados. Todos os cálculos e comparações foram verificados e validados pela Ducker Worldwide, uma das principais empresas de consultoria e pesquisa de mercado industrial dedicada a pesquisas e especializada em equipamento e materiais de construção.

Tim Whiteman, CEO da IPAF, declarou, “Estamos analisando a viabilidade da diferenciação entre acidentes envolvendo equipamento alugado e acidentes envolvendo equipamento da propriedade de usuários finais. Este projeto inovador está nos ajudando a criar campanhas de segurança relevantes e a melhorar nossos programas de formação/treinamento e todos os comentários e sugestões para melhorias são bem-vindos.”

O projeto de relatório de acidentes da IPAF, lançado em 2012, está gradualmente criando um registro abrangente de acidentes conhecidos. Números recentes revelam a ocorrência de 64 acidentes fatais relacionados com PEMTs/PTAs em 2014. Os Relatórios do Mercado de Locação/Aluguer da IPAF estimam que a frota de locação/aluguer de PEMTs/PTAs a nível mundial seja superior a 1,1 milhão (www.ipaf.org/reports).

Os dados sobre acidentes referentes a 2014 indicam uma pequena diminuição em relação aos dados de 2013, que foram ajustados por excesso levando em consideração novas informações de forma a apresentar 68 acidentes fatais relacionados com PEMTs/PTAs em 2013. Isso resulta em uma taxa de acidentes fatais de 0,035 em 2014 contra 0,040 em 2013. As análises dos dados referentes a 2014 revelam que as quedas de altura e os capotamentos continuam sendo as duas principais causas para os acidentes fatais.

Os dados relativos a acidentes coletados permitem à IPAF melhorar o conteúdo dos programas de formação/treinamento, desenvolver orientação técnica, focar atividades ou profissões de alto risco específicas e apresentar resultados de pesquisas usados para influenciar normas.

Todos os fabricantes, empresas de locação/aluguer, empreiteiras e usuários são encorajados a reportar todos os acidentes envolvendo PEMTs/PTAs e MCWPs (plataformas de cremalheira) de que tenham conhecimento (não apenas acidentes fatais e graves) ocorridos no mundo inteiro através do link www.ipaf.org/accident. Essas informações são usadas para tornar a indústria de plataformas aéreas ainda mais segura do que é atualmente.

 

Fonte: Alec